Pular para o conteúdo principal

As vantagens de conhecer seu estilo pessoal

Amo moda desde meus treze anos. Colecionava revistas, via todos os programas que falavam disso (amava, por exemplo, o Clodovil) e desenhava muitas das minhas roupas, que nossa querida tia Luiza costurava para nós. Mas somente há poucos anos descobri meu estilo pessoal. Acho que deve ter algo a ver com a idade, mas nao sei ao certo, pois na verdade eu já sabia, desde garota, o que eu gostava, e é por incrível que pareça, o que gosto hoje. Mas com o nosso desenvolver, de menina a mulher, passamos por muitas fases e isso é bom e saudável.

Sabe como descobri, ou melhor, aceitei meu estilo?

Um dia, cinco anos trás, eu estava almoçando com uma amiga brasileira aqui e ela comentou: 
– Que engraçado Nina, a tua casa parece a Bahia, toda colorida (naquele tempo, nosso apartamento tinha cores diferentes em várias paredes) mas tu está sempre com as mesmas cores ou estampas (nesse dia eu usava um pulôver listrado azul e branco).

Fiquei sem saber o que dizer e lhe dei um risinho sem graça, mas ao terminar nosso encontro, nos despedimos e eu fui direto a uma loja. Pensei que ela tivesse razão e comprei três ou quatro blusas bem estampadas e coloridas.
Preciso dizer que nunca usei aquelas roupas? Já doei todas!
Foi depois daquele encontro que notei que sei sim, e muito bem o que gosto e não preciso fazer o que as pessoas esperam de mim. Pelo menos, não neste quesito! Se eu sei o que me cai bem, sou feliz com minhas roupas e me sinto bem dentro delas, não preciso me preocupar com o que os outros vão pensar.
A questão é que se entender, e conhecer suas preferências e seu tipo de corpo, lhe ajudam muito a compor a sua vestimenta. Tem gente que acha que isso é futilidade, mas não é. O que vestimos diz muito sobre quem somos, e é a primeira impressão que passamos de nós mesmas. A nossa roupa fala e aparece antes da gente! Até mesmo uma oportunidade de emprego podemos perder, se não estivermos  adequadamente vestidas! Também é verdade, infelizmente, que somos tratadas pelas pessoas, pelo modo como nos vestimos. Esta é a parte chata... reconheço. 
Mas entender o que gosto, me ajuda demais, porque já fazem cinco anos que não me vejo parada em frente ao meu armário repetindo o mantra de quase toda mulher: não tenho roupa!! Isso era uma constante na minha vida. Todas as vezes que ia a algum lugar ou evento, pensava isso e decidia que precisava comprar algo novo. Hoje em dia, uso TUDO o que tenho, organizo minhas coisas de modo que posso ter um panorama geral delas. Além disso, como sei muito bem o que gosto, só mantenho as coisas que me são queridas. Tudo aquilo que não faz parte do que eu sou, do meu gosto pessoal, eu doei. Tudo! 
Acho que a praticidade do meu guarda roupa hoje é que tudo o que tenho, combina entre si – e muito importante, sei muito bem o que não gosto: por exemplo, detesto estampas (com exceção de listras e flores – e mesmo assim, só tenho duas peças floridas e uma com estampa de oncinha, todo o resto é liso ou listrado). E não gosto de cores fortes, berrantes. Acho isso tudo lindo nos outros, mas toda vez que tento usar, não funciona, me sinto deslocada. Não sou eu! Descobri definitivamente, que não gosto disso em mim. E ponto! Sem estresse e sem culpa. 
Como minhas peças de baixo (calças, saias, bermudas ou shorts) são lisas, ou seja, de uma só cor, elas combinam perfeitamente com as partes de cima, que são também de uma única cor, ou as estampas combinam umas com as outras). Isso faz com  que meu guarda roupa básico, nunca me deixe na mão. 
Olhar para minhas roupas e não ficar desapontada com elas, dizendo que não tenho o que vestir, para mim é uma vitória, que só entende quem sabe o que é isso...


* * *
Algumas dicas para você:


  • se conheça a si mesma, e a seu corpo; 
  • perceba o que fica bem em você e invista nisso;
  • descubra seu estilo pessoal (tem várias pessoas falando sobre isso na net);
  • seja sincera e generosa com quem você é hoje. Está acima do peso? Não se culpe, assuma isso e se desfaça das peças muito apertadas. Elas não ficam bem em ninguém! Ou então, EMAGRECA ;-)
  • tente fazer novas combinaçoes com o que você já tem. Não saia pra comprar nada novo sem antes, verificar as possibildades dentro do seu guarda roupa e só então, com uma lista do que precisa ainda, vá às compras;
  • vista todas as peças, fotografe, crie pastas de preferências, experimente tudo o que tem, doe o que não gosta mais, reforme as peças que estão com defeito, abra espaço no seu guarda roupa, deixe que o ar entre ali; 
  • aprenda sobre como misturar cores e estampas. Observe a natureza, veja as cores das flores, como elas se combinam e tente reproduzir aquelas cores nos seus looks (sempre dá certo); 
  • se achar importante, tente descobrir qual sua cartela de cores pessoal dentro do método sazonal, mas não a leve tão a sério: geralmente, você sabe intuitivamente, quais cores ficam melhores em você;
  • pare de empurrar esse trabalho com a barriga. Deixe a preguiça de lado e mãos a obra! Vá olhar para o seu guarda roupa e aprenda a domá-lo a seu favor;

E não tenha medo de ousar! Fique bonita em qualquer lugar, mesmo dentro de casa. Agora eu faço assim: uso todas as minhas roupas, seja dentro ou fora de casa! Não tenho mais essa coisa de ter "roupa de casa e de sair". Claro que algumas são especiais e só uso quando saio, mas passei a usar minhas roupas em casa mesmo e estou sempre com uma maquiagem leve, mesmo sendo somente uma doninha de casa. A roupa vai sujar ao faxinar ou cozinhar? Para que existem aventais? Além disso, manchas não são o fim do mundo! 
Meu marido e filhos nunca mais me viram feia e bagunçada dentro de casa, e me sinto muito mais bonita, leve e disposta para mais um dia.

Vai por mim, se cuidar e se arrumar para você e para os seus, te deixa mais bonita e feliz. E vale a pena! 

Comentários

  1. Concordo muuuito contigo, Nina! De que adianta estar de bem com as vitrines das lojas e se sentir uma estranha no espelho?

    ResponderExcluir
  2. Ai Nina! Quase tive uma coisa , agora! Ver o nickname pitanga doce, doeu!

    ResponderExcluir
  3. Nina ,eu no passado não muito distante gostava muito de roupas estampadas principalmente na parte de cima ,hoje só compro roupas claras, brancos, nudes e de uma só cor mesmo porque não abro mão dos meus lenços e turbantes que são quase todos coloridos��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenços e turbantes sao ótimos pra trazer o colorido necessário, supimpa a tua ideia! Tbm uso :-)

      Excluir
  4. Nina, nunca me preocupei com isso e me dei mal várias vezes, tendo que "sair correndo" para comprar uma roupa para determinada ocasião. E comprava até sem gostar, usava aquela vez e pronto! Fiz minha cartela de cores e não "aceitei" o resultado. Continuo usando o que gosto. Cuidar-nos faz um bem enorme! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso o que ocorre quando a gente nao pensa no que realmente gosta, gastamos demais! Temos muito dinheiro jogado e abandonado dentro dos armários :-(

      Excluir
    2. Eu sinceramente preciso seguir seu conselho, me preocupo mais com casa do que comigo!! Se sei que vou sair no dia seguinte, já corro limpar casa Affff 😟 que perda de tempo né??!!!

      Excluir
    3. Mas Si, mana, ahahahahaha, se tu vai sair, tu tem é que ver a roupa e nao a casa...
      Olha, tbm gosto de deixar a casa organizada, mas ela pode ficar em segundo plano. Se cuida, menina ;-)

      Excluir

Postar um comentário