Pular para o conteúdo principal

Pompeia, Itália

Estivemos também em Pompeia, ou Pompei em italiano, que foi uma antiga cidade do Império Romano. Hoje existe um município com o mesmo nome, mas a antiga cidade que ficava aos pés do vulcao Vesúvio, foi totalmente destruída por uma de suas erupcoes (e provavelmente a mais grave de todas) no ano 79 d.C.  As construcoes, muitos dos pertences dos moradores e os próprios corpos destes, ficaram  debaixo de lama e cinza por mais de 1600 anos, até serem encontrados no ano de 1748.

Visitamos seu incrível sítio arqueológico que mostra com muitos detalhes, como era a vida em uma das cidades da Roma antiga. Essa mesma lama e cinza que encobriu a cidade, foi também a responsável pela preservacao de tantas construcoes e objetos, e inclusive, dos corpos que ali foram encontrados.




Na época da erupcao, Pompeia possuia cerca de vinte mil habitantes. O Vesúvio já havia dado vários sinais de atividade e as pessoas já estavam relativamente acostumadas a abalos sísmicos na regiao. Houve um antes de 79, que causou grandes estragos, mas a última erupcao foi a mais séria de todos. Fala-se que as pessoas em sua maioria, morreram nao da erupcao em si, mas do calor que esta provocara: mais de 200°C! As pessoas morriam imediatamente e houve pouquíssimos sobreviventes. 

Por todo o lugar vê-se corpos, que estao numa posicao que temos a impressao ser de protecao contra o que estava vindo sobre eles, mas nao é verdade. O fato é que o calor era tao intenso, que as pessoas ao morrerem, tinham suas articulacoes contraídas. Nao fotografei nada, todas as fotos nesta postagem sao do meu marido.  Nao tive a menor vontade de fotografar cidade fantasma e corpos, sabe? Eles também nao estao realmente ali. Quando a lama os cobriu, moldou seus corpos e os espacos vazios que os corpos deixaram foram preenchidos com gesso pelos cientistas, exatamente como foram encontrados sob as escavacoes. 



Na foto abaixo, parte da construcao emoldurada pela grandiosidade do vulcao Vesúvio, responsável pela destruicao de Pompeia e adjacências.


Pompéia era bem desenvolvida na época. A terra da regiao era fértil e isso proporcionava prosperidade à populacao. Era o lugar para onde a sociedade romana gostava de ir para descansar e mantinha suas casas de férias. E nao foi somente ela que sofreu com a catástrofe, Herculano, p ex., uma outra cidade próxima ao Vesúvio, também foi destruida. 




Nao quis ir ao Vesúvio. E eu lá quero saber de vulcao que continua em atividade? To fora! Há bastante excursoes para lá, mas eu tinha outros interesses comerciais, digamos assim;-) Meu marido estava louco pra conhecer o "responsável" pela destruicao de Pompéia, mas mudou de ideia quando soube que passaria o dia inteiro pra lá. Deixar a mulher dele o dia inteiro sozinha, com cartao de crédito na bolsa e rodeada (cof cof) de italianos bonitoes e paqueradores? Nem pensar!


Sabia que a populacao de Pompeia fazia colecao e provavelmente, adorava falos? Fora do sítio, tem um monte à venda. Fico pensando a razao... vai saber...


Comentários

  1. Muito bom! Você sabe que há um filme sobre Pompéia relativamente novo?

    ResponderExcluir
  2. Um belo passeio, cheio de história, mas realmente fotografar os corpos não faria também.
    Gostei da sua narrativa bem humorada e, com certeza, o maridex não deixaria sua linda pequena passando o dia inteiro entre os lindões italianos, sabido ele! rsss
    Sobre a mania do povo com respeito aos falos, fiquei também encafifada, por que seria...???
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  3. É história por tudo quanto é lado!!
    Vocês foram de trem de Sorrento até Pompéia?! Esta viagem de trem é muito bonita!

    ResponderExcluir
  4. Sim, fomos de trem Cody, mas nao vi nada da paisagem, o trem tava lotado e todo mundo desceu em Pompeia, qd na porta do trem meu marido foi empurrado por um turista louco pra descer... marido ficou bobo com a educacao do povo, rsrs

    ResponderExcluir
  5. eu "desconfio" que tem dedo de Deus naquilo tudo...

    ResponderExcluir
  6. Que louco tudo isso... gosto muito de series, filmes, livros, historias realcionadas ao Imperio romano, mas nao sabia Pompeia era assim.

    ResponderExcluir
  7. O lugar é fantástico, meu texto está em rascunho e nunca publiquei :(.
    Suas fotos estão muito legais!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário