10/05/2014

Aspargos verdes

Sábado é dia bom de ir a feira. Todas as barracas, diferente de dias no meio da semana, estao lá. Tem barulho, gente, sol, flores. É uma lindeza! Compro uma coisinha aqui outra ali, porque mesmo que eu diga que nao preciso de mais nada, tem sempre uma coisa bonita e verde ali naquela outra banquinha que fica me chamando. Embalada pela cancao dos músicos em volta do mercado da cidade, parei fascinada em frente aos aspargos. Nao gosto muito do branco, mas aspargos verdes eu amo! Entao lá vamos nós comprar porque agora é a época deles, e é agora também que eles estao bons pra comer. Super frescos e deliciosos!


Vim pra casa correndo pra fazê-los, juntos com pochiertes Ei ou em inglês, poached eggs. Nao sei como se chama esse ovo em português,sorry! 
Pra acompanhar o prato, quis fazer um pesto básico de manjericao e também queria usar os alhos que também tinha comprado na feira.  Sao alhos frescos, recém colhidos. Esses alhos sao ótimos, porque eles tem uma consistência bem macia, nao tem aquele talo esverdeado no meio que os alhos envelhecidos tem, e o sabor é mais intenso. Um beleza pra quem gosta de alho.

Dá pra notar que o alho cortado no meio é bem branquinho e sua casca macia? 
Alho fresco é mais gostoso e bonito ;-)

Entao tem o ovo, né? Você tem que ter ovos também frescos, que claro comprei na feira. Lá eles tem os ovos vindo das "galinhas felizes". Assim mesmo que elas sao chamadas. Só compro, obviamente esses :-) Sao galinhas criadas em ambientos abertos e nao em granjas. Nao fiz fotos do processo, mas fazer o pochierte Ei é facil. Basta colocar mais ou menos meio litro de água no fogo com uma colher de vinagre, e quando estiver quase no ponto de ferver, abaixe o fogo e quebre o ovo cuidadosamente dentro. Em quatro minutos seu ovo tá prontinho. Existem muitas receitas de como fazer este ovo, mas geralmente, todas dao certo.



Coloquei torradas de baguete, depois umas fatias fininhas de Prosciutto di Parma, ou Parmaschinken (ai menina, nao sei como chama em português) fritei os aspargos por uns 5 minutos numa frigideira, coloquei o ovo sobre eles, o pesto foi colocado por cima junto com um pouco de sal, pimenta e lasquinhas de parmesao.

Olha, normalmente eu comeco comendo e fazendo nhan nhan nhan mas dessa vez, foi do início ao fim do prato. Ficou muito bom! Faz você também!

***
Fazer feira pra mim é muito mais divertido e prazeroso do que comprar roupas, sapatos, bolsas, bijoux...
;-)

4 comentários:

  1. Acho que vc fez um ovo pochet e o presunto é Parma mesmo. rs
    Não tenho o hábito de comprar aspargos, mas gosto de comê-los frescos mesmo,não gosto dos em conserva. Uma delícia. Pesto, já comi mas nunca fiz em casa. Foi uma comida deliciosa, Nina, sem dúvida.
    Um lindo domingo para você e os seus.

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem A D O R O feira!! Vem ca, voce ja postou a receita de pesto aqui, ne?

    ResponderExcluir