Pular para o conteúdo principal

Faca você mesma sua manteiga de ervas

Alemao adora fazer churrasco. Quando comecam os primeiros dias quentes de primavera, basta você abrir a porta da sua varanda, pra sentir o cheiro mais típico de verao por aqui. É normalmente, muito diferente do brasileiro, mas é também gostoso. A única coisa que ainda me faz falta, é ter uma carne realmente saborosa, mas a gente se acostuma. Come-se carne bovina, suína e de carneiro e vários tipos de salsichas, afinal, estamos nao somente na Batatolândia, mas também na Salsichalândia. E aqui você encontra todo tido possível e imaginável de salsichas e linguicas. Porém, uma das principais diferencas do churrasco brasileiro, é o acompanhamento, este será sempre de saladas deliciosas e pao. Muito pao! Você nunca verá aqui arroz e farofa como acompanhamento de churrasco! Nunca, em hipótese alguma. 

Para o pao, o alemao terá sempre à mesa, uma manteiga chamada Kräuterbutter, que quer dizer, ao pé da letra,  manteiga de ervas. Geralmente comprada em supermercado, prontinha e muito saborosa. Há  anos nao compro pronta, porque gosto muito de fazer eu mesma e acho bem mais gostosa. 


Essa manteiga é usada nao somente pra passar num baguete, por exempo, que você come com o churrasco, mas também pode ser usada por cima da carne ainda quentinha. Eu gosto tanto, que uso em vários outros pratos, como recheio por debaixo da pele do frango, quando o asso no forno, pra dar uma finalizacao no arroz ou no molho do macarrao. Acho deliciosa. 

Quer fazer também?
Pegue um pacotinho de qualquer manteiga, deixe um pouco fora da geladeira, até que ela fique num ponto bom de amassar no garfo. Coloque um pouco de sal, amasse uns dois dentes de alho (se gostar) e acrescente folhinhas secas de qualquer erva que preferir. Pode ser tomilho, orégano, salsinha, enfim... Misture muito bem, coloque num recipiente fechado, deixe na geladeira por algumas horas e pronto.

Simples e muito bom! 

Comentários

  1. Humm... adorooo!!! Sempre compro de supermercado, nunca me passou pela cabeca em faze-la, com certeza deve ficar muito mais gostosa, tudo caseiro e melhor! Vou fazer. Beijao

    ResponderExcluir
  2. Isso é bom demais e todos adoram! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Que fácil, Nina!! Vou testar!!
    Também não como arroz ou farofa, não somente no churrasco, mas no dia a dia. Quando como arroz é na forma de risoto ou com outros legumes no forno.
    Do churrasco brasileiro, gosto do goiano, que tem a mandioca, a rúcula, vinagrete e pãozinho de queijo para acompanhar!
    Pronto, fiquei com fome!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário