Pular para o conteúdo principal

Os excessos dos dias atuais

Essa coisa de rede social é um treco muito doido mesmo. Às vezes, me pego pensando aonde vamos parar. A quantidade de fotos e na sua maioria, altamente filtradas, que somos bombardeados constantemente, é uma loucura! Sabe o que a Bíblia fala disso? "Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos...

Outro dia minha irmã falava sobre como as pessoas estão ficando irreconhecíveis. Ela mostrou a selfie de uma conhecida dela, passada por inúmeros filtros e postada, obviamente, afinal, se não é postada, não é selfie! A moça estava tão estranha e apagada na foto que me lembrou aquelas imagens impressas que a família distribui em missa de sétimo dia. Estamos todos como mortos e já nem percebemos! Só falta, como diz minha mãe, jogarem a gente num buraco e enterrar, porque já morreu...
Falo de redes sociais porque é o que observamos todos os dias. Parece que já nem temos vida fora delas. Já notou que no facebook, todo mundo é: Linda! Gata! Mara! Top! Mas ao vivo, ninguém te elogia? As redes sociais trouxeram uma ilusão de vida perfeita tão terrivelmente maquiavélica, que acentuou o descontentamento já tão peculiar em nós mesmos. Parece que ninguém gosta de si mesmo, como é. É a famosa grama mais verde do vizinho. Nada mais é natural, tudo é  tão artificial! Tudo maquiado demais. Tudo é falso...
Tem uma linda moça que outro dia eu soube, que apesar dos seus vinte e sete anos, já coloca há pelo menos uns três anos, botox no rosto. Vin-te-e-se-te-a-nos!!
Jovens tem um enorme currículo de cirurgias plásticas, e tem gente com a aparência de uma barbie bombada, com os lábios monstruosamente grandes e olhos repuxados, com rosto sem expressão alguma, peitos enormes e duros, bunda na nuca, coxas de jogador de futebol, sobrancelhas esquisitíssimas, cabelos esticados e unhas postiças. Até unhas são falsas! Tá na moda por aí, algo como um gel que é colocado sobre a unha natural, que sinceramente, para mim é horripilante e me dá medo. Parecem garras de dinossauro pintadas! 

Antigamente eu achava mulher muito vaidosa um pé no saco! Gostava de criticar isso e apontava o dedo orgulhosa, pro exagero. Continuo achando o excesso um erro, mas hoje entendo que isso não é uma vaidade ruim, mas é cuidar de si mesma. E isso é bacana. Vaidade ruim é aquela em que a gente rebaixa o outro pra se sentir melhor. 

Quem você quer agradar? 

Gosto de moda, sabe? Desde muito menina. Adorava ler revistas e ficar antenada com as tendências, apesar de nunca segui-las realmente. Eu sempre fui do contra, esperava uma modinha passar, e quando todo mundo parava, aí eu começava :-)  Até hoje, adoro me fazer de entendida do assunto. Mas, para quem você se veste? Temos visto pelas ruas pessoas ridiculamente vestidas só porque agora aquilo tá na moda. Ninguém é livre, mesmo que todos apregoem por aí que a moda mudou, que hoje todos se vestem como querem e que não há mais certo ou errado na moda. Será mesmo? Quem comprou essa mentira? É bem verdade que aparentemente há mais liberdade no vestir, mas não precisamos buscar muito lá no fundo para ver que isso é ilusão. Estamos tão escravos das tendências estipuladas por uma minoria, como eram nossos pais nos anos sessenta, setenta ou nós mesmos, nos oitentas. 
Já reparou como tem um bocado de gente andando igualzinha pelas ruas? Como se tivessem saído de uma forma. Para onde foi a individualidade de cada um?
Tanta gente copiando o modo de vestir daquela blogueira. A "pobre" moça não pode ousar, sequer, aparecer num vídeo ou foto sem deixar na descrição absolutamente todas as marcas que ela está usando, da roupa, do batom, brinco, sapato, calcinha, soutien, absorvente, e se ela por acaso, esquecer algo, sempre terá um "admirador" que vai perguntar: qual a cor da tua tinta de cabelo, esmalte, ou onde você fez sua harmonização facial? Gente! Harmonização facial??? O que mais se tem pra inventar?
Meu Deus isso tá virando uma loucura, paranóia!
Mas será que a pessoa que copia a mocinha aparentemente linda lá do youtube, será feliz quando estiver toda fantasiada de outra? Adivinha: Não!!! E sabe por que? Porque ela é um ser diferente! Deus nos fez diferentes, e que bom que as coisas são assim. Somos indivíduos! E sabe de uma coisa? Depois que tudo isso passar, e estivermos na presenca de Deus, continuaremos a ser nós mesmos! O Senhor nos preservará com nossa individualidade. Você continuará sendo você, e eu, eu, cada um com seu jeitinho...

Moça, seja feliz com quem você é. Você é uma criação de Deus! Ele te criou especialmente, com  características que são só suas. Você é única! Isso é adorável e  belo demais pra ser trocado ou recauchutado a cada estação.


"Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons"...
manos 12:

Comentários

  1. Adoro ler vc, apesar de no Facebook nossa química ter sido outra, volta e meia, venho ler vc aqui,, e sempre dou abençoada. Abraços de uma manauara, Keila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer te receber aqui, Keila.
      E quanto ao facebook, da minha parte nao rolou absolutamente, nenhum problema de química ;-)

      Excluir
  2. Gosto de ler o que você escreve
    Deus continue te abençoando em nome de Jesus Cristo nosso Único Senhor e suficiente Salvador!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário