Pular para o conteúdo principal

Como me livrei da enxaqueca

Há exatamente um mês não tenho enxaqueca! Para alguém que nos últimos dois anos, estava sentindo terríveis dores de cabeça quase todos os dias, com duas crises semanais onde cada uma durava cerca de três dias, isso é algo como um milagre! Um dia, no meio de muitas dores, decidi que já estava na hora de tomar uma decisão a respeito: já que os médicos não resolvem meu problema (já fizeram vários exames em mim) vou resolver eu mesma! Comecei então a “dieta da enxaqueca„! No dia antes de começar, estava tão triste que quase podia chorar. Triste mesmo! Principalmente pensando no café que teria que cortar da minha dieta alimentar. Mas, já no primeiro dia, percebi que poderia conseguir. Na verdade, só foi difícil imaginar minha vida sem aqueles alimentos: viver de fato sem eles não é difícil como eu pensava. Sobrevivi e me sinto muitíssimo bem! Às vezes, acordo e nem acredito que não estou com dor! Nos últimos dois anos, amanhecia absolutamente todos os dias com enxaqueca! Algumas vezes, ela perdurava um dia inteiro, outras ficava comigo por uns três dias. Havia uma pequena pausa e no outro dia, voltava. E não havia remédio que a fizesse parar. Quando ela vinha muito forte, era acompanhada de náuseas e vômitos. E sei que há casos ainda piores do que o meu, como incapacidade de estar em lugares claros, problemas com cheiros fortes, impossibilidade de trabalhar, auras, etc. Enxaqueca é uma coisa muito horrível e se eu tivesse um inimigo, não lhe desejaria esta dor. Na primeira semana de dieta, senti dores fortíssimas, foi MUITO difícil, preciso confessar! Talvez meu organismo estivesse reagindo à falta do café, açúcar e outras porcarias que costumava ingerir e por muitas vezes naquela semana, eu pensei em desistir para aliviar a dor, mas a minha vontade de tentar era maior. Já na segunda semana vi efeitos e hoje, um mês depois, vivo sem dor. De quebra ainda emagreci e me sinto muito bem. Estive no meu médico ontem e ele se surpreendeu com a minha situação atual. Nunca fiquei um mês inteiro, há mais de trinta anos, sem ter enxaqueca! E agora, estou alivida sem aquela dor de louco. Se você não tem algum problema de saúde que possa ocasionar essas dores (para isso precisa já ter feitos vários exames) saiba que a enxaqueca acontece nas profundezes do cérebro. Com a alimentação errada que temos hoje em dia, há um excesso, por exemplo de serotonina, e outros hormônios e são eles a causa da dor. No caso da serotonina, o excesso é tão grande, que os receptores dessa substância criaram uma espécie de barreira, ou seja, eles resistem à serotonina, fazendo com que nosso corpo entenda que ela está em falta, daí a enxaqueca e todo o mal estar envolvido nessa doença. Na enxaqueca, em específico, ocorrem sintomas/sinais de excesso e de falta de serotonina. Mas a verdade é que não tenho capacidade de explicar com detalhes o livro que li, mas o recomendo a você que não conhece esta dieta e sofre com dores de cabeça. Já aviso que a dieta é de fato, muito rigorosa e restritiva, mas se suas dores matavam você, mate-a você também! E só quem sofre de enxaqueca sabe o quanto essa dor é horrível.  

O livro em questao é do Dr. Alexandre Feldman, „Só tem enxaqueca quem quer„Recomendo ler para melhor compreensão dos porquês, mas se você quer saber já, o que cortei da minha alimentação diária, aí vai:

Café (mesmo o descafeinado), açúcar, qualquer coisa que contenha farinha de trigo (e qualquer outro tipo de farináceo) como pães, bolos, tortas, massas, etc. Além de leite, batata inglesa e álcool. 

Todas as outras coisas que ele recomenda não comer e eu já não usava, são: mel, adoçantes, óleos vegetais (você pode usar somente os prensados a frio, como azeite de oliva, óleo de coco ou dendê), sucos de frutas (mesmo os naturais), refrigerantes, amido, soja, margarina, gordura vegetal hidrogenada, frutas secas, glutamato monossódico (presente em MUITOS alimentos que você compra pronto, ou naqueles famigerados cubinhos de carne/frango/legumes), alimentos industrializados, aditivos artificiais, embutidos como linguiça, presunto, salami e outros, frutos do mar que tenham sido tratados com nitrito e frango (pelo excesso de hormônios, se for um caipira, não teria problema). 

Existem no livro outras recomendaçoes do médico, mas acredito que alimentação é o ponto forte e o que realmente me ajudou. Vale ressaltar que é adequado fazer a dieta por três meses. E após essa fase, você pode voltar a comer/beber algumas das coisas que antes eram "proibidas", mas com cautela e observando atentamente como seu organismo vai reagir. 

Quem diria heim, que a alimentacao era a causadora das dores na enxaqueca?! À propósito, o Dr. Feldman recomenda também essa dieta às pessoas que sofrem de depressão. 



Comentários

  1. Nina, que bom! Eu já o recomendei muito. A mulher dele Pat Feldman tem vários livros com receitas de uma alimentação sadia. Você gosta de cozinhar, vai se beneficiar muito. Vou te passar os endereços dela, no seu post do Facebook. Beijos. Sucesso na dieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ele é demais mesmo! Explica tão bem no livro.
      E sim, o site dela com receitas eu conheço. Muito bom!

      Excluir
  2. Ahahhaha tbm sou eu ali no comentário 😅

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nina!
    Às vezes acordo com dor de cabeça e depois que tomo café preto, ela passa. Como é esporádico, não me preocupo. Mas tenho uma amiga que precisa ficar em quarto escuro e longe de qualquer barulho. Vou recomendar o livro para ela.
    Da lista de alimentos, muita coisa já não como mais :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Luma, sim, por favor, fala pra ela. Se ela nao tiver algum outro problema que cause as dores, ela deveria tentar. Sei que assusta a rigorosidada da dieta, mas super vale a pena. Nunca mais tive enxaqueca.
      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário