Pular para o conteúdo principal

Dicas para emagrecer da francesa Mireille Guiliano

Eu nunca pensei que um dia iria querer emagrecer. Passei toda a minha adolescência  com o mesmo peso até pouco antes da minha terceira gravidez quando eu já tinha 38 anos. Sempre fui a magrela da família e quando mais nova, fazia de tudo pra engordar, tomava tudo que me recomendavam e nunca engordei nadinha! Mas desde que passei a morar na Alemanha, a coisa mudou. Acho que o clima contribui, afinal, lugares mais frios dao mais fome - eu acho :-( além disso, o povo alemao come muito. Existe uma coisa aqui (entre as melhores famílias) que nao existe nas famílias brasileiras. Aqui, os pais evitam  dar lanchinhos aos filhos entre as refeicoes, com isso a crianca aprende a controlar a fome e evita encher a barriga de bobagens, o que faz ela comer bem na refeicao principal. O problema é que também os adultos fazem isso e por conseguinte, comem mais.  Se você vir o prato normal de um alemao, é de assustar! De verdade.

Antes, quando cheguei aqui, ficava impressionada com a quantidade de comida num prato por exemplo, num restaurante. Eu sempre comia menos da metade e meu marido comia o dele e o resto que deixei (alemao acha um absurdo deixar resto, é um desperdício que gente que viveu uma guerra nao consegue aceitar). Hoje em dia, como tudo que vem no meu prato! Tudo. E esse tudo, é muito!

Bom, resumindo. Comecei meu regime hoje. To há dias anotando tudo  o que como. Descobri que meus principais problemas sao pao branco e queijos (eu como duas vezes ao dia); pouca atividade física; e na refeicao principal eu como relativamente em grande quantidade. Isso somente! Nao sou de comer muito doce (nao sou louca por chocolate, e quando o faco, como o amargo), nao gosto  de frituras, detesto batata frita e afins e todos aqueles molhos gordurosos de sanduiches, por ex. Mas nao consigo emagrecer. Minha filha diz que  o culpado sao meus 41 anos, ela fala que a partir de uma certa idade, a pessoa precisa se movimentar muito mais do que antes por causa da mudanca no metabolismo. 

Pois bem, tomei algumas decisoes. Vou diminuir a quantidade de comida no prato e to voltando pra academia. Pao agora,  pelo menos por enquanto, só o mais escuro e integral (comum aqui. Sabia que na Alemanha existem 300 tipos diferentes de pao?!). E cerveja (meu outro pecadinho) só no fim de semana!

1. nao vou mudar nada muito radicalmente, porque nao sou louca e nao quero ficar paranóica, além disso, existem certos prazeres que nao quero tirar da vida...

2. me comprometo  em três meses, voltar aqui e dizer o que aconteceu com meus 5 quilinhos extras.

Quero perder 5 quilos. Vamo ver no que isso vai dar.

* * *

Agora vamos ao que interessa. Quero compartilhar com você algumas das dicas da francesa Mireille Guiliano, autora do livro As mulheres francesas nao engordam
... é to lendo, olha a situacao em que me encontro :-/


  • Fazer uma lista por 3 semanas de tudo o que você come
  • No comeco da dieta, faca uma sopa (caldo) de alho-poró e tome somente ela por um fim de semana inteiro e tome sempre que der fome, ou seja, sempre :-(
  • Experimente sempre coisas novas
  • Prepare o alimento com amor e cuidado, separe esse momento pra saber exatamente o que você está cozinhando
  • Beba muita água
  • Faca um ritual na hora da refeicao, disponha os pratos de forma bonita, arrume a mesa, mesmo que você esteja sozinha em casa e desligue a tv!
  • Diminua a quantidade de comida no prato
  • Suma com tudo o que faz mal a sua dieta (e de quebra a sua saúde). Seja determinada!
  • Substitua de forma saudável aquilo que você precisa, mas que te faz mal
  • Movimente-se mais!
  • Nao fique com fome por longos períodos, assim você come muito mais do que deve
  • No caso de uma emergência, quando você estiver longe de casa, tenha sempre à mao um lanchinho saudável. Evite comprar bobagens na rua.
  • No fim de semana, lhe dê de presente algo que você goste muito, como uma taca de vinho, ou aquele docinho que adora
  • Faca você mesma seu iogurte natural e tome quando sentir fome
  • Utilize a síndrome de la fermeture éclair  a seu favor, ou seja, conheca seu corpo, olhe-se no espelho e use isso como referência, permita-se ficar feliz quando aquela calca que antes nao cabia em você, agora o zíper fecha com facilidade.
  •  Pese-se menos na balanca, mas passe a pesar seu alimento na cozinha! Ela recomenda 150g no prato!!!  Quase uma louca...
  • A primeira bocada é a mais importante, tenha prazer ao comer e mastigue devagar, tentando perceber todos os sabores que estao no prato
  • Compre menos nos supermercados e mais na feira
  • Coma o que tem direito e deseja, se quiser comer entrada, prato principal e sobremesa (cuidado com essa parte), melhor ainda! Isso faz você comer em menor quantidade.
Bom, por enquanto é isso! 
Torce por mim?
E você, quais sao suas dicas pra emagrecer?

Comentários

  1. Até meus vinte e cinco anos eu era feia de tão magra e comia tudo que via pela frente. Depois comecei a ganhar quilinhos, e daí começou a minha saga de dietas e academias. Hoje em dia acho que engordo até se eu respirar, por isso malho igual uma condenada e como controlado para manter o peso, porque simplesmente não consigo me ver gorda... rs.

    Beijocas e boa sorte na sua empreitada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!!!! me interesei MUITOOOO pelo post, pois estou na luta aqui menina para perder peso, e sua filha tem toda razão viu, pois eu mais nova perdia facilemente... agora???? flor estou penando para perder...
    Estou correndo quase todos os dias, quase...
    e diminii muito a comida e as bobagens... minha meta é um pouco maior que a sua, quero perder 8 kg, já se foram 3, 5... ainda faltam mais que 50%... força ái pra você e pra mim... beijossss

    ResponderExcluir
  3. OI Nina! Você tinha que voltar pra cá. A Globo, no programa Fantástico, está pagando milhões ao Ronaldo para ele emagrecer. O Quadro se chama Medida Certa.

    Olha, minha dica para emagrecer é chateação. Nooossa! Não há nada que me emagreça mais! Quanto tô com um sapo atravessado na garganta, lá vai a calça jeans pela bunda abaixo!

    PS: Diz pra Laura que 41 anos tão muito longe da idade de virar o metabolismo. "tu só tá ficando mais acomodada, frô". Vai caminhar ou andar de bicileta que isso tudo some. O problema é que ta´chegando o Inverno e aí o bicho pega. Academia? Tô fora!

    Beijos Nina!

    ResponderExcluir
  4. Nina, adorei esta dica: compre menos em supermercado e mais na feira. Ideal. Os supermercados são por natureza "calóricos". há pouca ou quase nada de comida fresca ali. O problema é o tempo, a correria. Mas acredito que disciplina e um bom planejamento devam facilitar ( algo que não tenho em se tratando de cozinha!)
    Depois conta mais do livro. Parece bem interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa Dama, eu tbm nao consigo me ver gorda :-( Mas nao curto academia, só to indo lá porque decidi mesmo emagrecer! A gente que ser decidido, certo?

    Ana, menina, tá mesmo complicado. Tenho notado que meu marido, que pesa mais que o dobro de mim, emagrece kilos e eu nem um grama. Ele me diz que qd se quer perder pouco peso e vc já é magra, é mais difícil de perder... credo, será??? mas olha, nao se deixe levar pelos alemaes comiloes e nada de comprar comida pronta viu???

    Milhoes pra emagrecer o Ronaldo? ahahaha, coitado...ai Pitanga, será que o metabolismo nao tem nada a ver mesmo? Cara, tu ja morou por essas bandas, tu sabe como a gente anda mt por aqui, eu ando, só vou a cidade (que dura cerca de meia hora até lá) a pé empurrando carrinho de bebê pra cima e pra baixo, ando de bicicleta sempre, mas nao emagreco, acho que tem algo errado comigo :-/

    Hey Ana, eu acho esse um dos pontos mais importantes disso tudo, eu passei a comprar mt mais no mercado, já tem uns dois anos, só compro no supermercado coisas que claro, nao encontro na feira.

    E pode deixar, de vez em qd vou postando algo interessante do livro, ele em alemao, é enorme menina!

    Bjs gente

    ResponderExcluir
  6. Nina, você está engordando só agora porque todas as vitaminas que você tomou quando estava "magrela" eram de efeito retardado. Estão começando a atuar agora, rs...rs.
    Grande abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  7. Aiaiai... tem umas dicas pra engordar aí não? rsrsrs... só vale dizer que engravidar engorda, não funcionou... rsrs. Boa dieta, com determinação você chega lá. Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. ai Manoel, que horror, será? :-)

    Poxa, mamae dessa menininha linda (nao sei teu nome ate hj) eu tbm era assim antes,bons tempos aqueles :-(
    buáááááá, buááááá...

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas! Boa sorte também! São poucos e logo os perderás! beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina, adorei sua carinhosa visita lá no Samambaia.
    respondendo as suas perguntas, eu entrei sim no Coliseu, sim é muito triste, sim não pode entrar com os ombros de fora na Basilica, sim a Pietá é maravilhosa e emocionante, sim, pode tirar fotos sem flash! ufa! kkkkkkkkkkk
    Eu li e adorei esse livro "as mulheres francesas nao engordam".
    Não tenho sobrepeso, mas esse assunto me encanta. ela sabe como ninguém conver a gente a se alimentar apenas para viver, não é mesmo?
    e os franceses entendem disso, não é mesmo?
    adorei vir aqui, um beijo com meu carinho.

    ResponderExcluir
  11. Nina do céu!Sua filha é sábia!
    Sempre fui naturalmente dentro do peso.
    Aos exatos 42 anos, "cresci" uns 8 quilos. Do nada!
    Creio que ficarão comigo para sempre.
    Um amigo diz ser "caderneta de poupança" para os tempos difíceis (na pré-história faria sentido).
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  12. Nina, já li o livro e ele é mesmo ´potimo, dá dicas preciosas. A autora é amgra e se cuida, além de gostar de cozinhar e poder fazê-lo por prazer, sem a "obrigação" diária. Assim é muito mais fácil um cardápio enxuto. As mulheres francesas caminham muito e isso ela enfatiza no livro, sobem escadas, andam de bicicleta. Exercitar é fundamental. Eu preciso emagrecer 15 quilos e nem um grama por querer: preciso mesmo, por questão de saúde.
    Acostume agora, que ainda é cedo, para ter uma vida mais regrada, daqui pra frente são só quilos a mais, se nos descuidarmos. Não é preciso fechar a boca, como até hoje se pensa, basta comer alimentos certos.
    Vamos juntas nessa empreitada? Vou começar fazendo academia, sozinha não vou conseguir mesmo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Nina,adorei as dicas do livro , era tudo que eu precisava.
    Dedicação e tudo.
    Em Breve você terá mandado esses kilinhos extras para o espaço .
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Chica!

    Oi Ivani, ahhh obrigada pelas respostas, eu te enchi de perguntas ne? :-) Nao tem sobrepeso? aaahh maravilha, sabe,na verdade eu tbm nao, meu peso é correto, pro meu tamanho, mas eu to me sentindo mal com ele, entao, por isso, quero emagrecer. Pro meu bem estar mesmo e pra me sentir mais bonita nas roupas que visto.

    Eu tbm desconfio que esse ta sendo o meu problema Cristina, gente que coisa chata do nada né??
    Envelhecer é engrodar???

    É isso mesmo Lucia, lá e aqui, as pessoas andam mais, poucos usam carro, todo mundo caminha, os predios de moradias nunca sao tao altos, cheios de mts andares, isso nem existe mt por aqui, e mts predios nao tem elevadores, e tem mt bicicleta, isso ajuda mt. Ahh Lucia, vamos comecar MESMO! De verdade. Já to indo de novo pra academia, mesmo detestando... mas vou. Vai também! Vamos juntas nessa!

    Que Deus te ouca, Adranoel :-) E vamo que vamos atrás da nossa figura desejada :-)

    Beijinhos a todos

    ResponderExcluir
  15. Nina! Eita nóis!
    Eu estou nos 30 e já senti que o corpitcho tá demorando mais pra perder os kilos...
    Quando morei na Alemanha, sabe o que me ajudou muito a segurar a onda?
    Ein Fahrrad!!!
    Todo santo dia eu pedalada uns 40 minutos num parque lindo e maravilhoso. Exercício pro corpo e pra mente.
    Eu também adoro pão amiga. Me acabo. E mesmo com todos os pães alemães, eu consegui segurar a onda. Mas à noite eu caprichava na salada.
    E no iogurte com aveia. Minha dica secreta é a aveia! Ela "chupa" a gordura abdonimal! Além de fazer milagres pelo intestino.
    Há tantas combinações de Müesli por aí, encontre uma e seja glücklich!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ai Marcia, se teu segredo pra manter aquela barriguinha maravilhosa que tu tens é aveia, nem se preocupe, a aveia acabou de entrar agora como o item mais importante da minha lista ;-)

    Aveia já!

    ResponderExcluir
  17. Sou mais uma que está querendo emagrecer. Boa sorte pra todas nós!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Nina,

    Não ia nem comentar porque estou revoltada com meu peso, com o que o espelho anda me mostrando, kkk.
    Pulei dos 56kg (que ja achava muito) para 61kg em menos de 6 meses.
    A culpa foi, primeiro pela felicidade de estar bem de saúde, o que me fez comer mais e querer 'viver' (a doida) e depois, da alta dosagem de corticoides que ingeri no ultimo ano (aquelas crises reumaticas) que agora, graças a Deus, está sob controle. Mas foi muito remedio junto e misturado. A bom ba explodiu agora.
    E como retomei as aulas de inglês e agora sou também dona de casa (lembra que morava na casa da sogra e muitas coisas nao eram minhas responsabilidades?) Então...agora sou 100% responsavel pela minha casa e mesmo com toda ajuda do maridex,que é um fofo, nao rola ir para a academia após o trabalho (= após ás 19:30h) sabendo que vou chegar em casa, tenho que preparar o jantar, estudar e me preparar para acordar ás 06:00h mo dia seguinte.
    Resultado: gordura + gordura + gordura. Só nao fico deprimida porque entendo que precisei passar por tudo isso para ficar boa, pra voltar a ter uma vida normal, sem ficar pedindo ajuda até pra pentear o cabelo. O momento é de muita gratidão, mas sei que preciso fazer algo também por minha aparencia. Odeio me ver gorda. Sempre fui magra. Agora, mesmo nao comendo muito, nao emagreço. inchaço em excesso. Bebo agua pra caramba, mas parece que nem faz efeito.
    Boa sorte pra você. Acho que vou precisar de um choque pra ter alguma reação, pq ate agora, só falo, penso, desejo, mas nao consigo por nada em prática.
    Marido prometeu caminhar comigo pela manhã assim que ele entrar em férias da faculdade ( e eu estarei em ferias do Inglês). Tomara que dê certo!
    Um beijooooooo.
    Saudade daqui.

    ResponderExcluir
  19. Ai, cruzincredo Nina, tá difícil pra caramba perder peso agora, então não dê bobeira, porque depois dos entas é muito mais complicado!
    Boa sorte!
    bjs cariocas


    ResponderExcluir
  20. Nina, faço 47 anos amanhã e continuo com "quase" o mesmo peso dos 20.Digo quase porque depois do câncer de tireoide, ganhei 4kg.A vida inteira eu pesei 42kg e agora peso 46kg.
    Claro que a maioria deles se depositou na barriga né?

    ResponderExcluir
  21. Uai gente, tenho certeza que deixei um comentario imenso aqui semana passada. Cadê?

    Pois bem voltei pra dizer que também prossigo na minha luta. E como Maria vai com as Outras que sou quando se trata de coisa bacana, já comecei a comer aveia pela manhã (menina, não é que dá uma saciedade danada, mesmo?). Adorei.
    Estou anotando tudinho que como e em dois dias, percebi minhas falhas. O pouquinho de cada coisa que consumo após ás 17:00h - e se transforma num montão quando somados. Já reduzi.
    Uma semana - 1 kg a menos, sem passar forme. E tentando me movimentar o mais que consigo. E dá-lhe abdominais (180 por dia).
    Nina, força pra gente! Vamos chegar lá.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  22. Lu, menina,acabei de ver qual problema houve com seus comentarios: eles estavam indo nao sei por qual razao,para a pasta de spam :-(

    ja arrumei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário