11/09/2015

O frango da Mimi

Você coleciona o que? Sapatos, bolsas, maquiagem? Nunca fui de colecionar nada, com excecao de  papel de carta quando bem jovem. Mas isso, toda mocinha nascida nos anos 1970 fez, nao é mesmo?!

Hoje, gosto de ter livros de receitas. Esse é pra mim sempre o melhor presente! E quando o livro é ricamente ilustrado com fotos bem feitas e que mostram detalhes do preparo das receitas, gosto mais ainda. Hoje minha colecaozinha cresceu! Trouxe pra dentro da minha cozinhazinha, uma belíssima moça.

Essa da capa é a Mimi Thorisson.



Linda, jornalista, ex modelo, mae/madrasta de uma penca de moleque, casada com um fotógrafo, Mimi escreve (em inglês) no seu lindo blog algumas de suas receitas maravilhosas e as peripécias de se viver de forma singela e longe da confusao das grandes cidades, direto de um pequeno château no interior da França. O blog é lindo, lindo, lindo! Super bem ilustrado. 
Ela escreve de forma tao agradável, que dá gosto de ler. Se você quiser desestressar de seu dia a dia, basta abrir o blog e ficar olhando e babando nas fotos ótimas que seu marido faz. Imaginando receber do outro lado da tela, um tiquinho do sabor e aroma da vida deles, numa grande família, no meio do campo. Comendo coisas típicas da regiao e cozinhando com temperos e materiais da estacao, sempre acompanhados de vinhos e paes lindos, frutas e verduras frescas. 
Se você nao é do tipo que gosta de cozinhar, vai se animar nem que seja um pouquinho a preparar uns pratos olhando a beleza das fotos deles... talvez se inspire a ter mais filhos também... olha lá a bela meninada do casal!
Aqui o blog se você ainda nao conhece... o que duvido um pouco, porque ela já é bastante famosa: e se ainda nao conhece, reserve tempo para se deliciar com as fotos ;-)


Voltando a vida normal....
Já que nóis é pobre, gente simpres, nao mora na França, nao tem o talento, nem o château, nem um espação no quintal, nem aquele monte de filho (oops, eu tenho!), a gente se vira como pode, certo?!

Por exemplo, plantando tomates na varandinha ;-)



Afinal pouco espaco nao pode nos impedir de ter algo mais saudável em casa, né mané?!

***

Mas paremos de papo e vamos logo ao que interessa! Trouxe pra ti uma receitinha deliciosa da gracinha da Mimi. Esse frango assado com crème fraîche e ervas, super fácil de fazer, com poucos ingredientes e muito gostoso!

 
Eu sei, eu sei, ele nao parece muito apetitoso na foto, mas tu tem que me dar um desconto, nao sou o senhor Thorisson! Mas te garanto que ele é muito saboroso! O frangoooooo mulé assanhada, o frango!!! 
.... quando você corta, o delicioso molho escorre lindamente sobre a carne, as coxas ficam com a pele crocante e o peito, que geralmente é seco, fica bem macio...

Aqui o modo de fazer:

1 frango inteiro (1,3 Kg);
300g de crème fraîche (se nao tiver, eu acho que pode usar creme de leite, ou mesmo misturar o creme com requeijao);
1 cebola pequena;
4 dentes de alho;
1 maço de salsinha e algumas folhas de tomilho, ambas bem cortadinhas;
Sal marinho fino e pimenta do reino
Fleur de sel

Pré aqueça o forno na temperatura de 180°. Corte a cebola e o alho bem picadinhos. Faça o mesmo com a salsinha e o tomilho. Misture ao crème fraîche, numa vasilha, acrescentando sal e pimenta a gosto e coloque a metade do creme dentro do frango. Use um barbante próprio para unir as coxas do seu frango. Passe o resto do creme na parte de fora de toda a ave, incluindo por baixo das coxas e asinhas. Depois por cima dessa camada, salpique um pouco de fleur de sel.
Coloque o frango numa forma e leve ao forno pré aquecido, deixando por cerca de uma hora, até ele dourar. Você pode, quase perto do fim do tempo, retirar o barbante e deixar que o frango asse um pouco mais, se preferir.

Depois de retirar do forno, deixe descansar por uns quinze minutos et bon appétit!

6 comentários:

  1. Tudo delicioso, do texto ao tomate, ao frango, ao livro, ao menino, à moça.
    Fui ver o blog, realmente as fotos são de tirar o fôlego. Pena que não leio em inglês, adoraria mergulhar ali, naqueles textos.
    Amo frango e este deve ser muito bom.
    Beijo, Nina.

    ResponderExcluir
  2. Lúcia querida, eu tbm amo frango.
    Menina, olha a minha gafe: esqueci de mencionar que ela escreve em ingles, vou acrescentar ao post, obrigada.
    Mas o blog dela, mesmo pra quem nao lê, pode ser sentido nao é? A fotos falam tudo ;-)
    ps. confesso que preferiria que fosse em portugues, eu nao gosto de ler em ingles...

    ResponderExcluir
  3. Vou lá não. Com esse friozinho que não veio em julho, ando mais pela cozinha que na sala e pra acompanhar as gostosuras vai um tinto muito bom e oia nois desapertando as carça. hehe

    ResponderExcluir
  4. Humm isso aqui tá parecendo até o programa da Nigella! Aliás, ela sumiu né?
    Gente que tomatinhos mais bonitos, devem ser deliciosos! Louca estou pra começar a minha hortinha também, em breve farei isso, ainda estou com obras na parte de trás da casa e lá se vão mais de 8 meses. Ufa!
    Também tenho inventado receitas neste friozinho de final de inverno, gostei desse frango com cara chic, viu!
    beijocas cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente esse teu jardim/horta vai ficar a coisa mais linda, com td o teu bom gosto Beth

      Excluir