Pular para o conteúdo principal

Carta a uma amiga - II

Aqui de casa, um oceano de distância, hoje, 9 anos depois.

Minha querida amiga,

falamos hoje ao telefone. Senti a tua necessidade de falar. Senti vontade de escutar. Como sempre.

E você falou mais calma, mais serena. Você até me escutou! É, você parou pra me ouvir!! Porque o normal é você falar muito mais do que eu, nao me dando muito tempo pra falar. Minha cabeca fica doidinha tentando entender e ordenar, o que tua boca metralha no meu ouvido. Mas hoje foi diferente. E você até me explicou o porquê dessa ligeireza toda. Você estava disposta a falar mais abertamente, a contar das culpas do passado e também disposta a ouvir. Isso é bom  e eu, quando desliguei o telefone, dei gracas a Deus por isso. 
Sei que você está lendo esta "carta" silenciosamente, sei que você nao vai comentar. Sei que estará lendo em qualquer hora do seu dia, a hora em que o bebê dormir e você puder dar atencao pra si mesma.  Te falei que iria te mandar um email, mas quis muito, agora, neste momento, te escrever um post. 
Amiga, sei das dificuldades, te conheco. Sei que tudo parece muito difícil, mas também sei (e você sabe que sou profunda conhecedora disso)  que tudo vai passar. As coisas complicadas de agora, vao passar. Porque todas elas fazem parte de um processo que você precisa obrigatoriamente, passar. Ninguém pode viver por você aquilo que só você precisa viver. 

Olha, esquece as coisas que passaram. Elas estao no passado. De nada vai adiantar os re-s-sentimentos. As atitudes de ontem, você certamente, terá que pagar hoje, mas elas fazem parte do processo, do teu aprendizado. Passe a encará-las exatamente e somente assim como elas sao: aprendizado. Você nao teve culpa de nada! De nada mesmo, entendeu? Eles é que sao culpados. E se em algum momento você teve culpa de alguma coisa, você teve suas razoes. Vamos pensar agora na relacao de amor com a pessoa  errada. Sim, errada hoje, nao ontem certo? Como você poderia saber que era errado?? A paixao nos faz de cegos, minha amada amiga, e dessa cegueira, somos todos perdoados. Nao pense, por favor que Deus te culpa por algo. Ele entende todas as fraquezas de seus filhos... acredite, Ele entende você  e nao a culpa por nada...  por nada.

Olhe mesmo pras fotos de antes. Será que você consegue enxergar o que eu via em você???
Será?
Acho que você vai ver se se concentrar bastante...

E aí? Conseguiu ver? A mulher que você era, que é,  está lá nas fotos: forte, corajosa apesar de todos os medos, bonita, independente, decidida, sabedora de seus conhecimentos, sensível, inteligente, persistente, lutadora e vencedora. Eu te via assim amiga. E tinha grande, enorme, admiracao por você, tanta que até me sentia muito pequenininha perto de ti, que pra mim parecia já um mulherao!

Já chegou a hora amiga, de voltar a ser o que você era. Voltar a tua essência verdadeira, essa que a doenca real e principalmente  a "nao real",  te roubou.

Por você mesma, pelo teu filho, pelo teu casamento.
Você merece sair dessa. Merece voltar a ser quem você era. Porque é digna e muito merecedora de coisas boas. As pessoas te feriram muito e você se feriu muito a si mesma e feriu alguns, mas agora é vida nova, é bola pra frente, é pé na tábua, é tentar olhar as coisas como licao de vida. 

Volte por favor, a se ver como naquelas fotos antigas.
Você era linda. E nao sabia...



Lembra quando ouvimos esta música lá em casa com as meninas? Lembra?? Entao... nessa época, você era uma das minhas referências... volte a ser, por favor, o que era. Por você.

Um grande abraco, da sua amiga de ontem, hoje e de sempre
Nina

* * *

Você que passa por aqui e nao sabe com quem estou falando, nao precisa comentar nada se nao quiser, mas se estiver com vontade de escrever algo, peco, porfavor, que escreva algo positivo, nao pra mim, mas pra alguém que está precisando muito de um apoio neste momento. 
A minha amiga. A minha grande amiga que voltou...

Comentários

  1. lindas palavras. E um viva para as amizades eternas! :)

    ResponderExcluir
  2. Espero verdadeiramente que as suas palavras, de alguma forma, toquem o coração da sua amiga, pois tocaram o meu. Penso que todos nós, em algum momento de nossas vidas, nos sentimos sem rumo ou perdidos; às vezes, até mesmo perdidos de nós mesmos, mas o importante é que sempre existem os amigos, "os verdadeiros amigos". Que bom que a sua amiga pode contar com vc, pois quando dividido todo fardo fica mais leve de ser carregado.
    Bj enorme a vc e a sua amiga.

    ResponderExcluir
  3. Bom flor este pots é muito pessoal para sua amiga né... então fico só de espectador, torcendo por ela é claro... e dizendo que você é uma amigona... deu vontade de ser tão querida assim :)...
    beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei preocupada se deveria escrever alguma coisa, mas quero dizer que você parece uma amiga muito boa, porque comigo as pessoas só aparecem quando estou bem, se fico mau todos somem. Sua amiga tem que ser forte e superar os obstáculos, crê em Deus e nela mesma por que no fim tudo vai dá certo.

    ResponderExcluir
  5. Muita fé no verdadeiro Deus ajuda qualquer problema a ser solucionado

    ResponderExcluir
  6. Apesar do pouco tempo q nos conhecemos eu sou feliz em ter vc como amiga!!! Forca e fé...como diz o nosso maravilhoso Guimaraes Rosa:

    "O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem"

    beijokas

    ResponderExcluir

Postar um comentário