Pular para o conteúdo principal

Ajude a fila do mercadinho ser mais rápida, camarada

Cheguei há pouco do supermercado. Ele é grande, tem precos ótimos, ofertas muito boas, variedades maravilhosas e o que mais me agrada: as filas sao bem rápidas. Aliás, fila nao é problema nos supermercados daqui:  nunca espero mais que 7 minutos, já contei no relógio!
Entao lembrei das filas que tive que encarar nessa viagem ao Brasil (em uma, tive que esperar impressionantes 45 minutos! Meu Deus, parece que certas coisas só acontecem comigo!) e essa lembranca me faz pensar num fato interessante: o alemao nao gosta de servir, nao acha que nasceu pra isso, e o brasileiro adora ser servido. Ninguém pode negar que esse nosso jeitinho vem dos tempos em que éramos colônia de Portugal. Até hoje temos empregadas (que já estao quase em extincao, eu sei, mas veja, existem as diaristas!), tratamos muitas situacoes como sendo normais quando a maioria dos europeus acham obsoletas e até  constrangedoras: as próprias diaristas, babás vestidinhas de branco, garcom servindo a cerveja no copo em vez de deixar que a pessoa se sirva, existência de ascensoristas, gente que "ajuda" a achar uma vaga pra estacionar o carro, etc, etc, etc... mas tem uma coisa que irrita bastante: quando numa fila de supermercado, os clientes ficam esperando de bracos cruzados a pessoa do caixa embalar suas compras, uma por uma!

No dia em que as pessoas entenderem que isso é sim, uma heranca negativa dos nossos antepassados e que principalmente, uma das razoes da longa espera nas filas, a situacao vai melhorar. O servico vai ficar pelo menos,  um tantinho mais ágil.

Você pode fazer isso da próxima vez que estiver numa fila?

* * *
Sei que alguns servicos ainda existem porque sao simplesmente, fonte de emprego, como é o caso do frentista, do trocador no ônibus (sim, aqui essa funcao nao existe mais) ou o funcionário que embala as compras, e olha, nao vou entar nessa questao. Mas quando a pessoa do caixa estiver sozinha, seria muito legal e mais rápido se o próprio cliente fizesse esse servicinho, você nao acha? Fica a dica ;-) ... E nao esqueca de levar a sua sacola de casa se forem poucas as compras... ah e por favor, nao fica arrastando com os pés a cestinha com as compras no chao enquanto espera na fila, aquilo irrita e dá uma impressao de que você tá com uma preguiiiiiica...

Comentários

  1. Ô "frô", tu tá querendo comparar o quê com o quê? Olha só. Quando morei em PT percebi que os mercados tinham uma caixa ou duas separadas das outras em que você mesmo passava os produtos no leitor, embalava as compras e pagava (certamente com cartão). As cestinhas têm alça e rodinhas, bela! As operadoras de caixa não ficam de papo com as outras enquanto a fila só cresce nem pedem à colega pra trocar dinheiro. Eh, Nina! Tá sonhando!

    beijos pitangueiros

    ResponderExcluir
  2. Nina, você disse tuuudoO. Porque cargas d'água as pessoas simplesmente não podem embalar suas compras enquanto o caixa vai registrando? Afff... fico de cara.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Nina, obrigada flor pelo carinho lá no blog com a minha princesa.
    Agora sobre seu post adorei o último parágrafo, que você cita sobre a cestinha arrastada, foi ÓTIMA!!!!
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Ninoca,
    Eu já levo sempre minhas sacolas, passo as compras e eu mesmo coloco-as dentro. Acho também um absurdo ficar esperando que a criatura as coloque pra mim, mas observo sempre que as pessoas mais humildes, muitas vezes são as que não fazem nada, ficam à espera de que a moça do caixa, faça o "serviço completo". E ainda me irrito mais quando a pessoa deixa o carrinho vazio na minha frente. Acho isso uma total falta de respeito, de educação e de convivência social.
    Tem muita coisa errada por aqui sim, mas não podemos esquecer que nossa educação é das piores do mundo, né mesmo?
    um super abraço carioca


    ResponderExcluir
  5. É Nina, sou da mesma opiniao que você!O melhor é se deixar de ser preguiçoso e colocar a mao na massa né!
    Mas muita gente nem para pra pensar nisso, pois tudo é "normal"! Essa foi a nossa criaçao.
    Bjs,
    Claudinha

    ResponderExcluir
  6. Nina, querida!! Já tinha passado no seu blog, mas quando ia comentar tive que atender o telefone! Aqui estou :-). Que bom ler você de novo!!!
    Eu tb acho o cúmulo do absurdo a caixa ter que ficar empacotando as SUAS compras. No Brasil isso ainda é comum, os funcionários são visto como mero serviçais e ai de quem não fizer isso para o cliente :-(. A gente fala muito em igualdade social, mas não vê o absurdo que é conviver com situações como esse no dia a dia. Bjs e boa semana :-)

    ResponderExcluir
  7. Também achei muito chato esperar um tempão na fila do caixa no Brasil (estive lá em junho), e eu que reclamava que na França o serviço era lento!
    Em um supermercado de Recife, inclusive um cliente fez um "escandalo" dizendo que não era normal que a menina do caixa ficasse conversando com a cliente (realmente a gente esperando e as duas "batendo papo" numa boa). Os outros clientes não acharam bom, primeiro pq a cleinte era uma senhora de uns 60 anos, e segundo pa ele era estrangeiro (falava português e vivia no Brasil, mas era estrangeiro).
    Bom senso para mim não tem idade nem nacionalidade.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com seus post, só que nos mercados que vou habitualmente, não existe mais essas pessoas que embalam compras, somos nós mesmos que fazemos isso, às vezes a própria mulher do caixa da uma ajudinha para a coisa ser mais rápida, mas é raro uma que dê essa mãozinha... rs. De qualquer maneira as filas do supermercado continuam desanimadoras. É porque máquina tem umas vinte, mas pessoas na função de caixa são geralmente umas cinco, daí a fila acaba ficando enorme a qualquer hora do dia.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. A fila do supermercado aqui na Holanda tambem e super rapida! Mas voce sabe que la em Vitoria ano passado (ou ano retrasado, nao sei direito) os supermercados comecaram a campanha do sem sacolas, para usar a reciclavel... isso so durou alguns meses, o povo fez tanta reclamacao que eles voltaram com as sacolinhas E com o carinha para empacotar... eles ja haviam cortado esse servico. Nao e de arrancar os cabelos? Na epoca o povo usou varios argumentos contra a sacola reciclavel e a favor da miseravel e porca sacolinha. O povo muitas vezes nao esta aberto a mudanca, as vezes a mudanca doi porque atinge nossa zona de conforto, mas e questao de tempo para se acostumar. E mudancas sao necessarias!

    ResponderExcluir
  10. Concordo, Nina. Muita coisa poderia ser evitada se o povo por aqui não fosse tão folgado, essa é a palavra. bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Essa morosidade nas filas é um horror mesmo, Nina. E a quantidade de sacolas plásticas que as pessoas usam?
    Uso até hoje as sacolas recicláveis que trouxe da Alemanha e embalo minhas compras numa rapidez que assombra as caixas!!! kkk.
    Mas confesso que na Alemanha as pessoas são meio neuróticas com a velocidade das compras e embalagem. Algumas vezes eu me embananei e fiquei tão nervosa que paguei logo e arrumei as compras na sacola depois, o pessoal da fila já estava reclamando.
    Acho o excesso de perfeição uma chatice. E o excesso de morosidade um atraso.
    Bjocks!

    ResponderExcluir
  12. Nina
    Eu ri sozinha do empurrar com os pé a sacolinha quando se esta na fila.
    Sabe a mamae nunca gostou de supermercado. Aqui no Brasil hoje tem aqueles serviços onde voce liga e eles levam as compras em casa. tem um nome em ingles, mas sou ignorante em nomes.
    Pois a mamae . Eu tenho 55 anos. A mamae sempre fez isto. Sempre pediu por telefone as compras e ainda devolvia quando achava que nao era do seu agrado. Ela tem 82 anos. E ela tinha vinte.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  13. Difícil as pessoas "sentirem" que as coisas também - ou quase somente - dependem delas, né???

    Beijo, minha sempre querida!

    Rê.

    ResponderExcluir

Postar um comentário