03/08/2009

Suécia

Meninos estão viajando de férias de verão e pra eu não ficar muito triste com a falta dos meus pequenos, maridinho me preparou uma surpresinha, fomos passar o fim de semana numa cidade lindinha de um lindo país, a Suécia. A cidade chama-se Göteborg na costa oeste do país. Göteborg ou Gotemburgo em português, é a segunda maior cidade da Suécia, depois de Estocolmo, banhada pelo Kattegat um estreito do Mar do Norte e pela foz do rio Göta älv, que tem um enorme e importante porto. Cidade universitária, com muitos jovens e vida social ativa. A meninada é linda, colorida e louríssima! Nunca vi tanta gente loura na minha frente. Acho que foi o povo mais bonito que já vi pela europa. Tanto homens como mulheres, ooohh povo bonito! Você não sabe pra onde olha, se pras ruas, pra lojas, pra arquitetura, ou pras pessoas. O que eu mais gosto de fotografar são pessoas, e como tenho muito receio de fotografar gente e ouvir uma esculhambação por isso, fica em falta as belezuras que andei vendo pelas ruas, por isso o que mais tem nas fotos ali embaixo é o que eu mais gosto de fotografar em segundo lugar, prédios :)

A cidade apesar de ser a segunda maior do país, conserva ares de pequena cidade, as ruas são muito vazias, tive a impressão de que a Suécia é muito pouco habitada. O que eu vi muito foram animais, muitos cavalos pelas paisagens que passei, ovelhas e pássaros.

A cultura está por toda parte. Uma observação boa de notar foram todos os McDonalds muito vazios, as pessoas gostam muito de ir aos cafés próprios das cidade. Todo mundo fala inglês, das crianças aos mais idosos, você pode interpelar qualquer pessoa na ruas e perguntar qualquer coisa, que eles falarão com você num muito bom inglês. O que eu mais gostei, foi o fato de a televisão, acho que ela é um dos principais motivos do povo falar inglês também, apresentar todos os filmes e até os comercias legendados, diferente da Alemanha, que até os filmes no cinema são dublados!! Saco!

A cidade possui a Orquestra Sinfônica de Göteborg que é muito conhecida, além de ser lá que acontece o Festival de Cinema de Göteborg, o maior do país.

De uma arquitetura bem característica dos países escandinavos, ou seja, muitas casas lindas em madeira e algumas construções em pedra, Göteborg é muito bonita, alegre e convidativa. Ouve-se música por vários pontos da cidade, o que muito me agrada, já que aqui as coisas são mais silenciosas... As ruas são muito largas, muito diferente do que vemos aqui na Alemanha, até os bondes são grandes e largos.

A cidade vale à pena ser conhecida, não somente pela arte ou arquitetura, mas também pela gastronomia. Por estar localizada na proximidades do mar do Norte, Göteborg possui diversos restaurantes especializados em peixe e marisco, uma delícia de ver e provar. Umas cervejas super gostosas e muito vinho bom. Possui também a maior concentração de cafés na Suécia, por todo lugar que se anda, você se depara com cafés cheios de gente sentada ao ar livre, difícil é encontrar lugar pra sentar, porque tudo é muito cheio, principalmente, é claro, nessa época. No sábado, os cafés estavam super lotados do lado de fora, a temperatura não estava assim, tão quente, na verdade tinha um vento frio bem chatinho, e estava cerca de 14 graus, mas as pessoas não estavam nem aí pro fio, acho que isso pra eles é até quente, as meninas todas de casacos quentes e xales, mas usando shortinhos sem meia me deixaram de boca aberta (explico: aqui na Alemanha é muito comum usar shorts, mas as meninas usam sempre com meias em temperaturas mais frescas). A meninada se veste de formar bem simples, e parecida com o resto dos jovens do resto da europa, mas a coisa mais comum entre eles, é o xadrez. Se eu via 10 pessoas, pelos menos 4 delas estavam usando xadrez, não é moda, é apenas comum nos paises escandinavos, tradicional assim como é comum o uso de tranças nos cabelos das meninas e saias largas, com a cintura bem marcada por laçarotes.

O Jardim Botânico de Göteborg que não tivemos tempo de conhecer, é considerado um dos mais impressionantes da Europa, tem também um enorme parque de diversões do tipo Europapark e um museu de História Natural impressionante.




Explicando algumas fotos:


O Le Petit Café é a coisa mais linda nas ruas do Haga, o bairro mais bacana e alternativo da cidade; os passarinhos atacam as mesas que demoram bastante pra serem limpas pelos funcionários, mas até os passarinhos são educados, esperam o cliente sair e atacam; um sueco ao ver máquina fotográfica do meu marido, ficou impressionado e perguntou se era mesmo real, já que há muitos anos deixou de ser produzida; os pontos de ônibus de grandes cidades na Alemanha também possuem os vídeos mostrando os horários de chegada dos ônibus e bondes, coisa de primeiro mundo mesmo; eu estou curtindo o sol no porto e agradecendo por não estar mal como na madrugada...

Coisas que eu não gostei:

1. No sábado, em um dos cafés lotados, eu entrei pra verificar o que eles tinham pra comer, atrás de mim ouvi mulheres falando em português. O que eu vi? Três brasileiras, duas mais ou menos discretas e uma com um top colorido com a bandeira do Brasil, com os peitos quase saindo pra fora, mas com a pele arrepiada de frio. O que ouvi?
- Ahh tá frio lá fora, vamos comer aqui dentro né??
- Ahhh tá louca?? Vamos ficar lá fora, é lá que tá todo o povo, lotadinho de gente...

ps. Desisti na mesma hora de permanecer ali. Ahhh, não tem jeito, não tem escapatória, esse tipo me persegue mesmo...

2. No sábado, tinha show do U2, mas não conseguimos mais bilhetes, que triste...

3. Que pena que não deu pra encontrar a Grace, ela mora muito longe e tinha outros compromissos já agendados, mas a gente vai ter outra oportunidade, né Grace?!

4. A outra coisa muito chata é que fui na madrugada de sábado pra domingo, 7 vezes!!! ao banheiro, peguei uma diarréia danada, adquirida de uma água de máquina, daquelas de comprar refrigerante em copo (nunca façam isso!). A sorte é que no outro dia tava boazinha e mais magra! Imagina eu cagando e andando pela Suécia, que chique seria, não?!!
* * *

Tem como estar na Suécia e não lembrar do Abba???

12 comentários:

  1. kkkkkk....
    essa ultima foi engraçada!! que é isso Nina vc jamais faria isso com a Suécia rsrsrsr!!
    Menina tuas fotos ficaram muuuuuito lindas, coisa de profissional viu.
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Os filhos viajaram? Deve fazer uma falta horrível mesmo. Que linda cidade, que lugares lindos! Ainda não estive lá, mas já conheci a Dinamarca, foi lá que eu casei, porque é mais rápido que na Alemanha, lá também tem muita gente loira e é escandinávia também.
    Boa semana Nina

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina...
    A Suécia é um sonho, nunca vi tanta gente civilizada, educada, está na ponta do teclado um post sobre o país.Fico feliz que tenha se divertido com o Maridones, e quanto as moçoilas... sem comentários né querida. A gente tem mesmo que fazer cara de paisagem quando se depara com estas criaturas.
    Ahhh, minha viagem semana que vem reconfigurou totalmente, vou ficar uma semana viajando com meu padrasto numa rodada de negógios, até na Noruega vamos desta vez!
    Te conto + detalhes später, super bjo querida!

    ResponderExcluir
  4. oh NIna..bonita éa Costa Oeste da Suécia que te falei.Paisagem de sonho.A Suécia é um dos paises mais lindos do mundo.
    Bjs e dias felzies
    Venha com mais tempo.é que um amigo nosso morreu , inicio do mês e enterraram, justamente quando vc veio, além do aniversario do marido.bjs e dias felizes, Princesa

    ResponderExcluir
  5. Nina, muito bom estar contigo, mesmo que virtualmente, nessas tuas andanças mundo afora. Que linda a cidade, espero que tenhas melhorado, realmente, essas máqinas de refrigeantes têm causado coisas assim. bjs

    ResponderExcluir
  6. hahahahah
    Você tem cada idéia dona Nininha!
    Cada idéia....

    Eu achei que fossem viajar a família inteira, tipo ano passado quando ficamos um mês interio sem a a graça de sua pessoa. Vai ficar por aí mesmo?
    Ainda estou pensando em filmes para você ver, e filme de criança é muito bom mesmo, acho que o João iria gostar muito do Coração de Tinta, porque é uma aventurinha:)

    Em quanto a Brazuca sem noção, não vamos nem comentar né? O "pova" que resolve pôr a gente sempre em mals lençóis:/

    Que eu saiba não houve nem um caso de gripe suína por aqui não, aqui no Paraná é muito comum nessa época do ano o rotavírus, que é uma gripe "lazarenta" de chata que deixa a gente com diarréia, vômitos e todos os males da gripe comum, o lance do recesso é preventivo, já que na Argentina, onde o negócio virou epidemia das bravas, os maiores atingidos foram alunos e professores(segundo li num artigo). Hoje tem sol, tá tudo lindo, azul e muito frio, eu acho que a útima vez que fez sol por aqui já faz uns 30 dias...

    Beijins linda Nininha:*

    ResponderExcluir
  7. Que lindo esse lugar , Nina.
    Quanto a encontrar esses tipos, depois não podemos culpar ninguém pela imagem do brasileiro no mundo né ?
    E já tivemos uma pequena creperia aqui em Belô com esse nome:Le Petit Café. Pena que não deu certo.Não era tão lindo quanto esse da sua foto mas era bem simpático.

    ResponderExcluir
  8. Amei o post! Lindas fotos, lindo lugar! Que sorte poder desfrutar destas facilidades e ter tanta beleza por perto!
    Agora, maninha, água te fez mal, é? Isso é falta de uma boa pratada de maniçoba pra fortalecer as tripas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Mana, diz que tu ficaste pl menos do lado de fora do ginasio ouvindo o U2, diz... diz...

    ResponderExcluir
  10. suecia O_O
    um dia ainda saio do país..
    filme dublado deve ser ruim em qualquer lingua xD
    agora, cagando e andando pra suecia?
    lugarzim tao bonito ^^
    e foi impressão minha ou não tinha nenhum carro em movimento em nenhuma das fotos? Oo

    ResponderExcluir
  11. Bora gente, bora conhecer a Suécia,vale super à pena conhecer, a paisagem sueca é mt linda mesmo.

    rsrs, não cissa, nao fomos babar na porta do estádio :( mas toda a cidade, tocava U2 pela rua

    Gugastavo, vc tem razao, há mts poucos carros nas ruas, só nas vias normais de tráfego ve-se carros, essas ruas, é mais para os pedestres, mas eu achei tudo mt calmo, poucos habitantes mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Suécia? Caraca mermão, deve ser lindo mesmo.

    ResponderExcluir