Pular para o conteúdo principal

A mentira que nos alimenta

Com a vida que temos hoje, totalmente plugada, nossa vaidade alcançou em extremo, imagino eu, o nosso mais profundo desejo: o de aparecer, o desejo de virar celebridade, de deixarmos de ser um zero à esquerda!
Hoje, qualquer um pode ser quem e como quiser, pelo menos, enquanto estiver atrás da tela do computador ou do smartphone. Qualquer Zé Mané pode ficar deslumbrante, ou quase, se souber virar a câmara deste último para fazer zilhoes de selfies, tentando a pose perfeita, até que um dos selfies, fará da pessoa, um tiquinho menos feia, e é essa foto "mentirosa" que será publicada! E em negrito, com os insuportáveis "hashtags": "no filter"
Ahan! Quer enganar quem, Manezinho?!
Tudo é um verdadeiro jogo de mentiras!
Outro dia ouvi um "novo" (pelo menos pra mim) conceito: pós verdade! Num mundo onde o diabo é chamado o pai da mentira na Bíblia, faz todo sentido dizer, que o conceito da palavra do ano de 2016, é uma preconizacao da mentira.
É notória a percepcao de que esse mundo está caminhando a passos largos para um lugar muito estranho. E só nao vê, quem nao quer! Mentem para nós o tempo todo e nos enganamos a nós mesmos constantemente! Estamos num momento de nossas vidas, que já nao sabemos se, o que estamos fazendo, é certo ou errado. Tentando ser politicamente corretos, acabamos agredindo a nós mesmos e às nossas crencas apreendidas de um tempo em que pais e avós tinham valor. Nem mesmo com nossos próprios filhos podemos falar grosso! Andamos na rua com medo de o vizinho nos ver olhando de cara feia pra nossas criancas. E nossos próprios filhos ameacam  chamar a polícia ou o juizado de menor, se gritamos ou lhes damos umas chineladas. Nada do que pensávamos ser verdade, hoje é. Nao confiamos mais no que comemos ou bebemos, demonizamos o sol e nos entupimos de protetor solar, que na verdade, é mais prejudicial à saúde, que o temido e na verdade, saudável, sol de meio dia! O aquecimento global, talvez seja todo, um enorme embuste, uma vez que, o que derrete, congela novamente. O leite que antes era fundamental, hoje é vilao! As vacinas são duvidosas. As verduras sao cheias de pesticidas, herbicidas, insetidas; as frutas sao lindas por fora, mas horríveis, se pudéssemos ver "realmente", por dentro. Até o sabor é alterado!

Ninguém mais perde tempo cozinhando, e estamos mais gordos e doentes por isso. As escolas antes eram lugares confiáveis pra deixarmos nossos filhos, hoje, com tanta gente descontrolada... E ainda tem os banheiros com  meninos-homens que "se sentem" meninas-mulheres! Como nao temer que nossas criancas sejam assediadas por pessoas com segundas intencoes? Nao podemos deixar de curtir uma foto de uma amiga, e nem elogiá-la até o ponto de  esgotarem palavras, por que vamos ferir seus sentimentos e ela vai desfazer a "amizade"e te bloquear no facebook.
Passamos mais tempo fotografando, trocando os mil filtros de mil fotos e fazendo videozinhos dos nossos filhos, para provarmos on line, como somos bons pais, em alguma mídia "social" do que brincando e/ou educando nossos próprios filhos! Nao podemos mais confiar nas manchetes de jornais, nas páginas compartilhadas na internet, porque sao na maioria, mentirosas ou alteradas. Nao confiamos nas falas dos políticos, na polícia, nem nos ladroes (antigamente, tinha ladrao de confianca!). As "igrejas"viraram templos de Baal, só querem nosso dinheiro, e nós, de retorno, só queremos mais dinheiro! O apego a este último,  tomou conta de toda a geracao As pessoas nao tem mais tempo pra nada e muito menos, paciência. Todo mundo estoura com todo mundo o tempo todo, e quando pode, atira pra matar. A morte em cada esquina virou algo banal, assim como banal se tornou a vida miserável de alguém:
- E aí? Tudo bem?
-  Ah, cara, na verdade nao! A minha vida está um caos, minha mae está com câncer, meu pai morreu atropelado por um bêbado, e eu to indo amanhã operar meus joelhos.
- Ah, que coisa, chata, heim? Beleza!  Aparece lá em casa qualquer dia desses! Tchau, hein cara! Valeu!
Ninguém escuta mais ninguém realmente! Ninguém!!! Todos só ouvem o som da própria voz, olham somente para seu umbigo e a solidao só aumenta! Nos tornamos uma sociedade absurdamente egoísta e insensível ao outro, mesmo nos autodenominando, politicamente corretos! Já não lemos livros, nem jornais, só postagens do facebook e twitter, e somente quando curtas, se longas demais, damos uma clicada na setinha de retornar pra vermos mais selfies daquela guria feia  e escrever, mentindo: Linda!
Até para videos somos impacientes: se tiverem mais de 4 minutos, nao assistimos. A vida, que antes parecia ser em câmara lenta, hoje está visivemente acelerada, como nos filmes preto e branco de Chaplin. É isso! Tudo muito rápido e mudo, mesmo que todo mundo esteja gritando.
Tudo tem que ser resolvido rapidamente. Já nao temos tempo nem paciência de esperar. Se tem alguém doente, com depressao, por exemplo, ele tem que fazer logo algo pra sair disso. Se nao, a culpa é dele! O computador demora demais a ligar, em vez de esperarmos calmamente, vamos logo respondendo pelo celular. Se alguém nao responde rapidamente a mensagem no Whats App, temos logo que mandar mais uma mensagem,  mas a pessoa já acionou o botao de nao deixar o outro saber que leu sim, a mensagem, e que sua intencao é nos fazer de tolos. Ou de se fazer passar por ocupado demais...
Que coisa! Tudo é uma mentira!
Quando nos sentamos num resturante, nao ficamos mais olhando o ambiente ou conversando, mas sentamos com nossos celulares em punho e sorrimos para eles. Os selfies entao! Nao há mais paisagem sem o carão do dono do celular na frente: a coisa está ficando doentia demais! 

Nós somos uma sociedade loucamente doente!
E se você é um romântico inveterado, que só pensa positivo, e que acha que tudo vai mudar pra melhor, continue sendo! Na verdade, isso nao vai importar para ninguém, porque ninguém nesse mundo doente e globalizado e conectado, se importa realmente com você mesmo...


Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25

* * *

Desculpa o texto pesado. Tava engasgado.



Comentários

  1. Nina! Você escreveu tudo que eu já pensei em escrever! Estou com vontade, de novo, de fechar a minha conta no FB. Algumas pessoas até parei de seguir, porque não aguentava mais ver selfie da fulana quase todo santo dia. Haja paciência. Ai eu não curtia post nenhum la, porque já viu. Se você curti uma coisa, mas deixa de curtir outra que o colega posta, vira e mexe percebia "cobranças. Saco!
    As redes sociais viraram um mundo de rivalidade, falsidade e incoerência. Claro, que eu não vou ser hipócrita, admito que eu faço muito uso disso tudo, porque graças aos céus, ainda tem muita gente inteligente, coerente e divertida para seguir e ser amigo. Olha, você tem razão, este mundo está doentio demais. Bjs Nina, que bom te ler! Saudade das suas receitas e das decorações alto astral da sua casa :-). Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! vixi, esse tema Facebook, sinceramente, é de dar mts panos pra manga. Tá td cada dia, mais complicado por ali. É mt vaidade, todo mundo discutindo quem tem mais razao que o outro! tbm faço uso e tem até épocas que me divirto, mas tem dia que nao guento nem olhar ;-)

      Bjs querida!

      Excluir
  2. Já leio seu blog há muito tempo. Mas essa é a primeira vez que tenho vontade de comentar. Assino embaixo tudo que você disse. O pior que as pessoas só acreditam em bobagem, em qualquer bobagem, mesmo que a lógica as prove que estão erradas. E se você tenta argumentar, você é atacada e dizem que a televisão está te alienando: mesmo que você esteja falando tudo o contrário que a mídia faz a maioria das pessoas concordarem, e as pessoas estejam concordando com a mídia. Tempos estranhos com pessoas esquisitas. Parecem robôs. As pessoas pensam ou dizem coisas iguais, têm o mesmo comportamento, parecem que seguem uma cartilha escrita por um louco cujo objetivo era enlouquecer a humanidade. Tudo confuso.
    Karine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine,é isso mesmo, nao adianta nada tentar argumentar, e qd fazemos isso, tudo piora, criamos inimizades. Acho que nem vale a pena, sabe? O melhor é deixar que as pessoas vejam por si só. Um dia a verdade aparece, ne? mas o negócio tá dificil. Estamos como robôs! assim como vc disse. Uma pena :-(

      Excluir
  3. Nunca comentei pq me sinto meio " metida " para comentar sem conhecer você. Mas dessa vez a vontade foi mais forte : )
    K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bonitinha! imagine, metida?! ahahaha, pode escrever o que quiser e qd quiser, tá?
      Um beijo!

      Excluir
  4. Bom dia Nina

    Simplesmente perfeito o seu texto. Já fui muito criticada pois nunca tive FB, pois não coloco minhas fotos em lugar nenhum etc etc... As minhas fotos são lembranças minhas e da minha família e por isso gosto tanto daqueles cliques esquisitos pois acabamos rindo muito deles depois. Realmente o mundo é mentiroso. Tudo é maquiagem... Tento passar meus pensamentos e meus valores pra minha filha e assim que penso que deva ser. Como falei, seu texto está perfeito e não tem nada mais que eu queira acrescentar. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Um conselho? Continue fora do facebook, Andrea! ;-)
    Vc nao perde e nao ganha absolutamente nada...
    Um abraco, querida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário