Pular para o conteúdo principal

"Nao julgue sua condicao espiritual pelos seus sentimentos"

Gosto muito de ouvir pregacoes na internet. Uma das que mais me tocou, por ser, acredito, um problema para muitos cristaos, foi esta que transcrevo em partes aqui.


"Depois de ler estas coisas o diabo nao vai mais conseguir te enganar com suas mentiras sobre sua POSICAO em Cristo. Saiba que a questao aqui é mais que a sua Condicao, mas a sua Posicao!
Lemos em Tessalonicenses 4:1: Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.

Nao podemos ser escravos de sentimentos que sobem e descem, esquentam e esfriam. Se você tem ouvido o Evangelho verdadeiro e tem sido ensinado por vasos consagrados e essa Palavra é pura, forte e transformadora de vidas, entao você está crescendo na fé e no conhecimento de Deus.  Efesios 4:11: E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.
Como você está crescendo? O que está acontecendo na sua velha vida? 
Provérbios 4:18: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

O amor e conhecimentos de Deus sempre está crescendo!

Você está crescendo? Como sabe? Como mede seu crescimento?
Muitos medem seu crescimento espiritual pelos seus sentimentos. Muitos cristaos dizem que nao se sentem crescendo, que nao gravam tudo o que ouvem ou leem, que deveriam ser mais isso ou aquilo, assim ou assado. Mas creio sim que você está crescendo na graca e nao sabe disso. Jesus é vida que emana. Se crê nEle você tem a vida fluindo em você e  cresce mesmo quando está dormindo! Nao importa como você acorda de manha, nao importa como se sente, existe um poder vindo de Cristo em você. É como se fosse uma árvoere plantada em solo bom. Extraindo e sugando  vida desse solo.  Você está enraizado em Cristo! Como um rio de águas vivas que nao precisa ser bombeado, mas que brota por si mesmo. Como o maná no deserto. Os judeus nao sabiam que dali vinha o que eles precisavam, mas vinha. Você nao vê,  nao sente, mas há nutrientes que o mantém. É como as vitaminas que se toma toda manha, você nao vê os nutrientes agindo no seu corpo, mas algo está acontecendo ali.  É assim quando se está plantado em Cristo. Você pode nao ver, mas está crescendo, Deus está fortalecendo seu sistema imunológico contra o pecado.Ora, porque entao você acha que tem pensamentos tao corretos agora? Porque você nao se anima todo quando está chegando a sexta feira e nao vibra dizendo: yeah, amanha é dia de farra! Outros só pensam em se embriagar. Veja, você nao nao pensa mais como o mundo. Pode ser que você acorde todo desanimado, desencorajado. Podem vir nesse momento pensamentos desencorajadores: olha, você  nao prega mais como antes sobre o Senhor, mas você acredita mais ainda, e como nunca antes! 
Nao importa se você acha que nao está retendo tudo o que ouve ou lê, você também nao guardou tudo o que aprendeu na escola! Porque você acha que agora se sente altamente entristecido com o pecado? Agora ele é tao difícil, nao é? Porque é que quando você peca ou falha, se entristece como nunca antes? Ora,  porque você está crescendo!
Salmo 92:13: Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Você nota que há vida fluindo de você, quando alguém te procura quando tem um problema muito sério e você que pensava que nao tinha aprendido nada, e se achava espiritualmente seco, sente entao um rio de conforto e compaixao fluindo.
A verdade é que julgamos nosso crescimento espiritual falsamente, por causa da rotina e do senso de  tédio que é comum ao ser humano. Há pessoas que apesar de fazerem tudo o que acham importante ser feito para o Senhor,  nao se sentem realizando algo especial, sentem que nao há variacao. Isso é uma mentira! É a rotina que lhe dá essa impressao. Você come todo dia a mesma coisa, faz sempre as coisas do mesmo jeito,  percorre o mesmo caminho até o trabalho, acorda todo dia a mesma hora, você é um tédio! Nao importa o que você faca, será sempre do mesmo jeito. Entao crescer na graca  nao é fazer coisas espetaculares,  mas fazer as mesmas coisas, sempre e de uma maneira muito melhor, com uma conviccao de coracao e amor por Jesus cada vez maiores.
Você cresce na graca mesmo nao entendendo ou sentindo isso. Mesmo quando você  pensa que perdeu o fervor, quando sente que perdeu algo que tinha antes quando foi salvo. É como uma crianca quando está aprendendo a andar. Nos seus primeiros passos, todos aplaudem, fazem a maior festa. Alguns dias depois, aquela mesma criancinha está derrubando tudo na cozinha, entao é hora de discilplina! A Bíblia diz que nao se pode ser um bebê para sempre. E assim é com Deus no início. Ele está sempre ali, te levantando quando você cai, mas agora é hora de crescer, porque agora você está andando pela fé!
E você precisa se firmar na Palavra!
Entao nao acredite nas acusacoes do inimigo. Nao acredite quando vierem pensamentos de que você  nao é suficientemente  bom, fiel ou reto como antes. Sim, a Bíblia nos adverte sobre indiferenca, desleixo  e perda do primeiro amor, mas isso nao se aplica àqueles que estao de fato, plantados na fé. Porque o simples fato de você se preocupar com isso, já é por si só uma prova de que você está crescendo na graca. Afinal, você nao estaria pensando nessas coisas se nao fosse assim, mas estaria sentado no orgulho achando que tudo está bem. Entao essa preocupacao é evidência disso. Sim, você pode até duvidar de si mesmo, mas nunca duvide do grande amor de Deus por você. Isso é um pecado grave.  E nao se feche em si mesmo quando teus sentimentos te disserem que você nao é mais o mesmo que antes. Esqueca quem você foi! Sua posicao em Cristo nao depende de lágrimas, lamentacoes, obras, porque nada disso salvou você. Mas você foi salvo pela fé em Jesus Cristo!
Existem muitas evidências de seu crescimento na graca. Um deles, é que quando você estiver passando por uma crise, logo corre para o Senhor em busca de conforto. Você nao corre pra mais ninguém! Outra evidência, é que você depende cada vez menos de sinais exteriores, evidências, vozes internas. Quando nao desafia mais Deus pra que Ele prove ou produza algo. Porque agora você sabe: Hebreus 1:1: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
E quando você ouve sobre todas as notícias de guerra, violência, preconceito racial, você entende que está crescendo na graca, quando consegue olhar pra tudo isso e se levanta contra a paixao que surge e é capaz de dizer, que rejeita tudo aquilo, usando a autoridade de Cristo sobre isso tudo. Quando ama a humanidade, mesmo sendo contra o adultério, mas amando o o adúltero, quando  é contra o homossexualismo, mas amando o homessexual. Porque quando você é um cristao verdadeiro você nao permite qualquer tipo de  preconceito em seu coracao!

Comentários

  1. Este é também um bom artigo sobre a diferença entre a "posição" do cristão e sua "condição". http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2009/06/as-2-naturezas-no-crente-parte-i-gordon.html

    ResponderExcluir
  2. Afff...Nina, que lindo! Eu fico tocada, mesmo porque sempre fui assim, desde que me entendo por gente tenho todo esse comportamento, instintivo. Não leio a Bíblia, conheço pouco dela, mas fui bem doutrinada, por meus pais, pelas escolas que passei, pelos sacramentos que ganhei.
    Esta semana precisei rever um versículo, de São Paulo, e tive que ler um pouco, até encontrá-lo. Acalmei-me antes disso, só por estar lendo.
    Vou ler mais outra vez, e outra, esse seu texto lindo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Nina
    Deus tem caminhos misteriosos pra nos tocar profundamente...
    Seu texto é belo e nos dá pontuações importantes...
    É bom ver gente amada por Deus que espalha isso na blogosfera...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  4. Sao duas coisas mesmo mt importantes Mario. Obrigada!

    Lúcia, tem mt gente que confunde essas coisas, sabe? eu tbm nao entendia mt bem a diferenca sutil que há entre ética e cristianismo verdadeiro. Mas esse é um tema bem complicado de ser explicado e sinceramente, eu nao poderia discernir sobre ele. Mas uma coisa me dói ao ler o que vc escreveu. Saber que tantos cristaos nao leem a Bíblia. Sendo ela a Palavra de Deus nao era correto ler e fazer dela nosso alimento diário? Isso é uma das coisas que a religiao nos tirou :-(

    Rosélia, obrigada. Vc tbm é uma "agente" desse espalhar do amor de Deus.

    Abraco pra vcs!

    ResponderExcluir
  5. Concordo demais, Nina. Sinto falta dessa leitura, quando a faço, certamente me acalmo.
    Vou me organizar para fazer uma leitura diária, mas confesso que gosto mais do Novo Testamento. O antigo ainda me amedronta em muitas partes. Mas talvez seja apenas por desconhecimento mesmo.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. O que benção Nina! É importante também direcionarmos e amadurecermos em relação ao que nos aproxima de Cristo. Veja que nosso maior ídolo nos dias de hoje é o nosso EU, quantas e quantas vezes buscamos a DEUS afim de que Ele nos proporcione algo quando na verdade ELE ja te proporcionou TUDO. Crescer na graça é entender isso, graça é favor imerecido, receber aquilo que não merecemos e foi exatamente isso que ELe fez por nós, mesmo sem merecermos ELE nos escolheu e nos deu a vida eterna. Diante de tudo isso querer algo mais que agradecer a DEUS por tantos benefícios que Ele tem nos dado muitas vezes torna-se idolatria sem ao menos percebemos.

    É bom te ver crescer ;)

    ResponderExcluir
  7. Uma irmã estava com dúvida referente a palavra VELHA VIDA ,eu transcrevi e do inglês e vi que a palavra era OWN (Própria) e não OLD ,mas se quiser dar uma olhada nesse detalhe ,o texto está aqui !https://drive.google.com/file/d/1hzvFPQdegQuFECz8B4y4oJBuHGP-0feP/view?usp=sharing (Don´t Judge Your growt by your fellings )

    ResponderExcluir

Postar um comentário