Pular para o conteúdo principal

Quando a luz entra

Como um cômodo sombrio, quando entra a luz através de uma porta que se abre, é assim que ficamos quando o Senhor vem morar em nós. E esse alumiar no nosso espírito, é tao rápido quanto a luz que entra no quarto. Deus nos „invade“ de forma rápida, e vai irradiando Sua luz por cada espacinho desse ambiente, antes tao escuro, triste, sombrio, assim como aquele quarto antes estava.
Há pessoas que pensam que ser cristao é viver com esse ambiente iluminado, perfeitamente limpo e arejado o tempo todo. E quando notam que nem sempre está tudo bem com esse cômodo, criticam, falam mal, acusam, mostram a sujeira apontando o dedo na cara de quem limpou, enquanto passam o outro dedo pelas superfícies, em busca de mais poeira, constrangendo o responsável pelo quarto.
A pessoa nao pode realmente entender que no crente há duas naturezas: o velho e o novo homem. É como um carro movido a gasolina e álcool (nem sei se isso existe), aperta-se uma alavanca, o carro utiliza gasolina, acabando-se esta, aperta-se de novo o botao, acionando o álcool. Só que na vida real, as coisas nao são tão simples assim. O crente nao pode se desligar do velho homem, deixando o espaco livre pro novo, até porque, eles vão estar juntos até o momento em que Deus dirá: basta, sobre para cá, filho! E o nao entendimento dessas duas naturezas, produz muitos cristaos desapontados, quando notam dar mais vazao ao velho homem, que ele ainda tem que carregar, se sentindo com menor valor que aquele outro irmao, tao espiritualmente "elevado"... É muito fácil julgarmos o que nao achamos tao espiritual nos outros. 

Certa vez, uma moça que se dizia minha amiga e testemunha de Jeová, perguntou, ao saber da minha conversao, se eu era 100% mansa durante todo o dia, se tratava todas as pessoas com amor, se tinha tranquilidade no falar, essas coisas, enfim, que pra ela seriam o fruto do Espírito.
Eu? Calma? Quem me conhece pessoalmente sabe que sou uma espoleta, falo rápido, vivo gargalhando alto, me comporto como uma idiota e palhaça durante quase todo o meu dia, nao temo parecer a boba da corte e pareço estar sempre ligada na tomada. Logo, quem me vê pensa tudo, menos que sou crente. Falei para essa amiga que gostaria muito de ser como ela esperava, mas que nao estava ainda no seu nível espiritual, e até, confesso me senti mal por nao ser como ela. Até o dia em que a via, junto com uma das suas amigas, mostrar quem ela era realmente debaixo de toda aquela doce serenidade: as moças viraram verdadeiras bruxas, com uma risada debochada, ao ouvir de mim que eu recusava o seu ensino, por que agora cria que Jesus era Deus (os testemunhas de Jeová nao pensam assim).
O que muitas pessoas nao entendem, é que, ao invadir com Sua luz um ambiente, Deus, através do Seu Espírito Santo, respeita o indivíduo que ali está. Ou seja, ao se converter, ninguém é obrigado a mudar seu jeito, sua vida, seu modo de ser, e de agir. Afinal, nao é preciso limpar o quarto para que a luz penetre nele, pois a luz entra independente de como esteja a condição do quarto, nao é mesmo?! A limpeza pode até ser feita posteriormente e devagar, e mesmo que seja limpo uma vez, tem que fazer a faxina de vez em quando. Entao, assim somos nós.
Nao somos perfeitos, mesmo sendo cristaos que amam ao Senhor e a Sua Palavra. Somos criaturas iguaizinhas a você, que me lê e ainda nao crê. Temos todos a mesma base, viemos do mesmo erro, somos frutos do pecado original, carregamos a mesma carga genética, mas em nós, dentro de nós, lá no nosso fundinho, há uma luz forte, poderosa, e que nao fomos nós que acendemos. Mas que nos tornamos, sim, responsáveis por ela, tentando através do relacionamento com Quem nos forneceu essa bencao da luz, mantê-la sempre acesa (apesar de que até isso, é Deus quem cuida!).

O legal de entregar nossa vida 100% ao Senhor, é isso. Deus faz tudo por você e isso nao é comodismo, é fé! Quando Ele disse: „Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas“ em Mateus 11:29, isso nao te comove? Ele diz, nas minhas palavras amalucadas: fica calmo, eu cuido de você. Nao estressa, nao se cobre tanto, confie em mim.

Portanto, irmaozinho em Cristo, fica na paz. Nao se chateie com quem te critica, com quem zomba de ti, com quem acha que você nao é tao „crente“ quanto deveria ser. Se você estiver de fato, com a luz acesa, sabe em Quem tem crido, nao sabe?! É isso o que importa, todo o resto, vira resto... olhe para Cristo e nao para dentro de você.
Deixe que disso, Ele cuida ;-)

Comentários

  1. Belo texto Nina. No meu caso não chegam a me criticar, eu que evito entrar no mérito da questão pois não tenho paciência pra ficar explicando por que eu não tenho "igreja". Não consigo falar simplesmente do Senhor sem ouvir a fatídica pergunta: De que igreja você é? Aí começa a confusão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hihihi, essa é uma parte difícil mesmo, Camy ;-)

      Excluir

Postar um comentário