Pular para o conteúdo principal

Crônica do meu dia

Como é fácil nos enervar com as pessoas, não é?! Nos irritar com qualquer coisinha ou coisona. Olhamos para a humanidade e nao entendemos de onde vem tanta maldade. Orgulhosos clamamos aos quatro ventos "vergonha do ser humano". 
Às vezes dá vergonha mesmo... mas daí, pequenas coisas acontecem...

Estamos no finzinho do outono e em alguns dias começa o inverno. Hoje é dia de São Nicolau por aqui. Tradicionalmente, as pessoas deixam chocolates e/ou brinquedinhos nos sapatos das criancas de manhã cedinho e quando elas acordam, se alegram tanto que a crença na humanidade volta de repente, afinal, nao foi o tal do Nicolau que fez aquele gesto da manhã. 
Mais cedo, um vizinho bonzinho colocou anonimamente, na porta de cada apartamento do pequeno prédio em que moro, um pacotinho de doce. Meu filho mais velho chegou em casa falando que a menininha do andar de baixo, olhou pra ele no elevador e disse: "Hoje é dia de Nicolau! Pega pra você um presente". E deu a ele uma noz. Ele por sua vez,  assim  como os outros colegas de classe, havia ganho da professora um chocolate que ainda tinha no bolso da jaqueta, e deu para a menininha no elevador, dizendo: "É mesmo! Feliz dia de Sao Nicolau, Matilda!"
Foi ele quem nos avisou que tinha um pacotinho de doces na nossa porta. Pedrinho correu lá, comeu alegremente, escreveu um recado e colamos na porta: obrigada querido Nicolau.

Crer na humanidade...

Então, andando hoje pela rua, lembrei como acordei feliz e descansada esta manhã e ontem também. Depois de mais de um ano, estou finalmente dormindo a noite toda! Meu bebê que completou um ano há pouco, estava acordando nos últimos meses mais de seis vezes de madrugada para mamar. Eu estava levantando toda manhã como uma mamãe-zumbi. Anteontem, mudei a pequena de lugar, agora ela divide o quarto com o irmaozinho (não temos um quarto só para ela por enquanto) e o milagre aconteceu! Já na primeira noite, ela dormiu direto e só acordou na manhã do dia seguinte às sete horas! Estou agradecendo a Deus todo esse tempo... e para melhorar a situação, ela até se alimentando melhor, está.
E eu ainda estava como que flutuando hoje, quando fui pegar Pedrinho na escola. Tranquila, leve, descansada, sem sono! Quando vi as três peruas de sempre, em frente a escola. Elas estão sempre lá, emperequetadas, louras e faladeiras. Sao estrangeiras, se arrumam de um jeito especial, e nunca falei com nenhuma delas. E eu estava lá, como meus pensamentos preconceituosos, olhando as mulheres, tao aparentemente vaidosas, exageradas. Mas parei pra enxergar algo mais. Não poderia continuar a detestá-las se nem mesmo as conheço. Entao, parei mesmo. Olhei. Notei que elas são uma família, que se dão muito bem e que gostam de conversar, que se tratam com carinho. Uma delas vai sempre com o patinete do filho buscá-lo e vai dando hallo pra todos os conhecidos que encontra no caminho; tem filhos e filhas que se dão bem, que caminham juntos, conversando, brincando. As mulheres se convidam umas as outras para passarem na casa de uma delas pra tomarem algo juntas, e hoje, especialmente, havia um motivo importante: tinha um aniversariante! Um dos filhos completa oito anos. Ele saiu da escola, abraçou a mãe. A outra loura, perua, que já estava do outro lado da rua, gritou: feliz aniversário, querido! Ele sorriu, agradeceu e já ia correr ao encontro daquela que deve ser sua tia, quando ela veio em sua direcao. Se abracaram e ela fechou os olhos no abraco. Ele a apertou, agradeceu. 
Sabe? Aquele foi um lindo e terno momento! Uma das louras, essa de olhos bem azuis e vestida sempre elegantemente, olhou pra mim, e disse num sorrisão: ele está ficando um rapazinho! No que respondi: que lindo isso!
A mãe dele falou pra outra mulher para ela passar lá na casa deles e perguntou a outra garotinha, se o bolo estava gostoso. Ela respondeu, nenhum pouco constrangida: - ah, eu já estava de barriga cheia, não comi. - Todas riram e foram juntas para casa.
E eu fiquei ali, no vácuo daquelas vozes e risadas. Olhando pra mim mesma, a preconceituosa, e pra minha bebê que dormia no carrinho, toda aconchegada na sua manta de pêlos quentinha. Antes desmotivada pelas notícias tristes do meu país, lendo coisas que entristecem qualquer um, agora, estava eu ali, pensando no quanto de beleza ainda tem neste mundo. Vendo ternura em pequenos, em simples momentos. Como é bonito observar as pessoas nas suas nuances. Como é saudável nos despir dos preconceitos que temos sobre as pessoas e dar uma chance a elas. Olhar com outros olhos, através de outros ângulos. Observar a humanidade. Ela é tao linda! 

* * *

"Ele" nunca desistiu de nós...

"O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras". Salmos 33:13

Comentários

  1. Verdade Nina, nada se compara a alegria que sentimos em simples gestos, como nossa reunião de família, filhos por perto, aquele abraço gostoso do marido, são sensacse que nos motivam!! Ate Nosso SwnhSe voltar!!! PS . Fiquei feliz por saber que agora você doemda noite toda kkkkkkkk essa é uma da coisas simples que melhora e muito o nosso dia!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, querida! Siiiiimmmmm, ando dormindo bem ultimamente. Parece um sonho 😊

      Excluir
  2. Lindo, lindo, simplesmente lindo! 😍

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de Reis, querida amiga!
    Muito bonito seu post e com final esperançoso.
    Tenha um 2019 radiante!
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌠🙏🌼🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roselia minha querida! Desejo pra ti tbm um ótimo ano novo!

      Excluir

Postar um comentário