Pular para o conteúdo principal

As 10 coisas mais importantes na minha cozinha

Hoje o Brincando de Casinha (uma secao deste humilde bloguinho que vos escreve, reservada a falarmos de coisas de casa) gostaria de saber de você, querida dona de casa, simpatizante, ou você, mulher trabalhadeira do caramba e que labuta fora e dentro de casa e que ninguém reconhece seu valor nem lá nem cá, diga lá minha querida:  
Quais sao os 10 itens que você hoje mais usa na sua cozinha e que acha difícil viver naquele ambiente maravilhoso sem eles?

Responde aí nos comentários ou se tiver blog, faz uma postagem, eu adoraria ver as fotos ;-)

* * *

Aqui vao as 10 coisas importantíssimas na cozinhazinha da Nininha:

Este descascador nao só de batatas, de tudo amiguinha! Ele é simplérrimo mas descasca que é uma beleza, e TUDINHO mesmo! Ohhhh bichinho incrível, menina!  E o que é melhor, nao machuca a sua maozinha...


Uma boa balanca digital. Ai nao sei como vivi sem ela antes...
e tem que ser vermelha ;-) minha cor preferida!


Livros de receitas. E olha, faco muita coisa daí viu? Nao é só pra enfeitar nao, nananinanao...
Tem um vinho do lado dos livros, escondi na foto, nao quero que você pense que sou  pinguca!  


Boas facas e com este formato. Adoro, porque você consegue cortar como uma profissional da culinária... acho muito boa mesmo! Ela danca na sua mao, você vai e vem, é como uma valsa linda de amor, na tábua da sua cozinha...
ai meu Deus, essa facona nao tá dando medo?? Parece uma peixeirona...
 Mas olha, ela nao é tao assustadora quanto parece, tá?

 Ervas frescas. Tenho sempre, na minha pequeniníssima e pobre horta de vasinhos :-(
E tudo do mercado (Markt,  feira livre, sacolao, seja lá como você chama o lugar onde estamos, mais ou menos "livres" de agrotóxicos e você conhece mais ou menos os vendedores).
Cara, nao consigo comprar mais nada que deveria ser fresco, no supermercado. Essa Alemanha é f * me ensina pra caramba...


Pimenta do reino só se for  moída na hora
Sabe aqueles pacotinhos com pimenta já moida?? Vixi, já aboli há anos do meu reino, minha rainha...

Esse é o supra sumo da maravilha da cozinha. Um moedor de noz moscada!!! Comprado por apenas 1 euro num Flohmarkt de rua (Mercado de Pulgas). É uma maravilha. Cansei de ver dedo sendo ralado junto com a noz :-(  
Tinha sempre pele, sangue e noz moscada misturado :-(


Apesar de adorar as ervas frescas, também nao dispenso as que estao na dispensinha da cozinha: as deliciosas ervas secas,desidratadas,  e que nao acho facilmente pra comprar em diferentes épocas do ano. Com ênfase sempre nas ervas de Provence, adoro o nome, tao chique nao?!!  




Bons óleos de oliva, de canola, de soja, acetos e vinagres de todos os tipos: fundamentais! 



 Nao sei mais o que é comprar queijo já ralado em pacotinhos. Esqueci o rumo das prateleiras no supermercado. Queijo ralado é sinônimo de queijo a ser ralado na hora,  pra mim só existe  esse pedacao de parmesao aqui, ó. É tao gostoso que nem sei explicar o quanto de alegria e prazer isso me causa. É sério!


Sal refinado nao entra mais  na minha cozinha! STOP menino! Só uso sal grosso. E ainda tem uns que sao especiais, cheios de sabores diferentes,como ervas, p. ex. 
Você sabe como o sal pode dar um gostinho todo especial na sua comidinha, nao sabe?
FUNDAMENTAL!
ps. mas use com moderacao, tá?


Por último, mas nao menos importante, MÚSICA!
Nao cozinho mais sem ela.
No meu radinho posso ouvir música mp3, aí já viu né? É cortando cebola e chorando de alegria e saudade e dancando de tamanco,  ouvindo músicas que pego na net. 
Eita coisa boa bichinha :-)


só agora que notei que foram 12 itens... abafa!

Agora é tua vez.
Conta aí o que você precisa ter na cozinha, conta, se acanhe nao, dona Maria...

Comentários

  1. Música e faca para pão, que uso para cortar tudo! Nem eu sei como consigo!!!
    Adorei as coisinhas da tua cozinha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Menina, faz uma blogagem coletiva desse assunto! Sabe como é? Todo mundo posta em seus blogs e leva aí para o Mosaico do seu.
    A Elaine Gaspareto ensina como fazer o Mosaico, vai lá. Depois me diz, eu quero participar. É muito legal! Meu email blgturquezza@gmail.com
    http://turquezzavariedade.blogspot.com

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. aaahh Turquezzinha, BC nao é comigo... até sei como fazer com os botoes do mosaico, que vc menciona, mas nao teria tempo pra organizar isso :-(

    mas nao deixa de ser uma otima ideia :-)

    ResponderExcluir
  4. Cozinhar faz muito bem! Para a alma, para o espírito,para o estômago,para o bolso e para o relacionamento de quem cozinha com amor. Principalmente quando o homem romântico surpreende a parceira com AQUELE jantar especial.Obrigado pelas ótimas dicas...Vou correndo pro fogão.Beijo de fã.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  5. Menina Nina,
    que apetrechos preciosos vc tem aí, heim?
    Só tenho alguns destes em uso diário.Sabe como é, marido nordestino tem gostos bem enraizados.
    faço já minha lista ou aguardo se a BC via sair?Me avise, tá?
    Bjkas temperadas,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Nina, as duas coisas que mais me chamaram a atenção neste post foram o vinho (AMO) e a faca. Parece de filme de terror, tipo Jason, Chuck, Michael Myers... ahaha
    Retribuindo a visita e avisando que respondi à sua dúvida, o perfil é meu mesmo, se fosse usar um avatar fake, seria alguma caricatura, não seria de outra pessoa, pois isto é crime de falsidade ideológica.
    Até mais nova parceira!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina! Vim conhecer seu blog através do blog da Bárbara! Adorei esse post! Adoro uma cozinha e tudo que você mencionou no post é também indispensável pra mim!!! Pimenta do reino, nem se fala, acho que não sei fazer nada sem colocar uma pimentinha! Mas sabe que eu nunca encontrei pimenta sem ser moída na Alemanha...talvez eu não tenha procurado direitinho, então sempre usava a moída.
    Vou seguir o seu blog e acompanhar suas atualizações.
    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Voltei para dizer que não fico sem aveia na cozinha! Gosto de colocar em frutas e em vários outros pratos como panquecas, sopas, bolos.
    Ah minha filha tem 7 anos e o menino 9. Beijo

    ResponderExcluir
  9. Ai Nina, ando nostálgica que só! Cozinhar é bom quando se tem filhos pequenos ou morando em casa e aí é aquele entra e sai pra faculdade e quando a gente consegue juntar todo mundo é um barulho só na cozinha. Se eu te contar quanto tempo tem que não faço um bolo?! O tenente, normalmente, almoça no quartel e fim de semana vai namorar. Eu saio às sete e volto às seis. O que não pode faltar na cozinha? Café. hehehe

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!!!

    Na minha cozinha nao pode faltar detergente pra lavar louça, faca e aviador de faca, tábua, descascados de legumes, pano de prato limpo e sal.


    Beijos


    Selma

    ResponderExcluir
  11. Olha Ninoca, desse jeito não vou te convidar nunquinha pra comer da minha comidinha, tá sabendo! rssss
    Cê tá muito exigente e eu ainda tô nos primórdios de uma boa cozinheira, aliás melhor dizendo, não sou muito chegada à esta arte, mas admiro, gosto de comer bem, sinto também o tempero bem preparado, mas não sou mesmo chegada aos dotes culinários.
    Tenho um montão de apetrechos, tanto aqui quanto em Petrópolis, minha nova paixão é a panelinha de arroz japonesa e uma outra, grandona e que posso fazer um prato só nela. Geralmente a uso nos domingos quando ficamos em casa.
    Você está faltando só tirar o diploma de Grand Chef com todos esses lindos itens de sua cozinha. parabéns! linda postagem!
    beijos cariocas

    (deixei uma resposta pra ti lá no meu pedaço, ok)

    ResponderExcluir
  12. Menina, olha. Faz tanto tempo que não venho por aqui, no mundo dos blogs. Mas hoje deu uma saudade, e a primeira casa que vim visitar foi a tua Nina, maravilhosa, sempre fazendo-me rir e gostar de viver. Adorei esse post. Nina, tu utilizas o facebook? se sim, gostaria de também ser tua amiga lá. Beijos querida, daqui de Belém do meu Pará.Aguardo tua resposta.

    ResponderExcluir
  13. Meninas (e meninos, óia, tem homem aqui, vixiiiii que bonitinhos :-) nao vou fazer blogagem coletiva, isso nao é pra tontinha aqui nao... tenho tres filhos, lembram desse pequeno detalhe? Fico na net na correria amena do meu dia a dia, enquanto vejo a chuva cair, o bebê brincar, sinto o cheiro da comida na panela, tiro pó de casa, limpo privada, troca fralda de menino cagao, facos as compras,lavo roupa, troco roupa de cama, planejo o proximo curso que vou fazer na cidade, entao, nao rola de planejar uma BC. Mas quem quiser fazer essa postagem no seu blog, faca, eu teria o maior prazer de ir ler, ver as fotos, e ainda coloco aqui avisando...

    Vcs viram? temos um homem que entende o poder do paladar pra conquistar, eita que eu gosto qd homem cozinha :-)

    E o Christian, ahahaha, a faca, eu sabia, ela dá mesmo mesmo, mas corta que é uma beleza :-)

    Beth sua tolinha, tudo isso aí é mt simples, o fato é que isso nao falta na "minha" cozinha, mas sou a pessoa mais facil de se fazer feliz que conheco. E pode se preparar pra nos convidar pra um rango ai no Rio, a gente vai se ver em breve.

    Musica, faca pra pao (vc ta falando daquela grande e com serrinhas Ana?) e aveia. Hmmm, tá bom, musica entao, ja me alegra, só acho que faca com serrinha, qd corta dedo de gente, dói mais que a lisa :-(

    Calu, nossa, sera que o marido é daqueles que se recusam a comer coisa nova?? ai meu pai, nao daria certo comigo :-/

    Ana, vá já procurar pimenta do reino inteira ahahaha, tem sim, em qualquer supermercado que se preze. É mt mais saborosa...
    Alias, vc ja esta morando aqui ne?

    É mesmo Pitanga, café é ESSENCIAL! piano tbm :-)

    Selmaaaaaaaa, pano de prato limpo, é isso!! Garota esperta.

    Michele, amor, vou falar contigo, peraí...

    A todos, um beijao e valeu a visita :-)

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina!
    Vixxe fazia uma cara que não comentava! Mas achei o maior barato esse aqui e vou entrar na dança: na minha cozinha não pode faltar óleo de oliva, vinagre de maçã, temperos diversos e tempero verde, virei fã de iogurte turco depois que mudei mas não dispenso o molho de tomate; macarrão (porque não há nada melhor do que pasta) e queijo! Apetrechos como uma boa faca e um ralador também né! Uma musiquinha para embalar como soul ou bossa nova - cozinhar com música é maravilhoso, dá asas a criatividade... Mas o elemento essencial da minha cozinha, o supra sumo de todos é sem dúvida... o meu amado noivo Joel! Sem ele só sou comida francesa (resté de onté e já te-vi) ou flambada (para não dizer queimada).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. hahahahaha, Maria Helena, ahahaha, amei!! E viva o Joel!

    tbm amo vinagre de maca :-)
    iogurte turco?? hmm, vou ver isso... conheco nao.

    Beijao

    ResponderExcluir
  16. Nina, eu aprendi a cozinhar morando aqui, acredita? Tenho até vergonha de dizer que no Brasil eu não cozinhava nada :-(, mentira, de vez em quando cozinhava uma massa pronta ou fazia um bolinho :-). Mas aqui me descobri, rs... Na minha cozinha, o que não pode faltar é algo bem parecido com a sua:
    *uma boa faca (e o aço alemão é perfeito né?!)
    * minha vasilha para lavar salada que é ótima porque você gira e a água escorre quase que totalmente.
    *azeite de oliva
    *descascador para legumes
    *sal grosso - comprei um do Himalaia, que é cor de rosa e é lindo!!! rs...
    *pimenta moída na hora
    *tábua para cortar carnes e legumes
    Não tenho nenhum livro de receitas, pego tudo da internet, imprimo e coloco em uma pasta. Mas livros dão um charme todo especial, vou ver se me animo a comprar um :-).Vi que vc tem o livro da Nigela, é bom?
    Adorei a sua cozinha ♥. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ninaaaaaaaaaaaaaa, ameeei esse post!

    Amo cozinha, cozinhar, ervas, temperos, novidades "culinarísticas"....

    Mas me diz uma coisa? Brincando de casinha é o blog? Ou uma seção do seu blog? Pq existia um blog com esse nome que eu amooooooooooo e que saiu do ar.... É o mesmo? PlEEEEEASE me diga!?

    ResponderExcluir
  18. oi Nina!!!
    como fiquei pra tras pra comentar, vou ser repetitiva... mas adorei ver seu entusiasmo com a cozinha... tenho alguns dos seus apetrechos também... mas não tnto temperinhos assim...
    Hum, sabe que fiquei com vontade de conhecer a sua cozinha, a cozinehira e a sua comida....
    beijosssss

    ResponderExcluir
  19. Oi Sandra, entao damos importancia as mesmas coisas :-) o livro dela é OTIMO! Comprei há 4 dias, ja fiz 5 receitas, amei todas, pelo menos ate agora.
    aaahhh o sal, aahhh eu quero!!
    E claro que acredito que vc melhorou na cozinha aqui, a gente tem que ser tudo longe de casa, tudo! Eu tbm fui melhorar agora, desde que moro aqui.

    Oi Andreia, iih que bom saber que vc é outra apaixonada pela cozinha :-) Ah eu conheco o ótimo Brincando de casinha, daquela menina no Rio certo? Mas nao tem nada com ela nao :-) É só uma brincadeirinha minha qd quero falar sobre assunto mt mulherzinha :-)

    Ué, Aninha, nao estamos tao longe e vc, querida, será sempre mt bem vinda. Venha quando quiser, mas traga a Valentina :-)

    ResponderExcluir
  20. Oie...concordo com tudo, mas eu tb nao vivo sem um bom pao de ló (acho q chama assim aquela colher para raspar o tacho?? rs..e tb nao vivo sem um triturador de nozes/temperos/etc....
    é eu acho q agente fica mais exigente na cozinha aqui...beijokas mil

    ResponderExcluir
  21. Nina, temos uma cozinha bem parecida. Eu tb adoro essa faquinha especial que corta tudo mesmo. Levei para toda a minha familia e amigas no Brasil e ela sadoraram.

    Gosto tb das ervas frescas e do sal grosso marinho na cozinha ou na mesa. Os azeites todos bem vindos...e o café moído? Faz toda a diferenca.

    Bom fim de semana

    Bjao

    ResponderExcluir
  22. hahaha Que post engracado!! :D
    Eu tambem uso vaarias coisas dessa sua listinha! O descascador de batatas e fundamental mesmo! Descasco cenoura, maca, pepino e por ai vai... sal grosso tambem uso que voce tambem tem que "moer", a pimenta tambem... O queijo nunca, mas nunca mesmo falta aqui em casa, afinal to na Holanda, ne?! rsrs O povo consome queijo com forca. Eu ralo, compro pronto, tem de tudo! Tbm uso azeite, as ervas frescas, so nao tenho esse moedor de moz moscada...achei super legal e nao conhecia... ja quero! rsrs
    Eu ainda tenho, apesar de varias latas virem com o sistema que da para puxar, um abridor de lata bem pratico, daqueles que nao precisa de usar a forca. Bom demais!
    Agora a musica, poxa que ideia legal! Vou querer um desses para por na minha cozinha tbm! :D
    bjks

    ResponderExcluir
  23. Oi MeNina!!!
    Adorei esse post! muito da hora!!! Aqui na Inglaterra o cozinha e muito simples, sem muitos temperos mas como a minha cozinha e Brazilian British!!! Eu nao passo sem um bom Azeite, Alho, Vinho, uma boa Faca e logico e panela de todos os tipos!! Adoro panela!!! kkkkkk Ah sinto lhe dizer mais o meu descascador de batatas fecha com o teu!!!!! kkkkkkkkkk
    Beijos minha uva!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário