Pular para o conteúdo principal

Na Terra dos Faraós

Estamos de volta ao lar, maridinho e eu pelo menos, crianças continuam de férias. Mamãe Nina continua com saudade dos pimpolhos, mas aproveitou bem as férias sem os seus meninos. Aliás, que férias!! Simplesmente encantadoras.

O Egito é um país incrível! Fizemos o percurso mais visitado pelos turistas, visitamos algumas das cidades mais famosas. São tantas coisas ainda na minha cabeça, tantas informações, tanta coisa vista, provada, sentida que não dá pra colocar tudo num post só. Essas foram as férias mais bem aproveitadas que já tive na vida, por alguma razão que desconheço, o Egito tem um encanto e uma força espetacular, que impregna na gente, na pele, nos olhos, na alma, talvez seja porque é um país do oriente, do outro lado, um outro mundo, um mundo que nós praticamente desconhecemos, onde a cultura é outra, os hábitos são outros, a mentalidade é outra. De uma riqueza cultural espetacular, de uma História rica, forte, estranha, antiga...

Começamos a viagem pelo Cairo, a capital, e a maior cidade do mundo árabe e da África. Muito populosa, altamente estressante, suja, barulhenta, cheia de gente pelas ruas, na maioria homens, mulheres sempre com as cabeças cobertas, roupas longas, muitas usando as burcas, quase sempre em cor negra, num calor de rachar a cuca, cidade poluída, de muitos carros, de um tráfego terrivelmente, aos nossos olhos, desorganizado, mas que funciona muito bem para eles no seu grande caos, cidade pobre, grande demais, mas também cheia de contrastes, grandes construções ricas se encontram frente a frente com ruínas de casas inacabadas, poeira sempre presente no ar, vinda do deserto, e fumaça dos carros poluentes, fazem da cidade um céu meio fechado, empoeirado. Muita criança pobre nas ruas, muitas mulheres com seus filhos pequenos dormindo nos cantos, muito barulho, muito vendendor louco que incomoda pra vender suas coisas...
Eu, particularmente, não gostei de Cairo, com exceção dos bazares, ricos em tanta variedade.

Mas é em Cairo que estão as três pirâmides que fazem parte das 7 maravilhas do mundo antigo.
E elas são realmente, fanstásticas!

As três pirâmides foram construídas como tumbas reais. A pirâmide de Quéops, construída para o rei Kufu, a de Quéfren, e Menkaure (ou Miquerinos, a menor das três piramides) - pai, filho e neto. Na verdade, as pirâmides são uma cidade para os mortos, elas formam um verdeiro complexo com templo, rampas, templo funerário, túmulos, etc.


As Pirâmides de Gizé, Guizé ou Guiza ocupam a primeira posição na lista das sete maravilhas do mundo antigo.
As pirâmides foram ao longo do tempo, saqueadas pelos moradores e muitas das sua pedras foram retiradas para construcões de residências. No alto dessa piramides, na foto, ainda podemos ver a sua antiga base. Todas as pirâmides eram assim antes, cobertas como a base desta de Quéfren, por cima havia uma capa fina de ouro. Hoje restam apenas as pesadas e enormes rochas das quais as pirâmides são feitas.



Esta é a Grande Pirâmide, a de Quéps, tem 160 m de altura e foi construída cerca de 2550 a.C. para o rei Kufu, no auge do antigo reinado do Egito. É a maior de todas as pirâmides do país.
A exatidão de sua construção é incrível e se não fosse um erro de poucos centímetros, os lados seriam perfeitamente do mesmo comprimento.

Para os egípcios, a pirâmide representava os raios do sol, brilhando em direção à Terra. Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do rio Nilo, na direção do sol poente. Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses e hoje se sabe que a intenção dos antigos egípcios era, na verdade, a de conservar os corpos de seus mortos.

E a grande esfinge, uau!!

A gente nem acredita quando vê! É muito louca a sensação de estar frente a frente com construções tão antigas.
A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas numa única pedra e foi construída pelo antigos egípcios no terceiro milênio a.C.. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C.

A Grande Esfinge de Gizé é esta enorme estátua, com corpo de um leão e cabeça humana e se trata de uma criatura mística. Existem várias esfinges distribuídas por todo o Egito, e são quase sempre um leão estendido, com a cabeça humana, geralmente representando o faraó. Usada no Egito antigo como demonstração de poder, assim como as próprias pirâmides.

Saindo do Cairo, e seguindo pela margem do rio Nilo, encontram-se vários templos. Templos eram construções enormes, sustentandos por enormes colunas, com um portão imponente e pátios abertos, nas fachadas haviam sempre estátuas gigantescas dos faraós que mandaram construir os templos.

Aqui, uma foto que mostra como eram os templos antigamente, coloridos.





Os desenhos, ou hieroglifos, estão por toda a parte, em várias colunas, e paredes do Antigo Egito. Todas talhadas em rochas maciças. Um dos símbolos mais presentes, é essa "cruz" de ponta arredondada que simboliza a vida.
A leitura dos hieroglifos é interessante, e até a ordem da leitura significa algo, por exemplo, se os desenhos estão virados pra esquerda, a leitura deve começar da direita pra esquerda, se estiverem pra direita, a leitura se dá da esquerda pra direita, como nós, ocidentais lemos, e se os textos eram religiosos, são lidos, de cima pra baixo (ou seriam de baixo pra cima?? Já nem sei, tanta coisa que vi e ouvi....)


Mênfis, a capital dos Reinos Antigo e Médio, era o mais importante centro urbano do Egito, possui um interessante museu, e abriga a pirâmide mais antiga do Egito, essa com degraus. A pirâmide de Djoser, também conhecida como pirâmide de Saqqara ou pirâmide de degraus, foi erguida para o sepultamento do Faraó Djoser por seu vizir Imhotep. Construída durante o século XXVII a.C. na necrópole de Saqqara, a nordeste da cidade de Mênfis..


A outra, nem parece uma pirâmide, não é? Parece apenas um monte de terra junta por um trator, mas é uma pirâmide de fato e dentro dela há os túmulos de uma certa rainha... Também em museus e alguns templos ou nas câmaras mortuárias, não se pode fotografar, por isso não há fotos da parte de dentro das pirâmides nem dos museus.

Aliás, falando em museus, o do Cairo é impressionante!! Vale super à pena conhecer, a gente se arrepia em frente, por exemplo, à máscara e o sarcófago deTutankhamon...


Aqui, no museu de Mênfis, a enorme estátua de Ramsés II, de 120 toneladas!

Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo. Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C. O seu reinado foi possivelmente o mais prestigioso da história egípcia tanto no aspecto económico, administrativo, cultural e militar.



Ramsés é o faraó que deixou o maior legado em termos de monumentos. E está por toda a parte...

Note o tamanho da mulher do faraó em relacão a ele...

Bom, por enquanto é isso. Amanhã tem um pouco mais dessa incrível viagem que vai ficar, com certeza,marcada na memória pra sempre.

Comentários

  1. Que legal!
    Adorei o seu jeito de contar, viajei junto com você!
    Vou esperar por mais, rs!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uau, Nina, nao sabia que você tinha ido para o Egito, que aventura!!! Tô adorando seu relato!!! E as fotos lindonas do maridao!!! Uau, que show!
    Beijos, e tava com saudades de você aqui no mundo bloguístico :-)
    Angie

    ResponderExcluir
  3. Nina!!!

    Bem Vinda novamente!!

    Essa viagem deve ter sido estetacular!!Que sonho!

    Estou ansiosa por saber mais e mais!!

    Lindo,Lindo!!

    Beijinhos!
    Thaís

    ResponderExcluir
  4. Nina que bom que está de volta!!
    menina que viagem hein?
    muito lindo o Egito, e de quebra ganhamos uma aula de historia junto com imagens fantasticas da "tia NIna" heheh!!
    beijo grande estava com saudades...

    ResponderExcluir
  5. Super agito no Egito hein?
    Quanta história interessante Nina, vivida e sentida, observada e fotografada!
    Fantástico, deu até vontade de passear pelo Egito também! Deve ser muito interessante, fico feliz que tenham se divertido tanto!
    Bjão querida!

    ResponderExcluir
  6. Incrível a beleza do lugar e principalmente sua história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Maninha vc foi para o Egito??? QUE LOOOOSHO... eu imagino que deva ser um lugar maravilhoso e pl seu relato... e fotos... UAUUU

    ResponderExcluir
  8. É mesmo um lugar incrível Cica, tanto é que to até agora meio que nao acreditando que estive lá... é como se tudo tivesse passado pela minha janela, e u fiquei olhando...entende?? E agora, depois que cheguei em casa, as ideias estao sendo processadas. Foi tudo tão intenso, que eu nao sei se consigo explicar direito aqui no blog. É algo que tem que ser vivido por cada pessoa mesmo. Tava pensando ainda agora, acho que todo mundo do ocidente deveria passar um tempo, mesmo curto, num país oriental, é TAO diferente do que conhecemos meu Deus!!!

    Um beijo em todas voces, tambem tava com saudade Angie :)

    ResponderExcluir
  9. Nina!
    Meu sonho!
    Egito, reino de Ramsés II, minha obssessão! Um dia, um dia...
    Saudades de suas palavras sempre lindas!
    Beijos e flores.

    ResponderExcluir
  10. Nina, to no trabalho, dentro do banheiro, escondida, so pra ler o teu post! Amooo o Egito e toda a sua fascinante historia! Contada por ti, desta maneira leve e ilustrada e melhor ainda! Uuuuu! Viajei contigo! vou esperar por mais!!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  11. NIna, que incrível! Parece desenho animado, porque pra mim, egito é desenho animado! O Fábio tem vontade de ir pra lá...

    Nunca conheci ninguém que tenha ido ao Egito, isso me lembra Chapolim, rs!

    Achei tudo lindo, maravilhoso e ainda mais pensativa, se um dia terei a oportunidade de conhecer lugares tão fantásticos como os que você conhece!
    É realmente inusitado ir ao Egito.

    trouxe meu cartão postal?rs!

    Estava com muitas saudades...Sem você e a Soninha aqui, fica tudo tristinho.

    Amo você!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia de viagem, Nina...
    Estava com saudade de você, querida.

    bjux!

    ResponderExcluir
  13. Nossa fiquei tão maravilhada com tuas fotos!!!
    Este lugar é muito especial!
    Acredito que a emoção de conhecer as pirâmides e a esfinge de perto deve ser algo como conhecer as dunas de Natal pessoalmente, porque não é possível explicar!
    Parabéns estão lindas as fotos e só aguçou minha vontade de ir logo ao Egito.
    Bjos LI

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nina!
    Que férias fantásticas as tuas!
    Fico sempre impressionada com a beleza dessas pirâmides e o mistério das esfinges. Mas, este céu azul está sempre presente nas fotos que vejo do Egito, que coisa mais linda!
    Bom retorno e beijos cariocas

    ResponderExcluir
  15. Uau! Deve ser uma experiência e tanto! Eu fico extasiada qdo penso nas culturas de tantos lugares no mundo! As fotos ficaram lindas!

    Vc tirou fotos do Egito moderno? Certa vez, há muito tempo, fiz amizade virtual com um rapaz egípcio (na época em que o ICQ era o canal da moda) e ele me enviou várias fotos dos monumentos antigos, e dos prédios atuais. São lindos!

    Bem vinda de volta ao país tropical!!! =^^=

    ResponderExcluir
  16. Oi Nina!

    Ramsés é minha grande paixão/obssessão sim! Conheço e tenho toda a coleção de Christian Jacq!
    Pena que na faculdade pouquíssimo (pra não dizer nada) sobre Ramsés e sua dinastia foi estudado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu não preciso ir no Egito, porque voce já mostrou com tanta realidade, que não preciso sair de casa para ver.
    Quanta beleza!
    Eu amei!
    Com carinho
    Monica

    ResponderExcluir
  18. Nao Mauricio, eu nao tirei foto alguma dos predios mais modernos, é verdade, eles tem coisas bem modernas atualmente, mas essas nao eram do meio interesse... apesar de que eu tive a impressao de que o egito parou no tempo, sabe?? antes tao inteligentes, desenvolvidos pra epoca, hj com tantos e enormes problemas sociais. me lembrou tanto um certo país :(

    ResponderExcluir
  19. oi, Nina!! não passava por aqui faz tempo, né? kkk e que surpresa maravilhosa ver esta sua viagem ao Egito!!! um dos meus sonhos é conhecer esta terra dos faraós!!! depois volto com mais calma para ler todas as suas histórias... beijins

    ResponderExcluir

Postar um comentário