Pular para o conteúdo principal

Minha nova paixao: A super Nanny!

Podem me recriminar! Mas estou apaixonada por ela, a Cris Poli! Gente, que pessoa interessante, tao cheia de carinho... 

É assim ó, eu detesto televisao! Nao gosto mesmo, mas tem alguns programas que eu curto. Nao achei a Super Nanny brasileira na TV, nem sei se ainda passa aí no Brasil, eu a descobri na internet e adoro ver os seus vídeos com as famílias que tem a sorte de terem sua assistência. Eu já assistia a série com a americana e aqui tem também a Super Nanny alema, mas sinceramente, sempre achei as duas muito sem graca, sem muita emocao... mas a nossa "brasileira" é muito especial. Ela passa um carinho tao grande pra gente que assiste, parece uma maezona, daquelas que critica, que briga, que mostra os erros, mas logo depois, ensina, ajuda... quer dizer, dá as ferramentas. Aahh to adorando conhecer. Acho que ela parece uma pessoa tao amorosa.  E claro que algumas vezes eu me acabo de chorar com as cenas que vejo, às vezes pela situacao triste que os pais colocam seus filhos, às vezes, pela emocao do "reencontro"... ooh sao tantas emocoes.. choro feito boba!

Olha, se você acha o programa a maior baboseira, fica à vontade pra me xingar, mas se você é mae interessada em se melhorar na sua funcao, você sabe exatamente do que estou falando, nao sabe? É claro que podemos discordar de algumas técnicas dela, mas tem muita coisa útil ali.

Mas nao to nem querendo falar da Nanny Cris Poli na verdade, mas de algumas coisas que to notando nas famílias que ela andou visitando. Tem uma porrada de coisa que a gente observa, mas eu vi 3 coisas que muito me saltaram aos olhos e que quase toda família fazia, que sao:

A mae reclama que seu filho nao come direito:

Gente, como é que menino vai comer na hora que tem que comer se ele tem a sua disposicao doces distribuídos pela casa toda? Onde os armários sao repletos de porcaria ao alcance das criancas? Onde ele sempre pode dar uma beliscadinha antes da refeicao? É claro que quando chegar a hora da bóia, molequinho vai estar sem fome. Outro dia tava vendo uma mae falando que a crianca só queria comer doce, e ela nao entendi o porquê. Entao,  ela mostrou a mamadeira, e dentro tinha adivinha o que? coca cola! Outra tinha leite com acúcar, aaah faca-me o favor, né mae? Tá reclamando de que menina??? Você incentiva seu filho a comer porcaria e depois fica criticando porque o pobre nao come comida???
- As famílias nao se sentam juntas nas refeicoes:

É impressionante notar isso, como cada um come separado do outro, um fica no chao, outra na sala vendo TV, outro na escada, meu Deus, que horror! Que falta de respeito e amor pela família! E aqui tenho que fazer uma observacao pessoal: Quando meus filhos ainda eram muito pequenos, sempre incentivei que eles comessem sentadinhos à mesa com a gente, com seus garfinhos  e faquinhas, sempre comemos em família, juntos, mas uma coisa só aprendi aqui na Alemanha: só levanta da mesa quando todos já acabaram sua refeicao. E isso vale pra todo mundo que estiver à mesa. Aqui é falta de elegância, educacao e respeito com o outro acabar a refeicao e se levantar pra fazer qualquer outra coisa deixando-o sozinho comendo. Totalmente mal visto!
Me impressiona ver as pessoas divididas pela casa na hora da refeicao, cada um com seu prato, mesmo tendo lugar à mesa. Impressionante o distanciamento familiar que existe, impressionante, já vi nesses programas, crianca sendo colocada pra comer sozinha na mesa enquanto a mae ia dar na boquinha da outra crianca, no chao da sala vendo TV... meu Deus, que horror!

As criancas vao dormir muito tarde no Brasil!

Tenho visto criancas indo dormir mais de 11 horas da noite nesse programa, que é isso minha gente??? Já vi casos em que os  pais vao dormir e as criancas ficam sozinhas, umas até vendo TV ou  usando a internet, sozinhas! sem vigilância alguma ou criancas andando como um zumbi pela casa, de madrugada! Isso é uma coisa que nao existe aqui! Crianca na Alemanha vai pra cama muito cedo. Eles dao muito valor ao sono da crianca, dizem e tem razao quanto a isso, que a crianca precisa de tantas horas de sono por dia e se ela nao tiver essas horas de sono das quais precisa, elas tem um dia menos produtivo, ficam sonolentas, sem pique. Aqui, todas as escolas funcionam somente na parte da manha, entrando pela tarde, exatamente porque sabe-se que é o horário em que a mente está mais desperta e alerta. 
O horário de ir pra cama é baseado na idade dos pequenos, quanto menor é a crianca, mais ela obviamente, precisa dormir. 
É uma questao de ritual mesmo! 
No início quando cheguei aqui, estranhei muito, porque no Brasil  meus meninos iam pra cama cedo, mas nao tao cedo quanto aqui. Cheguei a pensar que os alemaes queriam era ficar sem ver menino por perto, por isso expulsava pro quarto, mas eles tem razao! Vejo muita diferenca com o Pedro, por exemplo, desde que  adotei a técnica do ritual papinha e caminha, ele dorme todo dia sozinho, um pouco antes das 19:30, acorda por um curto período às 23:00 e vai quase direto até mais ou menos umas 7 horas da  manha. Laura que tem 16 anos, vai pra cama por volta das 21:30, 22:00hs e Joao, com 14 anos, vai dormir às 21:00 hs mais ou menos. 
Eles dormem mais, acordam mais dispostos. Reclamam é claro que nao conseguem dormir rápido mas estao bem mais adaptados. E eu aproveito esse tempo sem menino aperreando pra cuidar um pouco de mim e fazer minhas coisas também... Gente, crianca nao pode virar a noite, nao pode dormir quando quer, nao pode ir pra cama meia noite ou mais, isso tá errado! Tá errado!

E por último, uma coisa que notei nos programas da maravilhosa Nanny e que, sim, sim, eu sei,  sei, você já sabe disso, mas nunca é  demais alertar:  tem crianca brincando de joguinhos de playstation que nao sao, definitivamente, indicados pra sua idade! Maes do céu, nao comprem jogos pra videogames que nao sejam adequados a idade de seus filhos!!! Isso vale também pra DVD´s! Leia a instrucao do limite da idade e pelo amor que você tem ao seu pequeno, aprenda a respeitar isso. O que você pensa estar passando ao seu filho quando burla tais regras? Se existe esse limite, existe também uma razao pra isso. O assunto é sério! Vi um menino de 8 anos brincando com um violentíssimo jogo indicado pra maiores de 18 anos! E os pais nao faziam nada quanto a isso...
Meu filho chegou aqui com jogos de PSP comprados pelo pai e a imensa maioria era inadequada pra ele, guardei tudo comigo! Ele nao brinca, nao brinca, nao brinca com aquilo, e pronto! 
Quem é que manda na casa afinal?
Você ou seu filho?

Puxa, espero que esse programa ainda passe no Brasil, acho que a linda Nanny tem tanto pra ensinar... tantos pais que precisam entender que tem muita coisa errada...ohh meu Deus, como tem... e tá comecando com eles mesmo, é claro. Eu  tento aprender todo dia a ser uma melhor mae pra meus filhos, e a nanny tá sendo mais uma ajuda nessa busca... agradecida Super Nanny!!


Comentários

  1. Nina, ainda passa sim e acho que é aos sábados á noite. Vi esses episódios que vc descreve. O dos doces, o dos vídeos violentos que os meninos assistem com ou sem o pai...É uma tristeza! Há mães que acham que o filho vai se partir ao meio ou não vai crescer se ouvir um sonoro NÃO! Eu já penso que um NÃO, de vez enquando, (seguido da devida explicação) ajuda a crescer. Agora, também há em "última instância" a psicologia aplicada. Sabe? Aquela dos cinco dedos com a mão aberta, na bunda. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Acho alguns conceitos da Super Nanny horríveis, mas outros sensacionais...
    Quanto ao horário de dormir... em casa minha filha de 3 anos vai para a cama às 18.00h, lê uma historinha comigo e 18.30h já está de luz apagada roncando! Acorda para ir para a escola as 6.30h. Funciona que é um show. E, nos finais de semana, quando dá 19.30h já está na cama.
    Não gosto nem nunca gostei de criança indo dormir às 11 da noite, ficando na frente da TV ligada até altas horas, vendo programa de adulto porque, vamos combinar, poucos adultos topam ver Discovery Kids ou similar até 11 da noite, né?
    Aqui em casa sou chata, chata mesmo. Minhas amigas me acham chata com a coisa do horário. Todo mundo me acha inflexível. Acham que eu exagero e que é um absurdo minha filha ir dormir antes do sol se por. Não ligo a mínima. Quem vai ter que lidar com Alice no dia seguinte sou eu, eu sei que ela precisa estar descansada para ficar tranquila.
    Mas são incontáveis críticas de que, com isso, não estou adaptando minha filha a um horário razoável...
    é... cada um na sua, mas desde que me deixe na minha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nina, nunca assisti a nenhum episódio! Quando morávamos no Brasil (somos todos de Curitiba, meu marido e 3 filhos) os pais de alguns amiguinhos de meus filhos odiavam!
    Meus filhos agora já estao grandes (20, 16 e 10 anos), entao, acho que nunca vou assistir mesmo a Super Nanny. Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Nina, também adoro a Super Nanny e eu e meu marido acompanhamos alguns episódios na internet. Uma pena que programas que poderiam ajudar na educacao dos pais e filhos brasileiros nao tenham a mesma aceitacao e espaco que programas que só deturpam valores, como o BBB.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina, bom dia !!!
    Então...fiquei aliviada em saber q não fui uma tirana na infância e adolescência dos meus filhos !!!
    Hj são adultos e nunca me cobraram as "minhas regras" do viver c/ saúde e educação...alivio total !!
    Conforme foram crescendo fui aliviando horários,saidas e alimentação e "aparentemente deu certo"!!
    Qdo começou a passar super Nany aqui no Brasil,os meus filhos já eram adultos mas gostávamos de assistir e gerava boas conversas sobre tudo q acontecia no programa,uma caixa de surpresa boa,issso sim!!
    Um bom fim de semana p/ vc e família.
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina,

    Concordo com você! Adoro a Super Nanny (brasileira e americana) e acho que temos muito a aprender (prestar atenção) com elas.
    Meu filho é bebê e costuma dormir bastante, mas ainda acorda muitas vezes para mamar: dorme as sete, acorda por volta das oito,mama, dorme as nove, acorda as onze, mama e dorme direto até as quatro, mama e dorme direto até as oito...
    Ainda coloco ele na linha!!!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  7. Nina
    Mamae e eu assistimos algumas vezes. E interessante o jeito que aborda os pais.
    Tenho uma prima que tira bastante sugestões para criar suas duas filhas.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina!!

    Até um tempinho atars passava aqui sim.Hoje achoq ue não está passando!De fato é muito bom o programa ,vários ensinamentos!

    Apesar de ainda não ter filhos ,tenho um irmaozinhoe terei meus filhinhos um dia!

    Beijinhos!!!

    Thaís M M
    thaism.m@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nina!
    Eu também que não sou nada televisiva, gosto de certos programas e um deles é este que você conta aqui.
    Aliás, eu sempre vi o da Nanny inglesa ou americana, sei lá! Mas, já assisti também o da nossa brasileira e realmente ela é carismática e uma pessoa muito simpática e agregadora.
    Este programa já não serve mais para me orientar, já que o filhote tem 26 anos, mas se tivesse quando ele era pequeno, seria uma telespectadora assídua, pois ela dá dicas preciosas.
    E você está de parabéns do modo que orienta e cria seus filhotes.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  10. Nina,
    Aqui passa pelo SBT.
    Não temos filhos, mas marido asiste todo santo sábado, acredita?
    Vou perguntar a ele por que...
    Ela é psicológa, acho que é argentina, e é muito carismática mesmo.Acho que no site do SBT tem os vídeos do programa...
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  11. Olá querida Nina!!!
    Apesar de não ter filhos (ainda..rs) eu adoro assistir Super Nanny, mas nunca assisti Cris Poli... eu sempre assisto com a Jo Frost... gosto muito dela, sim ela é durona às vezes, mas somente quando é necessário ser... algumas amigas minhas que são mães me disseram que mta coisa que ela fala não acontece na prática, não sei, mas acho que dá sim para colocar em prática várias técnicas que ela apresenta na sua série... Acho a Jo Jo (Jo Frost) maravilhosa!!!
    Bjs!!!
    p.s: nossa, estava louca p ver o que vc ia postar... rs

    ResponderExcluir
  12. Olá Nina menina, quanto tempo!!! Faz tempo, sabe que ando amando a Super Nanny e uso algumas técnicas aqui em casa... Dão certo... Bjkas!!

    ResponderExcluir
  13. Também assisto e fico horrorizada com o que vejo. Ontem mesmo passou um caso de uma mãe que não daria conta nem de um filho e ela tinha 4... menina fiquei horrorizada sabe o que ela fazia para fazer com que as crianças ficassem quietas colocava para assistir filme de terror.
    Enfim,
    Beijos, muitos procê!

    ResponderExcluir
  14. Nunca vi o programa Nina, mas já folhei o livro da Cris Poli na livraria...
    MEus filhos sempre comeram no mesmo horário que eu, sempre, a não ser quando eram bebezinhos que comiam papinha diferenciada e na hora do almoço da familia já estavam dormindo... Mas quando estavam acordados sentavam no cadeirão e ficavam junto com a gente. Desde sempre se comportam muito bem a mesa, usam garfo, faca e guardanapos direitinho.
    Tenho doces espalhados pela casa, mas como não temos o hábito de comer, uma caixa de bis(se maridones não ver), dura meses.
    Eu acho sim que criança brasileira dorme muuuito tarde, e eu tento de tudo para colocá-los na cama mais cedo, até porque meu dia só termina depois de colocá-los na cama, o mais cedo que consigo é 21:30. Mas as 20:00 já diminuo todo tipo de "distração". O problema atual é que voltei a estudar, e não sei se acontece com você(ou já aconteceu), pai sempre tende ir pelo lado mais fácil, deixa a corda frouxa e os meninos aproveitam.
    Tem outra coisa que eu não aplico aqui em casa, ser amiga de filho, cara, sou muito chata com isso, filho é filho e mãe é mãe, eles ainda não tem idade para ser meus amigos, tem que ter o respeito e o limite. Coisa minha sabe?
    Esse lance de jogo é complicado.
    A Amanda ganhou no natal o The Sims 3, o Caio ficou super empolgado e querendo para ele também, juntou dinheiro e semana passada fomos no Shopping comprar, na real não acho o jogo nada demais, monta-se familia, cria-se tudo(esposa, marido, filhos, profissão). Maridones vetou, disse não porque rola "sexo". Mas na mesma noite chamou Caio para assistir Tropa de Elite 2(?!), tem cabimento? Crise em familia na hora hehehehehe
    Eu tenho a vantagem que o Caio é cabeça boa, ele mesmo conhece os limites dele e a gente nem precisa ficar muuuuito em cima. Mas é dificil.

    Beijins

    ResponderExcluir
  15. Acho ótimo que mostrem que as crianças são realmente, um espelho dos pais...Com raras exceções, elas aprendem pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo. Precisamos mesmo desses "toques" às vezes...


    Beijo, querida!

    Rê.

    ResponderExcluir
  16. è Nany é Super mãe.
    Já que as mães parece que desaprenderam Ser.bj

    ResponderExcluir
  17. Sempre temos muito a aprender e programas como esse são extremamente úteis para identificarmos os nossos erros e melhorar.
    Obrigada pelo carinho lá no blog, tenho certeza de que Deus nos dará força nesse momento e as minhas amigas da blogsfera, incluindo você, tem sido um grande conforto!
    Beijo grande
    Adri

    ResponderExcluir
  18. nooosssaaaaaaa vou correr e assistir os videos dessa fada madrinha! to demaaaais precisando! valeu! to seguindo vc! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário