Pular para o conteúdo principal

Na África, como no Brasil

Uma das coisas que mais me emocionava nessa incrível viagem  a Zanzibar, era que ela me matava um pouco a saudade que de vez em quando, sinto do Brasil. Nao sei se quem mora no Brasil, teria a mesma alegria ao ir a África, mas quem já mora há algum tempo na europa ou num outro lugar frio sente menos ou mais, saudade de ver o verde que a gente tem por lá. 

Foi muito legal pra mim caminhar pelas ruas desse país africano, olhar pela janela do carro ou mesmo caminhar pelo hotel e ver todas aquelas plantas lindas, coloridas que temos no Brasil. Tudo é tao, mas tao igualzinho, que havia momentos que se me concentrasse poderia ouvir português,  mesmo nao tendo visto um brasileiro sequer nessa viagem, coisa que nunca aconteceu antes! (a gente está por toda a parte, cara!)






Era quase mágico ver aquilo tudo de novo e sabendo que nao estava no Brasil. E cada planta, cada uma delas, me trazia recordacoes. Cada uma com sua história. Essa flor aqui embaixo, por exemplo, lembro de ter desejado tanto tê-la em casa certa época, mas era tao lascada a vida da gente, que nao tinha jeito de comprar flores, ou sementes. O que eu fazia era tentar "roubar" de algum jardinzinho da vizinhanca, mas como eu "roubava" só um tiquinho de nada da planta, morrendo de medo de ser pega, ela nunca pegava. Tadinha de mim...


E essa aqui, essa beleza de hisbiscus aqui embaixo, meu Deus, havia tanto no jardim da minha mae na vila militar em Manaus. Nós esperávamos ela abrir, e quando surgia de sua forma retorcida, era sempre essa beleza vermelha! Esplendorosa, sempre presente na minha infância na vila. Tanto tinha essa planta que eu até cheguei a  enjoar. Já achava a pobrezinha até brega, imagina,  ter hisbiscus em casa? Todo mundo tem! Até que... bem, aqui nao tem, é cara, e feinha que da dó. Entao, revi  minha florzinha do passado na África, e o amor e o encantamento voltaram :-)






Essa aqui embaixo, (olha gente, perdoa ai, eu nao sei nome de flor) me lembra muito a faculdade. Eu era tao lesa que ao saber que tinha que fazer uma apresentacao na aula de botânica, só pensava em falar dessa flor, mas ela nao é flor de árvore que produz madeira, entao nao contava pra um curso de eng. florestal, e eu ficava tao chateada :-(




Essa aqui, aaahhh meu Deus, a gente chupa essa flor né? Tem um melzinho dentro, ahhh que coisinha mais linda e doce! Fiz muito isso quando menina, fui repetir agora na África e meu marido quase me mata: "Nina, deixa de ser crianca!! Tu tá na África, vai que tem alguma coisa aí que envenena???" Ohh maridinho sem imaginacao esse meu, viu?! Parece que nem teve infância...




Jaca!!!!!!!!!!!! pelamordedeus, quase tive um treco quando vi. Eu adorava! E ver o fruto na árvore? Gente, que planta mais louca essa né? Aquela coisa imensa agarrada no caule ou pronta pra cair na cabeca de um lá embaixo, ahahaha...

Também comi graviola, hhhmmmmmm...
Já disse que nao gosto de frutas aqui, mas sabe?? Eu gosto sim, o que nao gosto, descobri há algum tempo, é da casca... bom, nao tem como comer casca de jaca, entao, já viu né? comi muitoooo.




Essa aqui eu também sonhava ter no jardim, mas plantas nao gostam de mim :-( Sério, elas morrem... eu amo todas, converso, dou carinho, coloco música e tudo o mais, mas elas simplesmente, morrem...
essa nunca vingou no jardim lá de casa, buááááá


Cara, essa aqui, sei la, uma palmeira, certo?! Eu nunca vi esse tipo. Fiquei impressionada com essa planta. É sério eu nao conheco, alguém conhece? Achei linda como as folhas crescem...






Aqui embaixo, é uma foto que vai ter que estar numa próxima postagem. Sabe o que é? Ah é claro que sabe!!! Diz aí, que planta é essa?


Comentários

  1. Que delícia de viagem nesse pais para mim desconhecido, mas com jeitinho de Brasil. Já tinha visto dessa palmeira na Praia do Forte em Salvador e nem arrisco dizer que flor é essa que trouxe na bagagem! Lindas descobertas! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser enriquecedor uma viagem dessas. Das mais étnicas visões ao mais engrandecedor espírito. É instigante ver outros lados do globo, com visão aberta pras surpresas.


    Hey, postei a terceira parte do texto que tu comentou esses dias.
    Desculpa incomodar de novo, mas teu comentário é relevante pra mim.
    pode ler e comentar lá?
    diademegalomania.blogspot.com

    Agradecido, Clive B.

    ResponderExcluir
  3. Nina,
    É como dizem mesmo, realidade, temos um pé na África e não há como negar, taí a flora para comprovar.
    Na verdade,mesmo com a separação há muitos milhões de anos atrás,formando os dois continentes atuais, ainda ficaram marcas da nossa igualdade, principalmente na flora.
    lindas fotos do maridex!
    bjs cariocas



    ResponderExcluir
  4. Nossa Beth era nisso que eu pensava o tempo todo la.

    ResponderExcluir
  5. Nina!
    Mas que interessante esse tanto de flores parecidas com as brasileiras! Nossa flora realmente tem semelhanças! Incrível!
    Querida, a flor da quarta foto é de um tipo de jasmim. Tem um perfume bem marcante e solta um liquido leitoso quando a gente arranca do jasmimeiro...
    A sétima flor é a bounganville. Adoro essa planta, ela cresce muito e quando florida, fica muito graciosa!
    A palmeira que você fotografou é bela. Sabia que ela se posiciona em relação ao nascer e pôr do sol?
    É linda de se ver!
    Estou adorando seu rolé pela Africa. Eu sei que tenho um pezinho naquelas bandas :)
    Querida, não sei que planta é a última...
    Vou aguardar a próxima postagem para descobrir!!!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Felicidade poder curtir um pouquinho desta viagem.
    A palmeira em leque é nova nestas bandas!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotos. Aguardo notícias do que seja a última planta, em suas mãos. Não sei mesmo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Aí Marcia!!!! é isso mesmo bounganville, eu já tinha ouvido, mas esse nome nunca me vem a mente, mt afrancesado nao?? Mas é linda, qd cresce, fica aquele monte de beleza, la tinha TANTASSSS! a alemaozada ficava babando :-)
    Nossa, aquilo é jasmin? menina, que coisa! e a palmeira em leque, ooohh gente, sabia disso nao, eu nunca tinha vista essa palnta, fiquei encantada.

    Qd e se morar num país tropical de novo, vou ter aos montes todad essas belezas no jardim. Se Deus quiser, nao vou mais precisar roubar tequinhos de planta de vizinho nenhum :-)

    Mas gente, vcs nao sabem que planta é esse ultima?? reparem bem, vcs conhecem!!!! todo mundo conhece.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Você deve ter sentido o Brasil do teu ladinho, né?
    Aquela florzinha branca/amarela chama-se Jasmim Manga, tenho aqui em casa as três cores: essa amarela, a branca, e a vinho/rosa forte. Agora com a Primavera estão florindo! Já coloquei várias fotos no meu Blog.
    Bouganville eu tinham mas os cachorros pulavam no muro e se arranhavem (tem espinhos grandes), e tirei tudo.
    E essa Palmeira Leque nós tínhamos no jardim da frente da minha casa de minha infância e adolescência. Todos passavam e admiravam. Naquela época alguns muros das casas eram baixos.Bom tempo.
    Fotos lindas heimmm ........
    Parabéns pela bela viagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Lindas Ninas...todas as flores...
    marcita arrebentou, sabe tudo sobre flors hem...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  11. Nina, é exatamente isso que sentimos quando vamos de ferias para algum país que nos lembra o Brasil.

    Só quem vive aqui fora é quem sabe.


    Bjos e fiquei feliz por vc.

    ResponderExcluir
  12. Boa madrugada nina...aqui são quase duas da manhã....vim ludibriar a minha insônia e me distrair....É tão bom matar a saudade de algo,do Brasil então.....Não sei qual o nome da plantinha que mencionou, mas sei da jaqueira.....tenho um árvore quase em frente da minha casa...fica cheia,com frutos enormes que quase não tem tempo para amadurecer no pé, porque fica num terreno vazio, e as crianças passam de carrinho de mão levando tudo que dá....É doce de jaca,jaca cozida,calda de jaca...e assim o povo vai matando a fome.deve ter sido emocionante e que gostoso conhecer outra parte do mundo...um dia ainda faço isso....Tentei te acha no facebook,mas não teve como....vc tem?um abraço carinhoso para vc e obrigada...beijokas

    ResponderExcluir

Postar um comentário