Pular para o conteúdo principal

Feche o blog e abra um livro!

"Queria te pedir uma coisa que fiquei apaixonada, será que eu podia colocar na minha barra lateral tbm essa menininha lendo um livro, tipo assim como se fosse uma campanha criada por vc ? prometo que coloco os créditos heheh!! achei lindo nina, sabe que eu sou fã do teus desenhos né?
Mas se vc não se sentir a vontade por favor fique tranquila de recuasr viu, vou entender..."

Claro que pode Clara querida, e já que você comentou...

Eu fiz esse desenhinho da menina feliz que tá aí do lado esquerdo do blog, porque ando meio chateada sabe??
Você já parou pra pensar em quantos blogs a gente passa a acessar, ou o quanto de tempo a gente passa na internet e quando nos damos conta, o tempo passou voando? Ou a comida queimou no fogão, ou talvez, nem mesmo lembramos de cozinhar? Ou quanto de tempo passamos em frente à tela e longe de nossos filhos, ou familiares, amigos? E o que é mais intrigante, o quanto de bobagem lemos e fazemos na internet e usamos o nosso precioso tempo com essas coisas? Antes a TV me irritava,  e continua me irritanto. Eu confesso:   detesto televisão! Porque eu via passar o dia todo e eu só conseguia ver que nada eu havia aprendido, tanto era o tempo gasto em frente a TV,  observando a cegueira que a tv causava nos outros, perdendo tempo vendo novela atrás de novela, as pessoas começavam a ver  uma da tarde, depois emendava na Sessão da Tarde, depois Malhação e engatava com todo o resto das 3 novelas em série, ainda correndo o risco de assistir a mais nova Minissérie,  ou a porcaria, imundice, nojeira, estupidez, a imbecilidade e o "caralho" a quatro,  do Big Brother, ou outra palhaçada qualquer que a senhora Globo transmitia). Hoje, eu vejo o computador roubando o nosso tempo. E o mais desagradável é notar que a imensa maioria do tempo que passamos na net, é pra fazer NADA que preste, nada que nos acrescente! Olha, eu sei, eu ouço isso constantemente dos meus filhos, sei que hoje os tempos são outros, que criança conectada é o fututro e coisa e tal, mas ainda acho que tudo é um exagero.

Falando de blogs, você já olhou profundamente pra eles?? Já percebeu que muitos deles não nos fala absolutamente NADA???

Sim, eu sou uma blogueira estranha! Reconheço. Tenho um blog e sugiro a quem estiver passando por ele, fechá-lo um pouco e abrir um livro... mulher estranha essa Nina, pode ficar à vontade pra me xingar!

O problema é que ando movida pelo que vejo nos trens daqui. Desde menina gosto de ler, passei mais tempo da minha juventude entre quatro paredes, sonhando com minhas leiturinhas. Mas o que vejo aqui na Alemanha é de deixar qualquer um bobo. Se você pega um trem, um Straßenbahn (bondinho), um ônibus, se você passa por uma pracinha, por um café, enfim, não tem uma vez que você não veja que a cada dez pessoas, oito estejam lendo um livro!

Eu ainda me permito me emocionar com isso... se na minha terra eu visse uma pessoa num ônibus lotado  lendo, seria só ela que estaria fazendo isso.

É, é isso. Se você quiser fazer parte de mais uma das minhas "Campanhas do Eu Sozinha", feche o blog e abra um livro.

Juli, minha querida amiga, você vai adorar relaxar lendo um bom livro!  Afinal, livro é como um vício (bom), quando você começa, não quer mais parar :)
* * *
Uma das muitas coisas boas de ler é que quem lê bem, escreve bem. Agora, passando os olhos pelo meu texto, achei um bocado de erro de concordância... vou contar pra ti um segredo, ando pensando tanto em alemão, que já comeco a trocar tudo.. preciso ler mais, né?

Comentários

  1. Nina, livros são minha paixão, você sabe.Os grandes clássicos mundiais li antes dos doze.Aliás aprendi a ler sozinha, aos 5 , de tanta curiosidade que os livros me davam.Quando fiz enxoval para meus filhos, junto com roupinhas, sapatinhos e estoque de fraldas, também comprei livros que gostaria que eles conhecessem :Flicts,O Menino Maluquinho, Chapeuzinho Amarelo,O Pequeno príncipe e tantos outros.Acho que gostar de ler já nasce com a gente, é uma característica como a cor da pele.A Valon não é apaixonada por livros como eu fui e o Jujuba por enquanto só gosta da Turma da Mônica, o que não deixa de ser bom, afinal, pode ser um começo.Eu já li muito fotonovela e Sabrina na vida.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nina!
    Chiiiii, sou igual a amiga acima, a K, também li muita fotonovela e Sabrina na vida.
    Percebo esta falta de hábito no Brasil e fico triste também, falei até estes dias atrás sobre isso.
    Veja aqui:

    http://supremamaegaia.blogspot.com/2009/10/alice-numa-paisagem-chuvosa-e-triste.html

    Também gosto de ler a blogosfera, tá cheia de gente qu escreve coisas ótimas ou mostram textos interessantes.
    Muito fofa tua bonequinha mesmo.

    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
  3. Eu vou pegar a bonequinha já!

    Como você sabe, comecei a ler pelo menos um livro por mês desde que te conheci e conheci a Carol e desde então me viciei. Esses dias eu andava tão tristinha e eu não sabia o motivo até que descobri que foi falta de ler, aí, pela pimeira vez comprei um livro pra mim e fiquei feliz,feliz.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado querida Nina, vc é um doce.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Olá Nina, achei bem interessante seu ponto de vista. Eu Tambem acredito que se dispormos mais tempo a leitura de um livro, ganharemos muito , entretanto considero os blogs de igual importância. Como estudante digo a voce que tem coisas que eu não encontro nos livros de mais de 500 paginas que carrego nas costas, algumas eu acho só na internet. Tambem vai muito do que a pessoa necessita ao entrar na rede. Eu posso dizer que gosto muito de blogs com historias engraçadas, nelas eu viajo em minha imaginação assim como num livro ou mais até e considero isso valido pois Traz grande beneficio pra mim algo que me faça sorrir. Sorrir pra mim é uma necessidade diária e há dias que só consigo rir lendo um blog e geralmente deixo isso claro em meus comentários. Realmente há algumas pessoas que só acessam a rede por bobagens tipo ver a fotos do flagra de uma atriz com seu namorado que ninguém sabia que ela tinha e coisas assim . Isso ja não acho legal mas que bom que elas podem em algum momento ler este post e refletir um pouco a respeito disso :).
    Muito bom passar aqui novamente. Um abração !!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nina!!! A sua cara essa bonequinha linda e inteligente...Vou tomá-la empresatado também, claro!!!

    Eu não consigo deixar meus livros de lado. Tanto que ando pensando em um projeto aqui na minha cidade, em conjunto com uma amiga minha que tem uma livraria. Depois te conto os detalhes...E aceito sugestões, é claro...rsrsrsrsrsr...

    Beijo, beijo, beijo!

    Rê.

    ResponderExcluir
  7. Nina!
    Não se aflija!
    Concordo em alguns aspectos com você!
    Leitura é fundamental, sou viciada em livros e bebeinha segue a trilha...minhas amigas falam que sou doida!
    Me sinto um pouco diferente mesmo!rsrsr
    Mas te tudo da internet acho que o pior é o msn!
    Que me desculpem alguns.
    Fico preocupada com a solidão que vivemos!
    É mais fácil fazermos um amigo virtual, do que encararmos uma pessoa sinceramente na rua ou sermos gentis pra variar!
    Televisão abomino também..só jornal e olhe lá!
    Nos blogs como sou um blogueira fresca ainda acho que podemos procurar conteúdo...é tão fantástico ter contato com pessoas das mais diversas culturas e inteligentes!
    Bom..acho que já escrevi de mais...
    Desculpe...
    Você viu as mudanças? Jamais ficaria brava com seus conselhos...
    Bjo grande...Li

    ResponderExcluir
  8. Livro é tudo de bom!!! Meus pais liam para mim desde pequenininha, e isso incentivou um hábito que nao largo de maneira nenhuma: viva a leitura!
    Quanto aos blogs, Nina, aaaaaah, sao tao bons também :-) Eu já peguei tanta dica de viagem, dica de filme, dica de livro. Além de ter conhecido pessoas muito legais (ainda que, algumas, continuem só virtuais... pelo menos por enquanto, hehehe). Nao dá para pegar o livro e abrir o blog também? :-)
    Beijo grande pra você,
    Angie

    ResponderExcluir
  9. Ninoca Fadocaaaaaaaaaaaa!
    Eu sinto falta das duas horas por dia que podia passar na frente do pc Nininha, eu visitava todo mundo, conhecia um pouco de tudo, ria chorava descabelava e me arrumava...
    Estou relendo Crime e Castigo daquele escritor cheio de consoantes russo, nas horas vagas para esvaziar a cabeça, leio livrinhos da moda.
    Hoje por coincidÊncia é dia de Feira do Livro na Escola dos meninos, lá se foi 60ão em livros pros meninos.
    Nininha, eu li Amor em Tempo de Coléras e tenho medo de ser muito critica e ficar botando defeito no filme, estou tentada a me arriscar...

    Estou tentando voltar a ativa, mas eu não sei como faço. heheheheh

    Beijins e vou levar a Nininha comigo!***

    ResponderExcluir
  10. Nina querida,
    Por hora acho que a dica da Angie é ótima: compatibilizar a leitura dos livros com a leitura de alguns blogs. Há muita coisa interessante na Net, mas realmente se não nos policiarmos, passamos horas neste mundo que de tão virtual passa a ser meio estranho.
    Por falar em Alemanha e leitura, peguei com minha cunhada uma lista imensa de classicos. Estou lendo "Der Vorleser" de Bernhard Schlink. Já leu Nina? Minha mãe o leu e achou interessantíssimo!
    Um bjão und morgen flige Ich nach Deutschland :) Und in 9 Tage treffe ich meine Eltern in Geneve. Dort müssen wir arbeiten. Viche, empolguei. Desculpa pelos errinhos, mas é nesta marolinha que sua amiga vai aprendendo!
    Um bjo querida!
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Adorei a Campanha , Nina !
    Vou divulgar no meu Blog também ( vamos perder leitores, né ) rsrsrs

    Adorei a menininha....
    Nina, eu sou compulsiva com livros...
    Voce não tem noção !

    ResponderExcluir
  12. Nina,
    com certeza a maioria dos blogs que estão por aí não acrescentam nada. Em compensação temos a ti. Que em ambos os blogs acrescenta sim, seja uma vontade louca de pensar nos tempos de infância, nos cheiros, nos amores e ver o que de bom restou ou seja indicando um livro, ou filme ou uma campanha. eu escrevo para não perder a prática, afinal sou jornalista por formação mas não trabalho na área. Então comento política, cultura e outros assuntos num blog e minhas lembranças, saudades e acontecimentos legais da vida noutro. Não sei se acrescenta algo pra alguém, mas se fizer alguém sorrir já tá de bom tamanho, se emocionar então ganhei um prêmio, e quem sabe consegui chegar a 1% do objetivo de um livro.
    Beijão Nina

    ResponderExcluir
  13. Olá Nina, tudo bem?

    Meu nome é Cristiana (Cris).
    Adorei o que vc escreveu, parabéns.
    Eu tb acho. Este ano eu decidi que iria ficar menos tempo na internet, eu já apaguei e reativei meu blog várias vezes, tem horas que eu fico na web perdendo tempo, procurando coisas p/ o meu blog ou lendo coisas que até esqueço depois e quando desligo o computador, me sinto até mal por ter ficado tanto tempo perdendo tempo.A vida vale muito p/ ficarmos sentados que nem um bobos em frente ao computador lendo ou vendo besteira, tem coisa útil, mas infelizmente o que predomina é a inutilidade.
    Vc está certa e eu tb vou pegar a bonequinha e colocar no meu blog.
    Cheguei até aqui através do blog da Luene (querida amiga).

    Um grande beijo, virei sempre aqui.

    CRIS

    ResponderExcluir
  14. Olha...
    Acho que vc leu o pensamento de muitas...Eu também nos últimos tempos achei que perdi muito tempo na web....Até tive algumas aulas de pintura pra ficar longe daqui...Já estou na Alemanha...me manda seu número pra eu escutar sua voz...
    Vou te mandar um e-mail com o meu número...tenho que ver qual é...um ano longe nós esquecemos...Bom, Estou contigo nessa luta....Abra o Livro....vou colocar no meu blog...Terra de timbuktú....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  15. Tem coisa melhor que dividir seu tempo com um livro maravilhoso?
    Não tem!
    Sabe que também parei pra me questionar quanto ao tempo que dedico à web, à blogosfera. Isso vicia, toma o tempo, priva da vida lá fora, na rua, com os amigos, com a família...
    Vou levar a bonequinha e dar os devidos créditos, ok! Adorei ela!
    A sua campanha do eu sozinha tá se multiplicando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Falando em gentileza, amei seu recado!Minha vida é cheia de verdades, não daria pra ser diferente eu sendo Conselheira Tutelar. Amo o que eu faço, amo minha familia, e vivenciar casos de desapego, de falta de carinho, é uma barra pra me... Mais uso tudo isso como lição para amar mais ainda os meus amores! Reclamar? Jamais! Sou movida a determinação... Teimosa e muitooo persistente, e com isso vou juntando os pedaços de vez ou outra, mais vou juntando... E Deus me livre que eu não tivesse pedaços a emendar. Seu blog é SHOW, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário