Pular para o conteúdo principal

Você é bonita!

Certo dia, minha filha mais velha me disse ao ver algumas antigas fotos minhas que eu era uma gracinha, muito bonita. Eu me assustei e disse que não era não. No que ela revidou no mesmo instante: claro que era, mãe! Olha isso! 

Bom, a verdade é que EU me achava bonita, mas os outros não pensavam assim. Ao ouvir o comentário da Laura, eu tive a reação de negar, porque ela estava indo contra o que todos me falavam e ao que eu já estava acostumada. Minha reação era: essa pessoa não vê o que eu vejo em mim. E tá tudo bem! Eu me acostumei a aceitar o que as pessoas pensavam, apesar de não acatar aquilo como verdade para mim mesma. 

Ontem eu estava organizando algumas fotos e vi esta aqui embaixo:


Nessa época, eu estava com vinte e um anos, ou seja, há exatos trinta anos que fiz pra um documento. E ontem, olhando pra essa Nina, eu me concentrei nos meus traços faciais e por isso, o zoom aqui está explicado. Me achei uma lindinha, modéstia às favas! Era isso o que eu via em mim antigamente, mas cansei de ouvir das pessoas que eu era feia. Lembro de me olhar no espelho várias vezes e constatar: mas eu sou bonita! Como que essas pessoas não enxergam isso?!

Cerca de um ano antes desta foto, um "namorado" tinha terminado comigo. E sabe uma das razoes pela quais ele me deixou? Ele me achava feia quando comparada com suas outras muitas paqueras. E eu olho pra essa foto hoje e penso, que bonita eu era e que cego e tonto era aquele imbecil!

Veja os meus traços, que perfeitinhos. Sim, é verdade, há uma certa assimetria – o que é bastante comum em todos nós, seres humanos –  mas há tanta harmonia nesse rosto! Há minha personalidade nele, meu carisma e minha meninice da época. Há os meus sonhos, minhas derrotas e conquistas. Há meu passado e um futurão pela frente. Há nos meus traços, minha mãe, meu pai e meus avós. Há neles, a beleza dos meus filhos que viriam. Aliás, o primeiro dos meus quatro filhos já estava a caminho. Há o dedo de Deus no meu rosto. Quanta beleza há nisso tudo! 

Quando eu ouvia os comentários maldosos, eu nunca acreditei neles. Eu me achava bonita e ponto. Mas eu tinha uma coisa que me fazia sobrepujar aquelas insinuaçoes negativas: eu gostava de estudar, eu tinha vontade de crescer, eu via além. Eu sabia que eu era mais que um rostinho bonito (pra mim) e feio (para eles). Eu me valorizava e lutava por mim. Lia muito! Ler era o meu mundo e nada me fazia mais feliz que ter um livro nas mãos e um boa música para ouvir. E eu me curtia, eu me amava, de um jeito torto é bem verdade, mas eu gostava de ser essa Nina aí.

E é isso o que eu queria deixar aqui: não acredite no que as pessoas dizem sobre sua beleza. Elas não sabem de nada! Procure seus traços bonitos (todos temos) e valorize-os. Procure a harmonia, não tente disfarçar suas características menos boas, tente ir pelo outro caminho, valorize o que gosta em você. Esqueça os outros e os seus "defeitos". Vocé é linda como Deus te criou.  


Comentários

Postar um comentário