Pular para o conteúdo principal

Nossa casa em ordem

Ando arrumando cada pedacinho desse apartamento bagunçado! Tá certo, to exagerando: nem o ap. é tao bagunçado assim, nem to cuidando exageradamente de cada detalhe, mas é o que ando tentando fazer sempre que a bebê me dá uma trégua. Comecei pelo meu quarto, fazendo a limpeza e organizacao por partes: primeiro um móvel, depois o outro, tudo devagar e no meu tempo. Fiz um super planejamento numa agenda do que vou fazer diariamente e mesmo que seja somente a organizacao de uma gaveta o que posso fazer por dia, me atenho completamente a ela. 
Mas, por que esse interesse súbito em organizar o lar? 
Porque notei que o estresse da bagunça estava me deixando exausta! Eu olhava a bagunça se acumulando e com ela meu nervosismo. Sabe aquele sentimento bom que temos quando terminamos uma bela faxina e que dá gosto de ficar naquele ambiente que parece estar mais leve e arejado, e temos até a sensacao de leveza em nós mesmas? Pois é! Isso estava me fazendo falta. Minha vida está meio conturbada desde que ganhei o bebê, ela toma todo o meu tempo e aqui não tenho faxineira para me ajudar.
Então, outro dia me ocorreu uma coisa interessante.

Estava limpando a casa pois receberia meus sogros, então olhei pra sala toda arrumadinha, com tudo no lugar, limpa e com flores na mesa. Fui conferindo a arrumação pelo resto do apartamento, e tudo estava agradável: os quartos, os banheiros, as roupas, os brinquedos, e pensei: Nossa, eu deveria brincar de faz de conta, imaginando que todo dia vou receber um amigo, assim manteria a casa sempre arrumada e limpa! Logo depois, veio na minha cabeça algo ainda maior e altamente ambicioso: não, péra! vou imaginar que todo dia vou receber a visita de alguém grandioso, especial, Jesus! Olha que coisa! A casa deveria estar sempre brilhando, arrumada, cheirosa, com comidinha quentinha no fogo, flores, e sem um pó sequer em qualquer móvel! Que beleza e que utopia!
O pensamento realmente me agradou, e estava até disposta a viver essa ilusão, até que pensei: 
1° que Ele já vive em mim e não precisa me visitar; 
2° seria uma vida maluca de cobrança e obrigação que eu sei muito bem, não daria conta. 
Portanto, esqueci o bobo faz de conta e parti pra vida bagunçada de sempre. 

Acontece que nesse fim de semana, fui a Bélgica, participar de uma conferência bíblica com os irmãos com os quais me reúno. Foi tudo lindo, maravilhoso, reencontrei pessoas queridas, ouvimos a Palavra do Senhor, rimos, conversamos, enfim, uma reunião muito agradável com pessoas que tem a mesma fé que eu. Até que um dos irmãos, na hora da pregação, falou algo que mexeu de novo comigo: ele perguntou se estamos convidando o Senhor pra entrar em nosso lares. 
Sei lá porque, menina! Mas aquilo mexeu um bocado comigo, sabe?!

É claro que o irmão estava se referindo a permitirmos que Jesus entre de fato em nossa vida, em Lhe entregar o comando de tudo, assim como deve ser,  mas para mim, essa pergunta me lembrou a desordem aqui de casa. 
Notei que o que estava me chateando nesses últimos meses é a bagunça, é o viver no meio de desordem, isso não é saudável! Minha casinha até é arrumada, mas estava muito desorganizada, e como todas sabemos, arrumacao não é sinônimo de organizacao. É como quando vivemos uma vida "religiosa", aparentemente toda arrumadinha, mas por dentro... 
Lembra qundo o Senhor Jesus fala dos fariseus em Mateus 23? 


Assim vejo minha casa. De que adianta ela parecer arrumadinha aos olhos de uma visita, se quando se deseja algo, nao se pode achar, ou os armários da cozinha estao todos em desordem, tem chocolate dentro do guarda roupa, toalhas de mesa guardadas junto com toalhas de banho e meias na gaveta das calcinhas? 
Então, não dá gente! Nosso "Deus nao é um Deus de desordem, mas de paz"!
Eu estava tão esgotada pelo acúmulo de coisas por aqui desde que Ana Flora chegou (afinal, bebês crescem e com eles, a quantidade de coisas que "precisam"), que já não via outra alternativa a nao ser, mudar de casa. Olha que loucura! Moro num apartamento alugado, de quatro quartos, e já não conseguia imaginar que bastava levar a sério a casa e pensar em alternativas na arrumacao, pra resolver o problema.
Mudar de casa? Tá doida, mulé? Onde andava a minha tão proclamada gratidão? Sabe o que notei? Que sou mesmo, tao hipócrita quanto os fariseus que Jesus falava. 

Bem que eu estava curiosa com o Senhor, que não me dava uma outra casa. Já peço há um ano a Ele para me mostrar, se assim desejar, uma casa que pudesse alugar, porque nao estou conseguindo ver saídas pra deixar em ordem esse ap. Notei que minha mente é mesmo muito mesquinha, por nao conseguir ver um palmo a frente do meu nariz empinado e arrogante. 
É por isso querida, por tudo isso que estou cuidando mais da casa ultimamente.
Por que aqui, mais do que visitas, vivem pessoas que merecem viver num ambiente mais agradável, limpo e bonito, porque quando colocamos nossa vida em ordem, as coisas fluem melhor, o dia fica mais produtivo e podemos aproveitar melhor nossa família e a sempre linda presença do Senhor, que é tao maravilhosamente bom que nos dá dicas assim, super importantes num momento que nem esperamos...


Comentários

  1. Que texto claro e reflexivo. Sua arrumação nos presentou com esta bela partilha. Eu sempre digo as filhas - ser organizada dá menos trabalho- Não é necessário obsessão pela ordem, mas deixar a vida um pouco mais fácil e leve é uma boa meta.
    Amei. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem td razao, Norma! Ser organizada dá muito menos trabalho!
      Valeu a dica ;-)

      Excluir
  2. Nunca olhei para faxina de um ponto de vista espiritual! E não é que hoje, exatamente hoje olhei uma de minhas gavetas que abduziu uma peça de roupa (não achei por nada no mundo) e apesar do desgosto da bagunça sai e deixei ela lá; precisava sair para trabalhar. Sai com o propósito de voltar e arrumar, e agora depois de ler seu texto sei que aquela zona da gaveta é um reflexo do meu estado de alma e espírito. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Camilinha, as coisas vao parar no reino do beleléu, ne? ;-)
      Isso pode ser um exercicio teu com o Senhor, sabe? Se tu acha que assim está tua vida, é porque tu tem que parar um pouco, e rever teu relacionamento com Ele. Faz isso, conversa, se abre, Ele te escuta e te compreende. E juntos, vcs podem arrumar as gavetas da tua vida :-)

      Excluir
  3. E você deve estar conseguindo se organizar, afinal já está conseguindo escrever no blog!!hehe logo essa fase da florinha passa e você vai encontrar mais tempo para outras coisas!! Sempre com o auxílio de Nosso Bom Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha sim, Simone, to só no comeco, e ja to me sentindo bem aliviada por ter dado esse passo :-)
      Obrigada, querida!

      Excluir
  4. Mana ,mamãe dizia: "Vai já arrumar teu guarda roupas, pois quando ele está bagunçado a tua cabeça também está ..."kkkkk mamãe sempre teve razão!
    Me identifiquei mana, com teu texto tão clarividente ! Que o espírito de Deus esteja sempre presente nos nossos lares, tanto em nossas arrumações quanto em nossas bagunças...rsssss bjosss de nós três em todos vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessinha minha querida amiga, tua mae é mt sábia! É isso mesmo :-)

      Excluir
  5. Nina, que texto tão verdadeiro. Que bom que passei por aqui. Eu tb vou arrumando as coisas por etapas, mas confesso que andava meio desanimada e ler este teu texto me trouxe novamente aos trilhos. O Senhor é bom e Ele deve sorrir para nós quando vê que aprendemos algo assim. Grande beijo querida. Que o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário