Pular para o conteúdo principal

Plantando algo em mim mesma

Hoje é primeiro de janeiro de 2009.
Primeiro de janeiro de 2009!
Já pensou nisso?? Já parou pra pensar nisso?
Como o tempo passa... Meu Deus! Assustador isso. Ainda ontem eu era tão menina, achava que nunca ia crescer, achava que aos 28 anos estaria velha, acabada mesmo... Lembro desse pensamento meu, no quarto com minhas duas irmãs mais velhas e algumas primas e amigas. Nós todas, tínhamos cerca de 13 anos, e conversávamos sobre menstruação, namoros, ficar velhas... Lembro que foi numa tarde de domingo, depois de brincarmos na rua, antes ou depois do almoço em família. E falávamos sobre futuro como se este não fizesse parte do presente. Como se estivesse longe, muito longe... E estava.
Mas chegou. O futuro chegou nas nossas vidas e não estamos acabados pela idade. Engraçado né? Somos tão atuais quanto nossos filhos, ou mais. Somos atuais, mais do que nossos pais foram. Somos bonitos, alegres, joviais... Somos amigos tão bacanas. Somos pais tão legais... Somos filhos tão bons, sim, somos sim.
O tempo passa rápido, é como areia pelos dedos. Lembro dessa tarde com irmãs e primas. Lembro dos nossos medos, casar ou não casar? Ter medo do parto se os filhos viessem. Medo do que seguir na carreira: "como ser outra coisa se não vejo nada que possa seguir além de ser cantora- atriz- dançarina de grande sucesso??? O que ser quando crescer afinal, quando todo mundo tem sonhos tão simples e eu quero ser grande e quero casar com o Ray do Menudo?????
A gente cresceu! Virou gente grande. As irmãs viraram mães dos meus sobrinhos e eu mãe dos sobrinhos delas. As minhas primas se distanciaram, mas de vez em quando, acontecem alguns encontros e são sempre especiais, e cada uma tem uma profissão, um ou dois filhos, histórias pra contar que não vivi ou histórias pra relembrar, juntas. E que vivemos. Onde fizemos também parte. Umas com as outras.
E o tempo passa... lento e suavemente. E eu não virei atriz de teatro. E muito menos virei a esposa do meu antigo ídolo. Mas sou tão contente mesmo assim...
Lembro que eu tinha medo de olhar o futuro e nesse futuro, ao olhar para o passado dizer a mim mesma: sim Nina, agora já é futuro. E você, o que fez do seu passado? O que você construiu?? O que você fez de bom? O que você vai deixar pra a vida de alguém??
Eu tinha medo. Eu tinha medo de deixar algum vazio, algum espaço em branco. Algumas coisas sem sentido, inacabadas. Eu tinha medo de não ser especial pra alguém. Eu tinha medo de não ser nada. De não deixar nada, de não ter plantado nada.
Eu era uma menina com medo. Aos treze anos eu tinha medo, muito medo do mundo e das pequenas e terríveis descobertas que eu estava fazendo.
Treze anos é uma idade importante demais. Você não sabe o que você foi antes disso e não sabe o que te aguarda depois daquilo. Tudo é cercado por muitas dúvidas.
Mas o tempo passa e te ensina. E você aprende junto ou não.
E eu ainda me sinto algumas vezes como se estivesse com 13 anos.
E ainda tenho alguns medos...
Mas tenho muita gente hoje, ou ontem ou amanhã, que está jogando flores no caminho pra eu passar. Eu tenho flores no caminho e esse caminho é bonito, é bonito.
Quero entrar o ano assim, acreditando que sempre vai haver flores no meu caminho. E que eu faço parte desse jardim.
Desejo o mesmo pra você. Jovem de coração e de alma. Com treze anos ou não. A vida dá as voltas que merecemos. E nessas voltas, a gente vai caminhando junto, seguindo a estrada que nos foi destinada.
Aceitando as perdas. Sorrindo com os ganhos. Tentando tirar uma lição de tudo.
Eu ainda me sinto como se tivesse treze anos. Eu ainda tenho muito o que aprender...
E eu to querendo viver.
Essa é a minha meta pra 2009. Viver cada segundo que eu tiver, bem vivido. Pra finalmente mostrar a menina de treze anos, que ela merece ser feliz, merecia. Sempre mereceu.

Comentários

  1. Eu tô tão linda agora que nem quero lembrar de quando tinha 13 hahahahahah

    O tempo passa Nina, passa e é bem legal com a gente, tenho dois filhos maravilhosos e uma vida inteira que não planejei mas que me faz muuuuito feliz, também não casei com o Rick, tudo bem que as vezes acho que ele sente muito minha falta, mas ele tem que encarar que eu escolhi o Maridones né? heheheh

    Essa música do Gonzagão vem pra começar o ano muuuito bem.

    Beijins:*

    ResponderExcluir
  2. Nina,

    Já existem flores no seu caminho. Se flores são desejos de felicidade e demonstrações de carinho, eu já encho o teu caminho delas, desde o primeiro dia de 2009. E juntas, vamos construindo um jardim. De flores, poesia e cores, de novos laços, carinhos e boas memórias. Um jardim de passarinhos e borboletas, de mães e filhas, de velhos e novos mundos, de cartas, princesas e joaninhas, de passos em direção ao coração, fazendo as nossas meninas de 13 anos terem orgulho do que nos tornamos, e nos tornando exemplo para quem vem por aí...E fazendo todos os integrantes do Menudo morrerem de amor por tudo o que somos hoje, e eles não quiseram naquela época...rssssss...

    Um beijo, Nina, com perfume de flores!

    Rê.

    ResponderExcluir
  3. Querida Nina, quero que saibas que já fez sim muitas coisas e sei que continuarás fazendo... vc eh muuuuiiiiiiitttttttttttttttoooooooo especial!
    Tenha um lindo ano novo!
    Bjs, bjs e bjs!!!!

    ps: ontem, a assistir os fotos em Copa na tv, lembrei qdo estávamos lá e a emoção qu sentimos naquele momento, fi lindo, ficará pra sempre em minha vida...

    ResponderExcluir
  4. rs... uma pequena correção no comentário anterior... queria dizer "fogos em Copacabana..." e não "fotos"...bjim

    ResponderExcluir
  5. Também me lembro. Quando fui casar, tinha medo de não conseguir pagar as contas e fazer a feira do mês. Hoje, 15 anos depois, o filho mais velho tem 13 anos. O mais novo 8. E, o tempo, passa tão rápido quanto nossos pensamentos.

    Feliz de quem, a sua semelhança, chega nesta idade sem estar "acabada". Infelizmente não é regra!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    seu post me fez lembrar de outra música que eu também adoro :o)
    "Eu fico
    Com a pureza
    Da resposta das crianças
    É a vida, é bonita
    E é bonita...
    Viver!
    E não ter a vergonha
    De ser feliz
    Cantar e cantar e cantar
    A beleza de ser
    Um eterno aprendiz...
    Ah meu Deus!
    Eu sei, eu sei
    Que a vida devia ser
    Bem melhor e será
    Mas isso não impede
    Que eu repita
    É bonita, é bonita
    E é bonita..."

    Beijo grande,
    e muitas, muitas flores, sempre, pelo seu caminho :o)
    Angie

    ResponderExcluir
  7. Ai Nina o tempo voa mesmo! Ate eu com 24 anos penso em 10 anos atras, pensando no futuro que e agora, esse presente, que e mesmo um presente. Eu tbm tenho medos, de nao seguir adiante, ficar estagnada. Mas penso que nesses 10 anos muita coisa aconteceu, que eu fiz por onde e tbm que eu nao fiz por onde. A vida tem um fluxo, um curso natural, e a gente faz escolhas. gostei mesmo da maior parte das coisas que plantei. Tenho medos, mas tenho esperanca e tenho coragem. Sei que monstros rodeiam nos meus pensamentos, mas eles sao expelidos pela minha fe. e vou fazer o que vc falou, caminhar entre as flores! Tenho certeza que 2009 sera lindo, sera de boas sementes, do amor, da compreensao, do respeito. Prefiro acreditar assim tbm! Sou uma boa filha, serei uma boa mae... serei sim, assim como vc, Maninha! Um passado aos 13 anos tao presente quanto os meus 33 que um dia ira chegar! Assim como os seus! Pensamos em presente, em passado em futuro e o tempo da uma fusao nos nossos sentimentos.
    Nina eu ja estou colocando petalas coloridas e perfumadas no seu caminho! Caminhe, pule, dance, de passinhos de balairinha, passinhos de crianca... desfrute!

    bju bju e otimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Nesse teu jardim tem girassol, minha flor preferida. Têm vários girassóis e todo o meu pensamento bom pra ti, pra tua caminhada. Para a nossa caminhada pelo teu jardim florido. Eu vejo esse teu caminho florido quando escreves coisas lindas como essa, quando prometes pra ti mesma e nos estimula a pensar nas nossas coisas à partir das tua.
    Belo passeio ... esse ... nosso!
    Beijos,
    Bel.

    ResponderExcluir
  9. Nina!
    "Eu vejo flores em você"...
    Sempre haverá flores no seu caminho porque vc mesmo as planta!
    Vc joga sementes de flores por todos os lados enfeitando o seu caminho e o de todos que a cercam!
    Vc espalha beleza, irradia felicidade e amor.
    É uma pessoa iluminada!
    Bom, eu também queria ser atriz. Queria ser linda, rica, famosa...hehehe...o que toda menina quer, eu acho.
    Também já quis casar com um dos Menudos, qualquer um tava bom, adorava todos, hehehe...
    Alhiás quis casar com muitos atores famosos...não rolou...
    Mas isto é sonho de menina/adolescente.
    E esta fase, em que a gente acha que tudo isto vai acontecer, é tão bonita!!
    Por isso que é bom sonhar, nos mantém mais jovens.
    Mantém este espírito de menina...
    Mas hoje eu olho pra trás e vejo que vivi tantas coisas, boas, ruins, mas que me fizeram quem eu sou hoje.
    E gosto da pessoa que sou.
    Gosto mais hoje do que gostava ontem.
    Lindo teu texto, como sempre muito tocante!
    E Luiz Gonzaga é uma delícia, né?!!
    Um 2009 pra vc cheio de flores, Nina, que já é Rosa...
    Bjim florido!!!!

    ResponderExcluir
  10. Seus medos,meus medos, eu com 19 tenho os mesmos medos que você ja teve,lia e pensava: "eu sinto isso, e isso também.." Tenho medo do futuro, medo do que me espera,medo do que eu posso não conquistar, medo do vazio, desse vazio que você falou. Mas estou na batalha não é?! Quem ta na chuva é pra se molhar, então estou seguindo em frente, me esforçando ao máximo pra aproveitar tudo. E quem sabe daqui a alguns anos eu olhe pra traz coma mesma alegria comq ue você escreveu sobre os seus 13 anos.
    Nina querida, o seu caminho é um lindo jardim, porque você é uma flor que exala alegria e bom humor, uma flor que enfeita esse nosso mundo!!!

    Bjãoo

    ResponderExcluir
  11. Um excelente ano de 2009 Nina!
    Acredito que os anos passarão mais devagar se vivermos os dias mais intensamente, um de cada vez.
    Que este ano lhe continue a trazer tudo de bom, para si e para todos os que ama.

    ResponderExcluir
  12. Eu continuo sendo aquela menina com medo,Nina.A menina que na infância vivia apavorada, viu seus piores medos se tornarem realidade.
    Eu aprendi, com a minha vida, que o ditado correto não é cuidado com o que desejas mas sim cuidado com o que temes .

    ResponderExcluir
  13. Nina!

    Feliz Ano Novo, com muito amor e paz!
    Tudo de muito bom para vocês!
    Bjs , mariii

    ResponderExcluir
  14. O tempo passa rápido mesmo querida. Incrivel. Espero que vc tenha um ano iluminado. Bj

    ResponderExcluir
  15. Nina, que lindo isso !
    Não te falei que você ainda vai publicar um livro ?
    Adorei !
    Me deu vontade de chorar....

    Ah, as postagens do dia 05 estão confirmadas ? Tirei muitas fotos da minha cidade....

    ResponderExcluir
  16. Casar com o Ray? Hahaha! a Tia Gi dizia que ia casar com o Ricky Martin!

    Mas acho que todo mundo diz isso um dia né?! Mas eu prefiro, um da minha época [ps: eu não to te chamando de velha! eu só faço isso com a tia Gi ;P ] William Mosley *-*

    Futuro, essa palavra dá medo!! Mas um dia vai acontecer comigo o mesmo que aconteceu com vocÊ, esse medo vai passar!!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  17. que gente linda de palavras lindas vcs sao!
    meu Deus!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Pois é Nina.. concordo com vc que o tempo passa cada vez mais rápido.
    Por isso que devemos aproveitar cada minutinho.

    Vim te desejar um ótimo início de 2009. Que possamos nos encontrar muito e compartilhar muitas idéias.

    Se der tempo participarei da blogagem sobre as cidades amanhã. Posso? Daí, te aviso.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho tanto medo de tudo ainda...É como se eu tivesse 13 anos! O que mais quero é deixar história,mas vai que eu não seja ninguém? Vai que ninguém aprenda nada comigo? Dá medo!
    Ter 13 anos é mesmo importante e talvez tenha sido a idade mais importante até agora, aliás, acho que 13 e 23 foram os mais especiais,os mais intensos...Quem sabe com 33 eu Não esteja diferente, né? Quem sabe eu já tenha deixado história!
    Nina, minha querida, você foi a única que recebeu a minha carta, sabia? Mas fico feliz por você ter recebido, porque fiz de todo coração e com muito amor.
    Espero que 2009 seja liiiindo pra vc e sua família que é linda também! Obrigada por ter feito do meu ano de 2008 bem melhor e desejo que possamos estar juntas para sempre!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  20. Merece cada gota! Que 2009 seja só felicidade pra vc, amiga. Que Deus abençoe sua familia, sempre. Que continues sendo essa menina tão querida e carinhosa.
    beijoooo

    ResponderExcluir
  21. Feliz 2009!!!!
    Viva!!!Viva!!!
    Como sempre...suas palavras são lindas, mágicas!!!!
    Grande abraço!!!
    Beijinhos!!
    Thaís M M

    ResponderExcluir
  22. feliz 2009 gente!!Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário