Pular para o conteúdo principal

Coisas de Manaus

Eu não sou muito patriota não, sabe?? Mas amo muito meu país, amo muito meu Estado. Isso não me faz cega aos problemas enormes que eles possuem, mas que de vez em quando bate um orgulho danado de ser dali, ahhh, isso sim...

Porque ser amazonense é isso e mais um pouquinho:

*"Poder ir pro Caribe de carro" apesar de as estradas nao serem coisa mt boa;
*"Quando marcamos um encontro no 'shopping' não precisamos dizer qual é, porque aqui só tem um mesmo...[Agora temos um monte, mas o melhor continua sendo o mesmo]";

*"Não ter que analisar muito os candidatos ao governo, porque são sempre os mesmos";

*"Não se sentir só numas férias em Fortaleza, porque todo mundo que tá lá nas férias veio de Manaus" amazonense que é bom, adora Fortaleza e Rio de Janeiro;

*"Ter um Teatro lindo! apesar de que 99% da população nunca o tenha visitado";

* "Comer Jaraqui (um peixe) (e agora inventaram até sanduíche de Jaraqui!! X-Jaraqui!!)[suspiros]";
*"Morar em Palafita, mas ter TV, Vídeo, DVD, computador com acesso à internet e celular";



*"Comer o X-Cabokinhuuu (tucumã, queijo e pão!!)[vários suspiros]"; caramba disso eu tenho muuuuuuita saudade!

*Ter as hidrovias no lugar de rodovias, e ir dormindo na rede por longas horas ou dias, até chegar no seu destino. Ou ir olhando o visual, que de vez em quando tem belas surpresas,como botos (golfinhos), lindas árvores, pássaros de mil tipos diferentes, indiozinhos, pôr do sol encantador




*Ter o Festival de Parintins, nosso festival lindo e emocionante, onde se fala de estórias de um povo das tribos distantes, cantando-se na língua desses povos, mostrando respeito a esses povos que fomos e somos todos nós


*Passear pela Ponta Negra à tardinha,olhando pra aquele riozão de águas escuras, ouvindo música ao vivo, tomar sorvete, comer pipoca e comprar balões para as criancas


* Poder ouvir o grupo Raizes Caboclas, que usa instrumentos musicais extraídos da natureza



* Ter uma variedade incrível de frutos e comidas típicas



* Ter o Encontro das Águas no fundo do quintal


*Ter a exuberância dos nossos rios, das nossas florestas ainda verdinhas, descobrir que existem boas empresas, trabalhando com certificacão florestal, e melhor ainda, ver e aprender com a simplicidade que aquele povo ainda carrega em si




* Fazer coisas bem típicas de amazonense mesmo, como:

- tocar nas pessoas enquanto fala;

- amazonense aponta com a boca. Pergunte a um amazonense onde está algo e ele, muito provavelmente, em vez de levantar a mão e apontar, fará um biquinho em direção à coisa procurada. Aliás, um biquinho não, um beicinho.

- Amazonense é muito solidário. Pergunte e ele responderá.

Peça e ele lhe ajudará. Dê trela e ele grudará.

- O amazonense é muito caloroso. Não só pelo calor que faz em Manaus, mas porque facilmente puxa papo e se integra a um grupo.
Basta uma possibilidade de entrada na conversa e..zapt! estamos dentro, na maior intimidade.

E ser amazonense é acima de tudo, conhecer bem esse vocabulário:

"ÉGUA em várias situações.
"Égua, maninho..."

LESO (A), LESEIRA - Um leso é alguém que sofre de leseira. Leseira é um abestalhamento momentâneo que acomete o leso. Se a leseira for uma característica contínua, dizemos que o leso sofre de leseira baré.
Segundo cientistas da Universidade de Kuala Lumpur, a leseira baré ocorre entre os amazonenses devido ao sol quente na moleira, que frita o cérebro e queima alguns neurônios. Temos ainda as expressões derivadas:
Deixa de ser leso!" e "Pára de leseira!".

OLHA JÁ! - Expressão de indignação correspondente a "Mas que abuso!".
"E aí, gata, me dá um beijo?" "Mas, olha já esse aí...Te manca!"

MANO(A) - Tratamento carinhoso entre conhecidos ou não. Muito usado para fazer perguntas e pedidos. "Mana, faz um favor pra mim". "E aí, tudo bem, mano?"

MANINHO(A) - Tratamento não carinhoso usado por pessoas que já estão estressadas "maninho, tu não tem o que fazer não?"

TELESÉ - é a mesma coisa que "tu é leso é?" ahahahaha

BORIMBORA - Vamos embora. "A gente não tem mais nada a fazer aqui.Borimbora!"

MACETA - Grande, imenso, de proporções anormais. "Eu disse que ia lá brigar com ele e quando eu olhei o cara era maaaaaaaaaaceta. Saí fora..."

CARAPANÃ - Pernilongo. Só que mais chato e mais chupador. Termo indígena para "lança voadora", segundo a lenda urbana.

MAIS VOU MERMO - Indica uma afirmativa veemente . "Vamos a Ponta Negra no domingo? Resposta: Mais vou mermo". Ainda pode ser usada uma variação MAIS QUERO MERMO, "Ta afim de um sorvete de creme de
cupuaçu?Resposta:
Mais quero mermo". (Obs.: Uma verdadeira Manauara nunca rejeita um sorvete de cupuaçu ou tapioca)

NEM COM NOJO - Indica uma negativa veemente. "Não empresto dinheiro para ele nem com nojo", "Vai ter que comer este peixe hoje, sem farinha amarela e sem pimenta. Reposta: Nem com nojo".

MÁ RAPÁZ - O mesmo que "Olha já!". "Me empresta teu carro?" "Má rapá!Claro que não!"

Enfim, ser amazonenese é bom demais. A gente mora numa cidade grande, que ainda guarda resquícios de uma cidade pequena e provinciana, a gente tem um monte de problema ali, a gente tem pouca qualidade de vida, mas a gente é tão simples, é tão bonito, e é tao caloroso, que tudo ali vale sim, à pena conhecer e se apaixonar.

Conhece Eliana Printes e sua voz macia? Então , muito prazer! ela é a Eliana
Eliana Printes - cinema


ps. os textos em itálico não são meus e eu não conheco a autoria, mas foram enviados por email pra todos os caboquinhos que vieram no nosso Amazonas querido!
ps2. todas as fotos peguei na net

ps3. Nossa! eu estava com uma baita saudade do Amazonas e não sabia. Ao escrever este post, voltei a passear por lá, por suas ruas, por seus rios e vi aquela gente simples que eu tanto amo. Ooh coisa boa... obrigada mãe por ter me feito lá =)

Comentários

  1. Que otimo conhecer o Amazonas, alem das florestas, que e conhecido pela beleza incontestavel, saber mais do povo e seu jeito de ser. Eu tenho um amigo que foi para o Manaus, ele cientista social e trabalha com os indios, faz cada foto linda e conta otimas historias de la!
    Bem, nao tenho que contestar, a vontade que tenho de conhecer esse pedacao do Brasil so aumenta!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E adoreiiii a musica Cheiro de Cabocla!! E que nem um forro, deu saudade da minha terra, eu sou do Espirito Santo, de Sao MAteus, fica do lado de ITaunas que tem muito forro... ai como e bom lembrar da nossa terrinha ne?! O ritmo me fez lembrar bastante da minha... qlq dia desses vou falar sobre a minha terra tbm... me empolguei com seu post! hehehehhe

    bjks

    ResponderExcluir
  3. escreve, escreve escreve chris. olha eu tava pensando agorinha e sabe de uma coisa? esse foi o post mais gostoso que já fiz, ele foi feito pra mim mesma, sabe? pra mim, pras minhas saudades... e me fez tao bem falar disso, vc nao imagina o quanto. escreve vc tbm.
    eu conheco o seu estado, quer dizer, só a cidade que todo mineiro adora, Guarapari. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. ahhh vou fazer sim, com bastante capricho (o hit de musica aqui em casa tem de tudo, meu amore adora Tic tic tac do Carrapicho... ahauhuaha)Vou fazer com calma e vou postar, com certeza vai me fazer bem! E eu tbm adoro H&M, cada precinho otimo, qdo esta em promocao entao, afff... coisas de 3/2 e ate 1 euro!! ahuahuahauha muito bom... saio garimpando as coisas!
    Bem, vou falar da minha terra querida, pode deixar! Guarapari e sempre bom e o mais conhecido do ES, apesar do ES ser tao esquecidinho que nem o Acre! kkkkkkk

    Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Nina, que viagem!
    Um pé na Europa outro em plena floresta!
    Cara tu não tem noção do quanto viajei.
    Amei o Raizes Caboclas, que coisa deliciosa.
    Eu não conheço Manaus, minha irmã esteve lá, ela morou por dois anos no Pará em Itaituba, tem muuuuitas fotos na sua terrinha, meu sogro foi na mesma época que minha irmã, mas fez um passeio bem mais turista, amou o lugar e tem fotos incríveis!
    Ontem fui no shopping aqui pertinho de casa, entrei numa loja de chocolates pra comprar um mimo pro maridones(que come até tijolo se for coberto ou recheado de chocolate), e vi chocolate de cupuaçu(que eu conheço graças as polpas congeladas!), de açaí e outras brasilidades...
    Nina Manaus é linda e como toda cidade tem dificuldades a minha tem seus defeitos, mas já dizia um ditado pra lá de antigo "amigo(no caso cidade)meu se tem defeito eu não vejo inimigo se não tem eu ponho!"

    Beijins com felicidades:)

    ResponderExcluir
  6. Nina! ME apaixonei pelas hidrovias! Me encantei com as redinhas, muito lindo! E a possibilidade de ver um boto então? Agora eu quero ir pra Manaus de qualquer jeito!
    Que delícia!!!
    E o teatro? Lindo de morrer, como diz minha avó!
    bju

    ResponderExcluir
  7. Pois é Nina, eu tou indo morar em Manaus mas ja conheço a cidade, porque fui a trabalho.. a cidade apesar de ser quente, é muito bonita mesmo, agora o que mais me encantou foi a imagem da Ponta Negra vista de cima.. olhando assim nem parece Manaus!! As aguas negras são lindas e acredite, eu tive o prazer de mergulhar no encontro das águas quando fui de voadeira até Manaquiri!! a cidade é linda, e eu não vejo a hora de ir logo morar ai.. eu tinha de escolher entre Manaus e Belem, mas escolhi MANAUS por ser fantástica!! ah, eu sou acreana, mas moro em Vitória.

    ResponderExcluir
  8. Além do Pantanal, a Amazónia era um local que gostava muito de conhecer e ver aquele encontro dos rios.

    Já me aconselharam 3/4 dias naquele hotel/resort que fica na copa das árvores. Você tem referências de lá?

    ResponderExcluir
  9. Não concordo com algumas vantagens que você citou. É sempre bom, eu acho, termos mais de uma opção.Quem sabe se chegasse gente nova na política , por exemplo, mais amazonenses conhecessem o maravilhoso Teatro ?
    Ainda bem que há muitos mais vantagens que desvantagens.Eu mesma fiquei com água na boca de vontade de conhecer essa paisagem deslumbrante e essas delícias que você falou.Adoro uma comida exótica.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina,
    Viajar de rede (aaaaaaamo rede!!!), olhando aquela paisagem... nao tem preco!!! Lindo post!!! :oD
    Beijos,
    Angie

    ResponderExcluir
  11. sinto saudade do x-caboquinho, da tapioca com tucumã e queijo qualho que comi lá na Praça do Congresso.. bom demais.. o ruim dai só que é quente mesmo, mas, a gente se acostuma.. vou só ano que vem pra Manaus mesmo, depois que concluir o segundo periodo da faculdade, pra não perder o periodo, mas minha chefa disse que assim que eu terminar, já vou pra Manaus.

    ResponderExcluir
  12. X-Cabokinhuuuu!!! HAHAHAHA!!! Eu tive que rir dessa!!

    Deu saudade da terrinha...bom, de tudo menos das "lanças voadoras"!! Hahahaha!!!!

    E eu pensei que você nunca ia postar esse e-mail que recebeu...ô mana, é engraçado demais!! Tudo bem que é pra lá de maceta, mas é sempre bom relembrar! Eu achei que tinha esquecido as nossas gírias...olha já!

    "Laura, telesé? Manauara que é manauara não esquece as raízes nem com nojo!"

    Má rapá, viajei desse comentário! Bom, já disse tudo o que queria, borimbora!

    ResponderExcluir
  13. Eu quero um X-Cabokinhu!! Já.

    Linda e deliciosa a sua Manaus, Nina.

    Quem sabe um dia eu a conheça pessoalmente...

    Bjux!

    ResponderExcluir
  14. Eu querooo, que delícia, Nina.
    E obrigada por gostar da minha terra também!
    Amei conhecer um pouco mais das suas raízes, e agora que ir para lá já.
    Má rapáz, quero mermo!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  15. Mas K, isso no fundo é só gozacão, entendeu?? é claro que eu tbm nao concordo com mt coisa que tá aí, acontece que é amazonense tirando onda consigo próprio, entendeu?? nada mais!
    o que vale é mesmo mostrar que vantagens e desvantagens tem em todo lugar, assim como a Sonia falou: "amigo(no caso cidade)meu se tem defeito eu não vejo inimigo se não tem eu ponho!"

    bjs K, to feliz em te ver por aqui. melhorou??

    carol, vc é da terra do meu pai!!! já te amo ;)

    laura, gostei engracadinha!

    patti, eu conheco só de passear por lá, porque amazonense mesmo, nao tem dinheiro pra aquilo nao. mas é bonito, é mesmo no meio da floresta, com o rio em volta, os macaquinhos vem te incomodar o tempo todo, e eles tem mts programas pra turista por lá. focagem de jacaré à noite, pescaria de piranhas, passeios em geral que sao bem legais, visitas a comunidades ribeirinhas, etc, etc. acho que vale conhecer sim, apesar de que vc vê mais bichos ao natural, no pantanal.
    mas os passeios de rio pelo amazonas, nao tem melhor! e todo mundo que vai lá fala mt bem.

    rede é bom demais né Angie?

    soninha, do céu, nem me fale, hmm delícia, suco de cupuacu, ou ainda acaí, com farinha e acucar.. ohh Deus!

    carlinha, o amazonas é um lugar mesmo mt bacana, eu recomendo :) além do mais, tem a minha mae e meus sobrinhos, aqueles caboquinhos! rsrsrs
    perai marcinha, que eu vou preparar um x caboquinho pra ti tbm, e a gente aproveita e danca um forrozinho com a larinha, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  16. ahh bi! quem nao gosta do rio??? aquilo é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostei do "Telesé"... kkkkkkk
    Aliás, o Festival de Parintins é muito mais interessante do que o Carnaval, ao meu ver.

    ResponderExcluir
  18. O seu Brasil é tão diferente do que aquele que eu conheço! Mas leso e leseira tem no Parana tb! :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Ai Nina, adorei viajar por Manaus com você!
    Adorei tudo nessa cidade!
    Eu sepre quiz ir pra lá...pela minha futura profissão (bióloga)
    Agora então...fiquei com mais vontade ainda!

    Ps: Adorei o comentário da Laura!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Menina Feliz!
    Foi uma das coisas mais lindas que eu já recebi.
    Quando chegar em casa, vou mostrar pra Larinha. Ela vai ficar doida!!

    Bjux meu e da Larinha!

    ResponderExcluir
  21. Ei Nina mata a véia do coração!!


    Nós três amamos:)

    Beijins com felicidades sempre:)

    ResponderExcluir
  22. Oie...sumida!! =)
    rs...mas eu tbém andava...né?
    que Lindas fotos...aiaiaiai!
    Bom, hoje é uma passadinha básica para matar a saudade e dizer que fico feliz por você (ao contrário das meninas!) não esquecer de mim!
    Uma Linda e maravilhosa sexta!

    Obrigada pelo carinho comigo sempre!

    http://planetamix.zip.net

    ResponderExcluir
  23. Pois e, Nina! Nem eu sei... vou tentando bolar estrategias, ter um dia bom, e relaxar primeiro a mente para depois relaxar o corpo antes de dormir! Uma loucura mesmo!!

    A Barbie eu tive uma na minha vida, uma outra que era falsa da China, mas nao e a mesma coisa em termos de qualidade, pq de dar para brincar da... heheheh

    Otimo dia para vc!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  24. Nina, eu preciso comentar sobre o último post no "Menina Feliz".
    Às vezes eu acho de verdade quer você não existe! Como pode ter alguém no mundo tão interessada na vida das pessoas? Tão gentil e amável? Você é peça rara minha flor.
    Admiro muito você.

    ResponderExcluir
  25. Nina, ontem nem deu pra comentar direito, tava com visitas em casa e me exibindo com o seu lindo, lindo de viver texto, desenhos e carinho.
    Nina, fiquei com aquele sorriso paralisado no rosto, com um choro engasgado, pensando exatamente o que a Carlinha comentou aí em cima.
    Foi a coisa mais linda que já vi pros meus meninos, e você como mãe sabe o quanto isso é importante.
    Sinta-se muito abraçada e coberta de beijos por mim, Caio, Pedro e Davi.

    Obrigada do fundo do nosso coração.

    Amamos muito você.

    Beijins com felicidades da familia toda:)

    ResponderExcluir
  26. Nina amei esse texto sobre Manaua/Amazonas, gente fala assim mesmo como vc escreveu e nem se toca, mais é uma característica única, e a Eliana Printes, para mim que sou fã de carterinha não perco um show no Teatro, e olha que é uma vez por ano, tenho todos os cd's, ele é demais!!!! Não consigo mandar nenhum recado para vc no orkut, vc tá bloqueada me add. Bjão

    ResponderExcluir
  27. E aí Mana Nina!!!!
    Que terra mais linda esta sua, viu?? É prá ter o maior orgulho mesmo!!
    Um dia ainda vou conhecer tua terra, ah vou sim!!
    Imagino as pessoas mais livres, mais soltas, mais espontâneas!
    Aqui no sul, o pessoal é meio metido, sabe? Se acha melhor que os outros. As mulheres aqui são tudo posudas, ficam competindo prá ver quem se veste melhor.
    Amo a minha terra, mas destas coisas eu não gosto.
    Ah, sobre os anos 80! Sabe Nina, eu nasci em 70, então entrei nos anos 80 com dez e saí com 20, ou seja, nesta década eu entrei criança, passei pela adolescência e saí adulta. Foi uma época de muitos descobrimentos e transformações. E eu morava no interior e tinha muitas amigas, e me divertia muito. Você sabe que a diversão naquela época era mais simples, a gente nem tinha internet, mas ia mais prá rua, conhecia mais gente!
    Realmente, foi uma década muito feliz prá mim!
    Por isso que lembro dela assim, tão empolgada!
    Nossa, escrevi demais.
    Bjão lindona!!!

    ResponderExcluir
  28. Nina!!!
    Também não esqueço aquele comentário do Evandro mesquita!! Menina! Quando eu li, caí dura!! Não dormi o fim de semana inteiro! Se ele soubesse que quando eu era adolescente eu era apaixonada por ele!
    E o cara é tão legal, que mandei um email prá ele agradecendo e ele ainda respondeu!
    Coisa mais queridaaaaa!
    Bjkas lindona!!!!

    ResponderExcluir
  29. Aiai!!!Que riqueza!!
    Este post, suas palavras e de outras pessoas ....nossa...só aumentou minha vontade de conhecer Manaus!!
    O Brasil é tão maravilhoso!!!
    Beijinhos!!!
    Thaís M M

    ResponderExcluir
  30. Manaus realmente é de uma riqueza incontestável. Suas florestas, a peculiaridade do povo, a comida típica da região... são coisas de que sinto saudade quando lembro daí, lugar que nasci e morei quase a minha vida toda. Infelizmente o prefeito e o governador do Estado deixam a desejar, com suas manias de grandeza e muitas outras coisas mais que fica até difícil enumerar!
    Saudade eu tenho dos amigos que ficaram, do cartão postal e da comida :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário