Pular para o conteúdo principal

Renascendo com a primavera

Nao existe nada melhor quando se vive num país frio do que quando o inverno ainda está presente no ar e no caledário e de repente, os primeiros sinais de primavera vao comecando a surgir. É de uma maravilha tao grande,  que só sentindo e vivenciando pra entender sobre o que eu falo. As primeiras florzinhas, pequeninas, vao surgindo nos jardins dos vizinhos, na ruas, nos caminhos das ciclovias, o marido traz as primeiras flores pra arrumar a casa, a temperatura dá uma leve subidinha,  as janelas se abrem por mais tempo durante o dia, o dia clareia mais cedo e escurece mais tarde, o sol parece ser mais claro, forte, vibrante, dourado, o céu mais azul, as pessoas nas ruas trazem outra impressao nos rostos, trazem um sorriso a mais que parecia estar escondido até esse momento, as luvas, os gorros, os pesados casacos e grossos cachecóis sao deixados em casa, as meias calcas por debaixo das calcas compridas e os sapatos pesados de inverno também, os pássaros comecam a ressurgir e cantam, saindo do esconderijo que representa o inverno rigoroso, as criancas comecam a brincar nas ruas, as pessoas já colocam seus óculos escuros, os cabelos claros ficam ainda mais dourados, as bicicletas ressurgem com mais vigor, no inverno  você vê quatro, cinco,  e de repente sao várias, as sorveterias reabrem lentamente, as cadeiras dos bares e cafés sao colocadas pra fora pras pessoas ficarem ao ar livre enquanto sentem o sol no rosto, surgem os primeiros "Flohmarkt" ou seja, os mercados das pulgas (feiras de antiguidades ou simplesmente coisas usadas ou nao, que sao expostas nas ruas e parques pra vendas, que sao muito em conta!), as pessoas ficam ansiosas olhando a previsao do tempo e se alegram muito quando sabem que amanha o dia será ainda mais bonito que foi o de hoje,  enfim, sao muitos os sinais do país se preparando alegremente pra receber a mudanca de estacao, a primavera finalmente! 



Você fica simplesmente, mais leve, em todos os sentidos! É extraordinária, quase indescritível essa sensacao maravilhosa de sentir a chegada da primavera após um longo inverno. É como se todo mundo recebesse uma nova couraca, ou na verdade, melhor falando, é como se todos tirassem a velha e dura couraca que carrega no inverno pra ficar livre e leve e sem aquele peso que vem carregando durante toda essa fria estacao. Fica tudo mesmo, mais bonito. Tudo renasce. Até agora, as folhas verdinhas e novinhas ainda nao brotaram nas plantas que as perdem no inverno, mas logo logo elas virao, e vai ficar tudo ainda mais bonito. O velho caminho cheio de galhos seco e  meio mortos até o cinema, o correio, a escola, o ponto de ônibus vai ficar verdinho com jeito de novo... lindo, lindo! 

É só isso, acredito eu,  que me faz suportar o inverno. Essa certeza de que o clima vai melhorar, de que a rotina se instaura lindamente também na natureza. Afinal, depois do inverno vem a primavera... e essa beleza de rotina é tranquilizadora e bonita demais! 

imagens, daqui
E é isso que me faz acreditar que as coisas que parecem muito complicadas num dia, ou num tempo, podem melhorar num outro. É tudo uma questao de paciência e crenca no amanha. Sei o quanto isso parece piegas, mas é bem assim mesmo. Assim como as estacoes mudam e trazem consigo uma nova beleza e energia, assim somos nós e assim é o mundo, a vida. 

Nao pense que seu problema permanecerá eternamente num inverno rigoroso, pense nele como algo que precisa desse tempo. Pense em você como parte da natureza, que precisa passar pelo inverno frio, de vento cortante, que precisa perder as folhas,  pra renascer linda, leve, exuberante na primavera. 

E nao esqueca: "tudo é uma questao de manter a mente quieta, a espinha ereta e coracao tranquilo".





Obs. Moro aqui há 5 anos e toda chegada da primavera é assim pra mim, como se ela fosse vista pela primeira vez na vida.
E ó, venho do Amazonas, nao temos isso na minha terra, lá é só quente sempre,  por isso, a felicidade e surpresa de todo ano :-)

Comentários

  1. Oi Nina!!!
    Que texto lindo!!! Concordo com cada palavra, acho lindo cada troca de estação, o verão é a minha estação preferida mas acho a primavera sublime, sua descrição ficou tão perfeita que me deu até saudade da primavera... aqui entramos no outono e isso quer dizer que o frio está chegando... e eu tenho pavor do frio...
    Bom fim de semana!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Essa menina tem sempre um texto lindo!
    adorei!
    E você tem toda razão, a gente tem que se envolver com a natureza, pois assim a cada nova estação entramos juntos com elas.
    um beijo grande carioca, primaveril

    ResponderExcluir
  3. Que mudança, do Amazonas para aí! Deve ser, realmente, difícil suportar o inverno. A primavera européia é bem diferente da brasileira, pois aqui tudo está sempre verde e lá não, as flores aparecem e a natureza florece, como você descreveu, e isso é lindo de se ver. Aproveite!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  4. Temperaturas extremas sempre são angustiantes!

    Como no Brasil não temos essa inverno rigoroso e o que mais sinto alívio mesmo é quando saímos dos verões escaldantes. Para mim é um alívio, porque simplesmente odeio calor. Mas não gostaria de morar em lugar que neva, acho que o cenário com neve fica triste. Por isso imagino o alívio para vocês quando entram na primavera.

    (Estou supondo que o lugar que mora tem neve... rs)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina,bom dia !!!
    Texto maravilhoso...viajei...fiquei completamente dentro do que vc descreveu...
    Ficamos hibernando mesmo,e se não tomarmos cuidado, fica até meio complicado de sair dessa hibernação...!!!
    Lindo fim de semana para vc e família.
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Para mim Nina, e a melhor estacao! E de renascimento, de forca, de tudo o que voce falou lindamente! E nao e so voce que suporta o inverno pensando a frente nao... rsrs... o/ Eu tbm! hahah E acho que muitas pessoas por aqui tbm. Como eu falo para Ruben, inverno e otimo por um mes, depois caaaansa.
    Ainda assim, e maravilhoso essa troca de estacoes, e muito espcial e realmente cada uma influencia a vida das pessoas. E muito bom tbm as pessoas terem a introspecao do inverno, se voltarem para si. Mas a primavera... Ahhh a primavera! Ela tem sim toda a graca! Amo mesmo! E seu texto e lindo de viver, como a primavera.

    bjinhos mil e otimo fds!

    ResponderExcluir
  7. baudalola.wordpress.com25 de mar. de 2011, 14:20:00

    Olá Nina, postei hoje sobre a mudança de estaçao. Só quem já viveu estaçoes definidas é quem sabe o valor dessas mudanças.
    http://baudalola.wordpress.com/2011/03/25/quando-o-inverno-chegar/

    ResponderExcluir
  8. Que post lindo amiga, viajei enquato lia. Quando criança eu lia nos livros sobre a primavera e ficava sonhando, e esperando a mesma chegar. Imagina primavera aqui no Amazonas, onde so temos verão, só mesmo na minha cabeça, hehehehe.
    Bjus amiga

    ResponderExcluir
  9. Olá querida Nina!
    Adorei o texto, concordo com vc a primavera é maravilhosaaaaaaaaa... Achei D+ como vc comparou a nossa vida com as estações do ano, é isso mesmo, todos nós passamos por momentos felizes e difíceis, mas sempre temos que lembrar: depois do inverso rigoso (neste caso comparo c/ os momentos difíceis), vem a primavera, sempre!
    Um grande bjo, fiquem com Deus!
    Juli

    ResponderExcluir
  10. Ops... uma correção no comentário de cima.
    ...depois do INVERNO RIGOROSO e não "inverso rigoso".rs rs

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  11. que gostoso de ler seu texto....senti a mudança de estação acontecendo .mesmo porque no Brasil estamos começando o outono que é o clima que mais amo...flores,sol mas o calor e ameno e vc tem a liberdade de andar pelas ruas,passear ao ar livre como gosto de fazer.Posso imaginar a importância para vcs que vivem num inversno tão forte com neve durante longo tempo....o aparecimento do sol deve mesmo ser uma coisa especialíssima....e assim como nossos problemas...comparação certíssima...que o sol brilhe muito para vcs ai longe Nina.abraços

    ResponderExcluir
  12. Nina
    E este mundo feito por DEus é memso muito maravilhoso. Enquanto voce agradece as primeiras flores da primavera, nós aqui do Brasil agradecemos ao outono que nos deixa melancolicos pois o verão foi embora mas nos encanta com as arvores caindo e o ventinho aparecendo. Enquanto acho que em Portugal comemoram a chegada da estação com festa e feriado.
    E o mundo gira gira...
    E nos encanta!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Adri, como vc comentou, é uma mudanca mesmo mt grande.

    Qd cheguei aqui meu marido disse que normalmente 3 anos bastam pra o estrangeiro se adaptar ao frio. Eu confesso que nao gosto de inverno, mas foi de fato surpresa que notei que no último inverno estava usando bem menos roupas por baixo do casaco. Antes usava uns milhoes de pulovers, agora, era só um mesmo! Isso eu nem tinha notado,mas a gente acaba se adaptando mesmo e o interessante, quase nao usei luva esse inverno, item que nao faltava nos primeiros anos de Alemanha. O ser humano se adapta a tudo mesmo.

    Sim, Dama, aqui neva, mas a regiao que moramos neva menos que em outras regioes do país, dizem que é a regiao mais ensolarada da Alemanha.

    Pois é, como a Eva e a Bia falaram agora sao vcs no Brasil que estao entrando na estacao mais fria, né? Aproveitem meninas! Tbm amo o outono, é lindo!!! Mas amo mesmo a beleza da primavera e a alegria do verao, pelo menos aqui :-)

    Juli e Keury, minhas duas queridas amigas, amo mt ver vocês duas aqui.

    Lola, vou já ver no teu baú...

    Chris, vc falou uma coisa mt certa, o povo fica mais introspectivo no inverno, é como se isso fosse necessário, né?!

    Obrigada Beth e Vania, vcs sao uns amores de gentileza, sempre!

    Monica, vc virou poeta?? escreveu bonito...

    Sabe que hoje fez 22 graus e um sol lindérrimo!!!!!!!!!! ai que dia maravilhoso.

    ResponderExcluir
  14. Nina,
    Vivenciei o milagre da primevera ano passado em Dresden, e compartilho todos os sentimentos que você descreveu com a maior das propriedades!
    A gente renasce junto com as flores, com o verde... É muito bonito sentir isto, foi muito especial pra mim!
    Que muitas flores venham ao seu encontro minha querida!
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  15. Ola, Nina.
    Parabens pelo post - lindo. Adorei seus dois blogs e fiquei encantada com a sua filha. Quem sabe qualquer hora ela escreve um texto pro meu blog contando sobre a adaptacao na Alemanha?
    Deixei uma resposta para o seu comentario la no Filhos Bilingues. Bjs. x

    ResponderExcluir
  16. realmente....Por aqui, a coisa anda bem complicada...nada de paisagens lindas ou flores nos jardins...A neve ainda nos intimida..kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário