Pular para o conteúdo principal

"Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá"...e com um sorriso nos lábios!

Já reparou como o povo anda nas ruas? Eu lembro de ver gente sempre de cara feia, não sei se era porque no Amazonas o negócio é brabo, sabe? É calor e sol na cara que não se aguenta. Eu lembro de ficar muito chateada olhando as caras que as pessoas faziam, eu andava olhando suas feições. Sempre, mas sempre mesmo, o povo tava de sobrancelha junta, fazendo cara de mal. E não era só sobrancelha, eles fazem cara de quem comeu e não gostou mesmo. Eu até pensava: Mas se é por causa do sol, porque a criatura não coloca óculos escuros?

Ao chegar por aqui, eu notei que o povo lá na minha terra (eu nunca reparei na cara dos outros nos outros lados do Brasil, é, porque o Brasil é três né? O Amazonas tá de fora do Brasil, é assim que a gente se sente lá, Brasil é norte e nordeste prum lado, sudeste do outro e sul pro outro lado, o nosso, claro é o lado pobre e esculhambado e pra onde vai o centro oeste eu não sei...). Mas enfim, aqui eu notei que as pessoas lá na minha terra andam assim porque querem, ou porque já estão acostumados, ou porque fazem questão de mostrar como conseguem ficar ainda mais feios ou o quanto a vida tá uma merda, sei lá... devem achar bonito fazer cara de mal pelas ruas. Gente do céu, isso não é bonito!! É muito feio!! Para com isso minha gente, dá até medo olhar pra vocês.

Bom, mas a questão é, alemão anda de sorriso no rosto, sabia? Claro, eu to generalizando, não é todo mundo, até porque ia parecer um circo, todo mundo com o riso montado na cara, mas é fato, que se não é 100% pelos menos é regra, vai, uns 70% do que vejo aqui nas ruas, é gente com um leve sorriso no rosto.

Ai você dirá, "minha filha, deixa de ser bocó, o povo ai tem coisa que a gente não tem há muito tempo, tem liberdade nas ruas, tem dinheiro no banco, tem menos sol pra brilhar na testa, tem isso, não tem aquilo"... Bom, a razão, sinceramene eu não sei, o que sei é o que vejo e o que eu vejo é gente andando nas ruas com um risinho sincero, eu vejo gente procurando o teu olhar pra com um sorrisinho a mais ou um simples "Hallo", te cumprimentar e é gente que nunca te viu antes. Eu vejo isso todo dia aqui!

Vejo gente mais velha que sorri pra menino moleque, moleque de 12, 13 anos, não é bebezinho não... gente que sorri simplesmente, pra qualquer um que passa. Sim, tem gente de cara feia, cara meio brava, claro, mas vejo pouco, muito pouco. E sei que não é gente que tá por cima da carne seca, não, tem gente que sofre em casa com depressão, que tá desempregado, que não tem dinheiro sobrando no banco, que vive sozinho, que os filhos cresceram e moram longe, que tem problema de saúde, mas mesmo assim, não economiza o sorriso e o "Hallo" nas ruas. Aqui é normal cumprimentar todo mundo. Quer um exemplo? Quando você entra numa academia, você dá "Hallo" pra quem você encontra, mesmo pras pessoas que você nunca viu mais gordas, ou mais saradas na sua vida! Quando você está no caixa de supermercado, você dá Hallo e Tschüß (tchau em alemão) e eles te desejam sempre um "und einen schönen Tag noch!": e ainda um boa dia pra você!

Quando eu fui daqui pra buscar meus filhos no Brasil, eles me disseram: "credo mãe, tu tá falando com todo mundo, tu tá muito educada mãe! Pra que dar tchau pra todos? Eles nem ligam pra ti!"

Acontece que boa educação é contagioso, assim como má educação também (e é ai que tá o perigo, quando você se acostuma a ser mal educado, a ser pouco gentil, só pra não contrariar: "- ué, todo mundo é!). Até já comentei certa vez aqui experiências negativas com isso.

Eu ando com sorriso no lábios desde que li um livrinho budista que dizia que era possível meditar caminhando. Não, nunca entrei em transe ao caminhar, mas segui esse conselho do sorriso discreto no rosto.

Já tentou?? Tenta! Você vai ver como é bom, gostoso, se não conseguir nada em troca nas ruas, terá pelos menos, rugas a menos no meio da testa...



Então está lançada a minha humilde e solitária campanha:
Ande com um sorriso no rosto pelo amor de Deus!

Comentários

  1. Oi Nina,teu blog é muito interessante,dá gosto de parar e ler.Vou acompanhar tá?Bom dia pra você!!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de caminhar com sorriso no rosto também, Nina :o) E você tem razao, é totalmente contagiante!!! E isso vale também para o transito! Tem dias que está infernal, e daí tem um carro que quer passar mesmo com você querendo ultrapassar. Entao você vai para a direita, deixa ele passar primeiro, e quando ele passa ele faz aquele sinalzinho com as luzes traseiras pra dizer 'obrigado'. É tao legal, tao gentil, que nao tem como nao esquecer do stress e soltar um sorriso :o)
    Beijos mil, Angie
    P.S. Que bom que o cartao chegou. E que bom que voces gostaram :o) E quem sao queridos sao voces, eu amei a gentileza que voces fizeram nos enviando um cartao com palavras tao lindas, Nina querida!
    P.S.2 Sabia que na Patagonia tem um restaurante chamado Tante Nina? :o))) Vi no blog Criative-se :o)))
    http://www.tanteninarestaurant.com.ar/

    ResponderExcluir
  3. yoga do riso já ouviu falar? e da guru chita amante do tarzan?

    ResponderExcluir
  4. Hehehe - eu amei o Tante Nina :o) E, se voce quiser ver a sobremesa (que é poderoooosa!!!) do Tante Nina, olha nesse post aqui:
    http://criativesse.blogspot.com/2009/05/aventuras-gastronomicas-parte-iii.html
    Beijos, Angie
    P.S. Oma Nina é muito fofo!!! :oD Mas, se for para ser um restaurante seu, tem que ser mais é Mädchen Nina :o)))

    ResponderExcluir
  5. AMEI A CAMPANHA!

    Eu sou toda sorridente né Ninoca, adoro falar, dar oi, tchau, adoro, seja com quem for, por que sei lá, é ruim entrar no onibus e não dizer bom dia pra ninguém...Eu pego o onibus com quase as mesmas pessoas todos os dias e eu já percebi que sou a ÚNICA a dor um "oi" para pelo menos três pessoas.

    Se eu soubesse fazer selinho eu faria com essa campanha!

    ResponderExcluir
  6. Nina,
    Gentileza atrai gentileza, amor atrai amor, tristeza atrai tristeza... O que damos para o mundo, ele nos devolve! A neurociência explica o efeito do sorriso através de "neurônios espelhos". Todos nós esboçamos reações a partir do que vamos. Já reparou que quando vc olha para um bebê risonho, vc abre o sorriso? Da mesma forma, quando olhamos para uma pessoa de cara fechada, nossos neurônios mandam o mesmo comando e entramos em sintonia fechando nossa própria cara. Impressionante né?
    Acho a terapia da gentileza maravilhosa!
    Ps.: gentileza tb significa paciência... guru chita foi brabo!
    Bjao querida, tenha um dia maravilhoso cheio de sorrisos!

    ResponderExcluir
  7. ADOREI a campanha! Sou super a favor! Eu concordo que muita gente anda armada, nao no sentindo literal, mas armada nas palavras, nas expressoes e realmente acontece isso demais... de exemplo.
    Por isso e mais que verdade que boa educação é contagioso"! E o melhor faz tao bem ne? Vc se sente tao mais leve!
    Eu tenho desde de bebe a espressao de franzir a testa... nao entendo porque. Mas tento sempre me conscientizar, afinal de brava nao tenho nada!! Eu amo sorrir e distribuir sorrisos! E o melhor! E de graca!! =D
    E bom voce fazer essa campanha, vou lembrar sempre sempre!!
    vou agora correr, e vou correr sorrindo! hehehe

    bjks no coracao!

    O amore que diz que alemao tem em tudo e qto e lugar... tipo chines e japones! hahahah
    Acho isso fofo demais!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh o layout esta uma graca! Adoro mudancas!!

    ResponderExcluir
  9. Mais uma adepta para a sua campanha!!! Acho isso ótimo, mesmo. Mas hoje tá fácil sorrir, recebi seus presentes! Estou louca apra as meninas chegaram da escola para que elas vejam também!!!!! Nem mexi na caixinha para que elas tenham a mesma surpresa que eu !!!!

    ADOREI MUITO!!!!!

    Você é muito especial, Nina!

    Obrigada de verdade!

    Beijo grande,

    Rê.

    ResponderExcluir
  10. Ah! Adorei o template!!!!!!
    Quero muito o meu novo também!!!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Nininha, tenho uma história bem curiosa que aconteceu comigo ano passado e que me deu vários dias de dor de cabeça por conta de eu ser sempre muuuuuito simpática, comprimento todo mundo na rua, agora estou mais cuidadosa com meus BONS DIAS e BOAS TARDES:(

    Mas vou entrar na campanha ok?
    Qualquer hora conto a história inteira no meu "broguinho"heheheheh

    Beijins com um sorrisão no rosto:D

    ResponderExcluir
  12. rss a liga não o povo daí ainda vai descobrir como ser feliz pra tirar a cara FEIA ! BJS YSA.......

    ResponderExcluir
  13. é Nina.. o povo aqui realmente continua andando de cara feia, principalmente quando faz aquele calor de matar.. é dificil manter um sorriso no rosto quando a gente esbarra com gente te pisoteando no onibus, correndo pra se esconder do sol, gente te tratando com grosseria.. povo amazonense é gente boa, mas manter sorriso no rosto em determinados momentos é impossivel!!! principalmente quando o calor incomoda de tal modo que nem andando nu resolveria.. bem, mas é aquela coisa, seria tudo maravilhoso se todo mundo mesmo vivendo em condicoes pessimas, conseguisse transmitir alegria.. é complicado.. eu só sorrio pra quem provoca meu sorriso, eu nao saio sorrindo pra qualquer coisa nao.. sei lá, fui acostumada a ser assim.. e o povo por aqui deve ser assim tambem, principalmente quando se anda pelo Centro hiihih

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  14. Menina Nina, hoje aconteceu uma comigo: estava com minha filha num local e a moça me pediu o meu CPF. Aí eu disse: "pois não" e em seguida informei o número do CPF. E quando ela anotou, falou obrigada e eu: disponha.
    Na hora do almoço, meus filhos estavam almoçando comigo hoje e minha filha comentou isso com meu filho, admirando-se da minha gentileza. Eu só disse: melhor do que jogar só um número pra ela, o "pois não" foi pra amenizar. Ela está morando fora há dois anos e acho que desacostumou com meu modo de ser. Então, Nina, eu já estou na sua campanha porque confesso que está faltando o sorriso diário, de graça. beijo

    ResponderExcluir
  15. Eu posso não estar rindo, mais se alguem olhar pro meu lado, eu ja olho com um sorriso e aquela expressão de quer conversar?!
    hehehe

    Que bom que você gostou do meu perfil hehehe. Fico feliz ;D

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada Lane, pode seguir, é claro :)

    "Tante" Joaninha, vc é um anjo, isso eu ja te falei né? Ahh estive lá e babei nas fotos...

    anonimo querido (a?) eu li algo sobre yoga do riso, interessante mesmo,valeu a dica, na verdade, nao conhecia, me pareceu importantissimo pra maes de adolescentes :) agora sobre a tal chita, nao sei do que vc ta falando, foi so mesmo brincadeirinha sua??? Um beijo com um sorriso pra ti, tá?! Que tal escrever seu nominho a proxima vez?

    Carltinha, vc ja havia falado sobre isso certa vez... é chato mesmo, tenho tbm uma amiga que sempre fala bom dia pro trocador e ela diz que NUNCA recebeu uma resposta, é foda!! Mas so nao vai distribuir sorrisos e esquecer de verificar tua bolsa no busao, viu?? lembra dos pequenos furtos? pois é... :(

    Sim Marcinha, vc tem razao, a vida é um espelho. Se vc sorri, ela te retribui mas se vc faz cara feia, ja viu né?? Viu como o Michi ficou fofo de peruca afro lá no bloguinho hoje????!!

    Chris amore, eu tbm era assim, é mt automatico né? Um dia, qd tinha 20 anos, um rapaz me falou: Nina vc é tao bonita, mas vai ficar cheia de rugas ai na tempora, tá sempre de cara amarrada.. mas era so mania, desde lá, parei com isso... agora rugas so o odioso bigodinho chines, mas se for provocado mesmo pelo sorriso, eu nao to nem ai, quero é ter bigodinho chines pra sempre :)

    Que amor que amor que amor Re, que chegou, vc mereceu, seu texto dos dias das maes, foi lindinho!! Mas por favor, nao repara, foi uma pequena lembrancinha...

    Soninha, sabia que qd eu tava escrevendo esse texto eu pensei assim: aposto como os mais machistas vao ler e reclamar, porque eu pensei que homens confundem mt simpatia de mulher, ficam logo pensando que estao sendo paquerados, sei lá... e tbm lembrei de ti, porque sei o qt vc é simpatica, ja havia me falado isso aqui, que tem vizinhos bacanas e tal... mas o que foi que houve la?? conta pra gente mesmo, la no broguinho :)

    ysinha, o povo daqui sabe ser feliz... e se nao é, pelo menos demonstra, la no amazonas, na minha terra, a carol ja falou embaixo...

    Carol, eu sei querida, que nao é facil sorrir em condicoes complicadas, mas o post tava falando da cara feia que a gente faz o tempo todo e ja nem percebe. Qd vc entra num lugar, p ex, o bom seria ja ter um sorriso discreto no rosto, ate ao atender o telefone,é bom ter um sorriso no rosto, deixa a pessoa que ligou com uma boa sensacao, sabe? sao pequenas coisas que a gente pode fazer em prol do bem estar de quem ta ao nosso redor, assim como ser mais gentil, sorrir tbm é um exercicio, e eu posso te garantir, traz bons resultados.

    Que legal Berê, que vc mostrou educacao, um diferencial a mais, num momento que parecia nao precisar, as pessoas ja estao tao acostumadas com pouca educacao que ja nem percebem a falta dela, mas qd ela aparece, é tao bommmmm

    Um risinho pronto pra conversar, é bom demais, Dafni! Sim, seu perfil é lindo e vc tbm :)

    Um beijao a todos, na bochechinha, com um riso gostoso !!!!

    ResponderExcluir
  17. Mana é pq tu moras em cidade pequena nao é? Quando eu morei no centro da cidade quase apanho de um povo que achou que eu estava rindo deles, só pq estava com esse sorriso bobo no rosto. Aqui no meu buraco do tatu é diferente... pobre de mim se passar por um e nao dizer "bon jour"

    ResponderExcluir
  18. Saudades daqui e ainda nem respondi teu e-mail. Mulher a vida tem estado bem agitada, função nova e novos desafios. Concordo com você, gentiliza é fértil. Um sorriso é como uma janela, abre tantas outras possibilidades. bjs mulher que semeia generosidades.

    ResponderExcluir
  19. Nina minha querida amiga embora as vezes fica dificil sorrir, mas tenho tentado ...tenho tentado !!
    beijo grande menina !!

    ResponderExcluir
  20. Que estranho Nina, eu comentei aqui ontem.Não sei porque não apareceu.
    Eu disse que depois os alemães é que são chamados de frios .
    E também falei de minha mãe , que tem uma máscara de mártir e tristeza pregada eternamente no rosto.Não tem senso nenhum de humor a coitada, é daquelas que não entende nunca a piada.
    Ainda bem que isso não herdei dela, sorrio e rio muito , inclusive de mim mesma.Mas a melancolia arraigada na alma, isso sim é minha herança podre e eterna.
    Obrigada pelo carinho, por me ouvir e confortar.Te amo !

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Querida, tem um post especial de domingo para você e seu lindo Entre mãe e filha lá no meu blog; espero que não se importe e goste.
    Beijos e bom dia.

    ResponderExcluir
  22. Olá Nina, como vai?
    Cheguei ao teu blog através do da Elaine. Li e amei! Que escrita agradável, leve...
    Vou acompanhar, se não se importa.
    Boa semana e abraços.

    ResponderExcluir
  23. adorei seu blog e me tornei uma seguidora...

    venha conhecer meu cantinho,
    http://ivafpacini.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Ei minha linda !
    Pude sentir isso agora, nos últimos tres dias , que voltei de Gramado...É tão maravilhoso quando as pessoas falam com voce, te dão bom dia, boa tarde, sorriem....
    Vou praticar mais isto, viu ?

    ResponderExcluir
  25. Não consigo andar sorrindo,não dá mesmo!

    Acredita que penso muito nisso?Agora que ando pra cima e pra baixo,fico observando as expressões das pessoas...e todos ficam tentando fazer cara séria mesmo.Eu mesma,tanto tento fazer cara séria que ando por aí com cara de quem está num sofrimento gigante!Hahahauauahhauahahah Não sei o que as outras pessoas pensam,mas eu acho que andamos assim pra dar impressão de segurança,sabe?Pra mostrar que somos fortes,que é melhor não chegar perto.É uma coisa boa a se fazer aqui no Rio de Janeiro...é seguro.

    Beijoooos! ;**

    ResponderExcluir

Postar um comentário