Pular para o conteúdo principal

Organizando o lar

Sim, sei, sei, sei que ando sumida do blog. A verdade é que ando desmotivada com a vida online, meio cansada de falar com uma tela, seja de computador ou de celular. Passo dias sem olhar o meu telefone, Facebook não abro desde dezembro e acabo deixando o blog abandonado, tadinho. Mas não  desisto dele não!
Ao mesmo tempo, adoraria falar pra você que minha vida está a todo vapor, com mil programacoes, festas, encontros (até parece que algum dia vivi isso ahahahaha) mas fato é que o inverno tira um pouco da nossa motivação, sabe? Ele nos traz pra dentro de casa e de nós mesmos, mas graças a Deus, logo a primavera chega e com ela, um pouco mais de alegria, sol, calor, enfim, essas coisas maravilhosas que muita falta nos faz.
Bom, mas o que ando fazendo, além de cuidar desse montinho de filho que tenho? Simples: tentando organizar a casa. Já havia começado alguns posts atrás. Mas pensa que é fácil, é? Num-é-nao-menina! A bagulhada é muito grande. Desentulhar a casa de uma família com seis pessoas não é tarefa pra gente preguiçosa e medrosa, afinal, cada um tem a sua bagagem pessoal que vai enchendo em cada paragem e quando essa se junta a outras bagagens, a coisa complica... e com criança então! Puxa vida! To quase chegando numa fase de pedir que ninguém mais traga presente em datas de aniversário e natal. Como as pessoas acumulam coisas, não é?

Agora estou juntando dicas que ouvi durante toda a minha vida e nunca dei realmente ouvidos porque não pensava que fosse capaz de mudar meu jeito bagunçado, e dicas de organizacao de alguns profissionais como a famosa Marie Kondo - não consigo abraçar uma peça de roupa pra sentir se ela me faz feliz ou não, e assim saber se ela permanece ou não comigo, como a atual guru da organização sugere, isso é muito esotérico pra mim, mas entendo que pegar peça por peça de roupa e ser sincera comigo mesma, é o melhor a fazer. Então, roupas que nao cabem mais, que não fazem mais meu estilo e que nunca mais vesti, vão todas pra doação. E continuo fazendo a mesma coisa que faço há anos, ou seja, entram duas roupas novas, saem na mesma hora, duas, entram três, saem três. Isso obrigatoriamente! Acumular mais coisas, nem pensar!!
E sabe de uma coisa? Fazer essa limpa na casa me deixa super feliz! Ta aí uma coisa que nunca pensei. Jogar coisas fora, doar, limpar, organizar enfim,  tira um peso de cima da gente, ficamos mais leves. É muito teraupêtico. Impressionante! No início dá uma preguiça do caramba, a gente olha aquela pilha de coisas e quer dar meia volta, se jogar no sofá e assistir um filme, mas daí começamos o trabalho, as coisas começam a pegar no tranco, nos enchemos de gás e nao queremos mais parar. 

Isso tá me fazendo um bem que você nem imagina! Porque a desorganizacao nos deixa infelizes, a poluicao visual causada pelo acúmulo de coisas ao redor, nos cansa o olhar e desconcentra nossa mente. Bagunça é horrrível em todos os sentidos! 

Mas agora chega de papo, e vamos ao que interessa. Aí embaixo algumas fotos do pouco que está mudando aqui em casa. São pequenos e simples detalhes, mas que estão fazendo muito diferença no meu dia a dia:




Esta é a gaveta das roupas de cama do meu filho mais velho. Reduzi tudo a quatro capas de edredom com suas respectivas fronhas  (os alemães trocam somente as capas). Agora, coloco os lencois dentro das fronhas e elas ficam ali, devidamente envelopadas e sem necessidade de ficar procurando pelo par. Do lado esquerdo, estão os lençois do colchão. 


Gaveta das toalhas de rosto enroladinhas


Esta parte do armário era super mal utilizada, só havia duas prateleiras e tudo ficava desorganizado. Bastou comprar mais duas e encaixar no armário que já consegui por em ordem as ferramentas. 

Todas as minhas camisas de manga, vestidos, saias e casacos (que não são de inverno), cabem nesse cantinho. Sempre organizei por cores, mas nunca parecia organizado. Resolvi esse problema visual utilizando finalmente cabides iguais. Olhar me traz até tranquilidade ;-)


Aqui a gaveta com todas as blusinhas que tenho. Usei o método de dobrar camisetas da Marie Kondo. Realmente funciona! Tenho tudo a mão, numa só olhada, e nunca mais ficou bagunçado!

Colocar tudo em gaveta é mesmo melhor que prateleiras, mas nem sempre as temos. Por isso, acho bom ter essas caixas abertas pra colocar no armário (estas são de um material parecido com feltro) 



Os brinquedos das crianças e joguinhos ficam dentro dessas caixas de plástico transparente muito práticas 


Os temperos alinhei em ordem alfabética e claro que tinha vários com validade vencida. Fiz uma boa limpeza também aqui

* * *

Bom, é isso! Ainda estou no processo de aprendizagem e tenho ainda muita coisa pra mudar na limpeza da casa, mas vejo grande diferença no meu modo de arrumar tudo agora. Como isso me poupa trabalho no dia a dia! Entendi que quando está tudo bagunçado, é fácil chegar mais bagunça, mas o contrário também é verdadeiro. Um ambiente arrumado e organizado, ninguém tem coragem de bagunçar. 

To gostando da brincadeira ;-)


* * *

Para comprar meu livro, que conto minha experiência e trajetória, dando dicas de limpeza, receitinhas e motivando as mulheres a se amarem por sua escolha de ficar em casa, clique na imagem abaixo:







Comentários

  1. Oh Nina que maravilha que ficou tudo! Graças a Deus todo ano eu já me livro de todas as roupas que não me servem ou que eu não usei mais de uma vez no ano. Faço doação para a Campanha do Agasalho que a empresa faz sempre.

    Infelizmente meu guarda roupa ainda continua um caos, entulhada com um enxoval acumulado por um casamento que não ocorreu. Dá dó me desfazer, e não sei como será o dia de amanhã, não sei se vou casar nem se poderei comprar tudo de novo se eu me desfizer.

    Mas valeu as dicas, vou ver no Google quem é Marie Condo e essa forma de sobrar camisas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, também ando sumida,mas as vezes venho aqui, e hoje descobri que eu e vc estamos na mesma vibe.Sai do trabalho há dois anos e desde então cuido da casa e das crias.Ttabalhei fora por quase 20 anos, e estou aprendendo a arte de cuidar do lar e tudo que você disse e verdade e sinto o mesmo, estar num lar desorganizado afeta a alma , e a medida que vamos organizando , da da uma sensação de leveza, realizacao...enfim, boa arrumação por aí que aqui vamos caminhando também 😊❤️, beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina..organizar a casa e vida. Assisti a Mari na Netflix.

    ResponderExcluir

Postar um comentário