Pular para o conteúdo principal

Lugano na Suica e Como na Itália: beleza pura!

Marido foi passar o fim de semana com uns amigos pra ajudar na mudanca de um deles que vai mudar de Como, na Itália para Zurique a servico. Entao, marido que viu o quanto eu estava cansada da última semana (tive tanto pra fazer por aqui, que até do blog sumi) me levou e prolongou o fim de semana que comecou pra gente na quinta feira passada. Fomos passear! Uma das coisas que mais curtimos fazer juntos. 
Daí, olhando pra aquelas paisagens lindas, tao lindas que chegam a me emocionar, fico pensando naqueles brasileiros que nunca nem mesmo sairam de suas cidades e adoram dizer que o Brasil é o país mais bonito do mundo e que é o melhor lugar pra se viver. Tenho um pouco de raiva de gente que pensa assim, sabe? Acho de um bairrismo tao graaaande...
Os lagos de Como (Itália) e de Lugano (Suica e parte da Itália) nao me deixam esquecer o quanto os brasileiros apaixonados podem estar enganados.

Existem sim, lugares incrivelmente lindos neste mundo, nem tudo está no Brasil

Aqui algumas fotos de Lugano, cidade super bonitinha na Suica, já na parte italiana do país. Apesar de ser na Suica, a língua é o italiano e pouquissimas pessoas falam o alemao.

As fotos estao levemente embacadas porque sobre o lago de Lugano tinha uma leve neblina. Apesar de o sol estar maravilhoso, a neblina nao saia do seu cantinho e trazia uma grande sensacao de  paz ao lugar. Os alpes sempre com suas pontinhas cobertas de neve, dao um espetáculo à parte.
As montanhas cobertas de vegetacao, me pareciam um tapete bem felpudo verde e pra onde se olha, há uma beleza escondidinha


 Já pensou morar assim? Na beira de um lago lindo e tranquilo desses, de frente pros alpes suicos?

 A parte meio azul da foto acima, é o lago... lindo!


Aqui ja estávamos na Itália, na regiao de Como. Menaggio, Bellagio, Como, Varenna... tudo lindo, tudo antigo, bem cuidado...





Enquanto meu marido tomava umas cervas, comia umas pizzas e ajudava o amigo com a mudanca, Pedrinho e eu estávamos em Bellagio, esta pequena cidade à direita. do lago, na foto abaixo. Olha,  eu garanto que as fotos que estao aqui, nao fazem juz a beleza desse lugar. É LINDA demais a paisagem aqui. Nao há nem como descrever nem como fotografar. A sensacao precisa ser vivida pessoalmente pra ser sentida. O lugar é lindo!


Eu acho que posso dizer que esse foi o lugar mais lindo que já estive até hoje e que se você quiser se impressionar realmente com um lugar, vá visitar a regiao de Como, na Itália...




Eu pensava em fazer fotos, mas com um bebê tudo fica meio difícil, além disso, o passeio de Bellagio até Como com carro ou ônibus é sensacional apesar de dar muito medo, já que o caminho é na beira da montanha, e as ruas sao estreitissimas, mas a paisagem, uau, indescritível. Nao há como fotografar, você fica só babando mesmo, no visu.

ps. é mais recomendável fazer a viagem de barco, o problema é que no inverno, quase nada funciona :-(


Lindas paisagens e café delicioso. 
É isso que sempre me faz esperar pela Itália ansiosamente

Bom, a Itália...
Agora, vamos à parte que interessa :-)

A Itália é uma das nossas grandes paixoes, tanto nossa quanto das criancas.  Todo ano vamos lá, porque é relativamente perto de onde moramos. É um país lindo, tem de tudo, as paisagens vao de praia a montanhas nevadas. Mas eu como nao perco uma chance de observar os atos das pessoas, preciso reclamar, é claro.  A Itália é linda, mas os italianos, senhor Jesus, sao complicados. As mulheres me causam ânsia de vômito, nao só pelos perfumes exagerados, mas pela enorme necessidade de aparecer. Falam como se estivessem brigando, alto e com gestos. As cidades parecem um desfile de moda a céu aberto, pra quem gosta é  ótimo, mas eu que sou simples e dou valor a outras coisas, me sinto um tanto mal vendo aquela mulherada (claro, homem também!!!) completamente dos pés a cabeca cobertos com marcas, que por sinal, nao acredito ser originais, claro, uma vez que há lojas e mais lojas que vendem produtos piratas. Os homens até sao charmosos, especialmente os mais velhos, de cabelos grisalhos e levemente longos, mas alguns se vestem tao exageradamente que só vendo pra crer. As mulheres se olham entre si observando na outra o que ela nao ainda nao possui e o que faz a outra parecer mais chique ou  mostrar ser capaz de carregar mais marcas caras do que ela própria.  As criancas de tais pais, bom, nem te conto a graca que sao com suas roupinhas mais incrementadas que as outras, sonhando um dia serem uma Suri Cruise da vida...
Existem pessoas que acham a mulher italiana muito chique, eu particulamente a acho falsificada demais. Ninguém é mais chique que a francesa, a meu ver, que quanto mais simples, mas linda e elegante parece ser.  Impressionante como a francesa tem essa qualidade. Porém, tanto a  italiana quanto a francesa nao parecem vulgar, ponto pra elas,  certo brasileirinha brejeira?! :-)

Nesse fim de semana, estava um sol lindo, um céu azul de dá gosto, chegou a fazer 17 graus onde estávamos, e adivinha o que vi?? TODO mundo com roupas de frio, casacoes de inverno super quentes e alguns com LUVAS! Luvas com 17 graus e sol brilhando? Loucura. O caso é que os italianos precisam mostrar suas "caras" colecoes de inverno, certo? Afinal o inverno deles nao é tao rigoroso. Eu tava de camiseta, louca pra tirar os casacos da Alemanha, e o povo italiano, colocando os seus....

Interessante mesmo é notar o quanto somos parecidos. Brasil e Itália. Para o bem e para o mal. Me senti sendo enganada em alguns momentos. Nao me sinto completamente segura por lá. Os italianos nao sabem informar nada! E nao sao nada gentis. 
Mas a Itália é tao encantadora quanto assustadora.
Ao chegar no hotel depois de um passeio com Pedrinho usando  um fino cardigan, o senhor do hotel pediu que eu nao saisse assim no frio "minha filha, é muito frio lá fora" tudo bem, já fazia 5 graus, ele estava certo e era  muito simpático. Ao comecar a descansar, olha que beleza,  fui às 10  e pouco da noite, desperta por uma novena!! Deus, a última vez que vi uma novena ainda era uma menina! E no domingo, fui acordada pelo sino da igreja, que tocou uma cancao!! Nunca tinha visto isso, um sino tocando uma cancao da igreja. 

Sim, encantadora Itália...

Comentários

  1. Fotos lindissimas, viu??? Que delícia de local!

    ResponderExcluir
  2. Nina querida bom dia, hoje acordei com uma saudade danada de ti amiga que a primeira coisa que fiz ao chegar aki no trabalho foi acessar o blog. Nossa que lugar lindo hem, fiquei viajando nessas fotos. Bjinhus querida.

    ResponderExcluir
  3. Ninoca que linnnnnnndas essas fotos, e sua percepção das coisa é mais linda ainda.
    Você fez uma mega falta, acredite mô bem!!
    Mas que bom estava com o maridao e filhote vivendo novas coisas e melhor dividido na volta conosco. BJS

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fiquei com vontade de visitar a Itália, só pelas fotos e descrição que vi e li. Obrigada pela partilha, espero fazer o mesmo em breve no meu blog. O problema é que não viajo muito, só na maionese... :)
    Fiquei surpresa com a descrição do povo, não fazia ideia de que eram assim, fúteis.
    Beijinhos,
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Nadja, marido é quase profi, foto é seu maior hobby :-)

    Keury, meu bem, saudade de ti tbm, me escreve po :-/

    Wilqui, vi teu bom dia no domingo, ooohh que linda que tu é, obrigada por lembrar de mim :-)


    Oi Drika, nao diria que eles sejam fúteis, talvez curtam a vida de outra maneira que pra mim,nao é mt legal. Mas como diz uma amiga, cada qual no seu cada qual, nao é?
    Eu so nao perco a chance de criticar, ahahaha

    Mas a Itália, eu recomendo sempre. País maravilhoso viu?

    olha como os alemaes vem a coisa:

    Os alemaes dizem que os franceses e italianos trabalham pra viver enquanto os alemaes, vivem pra trabalhar. Os alemaes admiram o modo de vida dos franceses e italianos, mas nao querem ser iguais. Eles dizem por ex que os it e fr tem a casa mt baguncada, mas com o visual (como se vestem) impecável, enquanto na Alemanha é o contrário. Acho que eles tem razao...

    beijinhos meninas

    ResponderExcluir
  6. Nossa Amiga, bateu aquela saudade de morar na Zoropa só pra pular no carro, dirigir uns 300 km e estar em outro país com comida, paisagens naturais e humanas bem diferentes e apreciar o caldeirão cultural.
    Lindas suas fotos, Nina!
    A da bicicletinha em Bellagio ficou sensacional!!! Que bom vocês terem curtido a viagem, fico feliz querida! Quando chegar a primavera você poderia fotografar uma flor pra mim? Sinto falta :(
    Um bjão
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina,
    Vou terminar de ler seu post em casa com calma.
    Com relacao ao layout do blog. sinceramente nao sei qual o problema.....o fundo e verde clarinho e as letras em preto...

    ----
    So rapidinho, sem querer ser bairista, eu acho o Brasil um pais lindissimo.
    O Brasil pra mim e como a musica Trem das Cores do Caetano Veloso...
    Pra mim nao existe "O pais" mais bonito do mundo, isso realmente nao existe mas que o Brasil e lindo ah isso e.....
    ------
    Nina quando eu morava no Brasil eu achava tudo la feio. Serio. Tudo era feio. Depois de muitos anos morando fora, e de ter visitado muito da Europa, eu comecei a dar ao Brasil um valor diferente. Os Europeus amam seus paises. Os franceses com todo o coco de cachorro nas calcadas e tambem os Parisienses, eles amam sua Franca. Foi isso que aprendi. Hoje em dia eu vou ao Brasil e acho que existe beleza e charme ate mesmo na Avenida Brasil.
    ----
    Vou ler o post com calma. Interesante tudo isso que voce trouxe a tona.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Nina ...
    Que lugares mais lindos meu Deus!! vc é uma privilegiada por poder estar num lugar assim...

    beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Nina!! então por isso que esta sumida... que motivo bommmm...viajar!
    Muito bom né?
    E que locais lindíssimos!!! amei os dois.
    Bom, saber sobre as "mulheres do mundo" :).
    Concordo com você sim, o Brasil é um país LINDO, mas gente (brasileiro) falando que não precisa conhecer outro local, pois aqui tem muita coisa bonita, acho isso muito despeito! Bem como você disse mesmo...
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  10. eu e meu marido sempre temos essa discussao ( discussao nao, pq nos dois estamos do mesmo lado do argumento)...

    ele fala: e isso - vc acha que e mais bonito que ... no Brasil??

    E a gente ri. pq nao existe Bahia mais bonita que a da Guanabara, nao existe rio mais bonito que o amazonas, nao existe lua mais bonita que a brasileira...principalmente pra quem nunca saiu do quintal de casa.

    ResponderExcluir
  11. Que legal. Sou louco para conhecer a Suíça. Quando faço exercícios de áudio, algumas vezes há algum suíço falando. Eu entendo a pronúncia deles bem melhor que a dos alemães e austríacos. E, como você mesma mostrou, há paisagens deslumbrantes por lá.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Nina, que lindas fotos! Que lugares maravilhosos. Tenho até uma invejinha de vc por estar aí.
    Meu maior sonho do mundo é conhecer a europa, e o triste é que mesmo que eu vá no proximo ano, sei que não vai dar pra conhecer lugares como esse que vc foi, pois a viagem vai ser meio clichezinha, sabe?
    Mas eu concordo com vc em tudo o que disse. ODEIO gente empacada. Canso de ouvir aquela frase "não tenho vontade de sair do meu país. Aqui tem coisas lindas"...
    Que RAIVA me dá escutar isso. Ouço sempre daquela mesma pessoa que não suporta mudanças do seu outro post.
    Fazer o que né? Bjs

    ResponderExcluir
  13. No Brasil não tem terremoto!!!
    Mas morre mais gente por dia em assaltos que morreu no Japão no último terremoto que teve lá.
    Quanto a beleza, são beleza diferentes, vou dizer uma coisa que com certeza vou apanhar: O mar na Italia é mais bonito que no Brasil. Vide Sicilia, Sardenha... incompáravel, já os brasileiros gostam de viver a praia, nesse caso no Brasil a faixa de areia larga permite isso, mas que o mediterraneo é mais bonito isso é.

    ResponderExcluir
  14. Lolita vou discordar de tu!! risos.
    O Mediterraneo e lindo, mas nao e mais bonito de jeito nenhum que os lencois maranhenses por exemplo...nem vem!!!

    ResponderExcluir
  15. Ei minha querida! que delícia seu relato ao meio do caminho da Itália. Já estou arrumando minhas malas para Milão e vou em abril. Vou na feira de design e depois embarco para Barcelona e Paris, claro! adorei seu texto e amei seu carinho lá no blog! Volte sempre! beijos!

    ResponderExcluir
  16. Por isso , cara Nina, como diz Amir Klink, viajar é preciso , porque temos que ver com os proprios olhos. Eu pensei igualzinho a você quando estive em Veulle Les Roses nas ultimas férias.Cada esquina que eu dobrava, perdia o fôlego com tanta beleza.
    Que lugares magnificos esses . Que fotos maravilhosas !

    ResponderExcluir
  17. Neia
    Nós fomos também passear na Italia, mas nao no lugar onde nos mostrou.
    Fomos em outra regiao.Fomos em nove cidades.
    Eu tambem achei os lugares maravilhosos, a comida deliciosa, a pitza saborosa,as igrejas divinas, mas o povo meio sem educação.
    Nos restaurantes nao podiamos pedir tudo de uma vez como fazemos aqui no Brasil, tinha de ser de um em um estavamos viajando em familia., Eramos dezesseis contando irmaos, cunhados sobrinhos e a mamae.
    Mas adorei cada pedacinho por onde andamos.
    Mas no final dos 20 dias eu queria a minha cama e como copiou papai de um doseus paseios pelas praias brasileiras.
    Dizem que ha mundos por aí , mas que me importa todo o mundo, se meu mundo todo é aqui.

    com amizade Monica
    Estava em araxa por isso nao apareci aqui

    ResponderExcluir
  18. Uauuu!!! Que lugares lindosss! Me encantei pela sua descrição. DEUS permita que um dia eu possa ver com meus olhos ^^. Muito legall

    ResponderExcluir
  19. Ninoca, que fotos maravilhosas teu maridex fez, aquela máquina dele é poderoooooosa e os lugares, claro, sensacionais.
    Eu não sou nem um pouco bairrista, reconheço que as coisas por aqui não funcionam, não tem infraestrutura para nada e viajar pro exterior hoje em dia é mais barato do que aqui dentro mesmo. Mas, também reconheço, tendo viajado para alguns lugares desse mundinho de meu Deus, que o Brasil tem uma beleza rústica, uma beleza que precisa de arrumação à sua volta, pois o povo faz o que quer, principalmente aqui na cidade em que eu moro. Onde já se viu uma favela debruçada abaixo de um dos morros mais lindos da orla carioca?
    Tudo por aqui é feito de uma maneira que deixa a paisagem natural ser comprometida, por isso achamos feio alguns lugares, mas se tivermos uma percepção mais apurada, veremos que a beleza natural está lá, incrivelmente bela, não fossem as mãos humanas e ignorantes fazendo .....
    Em breve vou conhecer esta Itália que nos falou e ver de perto esta gente bonita e barulhenta que carrego no sangue ancestral.
    um super beijo, carioca

    ResponderExcluir
  20. Lindas fotos! Eu me sinto pertecendo ao planeta Terra. Ter nascido no Brasil foi uma acidente de percurso.. rsrs. Tu já sabe que não gosto do jeito que as mulheres são tratadas aqui e como se tratam a si mesmas. Não gosto das grandes injustiças sociais que vejo por aqui. Então vou viver aqui porque nasci e criei minhas bases aqui, agora estou longe de ser fã do Brasil. Acho que em todos os países tem seus defeitos, qualidades, belezas e lado feio. E aqui é assim também.

    Sim tem muito lugar bonito fora do Brasil e nem precisa sair daqui pra ver isso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Oi Nina.Excelente post.Quando digo que tenho um sonho de viajar o mundo, ou pelo menos sair do Brasil (é,nunca sai daqui),algumas pessoas discriminam dizendo : tem tanto lugar que você nao conhece no Brasil, porque quer sair pra ver coisa bonita?
    ahfhh...o Brasil tem lugares lindos assim como o resto do mundo também.Um nao dinminui o outro.
    Esses dias sonhei com um lugar lindo, Islândia.No sonho via as casinhas bucólicas, quando acordei rí de mim mesma e pensei: como tenho o subconsciente fértil!Sonhei com um pais que nao existe(Assumo que nao me lembrava que a Islandia é um pais do Pólo).Mais tarde fui ao tio google e me encantei:Islandia existe!É linda!e tem as mesmas casinhas bucólicas que ví em sonho.
    Se eu ganhasse na mega sena adivinha o que eu faria?Viajaria para muitos lugares e umd eles sera a Islândia, conhecer a verdadeira Lagoa azul, que inclusive foi matéria do Globo.com.
    Amei a beleza, a paz e romenatismo das fotos.O mundo realmente é um lugar maravilhoso.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Nina,

    Que fotos lindas! Adorei o post! Bjs

    Sandra

    ResponderExcluir
  23. Kalita, que coisa interessante! tu nao sabia que existia uma Islandia e sonhou com ela?? ahahaha, adorei isso...

    ResponderExcluir
  24. Meninas e menino :-) obrigada pelas opinioes principalmente os comments sobre as fotos, marido ficou todo feliz ao saber que suas fotos foram elogiadas.

    ResponderExcluir
  25. Nina...ás vezes sonho cada coisa fantástica! meu subconsciente é um fanfarrão.Em sonhos visito muitos lugares lindo.Acho que é fruto de tantas leituras!
    ;)
    Sonhar com a Islandia foi bacana mesmo.E depois do sonho encontrei blogs que falam da vida na Islandia.Lugar realmente maravilhoso!Ahhh, o mundo...Deus caprichou demais!

    ResponderExcluir
  26. Maravilhosas as fotos, ôô lugarzinho bonito hein?!!
    Já quanto aos italianos... esse fim de semana estivemos em Viena e tinha muito turista italiano e dos zilhoes de outros que andavam por lá os italianos eram definitivamente os mais mal educados e "sem nocao", precisa falar gritanto dentro do museu poxa vida?! A gente perde todo o clima da coisa com gente assim...

    ResponderExcluir

  27. Amo a Itália. Tive o privilégio de conhecer a região de Como.Se existem outras vidas, acho que vivi algumas delas por alí.
    Na Suiça, estive em Lugano.
    Viajei por alguns países, e acredito que Como e Lugano são alguns dos lugares mais lindos do planeta.

    Ângela

    ResponderExcluir
  28. É lindo mesmo Angela, tbm fiquei mt impressionada com a beleza das paisagens ali. Lindissimas!!!

    Bjs pra ti

    ResponderExcluir
  29. Adorei, comentários sensatos, coerentes e você também é muito simpática!! Eu e minha família estamos planejando irmos morar em Lugano, tenho pesquisado muito!! grande Abraço, Alessandra Ferraz

    ResponderExcluir

Postar um comentário