06/09/2012

Sobre flores, mercados e gentilezas

Hoje acordei um pouco mais tarde que o normal, Pedro havia acordado de madrugada e eu que até hoje, mesmo sendo mae de três e se vacilar, logo viro avó (ai meu pai, que nenhum deles me ouca), nao sei ver  filho chorar: fui ficar com ele no seu quartinho. Acordamos os dois tarde. Depois do nosso café, fomos ao nosso programa favorito: passear na cidade e ir ao mercado... ai ai, já falei aqui como adoro ir ao mercado né? Oh programinha bom minha gente. Principalmente quando os dias ainda estao agradavelmente quentes. Demorei a comprar em mercado sabe? Morava numa cidade menor antes e lá o mercado de rua (você pode dizer feira livre, se preferir) só funcionava aos sábados e muito cedo. Antes de ter o Pedro eu acordava bem tarde entao, quando ia, o mercado já estava  no fim. Hoje em dia, acordo cedo com meu bebê e descobri os amores e cores e flores do mercado municipal que aqui onde moro, fica concentrado em frente a catedral da cidade. É uma delícia!


Tem flores por todo o lado e muitas frutas, legumes e tantas outras coisas adoráveis. Adoro comprar flores lá, nem gosto de ir em floricultura, porque acho tudo muito caro e cheio de bobagenzinhas desnecessárias. E as pessoas sao sempre tao gentis... já reparou como as pessoas nao se cumprimentam em supermercados mas sao sempre muito gentis em mercados?  Tem essa coisa de pequeno, de seguro, de nao ter pressa, de ter vontade de comprar coisas mais saudáveis produzidas pela comunidade, sem agrotóxicos, enfim... e tem os turistas passeando, fotografando e as criancas correndo pra pegar sol, pra ganhar um sorvete. Ahh que delícia perambular por um bom mercado!


Sei lá, sabe? Às vezes acho que sou uma boba... vejo pessoas reclamando o tempo todo das outras, que essa ou aquela fez cara feia, que essa ou aquela respondeu torto... ai meu Deus, ou eu sou cega ou minha vida é toda mesmo corzinha de rosa. Eu só vejo pessoas de semblante simpático e sorridentes. Será que fecho meus olhos ao que é real, ao que é feio? Será se sou ainda uma menina boba, sonhadora e romântica? Bom, pelo menos essa minha vidinha de Pollyana me permite nao ficar zangada, nao ficar deprimida, nao achar que todo mundo é imprestável e que o mundo conspira contra mim. De alguma maneira esse meu jeito abestalhado e leso de ser me protege.

E nao tenho isso desde que moro aqui nao. Sou assim desde que saí da adolescência. É, porque na adolescência eu achava que havia um complô, uma conspiracao mundial contra mim e fazia questao de sair de camiseta com a foto de uma crianca de cara feia dando um cotoco (oohh palavra horrorosa, nao?). Eu queria machucar e agredir as pessoas assim como acreditava que elas me machucavam. Depois dos 17 anos, a coisa mudou muito de figura, gracas a Deus e eu passei a ser mais gentil comigo mesma e com o mundinho a minha volta...

E você? Já tentou ser mais gentil com o mundinho a sua volta?

*** 

obs. as flores postadas aqui foram na sua maioria compradas hoje de manha. Estao nas varadinhas aqui de casa e como falei de gentileza, te ofereco todas.
 ...

passei muita vergonha hoje, no mercado, Pedro queria atacar a barraca de frutas do moco bonito, ficava berrando, querendo pegar uma nectarina gigante. Ganhou uvas de presente e ficou quietinho. Todo mundo rindo da gente...tá vendo? Sao situacoes como essas, que podem ser normalmente estressantes que consigo ver graca, beleza, é assim que tiro o sorriso das pessoas e ainda de quebra, ganho ajuda ;-)

8 comentários:

  1. oii ,tudo bem??Ahh esse programinha e bom mesmo,prefiro tb ir mais cedo,hummm o cheiro de produtos frescos,misturados com o cheirinho da manha..nem sei te explicar sei que te entendo..
    E acho isso que vc sente e tipo assim,sorrir pra vida e ela sorrira de volta..acho que e bem isso mesmo.A maneira positiva de encarar a vida nos deixa assim livres, leves e soltas..no bom sentido claro.kkkk beijocas pra familia..

    Obs:adoro flores,e, a suas sao lindas!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, seja lá o chá que tu bebeste, continua com ele. hehehe

    ResponderExcluir
  3. rss...Com 3 filhos temos que ser gentis... Eu tive 4 ,em escadinha e por onde passavam, se não quisesse passar vergonhas das coisas que eles aprontavam,, tinha que rir e falar com todos por onde passava.

    Adoro mercado também e num deles um dos meus filhos que era guloso, quase comeu uma tartaruguinha ,bem pequena que um vendedor mostrava na mão. Quase morri de vergonha!!rs beijos,lindo fds!chica e obrigado pels flores!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas flores, Nina! São lindas!
    Elas estão enfeitando sua casa, sua alma doce, alegre e positiva!
    Adoro seu jeito descomplicado de olhar pra vida. Me dá um pouco disso, bitte!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. oi Nina!!!!
    que graça de post...
    por coincidência hoje comprei flores também.... rsrsr... amanha terei alguns amigos aqui em casa e a casa precisa ficar mais aconchegante... e as flores fazem isso né!!!
    E Marcia tem razão, esse seu jeitinho leve de ser é que faz toda diferença...
    Gentileza é tudo!!!
    Obrigada pelas flores "florzinha"!!!

    ResponderExcluir
  6. Ninona mô bem, se vc nao tivesse escrito nada e só posto a foto dessa varanda, olha eu ja teria milahres de coisa pra dizer sabe, rsrs
    Essa sua varanda é algo muito vivo na minha memoria, eu sempre imagino que ela é cheirosa, limpinha, e ventilada, com essa cadeira e almofadas um otimo lugar pra ler, pensar na vida, cochilar, escrever, ou fazer nada ver o povo passar, rsrs
    As vezes eu tb acho que deveria ter mais vidas rosadas, mais Polyanas andando por ai se divertido em mercados sabe, comprando flores, e ganhos risos.
    Mas estranhamente algumas pessoas curtem um amargoso na vida, nao entendo por que, mas ao mesmo tempo entendo, por que ver coisas boas em siatucoes diversas é questao de escolha, alguns escolhem, outros nao.
    Também amo vc minha amigona, amo por demais, talvez vc ja saiba, mas é bom ouvir, eu sei.
    Obrigada pelo carinho tao puro e nitido que vc me passa mesmo distante. de verdade muito obg viu. bjao Ninoca.

    ResponderExcluir
  7. Ninoca,
    O Pedrinho foi mesmo um raio de sol em sua vida. Faz você levantar cedo e ir ver coisas que antes estavam adormecidas.
    Viva Pedrinho!
    Lindas flores!
    bjs cariocas



    ResponderExcluir
  8. Que linda você é!
    Seu blog é doce e penso bastante como você, às vezes tbém me acho boba, mas somos felizes assim, né não?Lindo, lindo seu blog.E este Pedrinho hein, que fofo.
    Bjs, já to te seguindo...
    cris-maniadeserfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir