Pular para o conteúdo principal

Patagônia e Ushuaia

Lá pelos meus dezoito anos, um amigo meu falou que sua mae tinha ido a Patagonia Argentina e estava adorando. Nesse tempo eu nao pensava em viajar para nenhum outro lugar que nao fosse para França. Sério! Nao conseguia considerar nenhum outro lugar no mundo pra ir. Eu era fascinada pelo modo francês de viver desde meus doze anos, quando tive aula de francês na escola, ainda como matéria obrigatória. Olhei pra cara do meu amigo cheia de desapontamento e imagino que devo ter pensado (dá um desconto, isso já tem muitos anos pra lembrar exatamente o que eu pensei!): grande coisa, porcaria de Patagônia velha fria! Mãe véia boba, em vez de ir a Paris vai aqui logo embaixo passar frio!

O tempo passou. Um dia,  meu marido estava fazendo os planejamentos da nossa viagem de férias, e eu disse que gostaria de incluir a Argentina: tava me dando uma vontaaaaade de conhecer Buenos Aires! Fui ao Brasil com meu pequeno Pedro e depois de duas semanas, chegou o meu marido em Manaus. Estava eu, toda calminha e feliz, procurando umas coisas na sua mala, quando me deparei com meu casaco de inverno, bota, meias, cachecol, tudo muito bem escondido no fundo da mala... 
-  Mas o que é isso marido? - já fui falando com voz alterada. Ele ficou disfarçando, mas acabou revelando seus propósitos escondidos: - aaaaahhh amor, pois é, nao te falei, ne? mas, bem, vamos a Patagônia... Surpresa!!
....
....
Pausa para olhos arregalados!
....
....

- O que???? Tu sabe que nao quero encarar frio!!  A gente tá de férias, na América do Sul! Clima tropical, po! Que marido traíra!
- Mas amor, querida, princesa, Schatz da minha vida, eu to acompanhando a previsao do tempo desde que estava em casa, está bonito, é verão lá também, a temperatura está boa e... 
- Mas que porquera é essa?? Tu sabe, seu feladamae, que eu detesto frio, que to aqui fugindo do inverno, e que só quero calor, calor, só quero saber de praia, areia, sol torrando na cachola, suor,  tu saaaaaaabe meooooo!!! (mentira, em praia eu só fico debaixo de guarda sol, mas vc me entendeu, certo?).
O pobre marido ficou lá, quase implorando para a monstrenga aqui, desculpar seu excesso de romantismo, mas eu saí bufando, soltando fumaça pelas orelhas, batendo a porta do banheiro e fui afogar minha mágoas tomando um banho. - Me ajuda Senhor, me ajuda a aceitar  essa m* de surpresa!

Bem, aqui estou eu depois da surpresa e da ajuda do meu Senhor! Disposta a ir a outros lugares tao frios quanto a Patagônia, se for para ver mais coisas tao lindas por esse mundo lindo de Deus! 100% disposta a encarar frio, desde que visitei aquela lindeza de lugar na hermana argentina! Dei inclusive, o braço a torcer ao marido enquanto estávamos lá, depois que vi o quão boba eu, pequena-grande-monstrenga, sou.  Meu marido estava certo, eu nao teria aceitado se soubesse do que ele estava planejando em secreto. E por minha estupidez e ignorância, iria perder a chance de conhecer um lugar incrível!

Estivemos em El Calafate, e pudemos apreciar a cidade que é muito agradável e os glaciais de Perito Moreno, uma coisa extraordinária e imperdível na regiao.
Aqui algumas fotos desse lugar impressionante:















E recomendo a você, viu? A Patagonia é impressionante! Lindíssima, cheia de vida pulsante, de paisagens diferentes. Não precisa ir no inverno, realmente o frio é grande nessa estação, chega a 25 graus negativos, mas o verão tem temperatura bastante agradável. Em alguns momentos, cheguei até a sentir bastante calor, com temperatura de 12 graus com muito sol. Fato é que nao é muito barato, mas vale a pena conhecer, sim. Não é longe do Brasil e você pode procurar bons pacotes que as agências de turismo oferecem.
Nao espere pela europa, como eu. Há lugares lindíssimos tao perto do Brasil (e claro, dentro dele) e bem mais barato!
Publicamente,  peço desculpas a mae do meu amigo. Ela que estava certa...


***
E para o post ficar enorme mesmo (desculpa aê), posto aqui fotos de Ushuaia, a capital da Tierra del Fuego, também na Argentina e nao muito distante de El Calafate (mesmo que precisemos pegar um aviao pra chegar a Patagonia). O ponto mais ao sul do continente (na verdade, o ponto mais sul é uma vila no Chile mas a cidade, é mesmo Ushuaia). Muito bonitinha, mas bem mais fria que a Patagônia. O vento não para NUNCA naquele lugar (como você pode ver na foto comigo descabelada mais embaixo). Mas vale a pena conhecer se você estiver por perto, a paisagem é deslumbrante e pode-se visitar a ilha dos pinguins com a única empresa que proporciona essa visita mais que supervisionada.





Se você tiver filhos que gostam de animais, como meu menino, Ushuaia vai encantá-los!
Pedro até hoje diz que o melhor da viagem foi a casa da avó em Manaus, o cachorrinho da tia e os pinguins ;-)

Comentários

  1. Que lindo, amei o teu post. E as fotos estao divinas.
    Morei em Baires quase 3 anos.
    Conheci varios lugares na Argentina, ate fui a Patagonia, conheci Bariloche, Catedral, San Martin de los Andes e arredores mas infelizmente ao Calafate nao fui, uma pena.
    Ainda quero ter esta chance :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário