Pular para o conteúdo principal

Manaus, minha querida...

E para provar que nao vejo só o lado negativo do Brasil, trago hoje ao blog, minha cidade natal: Manaus. E nao vou falar mal dela nao, tá? Prometo :-)

À propósito, quero pedir desculpas às pessoas que sao apaixonadas pelo Brasil e que ficaram chateadas com minha penúltima postagem, nao queria ser rude. Sei que machuquei seu coracaozinho... desculpa tá? 


E vamos parar de brigar e curtir Manaus...






Dessa vez tentei ver Manaus com outros olhos. Manaus nao é a cidade mais bela, nem organizada que há e está muito longe disso, mas é bonita, segura, lá eu ando tranquilamente, nao tenho medo de nada, é verde até onde consegue ser uma cidade brasileira que infelizmente nao dá muita importância às áreas verdes para a populacao, "oops, Nina Rosa olha a boca, nao fala mal do país!" Manaus tem prédios lindos e bem antigos, alguns belamente conservados, outros nem tanto, quem mandou também pertencer a um país que nao dá valor ao patrimôncio histórico? "Nina Rosa, cala a boca!"




Mas dessa vez, passeei bastante, revi lugares que visitava na minha infância, foi bem legal ver como Manaus está mais bonita. Essa regiao aqui, por exemplo, abaixo, era muito feia, é bem central,  tinha perto uma casas caindo aos pedacos, uma favela horrorosa, um rio fedorento e cheio de lixo. O governo tirou as pessoas dali e renovou toda área. Hoje as criancas tem uma área bonita pra brincar e os moradores, pelo que notei, estao melhor acomodados em lugares mais dignos. Fico tao feliz! 




Fomos a muitos museus este ano. Lembrei de quando era estudante e ficava muito chateada porque sempre achei que as pessoas iam muito raramente a museus, conheciam muito pouco sua história, sua origem. É claro que hoje nao mudou muita coisa, mas conversando com alguns funcionários, soube que muitos amazonenses estao indo conhecer, as escolas fazem visitas periodicamente... alguns achei a entrada um tanto cara para a populacao menos favorecida, mas existem também museus onde a visitacao é gratuita. Fiquei orgulhosa da minha terrinha. Afinal, dar valor a História e conhecer nosso patrimônio é melhor que viver em shopping, nao é?!




Uma coisa que achei bem bacana em Manaus, é que passeando pela regiao do centro, a gente vê um monte de lojas, prédios e casas com as mesmas empresas que havia há anos. As mesmas lojas, os mesmos médicos, os mesmos restaurantes, enfim. Nao é como alguns lugares que conheco, que fecham e abrem suas portas a cada mês. As coisas perduram em Manaus e nao sei como esse milagre pode acontecer, num país onde parece que nada vai pra frente.. "Nina Roooosa, tu vai já levar porrada, para de criticar!"



Mas em algumas partes do centro é difícil falar bem de Manaus. Posso falar mal?

Me irrita profundamente ver tanto camelô. Na cidade o pedestre nao tem espaco pra caminhar, os camelôs tomaram conta de tudo, é um horror! Um barulho de louco, tudo muito sujo e sem espaco pra andar, você é empurrado pra rua porque as calcadas estao absolutamente tomadas por aquela bagulhada toda, mas segundo me contaram, o governo está empenhado em retirar os vendedores dali, colocando-os em outros lugares espalhados pela cidade. Achei ótima a ideia e espero mesmo que isso seja permanente e nao seja somente algo pra mostrar aos turistas em tempos de copa do mundo :-(


Mas Manaus tem também seus prédios que contam muita história mas que infelizmente, contam pra ninguém...  mostram à luz do dia a tristeza do abandono, mesmo mantendo sua beleza.


Amo Manaus, porque é a minha terra, mas amo estar longe do burburinho terrível da cidade e ir olhar o rio, a coisa que mais me emociona na cidade, depois da minha família: o rio ahh o rio!! Amo amo amo amo!




Nada na natureza, se compara pra mim, a um belo banho de rio. Nada! É quando todos os teus sentidos ficam atentos, você observa e sente o barulho que o verde em volta faz, o balanco do rio, e de como ele te envolve. Nada se compara...











E este nas fotos acima, foi o nosso mais belo dia no Brasil. Fomos todos juntos ao Rio Negro, dormimos num flutuante, comemos peixe e carne num delicioso churrasco caseiro, vimos peixes, botos, jacarés, tartarugas e o mais belo pôr do sol do mundo. De um lado, o sol se punha, do outro lado do rio, a lua surgia enorme. Uma beleza que nao consigo descrever. 
Isso me faz sentir saudade...
Já!


E você, já conhece o Amazonas?

Comentários

  1. Como disse o sábio Fernando Pessoa: 'Ah! Que ânsia de ser rio ou mar'
    Linda de mais sua terrinha. Tenho muita vontade de conhecer.
    Beijão procê!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, como é linda Manaus! Não estive lá, mas tuas fotos bem mostraram! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Emocionada... Obrigada por me levar à Manaus em cada foto. Meus filhos estao ansiosos para nossa próxima visita ano que vem. Abs

    ResponderExcluir
  4. Belas fotos! E quando li o tal post sabia que iria ter muita gente contra... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Nininha! Linda fotos, não conheço a região amazônica.

    Não creio que você tenha dito mal do Brasil. Este blog é seu!
    É que aqui, o povo tem um pouco de antipatia com a Alemanha, devido a tudo que este povo fez e jogou a culpa apanas no Hitler.

    Um beijo e um sereno final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Vamos meninas, conhecer o norte do país!

    Anonimo, vai tomar banho de rua com a molecada, eles vao adorar, o meu nao saia da agua :-)

    E eu sabia onde estava me metendo,Dama :-) mas eu nao me calo :-)

    Oi Cris, querida que bom te rever, só nao entendi exatamente o que vc disse, como assim? o que a alemanha tem a ver com o tema? eu sou brasileira e reclamo das coisas negativas do brasil,me sinto no direito, mas nao entendi mesmo o que vc quis dizer,me explica?

    ResponderExcluir
  7. Nina querida,
    Que maravilhas de imagens seu marido colheu nesta viagem! Parabéns ao grande fotógrafo que ele é!
    Bem, eu acho que as pessoas, infelizmente, não entendem bem um texto e nem querem aceitar a realidade, levam para si os comentários ao invés de parar e pensar sobre tudo isso que está acontecendo por aqui e que são vistos por olhos apurados, principalmente de quem vem de fora.
    Sua terrinha eu não conheço, ainda não tive o prazer, mas meu marido conhece bem, viajava muito no início da carreira para Coari, para as lonjuras da Amazônia e sempre me contava as histórias deste lugar místico, belo de natureza e complexo na miséria ainda existente do centrão para o lado leste do estado. Tem crescido agora e com mais organização e beleza pro lado oeste, onde fica a Ponta Negra, bairros ricos. Mas, ali, eu sei, estão os emergentes, os novos ricos, pois é no centrão mesmo de Manaus que se sabe e vê a origem deste grande estado.
    um super abraço carioca

    ResponderExcluir
  8. Nina, que linda é a sua Manaus! Eu nunca estive no Norte do Brasil, mas já conheci suíços que estiveram no Amazonas! Imagino o encantamento deles? Quem sabe um dia, eu ainda vá a Manaus... Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que lindas as fotos da sua terrinha Natal, Nina!
    Lindas mesmo, ângulos bem escolhidos e luz perfeita!
    Ainda não conheço Manaus, tenho muita vontade de conhecer a cidade, o teatro e me hospedar na mata, ou mesmo num flutuante.
    Beijo querida!

    ResponderExcluir
  10. Nina
    Voce é brasileira sim!
    Pois voce tem uma coisa que os estrangeiros nao tem.
    Bairrismo! Amor pela terra, seja ela pobre, pauperrima, rica, fuleira, espetacular.
    Eu nao conheço sua voz mas lendo parece que a ouvia admirar por tudo, mesmo pelas coisas feias e pelo rio!
    Parabens por fazer me arrepiar!
    Nao conheço Manaus mas quero ir lá por sua causa!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir

Postar um comentário