Pular para o conteúdo principal

Criancas em Zanzibar

Elas estavam por toda a parte por onde andávamos. Alegrando com sua vivacidade, sorrisos e cores o caminho. As criancas de Zanzibar! Foram elas que mais me marcaram nessa viagem, que vai ficar certamente ainda por muito tempo impregnada na memória da minha alma.  

Criancas de um jardim da infância


Andar pela cidade encontrando esses meninos e meninas, é uma beleza sabe?! Elas sao tao doces! 
Discretas até, fruto, acredito, da religiao, que em sua grande maioria consiste de mulcumanos (98%!!). As menininhas pequenininhas já usam os lencos na cabeca cobrindo os cabelos, embaixo dos lencos, cabelinhos cheios de milhares de trancinhas. E os meninos, alguns usam o cap branco como muitos homens o fazem.


Esta é uma das poucas escolas cristas





Ficava olhando as criancas indo pra escola, todas com uniforme, uma fofura completa. Me lembrava sempre dos filmes que se passam na África, onde as criancas iam assim pra escola. Ah gente, é tudo tao fofinho!! As cenas pareciam filmes, é como se às vezes, eu nao estivesse ali, mas sim,  vendo um filme, sendo uma espectadora somente. E na verdade, era só isso que éramos. Infelizmente...


O movimento do véu, as mochilinhas iguais, a alegria infantil, o carro antigo. 







O que eu mais via e que me levava de volta a infância no Amazonas, eram as criancas na beira das estradas, brincando debaixo de enormes mangueiras. Em dias de sol ardente, é pra lá que elas correm. Ficam todas no meio da tarde, à sombra das árvores, brincando sem parar. Igualzinho como fazíamos quando meninos. Chegar da escola, debaixo de um sol quente, e correr pra brincar debaixo das mangueiras da Vila Militar. Coisa boa!


Amo o colorido delas



Esta foto do lado esquerdo, é a de pior qualidade, mas é a que mais gosto. Foi feita do carro, porque estávamos indo para o aeroporto, e foi num momento rápido de sorte, que pegamos a meninada brincando nesse gira-gira. Quase nao acreditei na cena, de tao bonita, eles estavam numa alegria que só vendo. Conseguíamos ouvir os risos e dava pra sentir o cheiro das mangas, olha o pé carregadinho na foto.




Ah Zanzibar, queridíssima! Foi tao bom, mas tao bom te conhecer, que a gente até já planeja voltar...

Comentários

  1. Nina, após uma semana cansativa, vim repousar em seus posts...
    Quero ser a professora destas lindas criancinhas!
    Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!
    Tentei ampliar a quarta foto, a achei divina! Mas não consegui :(
    Daí cheguei o rosto bem perto da tela para reparar os tecidos esvoaçantes, as mangas penduradas feito bolas de Natal!
    Quantas cenas lindas!
    Belas as fotos!
    Adorei conhecer Zanzibar através dos seus posts!
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. O brincar puro das crianças.
    Lindo. Bj

    ResponderExcluir
  4. Cenas assim, além do nos encher de ternuras, nos levam às nossas lembranças da infância.São momentos inesquecíveis.
    As fotos ficaram ótimas,Nina, mesmo aquela tirada do carro em movimento.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Ninoca,
    Eu acho que Zanzibar mexe mesmo com nossos melhores sentimentos, porque só através de suas palavras e dessas fotos, já ficamos apaixonados, demonstram que há vida e natureza em movimento e conjugação.
    Eu acho que o mundo tá ficando tão igualzinho, tão chatinho, tão cheio das mesmas coisas que os lugares assim serão os mais procurados daqui algum tempo. Aliás, acho que já está.
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  6. Nossa Beth, acho que tu tem toda razao.

    Ma, tenta abrir a foto de novo, é tao bonitinha ;-)

    E se eu te contar Cristina, que eu pensei em ti quando revi essas fotos das criancas com uniforme, tu acredita???? pois é, pensei, pode acreditar, eu nunca minto.

    Vi mt pureza nesses momentos tbm Ana

    É isso Calu, essa viagem foi especial demais, mt por isso tbm, foi uma bela volta à infância no Brasil. As criancas e a vegetacao me levou de volta mesmo. Foi mt lindo. Muito!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina

    Estou encantada por essas fotos tuas... tão doce... crianças brincando em meio a inocência delas...dá vontade de voltar a ser criança!
    lindas fotos!
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário