Pular para o conteúdo principal

Culpa e perdão

Algumas vezes, uso a música para estudar francês. É divertido e dá para aprender bastante coisa. Outro dia estava atenta à letra de "Non, je ne regrette rien". É interessante pensar em alguém assim, que não se arrepende de nada, que faz uma fogueira com suas lembrancas, que nao liga para o passado e que considera que tudo já foi pago, já foi dito. De alguma maneira, isso é bom. Porque tem muita gente sofrendo com coisas que ficaram lá num passado distante, pessoas que teimam em ficar remoendo sentimentos. Mas, para um cristão, essa não é realmente uma boa maneira de levar a vida.
Vou explicar. 
De vez em quando tenho uns "arranca-rabo" com meu marido. E de vez em quando, ele usa um termo alemão: "schlechtes Gewissen", que significa ter má consciência, ou se sentir mal por ter feito algo. Eu sempre me irrito com essa sua frase, porque não vejo mal algum em sentirmos isso de vez em quando. Ele vê. É óbvio que não é legal e nem saudável viver com alguém que está sempre te fazendo ter essa sensacao de "schlechtes Gewissen", mas se nao podemos nunca sentir tal coisa, como viver bem em sociedade? Nao somos personagens de um conto de fadas e nem tampouco estamos num parque de diversoes! Vivemos num mundo injusto! A Bíblia fala que o mundo jaz no maligno!
Sim, podemos ter uma bela vida, vivermos bem, termos até paz, mas a que preço? Se alguém nunca tem um schlechtes Gewissen, nunca poderá ter consciência de seus erros.
Como pode alguém que matou uma pessoa, nao sentir culpa em nenhum momento da vida?
Como pode alguém estar sempre se lixando pro passado, como diz a Edith Piaf na letra da música francesa, e nunca se desculpar por ter magoado profundamente alguém? Se ela sabe o que fez...
Como posso ter uma conversa adulta e séria com um marido que nunca quer ouvir que fez algo errado? Tudo seriam por acaso somente flores? NAO!
Alguém tem que dizer! Alguém tem que ouvir, e quando esse schlechtes Gewissen chegar, é necessário nao empurrá-lo pra debaixo do tapete! A gente tem que enfrentar de peito aberto e de forma adulta o que nos foi dito. E quando somos cristãos, quem nos mostra diretamente nossa falha, é o Espírito Santo de Deus, que fala à nossa consciência. E algo tem que ser feito. O cristão deve se prostrar diante de seu Deus e confessar o erro. Temos que botar a cabeca para funcionar, sentar, conversar, aceitar que houve um problema, e está tudo bem com isso! Está tudo bem em se sentir culpado por algo! Porque somos humanos e erramos o tempo todo. O que nao dá é, vivermos como se nao houvesse um lado negativo nas nossas acoes e muito menos ficar procurando justificativas para nossos erros.
Semana passada estava observando a reacao dos pais de um garotinho aqui perto de casa -  um menino de nove anos extremamente desobediente. Um conhecido da família falava com os pais que o menino havia se  comportamento muito mal minutos atrás, e os pais ouviam a pessoa, ao mesmo tempo que distraiam o menino com brincadeirinhas bobas o tempo inteiro, o que parecia ser só pra nao magoar o garoto!
Como assim? Tudo parece ser feito hoje em dia pra nao incomodar os outros. Mas, e depois? Quando essa crianca crescer e notar que nao vive num mundo onde os pais podem protegê-la de tudo? E que filhos crescem e pais morrem e que a vida continua a girar sem brincadeirinhas tolas? 
Mas, voltando à música. Eu afirmei que é complicado viver assim, que precisamos sim, ter consciência de erros cometidos. Porque na verdade, sem isso, nos falta capacidade de chegarmos ao arrependimento, que é um mecanismo importantíssimo para chegarmos até Deus. Sem reconhecimento de pecado, nao podemos alcancar redencao, porque foi para isso que Jesus veio ao mundo.
Sim, agora comecou o papo da crente...
Mas, sabe qual é a coisa mais bonita de tudo isso? É que quando chegamos ao Senhor e nos reconhecemos pecadores, que precisamos da Sua graca e salvacao, que erramos enfim, Ele faz uma coisa muito, muito impressionante:
Ele faz isso aí que a música fala - nas minhas palavras agora- : joga tudo pro ar! Esquece e vai embora. Dá de costas. Deixa tudo pago, tudo varrido! Nunca mais Deus vai lembrar e te jogar na cara aquele pecado.
É muito comum entre irmaos usarmos a expressao "Deus joga no mar do esquecimento os nossos pecados". Isso fala do caráter bondoso e definitivo de Deus para conosco. 
Veja! Se Ele nao lembra dos meus pecados, porque eu devo lembrar? Por que ficar me martirizando com o que aconteceu?
OK! Ninguém esquece algo que viveu, principalmente quando isso teve um peso grande num passado, ocasionou um trauma, uma grande tristeza. Mas quando entregamos esse peso nas maos de Deus, que disse ser seu jugo leve, a gente se sente perdoado. Muito provavelmente uma dor causada por alguém nao será  esquecida, mas já nao terá o peso de antes. Nao esquecemos, nao ficamos idiotas ou com amnésia, mas sabemos que fomos perdoados. E nisso permanecemos firmes. 
“Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim 
e dos teus pecados me não lembro”

E isso pode e deve ser libertador!
Quantos crentes vejo por aí ressentidos? Culpados? Cabisbaixos, andando como que carregando um grande fardo, uma enorme cruz, perdidos, sem saber, sem conhecer o Deus que dizem amar? Nao conhecem o Deus deles.. nao conhecem. Nao confiam no que Sua Palavra diz... Se sao cristaos de fato, deveriam saber que foram perdoados totalmente uma única vez! E que se caem em pecado ocasionalmente, só precisam confessar e continuar a sua vida normalmente. Nao há necesidade de subir escadas carregando cruzes enormes e nem se autoflagelar...
E certamente agora, você está curioso: essa mulher tá doida, tá se contrariando no que escreve. Disse que nao dá pra viver como na música e ao mesmo tempo diz que dá.

Quero dizer que você nao pode viver sem ter um schlechtes Gewissen. Porque isso é necessário para nao vivermos como robôs. Mas que a partir do momento em que entrega sua vida e seus pesos nas maos de Deus, Aquele que te criou, você nao precisa mais carregar um fardo tao pesado quanto antes, e que aqueles erros cometidos lá atrás, já foram pro beleléu, você nao precisa mais ficar res-sen-tin-do aquilo. Pois foi Deus mesmo quem disse que você foi perdoado! Entao, quem é você, oh criatura, pra duvidar? Foi o Deus Criador de todas as coisas quem afirmou essa verdade! Ele que criou TUDO com o poder da Sua Palavra. E que mantém todas as coisas no seu devido lugar com a força do Seu Poder!

Porém, o importante aqui é ressaltar que pecados foram perdoados somente na cruz de Cristo, porque foi isso que Ele fez ao morrer por nós: Ele levou os pecados daqueles que nele creram. Logo, podemos entender que se nao cremos, ainda temos o peso desse pecados sobre nós... e esses pesam mesmo. Eu bem sei disso.

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados 
e nos purificar de toda injustiça”

Comentários