Pular para o conteúdo principal

Lidando com as emocoes

Sempre fui uma pessoa emotiva em excesso. Tudo doía muito mais do que deveria, do que o esperado, do que o normal. Desde muito menina tem sido assim e eu nunca achei que isso fosse um problema, apesar disso me trazer sempre problemas... Até o dia em que o Senhor me chamou, eu atendi Seu pedido e passei a andar nos Seus caminhos. Desde lá, mais precisamente, maio de 2013, Ele tem me ensinado constante e diariamente, que meu jeito excessivo de sentir as coisas e as emocoes, era desordenado. Entao, Ele tem me "secado" um tanto, quando diminuiu consideravelmente minhas lágrimas. Nao me fazendo entretanto, sofrer menos, mas me fazendo compreender os sentimentos na medida certa. 
Deus tem me feito sentir as coisas pelo lado verdadeiro delas, é como se fosse um alimento que quando ingerido, pudéssemos sentir o seu real sabor, o original, sem excesso de condimentos  e sem falta de outros. Essa é aliás, uma das coisas que admiro na cozinha francesa: ela é quase pura, mesmo que você receba um super prato na mesa, lindamente decorado, o sabor ecoa na sua boca, de forma hiper delicada. E se você procurar saber o que tem ali, são sempre pouquíssimos ingredientes. É muito interessante isso na culinária francesa! 
Pois é, estou falado de comida, exatamente porque foi há poucas horas que notei o que o Senhor está fazendo comigo novamente. Já tem uns meses que eu tenho notado, que em vez de ficar na moderacao, estava tendo uma grande tendência a ficar seca demais. Quase fria! Ou seja, eu vinha de uma pessoa extremamente emotiva antes da minha conversao, para alguém fria demais. E já vinha notando, e questionando-O, me estranhando um pouco: Senhor, eu não sou assim! Eu sou grata por estar menos emotiva, mas não posso ficar um poço de frieza... mas é fato que eu estava.
Mas, enfim, nada se resolve do dia para a noite, nao é mesmo? Tudo é um processo, um apredizado. Eu precisei passar por certas experiências ultimamente para chegar ao ponto que estou neste exato momento, mas que nao estou sabendo descrevê-lo, porque Deus sempre me deixa boquiaberta com Seus atos. Como Ele pode ser tao bom??
Há alguns dias, porém, tenho agido um pouco diferente. Chorei esta semana quando minha sobrinha nasceu de um jeito que nao choraria antes da minha conversao e antes dessas atuais mudancas. Era um outro tipo de choro, mas que nao sei defini-lo muito bem agora. Chorei vendo algumas pessoas falando de suas famílias semana passada e hoje, chorei ao ver o Fernandinho do Masterchef A Revanche saindo! Que coisa! Mas, poxa, o cara é tao gente boa, e ainda foi falar sobre o apoio de seu irmao e a perda de sua mae. Caramba! Eu chorei...
- Ah, Nina, Masterchef?! Faça-me o favor... E ainda vem dizer que está menos sentimental?!

Sim, para você ver, né?! Faz muito tempo que nao me pego chorando. Antes, há alguns anos, quando notei isso em mim, fiquei feliz e grata: Ai que bom, estou menos chorona! 
Mas isso foi tomando um rumo para outro extremo: eu estava seca! 
Hoje, vendo o Fernandinho, Deus falou comigo!
- Ah, tá! Deus falou contigo vendo um programa de culinária? 
- Sim, Ele é meu Pai e fala comigo quando Ele quer ;-) 

Eu voltei a me emocionar! De forma serena, moderada. Nossos sentimentos tem que ser moderados. Pois como diz no Novo Testamento,  "Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação"
E ainda: "o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, 
benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança".


Comentários