Pular para o conteúdo principal

Acabando com as tracas de alimentos

Há mais de um ano estou na luta contra um tipo de traca (Motten em alemao) aqui em casa. Bicho muito nojentinho que faz as donas de casa na Alemanha enlouquecerem. Sao larvas nojentas que surgem do nada nos alimentos secos e se transformam em voadores que quando você os mata, deixam uma mancha que nunca sai na parede, p ex. E eles sao tao terríveis que você pode fazer tudo o que está ao seu alcance, mas sao praga dificílima de eliminar. Já tinha tentado muitas coisas, mas sempre que achava que tinha saído vitoriosa, aparecia uma bichinho voando aqui e ali. 
Desde que tomei providências mais drásticas, como jogar mesmo TUDO fora e limpar semanalmente os armários, a coisa parece ter melhorado. Mas nada foi tao efetivo do que embalar o que podia em vidros. 

Tem sido a melhor arma!

  Algumas coisas que você pode fazer pra acabar com as  tracas:
  • Armários da cozinha limpos com vinagre;
  • Limpeza e observacao criteriosa de todas as embalagens semanalmente;
  • Usar o secador de cabelos no armário vazio, inclusive na parte de trás do móvel - o calor mata as larvas que podem estar escondidas atrás do armário ou entre as prateleiras internas;
  • Colocar armadilhas de feromônio para tracas no armário;
  • Nao deixar absolutamente NADA aberto, embalar tudo em muito boas embalagens de plástico (tipo tupperware) ou usar bons vidros.
E nunca desista da luta! É uma verdaderia guerra. Nunca pensei... nem no Amazonas, terra de bichinhos e bichoes, encontrei nada igual :-(

 * * *

Tem também um meio legal de acabar com aqueles mosquitinhos que ficam voando sobre as frutas:
Coloque alguns restos de cascas e pedacos das frutas em questao, numa vasilha de louca, cubra com folha plástica, feche bem as bordas e faca um único furo (com palito de dente, p ex.) no meio do plástico. Os insetinhos entram todos ali, ficam curtindo as frutas, mas nao conseguem sair. Se você é natureba vai continuar sendo boazinha. Nao tem que matar bicho nenhum...

Boa sorte! 

Comentários

  1. Felizmente ainda nunca tive esse problema aqui em casa, vai ver esses bichinhos não atravessaram ainda a fronteira!!! Mas vou ficar de olho, nunca se sabe!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!
    Eu nunca tive problema com estas traças, mas com estes insetinhos sim.
    Sao uma praga!
    Já nao sei mais onde colocar as frutas! É um desespero! Conheço vários truques para decimá-los, mas eles sempre acabam voltando.
    O que costumo fazer é colocar uma xícara de café com um pouco de água e vinagre e um pinguinho de detergente e/ou suco de maça. Depois de algum tempo tem vários "cadáveres" boiando na água da xícara.
    Mas daqui há pouco voltam.
    Nem dá mais para eu ter plantas ou flores na sala e na cozinha por cauxa destas praguinhas!!!

    Beijocas,

    Cody

    ResponderExcluir
  3. que coisa horrivel....
    aqui ja lutei contra moscas, ao lado da minha casa minha vizinha vende porcos... foi dificil e é ate hoje... mas também criei algumas rotinas que me ajudaram a acabar...

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa dá na pasta acredita, ponho tudo na geladeira, quem abre a minha, acha que sou louca um monte de embalagem de macarrão fechadas na geladeira.

    ResponderExcluir
  5. ahaaaa....Vou postar esse post e mostrar para minhas irmãs pq não gosto de jogar vidro fora!!!!!

    Quero ver as duas fazendo complô contra mim!!!! RS.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário