Pular para o conteúdo principal

Coragem até para cuidar do lar

Enquanto retirava a água, as algas, plantas e peixes do aquário sujo, só lembrava da maravilhosa frase de Guimarães Rosa, que uma leitora do blog certa vez me enviou: 

O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.

Tive que juntar coragem pra retirar de uma vez aquele aquário que ficava na sala me importunando, há exatos oito anos! Já vinha avisando há meses que se não me ajudassem na limpeza, eu iria me livrar daquele trambolho. Marido que só limpou no máximo, umas quatro vezes, ficou lá dizendo: faz não, deixa aí, eu limpo, tadinhos dos peixes! 

Tadinhos dos peixes?? Tadinha de mim, isto sim! Tenho que limpar aqueles vidros a cada três semanas e ninguém me ajuda! Nunca! Já tem pelo menos uns dois anos que o aquário acumulava uma sujeira estranha nos vidros, a água escurecia (nem a lampadinha clareava mais o aquário) e ficava formando algo como um lodo nas laterais. E eu apesar de tentar várias coisas, nao estava conseguindo melhorar  a situacao. Pedia em vão que alguém pelo menos tentasse arrumar o problema e nada. Por isso, hoje juntei a coragem do Guimarães ali de cima e fui. A gente tem que começar, não é? Não dá pra ficar só reclamando da vida, das coisas, das pessoas. Eu sabia que ninguém me ajudaria, meu marido não faz nada em casa, os meninos nao se importavam, então tem que ser eu mesma! Afinal, era eu a incomodada. A gente precisa dar o primeiro passo. Por isso, joguei a preguica de um jetleg da viagem ao Brasil de lado, chamei os dois pequenos e maos à obra. As crianças reclamaram, ficaram com pena dos peixinhos, mas achamos uma solução para os míseros três serzinhos que sobraram desses oito anos de aquário: um simples vidro! Até quando eles aguentarem. Aparentemente estao bem... E eu melhor ainda. Parece que limpou a minha visão. Aquela água escurecida até me deixava deprê...

Minha técnica para quando estou com preguiça ou sem motivação de reorganizar  coisas na casa ou de mudar algo na decoração, é ligar num programa de restauracao de ambiente, tipo aqueles antes e depois, que logo me motivo. Funcionou hoje de novo. 

Sim, nossa casa também precisa da nossa coragem.  







Comentários

  1. Haha, muito bom! Eu me livrei dos lustres do tempo da orca, que embora bonitos, só me davam trabalho para limpar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Acho bacana! Mas posso te entender 😊

      Excluir

Postar um comentário