Pular para o conteúdo principal

Aceite um elogio, porfavor!

Tem algo que realmente me inspiro nos alemaes: sua capacidade de aceitar um elogio. 
Se você elogia alguém, por algum motivo (qualquer motivo!) ele vai dizer apenas: danke! (obrigado!) e só. Até hoje eu fico esperando alguma coisa depois desse danke,  mas nao vem nada. A pessoa simplesmente aceita o elogio e pronto. Nao é incrível????
Aí você vai pensar: ai Nina, vai, deixa de ser otária. Mas nao é gente, nao é incrível? Quer ver? Olha aí pro teu lado.. elogia alguém. Vai, elogia! Você acredita mesmo que esse alguém vai só ouvir o elogio, agradecer  e pronto??
Naaaaaao, caríssimo. 

Esse alguém vai dizer que nao é bem assim,  que nao tá tao bom assim. Que nao é tao bonito assim. Que já tá velho. Que tá doente. Que tá rasgado. Que  foi mau remendado. Que tá faltando alguma coisa ali. Que foi baratiiinho. Que nao foi ele quem fez. Que precisa repintar. Que precisa voltar ao salao. Que isso que aquilo.

Eu penso que todo mundo gosta de receber elogio, nao é?!
Porque cargas d´água brasileiro nao sabe aceitar um elogio heim? Mesmo que esteja loucamente esperando  por alguém que enxergue a lindeza que ele é ou fez.
Alguém me explica?

Comentários

  1. Cheguei aqui pelo blog da Dama... Primeiro de tudo, devo dizer que te invejo imensamente estar na Alemanha, é um desejo meu um dia conhecer essa cultura que tanto admiro.
    Sobre essa dos elogios, sabe que é verdade? Outro dia mesmo escrevi sobre a minha dificuldade de receber elogios. Tô tentando me reeducar quanto a isso. Não é algo difícil, por que então dificultamos?
    É, realmente tenho que me corrigir nesse ponto...

    Belo blog! Vou tentar vir aqui sempre que possível, ando meio relapsa com a blogosfera...

    ResponderExcluir
  2. Estou me treinando pra conseguir fazer isso: simplesmente aceitar.

    ResponderExcluir
  3. kkkkk eu nao pude elogiar ninguém enquanto lia seu post, tô sozinha, kkkk entao vou fazer o texte com vc mesma, por que sei que vc ta ai dooutro lado da linha, ou melhor do blog.....
    EU AMO COMO VC ESCRVE, ADORO SEU BLOG, PARABENS....
    vou esperar o danke...volto heim..pra ver o que vc disse, rss bjs, lindona, ops elogiei de novo né dizendo que vc é lindona, kkk 2 danke agora heim? volto bjs fui...ha o fui nao é elogio, rss

    ResponderExcluir
  4. Nina, a resposta e simples:
    Falta de amor proprio.
    Nao estou falando dos brasileiros mas sim do ser hunmano de uma forma geral.
    Quando uma pessoa recebe um elogio e ao invez de simplesmente dizer obrigado, mas responde ao elogio com mil desculpas menos o obrigado e porque a pessoa nao se sente bem consigo mesma. Nao acredita que possa estar recebendo um elogio.
    Voce tem razao, muitas vezes esta na cara que a pessoa esta procurando pelo elogio, esta esperado o elogio mas nao acredita que o mereca….e simples assim.
    Ah, e antes que eu me esqueca. Muito obrigada pela sua amizade!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, pior que é verdade Nina.... brasileiro não sabe aceitar elogio! E eu sou assim, viu... se alguém me elogia, eu já vou logo abrindo um parênteses.... mas eu não sei qual é o nosso problema em relação a isso... estranho né?!
    bjo
    Ich, hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  6. Talvez nós tenhamos nos acostumado a tantas ironias e brincadeiras que queremos ter certeza se aquele elogio é real ou não. Um simples "Danke" é deveras mais poético.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina,
    Sabe que você tocou num ponto muito interessante?
    Eu aprendi numa leitura a aceitar um elogio sem responder com um outro elogio. Tipo: que lindo seu vestido. A vontade é de olhar na pessoa e encontrar algo que eu possa elogiar também, mas hoje, simplesmente aceito e digo que fiquei feliz com o elogio.
    Ao revidarmos o elogio com outro, acabamos por desmerecer o que foi dito, e pior, a gente solta um elogio meio falso, como se tivéssemos a obrigação de elogiar de volta.
    Nesse ponto, tô mais pra Deutschland que pro Brasil! :)
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Nesse ponto eu só recebo bem um elogio quando concordo. Se compro uma roupa que acho que ficou bem e alguém elogia, eu agradeço e ainda digo que também gostei.

    Mas quando a pessoa elogia algo que acho que tá uma droga, eu vou discordar e dizer que não acho que tá bom... rs. Até para a pessoa saber que estou tentando melhorar aquilo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. É pura verdade. Lembrei na hora de vários e vários elogios e as justificativas. Precisamos aprender com os alemães. Ótimo texto.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  10. Danke Wi! :-) Danke, vielen dank!
    Vc é ótima!!!


    Ai gente, eu comeco a achar tbm que isso tem a ver com baixa autoestima, pouca credibilidade em si mesmo e talvez, falta de costume. Talvez um pouco de tudo junto e o pior, um pouco de falsidade tbm, de ambos os lados :-(

    ai ai... será?

    ResponderExcluir
  11. Nao Ana, por favor, nao sinta inveja, morar aqui nao é taaaaaaaao maravilhoso assim. É bom, mas tem mt estrangeiro que sofre mt, com saudade de casa. Depende de cada um sabe? De como a pessoa encara sua estada em terras estrangeiras... nem tudo sao flores, mas elas tbm estao pelo caminho, algumas vezes com espinhos, outras, sao so perfume... enfim.

    Um bj pra ti e pra todos que leem quietinhos, que comentam, que vem rapido...

    ResponderExcluir
  12. Nina, sou muuuito assim!

    Sempre dou uma explicação ou faço uma observação após agradecer o elogio! Sempre!!

    Infelizmente não sei explicar o porquê! Creio que seja cultural.

    beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oieee....faz tempo q nao apareco...mas sabe gostaria de te fazer um elogio...rs...de verdade, ja segui muitos sites de pessoas q moram foram do Brasil (nao só na Alemanha) e adoro entrar aqui e ler seus posts e suas observacoes sobre a nossa vida aqui na Alemanha...vc tem um jeito muito especial e equilibrado de analisar cada momento/vivencia q passa aqui....continue assim...beijokas apertadas....

    ResponderExcluir
  14. Oi Ellen, mt obrigada até mesmo por entender o que escrevo,tem gente que acha que sou dura demais com os conterraneos :-)

    Um bj e volte sempre

    ResponderExcluir
  15. Nina, Nina, quanta saudade !...
    Não saber aceitar um elogio com um simples "obrigada", denota falta de autoestima. Se alguém diz :-Que vestido lindo! A gente logo mostra um remendo, diz que é emprestado ou que esta um pouco apertado.
    Bom te reencontrar .
    Monte de beijos

    ResponderExcluir
  16. É verdade Nina.
    Eu sempre tenho um 'remendo' após agradecer o elogio.
    Se so agradecer, fico um pimentão de vergonha.

    Não sei se é baixa estima nao, acho que é mais costume mesmo. Vou reparar e tentar so agradecer, ahaha.

    Algumas vezes vem de quem você acha que está sendo falso, outras vezes porque vc nao acha que merece mesmo aquele elogio. Sei lá!
    Complexo isso, vamos estudar a respeito, ahahahaha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário