Pular para o conteúdo principal

A magia do macarrao

Uma coisa que me fascina completamente na cozinha prática do dia a dia é o macarrao. Quando você acabou de chegar da rua, nao se programou pra nada, nao tem nada na cabeca e nem na despensa ou geladeira, mas tem uma massa pra cozinhar e um pouquinho que seja de qualquer ingrediente, é só ter um tiquinho de imaginacao e pronto, pode ter uma refeicao deliciosa e rápida. O macarrao é mesmo fascinante. Basta salgar a água e cozinhar a massa ao ponto al dente, ver o que você tem pra preparar o molho em separado e correr pro abraco. Sempre vai ficar com uma boa cara de prato especial.

Hoje coloquei a comida pro bebê, ele deu umas leves beliscadas no prato e nao quis mais. Eu fiquei pensando que ele estivesse de novo ganhando dentinhos, pois é só comecar a surgir a denticao que ele diminui o apetite. Mas conhecendo Pedrinho como conheco, decidi fazer um outro prato. Sei que pareco estar mimando o moleque, mas ele é tao magrinho, sempre to achando que ele come pouco. Entao fui pra cozinha, vi o que tinha no armário e fiz o macarrao, coloquei uma colherinha de creme de leite, salsinha, pimenta e um pitadinha somente,  de bacon. Juntei uns tomatinhos e pronto. Menino devorou tudo e bem rapidinho. Parecia um mortinho de fome...



Eu vejo muitas maes que nao tem paciência pra alimentar seus filhos. Elas reclamam da bagunca, da lentidao, da falta de tempo, de tudo. Sei que a tentacao é grande em dar uma mamadeira pra crianca ou simplesmente, qualquer porcaria comprada pronta. Mas acho que nossos meninos merecem um pouco mais de atencao, eu nao quero que filho meu seja chato pra comer ou que só coma o que conhece. Filho é do mundo e o mundo tem um leque tao variado de sabores...  nao é?!

Nao quero privar meu filho das coisas novas. Com 1 ano, Pedrinho já comia coisas que os adultos da casa comiam, com moderacao e com um pouco menos de tempero, é claro. Hoje ele parece até meio chatinho com o que come, mas percebo que ele está trabalhando seu paladar. É claro que fico chateada ao notar que ele só come o que lhe é saboroso, o que lhe agrada... meus dois filhos nao eram assim, eles nunca foram fresquinhos com comida, comiam tudo! Pedro definitivamente, nao é assim... mas deve haver uma boa razao pra isso, nao é?!

De qualquer forma, quando acontece algo assim e ele nao come, eu sempre sei que um belo macarrao vai salvar a pátria. E viva a massa!


Nao é macarrao, mas é gostoso!
Esta é a primeira vez que um cover me agrada mas que o original ;-)

Comentários

  1. E viva a massa! Parece saboríssimo seu prato. Há um tempinho assisti a uma reportagem sobre um especialista em macarrão, não um chef, estão tentando desmistificar aqui o Brasil a ideia de que o macarrão é inimigo de uma dieta saudável. Consumimos pouca massa devido principalmente a esta ideia errônea. A combinação com legumes é excelente e tenho certeza que com a sua dedicação, teu garotinho terá um paladar apurado!
    Bom final de semana.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razao Ana, o macarrao por si só,nao engorda... depende mt do molho.

    Bom fim de semana, lindinha. Vc viu que te respondi teu email?

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa vai bem sempre, quando não tenho nada para colocar de carne, somente temperos variados fica uma delicia...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Justa homenagem!
    Amo macarrão. Aqui em casa duas coisas não podem faltar: pão e MACARRÃO. Meu marido come ambos com qualquer coisa inclusive um com o outro, parece italiano, ôxe! hihihi.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Mai atrasada que salario de patrao ruim, enfim dou as caras por aqui, coloquei seu presentinho no correio ontem a tarde deve chegar por ai semana que vem, nao tem macarrao no envelope mas tipo assim é com carinho viu? rsrs
    Sabe que espaguete é a unica coisa que Egil nao curte, uma vez eu fiz com sardinha ele odiou, disse que massa nao combina com peixe kkkk bobo.
    Eu comi tudo sozinha, amando e engordando kkkkk
    Mas depois nao fiz mais.
    Nem sei por que somos gordos, juro!
    Adorei o texto abaixo, vc creceu mesmo, tive dé de ver vc trancada do lado de fora da varanda ô rsrs mas aind abem que foi vc sabe, pior seria se fosse seu pequeno.
    Eu como sempre ando correndo( mas nao fico magra) e perco alguns momentos da vida de quem amo, ma snao significa que nao amo viu minha Ninoca mô bem, bom fim de semana. bjs

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!!!

    Concordo contigo, flor!

    Beijos e um lindo final de semana!

    Selma

    ResponderExcluir
  7. Eu sou suspeita para falar, pois além de amar cozinhar, adoro uma boa massa. Essa dedicação aos filhos, é um lindo gesto de amor. Desejo um bom fim de semana! beijos

    ResponderExcluir
  8. Vizinha, que lindo o cuidado que você tem com o seu filhinho!! Já vi mãe reclamando que o filho não comia "nada", mas a própria não cozinhava para a criança e só dava comida pronta e salgadinhos...afff.
    Dar de comer é uma das coisas mais carinhosas que um ser humano pode fazer ao outro.
    A comida feita com carinho é capaz de nos remeter as mais tenras lembranças... Comida não só mata a fome, mas carrega afeto, desperta sentimentos e memórias e é capaz até de um pedido de desculpas :-).
    Também adoro macarrão!! É um prato bem versátil. Bjs e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  9. Macarrão é mesmo um bom prato. Na verdade, o que menos gosto é do à bolonheza. Mas faço um, alho e óleo, com cenoura e abobrinha, cortadas em fios (no ralador próprio) que é simplesmente "do céu". Já o coloquei no blog, vou pegar o link pra lhe passar. Meus netos amam macarrão, de qquer jeito! Marido é neto de italianos, então, já viu, massa é com ele mesmo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Nina, eis a receita. O post a direciona para a Eliana, a dona da mesma. Mas o aval é meu, ele é realmente um excelente prato, rápido e fácil.
    http://luciahsoares.blogspot.com.br/2011/02/meu-bate-enxuga-semanal.html

    ResponderExcluir
  11. Nina, é verrdade. Um macarrao salva muitas situacoes.


    Boa semana

    Um beijo grande pra vc

    ResponderExcluir
  12. Pode crer, Nina, um macarrão faz a mágica acontecer rapidinho.Vc está coberta de razão em cuidar da variedade saudável da alimentação da criançada.Mais tarde eles vão ter acesso a tantas bobagens que ter um paladar mais criterioso pode ajudar a serem mais seletivos fora de casa.
    Ficou linda esta macarronada.
    Bjos,e boa semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  13. Mamãe fofa! Sabe como agradar sua cria!
    Se Pedrinho não comesse o macarrão aí sim eu pensaria que ele era ruim de comer... Não conheço uma criança que não gosta de pasta, ou mesmo de um miojo...
    Sabe que eu aprendi gostar mais de pasta na Alemanha?
    Aí não existe o arroz como carboidrato "mór" da refeição, e sim pasta e batata. Acho super prático Nina!
    E um molho de tomate bem feito finalizado com uma folhinha de manjericão fresca é de lamber os dedos!
    Há uma frase muito legal sobre pasta do Federico Fellini:
    "A vida é uma combinação de magia e espaguete".
    Pröst!!!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre fui muito chata para comida!!! Sempre difícil de comer, experimentar e curtir as coisas... mas meus pais me forçavam a comer muito... as vezes eu até curtia a comida, mas já estava cheia, e eles forçavam tanto que eu tinha ânsia... e nunca mais queria comer aquilo!!!
    Por isso, como você disse toda mãe tem que ter paciência e saber que todo filho é diferente e em como trabalhar isso, como introduzir uma comida nova e mais saudável, como fazê-lo experimentar coisas novas!!!

    ResponderExcluir
  15. Cresci super acostumada com espaguete no cardápio. Sim, espaguete! A minha mãe fazia todos os dias, independente se alguém pedisse arroz. Em contrapartida, não acho graça no arroz branco como no Brasil comem e prefiro risoto ou arroz de forno (adoro). A minha frustração foi quando descobri que o meu futuro marido odiava massa. Depois de anos de casamento, ele agora pede para fazer.
    Meu filho comia de tudo. Nunca foi enjoado e até se deixava fazer de cobaia. Eu testava as receitas e ele era o meu provador. Bons tempos... ele mudou completamente o paladar sem justificativa. Tudo que antes ele amava, passou a odiar. A solução para tomar ciência dos valores nutricionais dos alimentos, foi matriculá-lo nas férias em cursos de culinária. De quebra, vez ou outra, ele se aventura na cozinha.
    Os meus sobrinhos quando chegam para as férias, pedem que faça uma receita super fácil - comentário vai ficar enorme - Cozinho ovos (2 para cada um). Estando o espaguete cozido, escorra e misture orégano fresco picadinho. Monte os pratos individuais e por cima coloque os ovos picados miudinhos - tenho um cortador de ovos próprio. Jogue por cima bastante queijo ralado e pronto! Azeite opcional. Bom apetite!! Um prato para criança que os adultos em casa adoram!!
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Hummmm se Pedrinho não comesse isso, eu comeria... rsrsr... esta com uma cara boa !!!
    ADORO pasta... amo!!!
    e com molho de tomate (natural) perfeito!!!
    Se esta me saindo Uma CHEF!!!!
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  17. Oi oi Nina! Macarrão é mesmo um sucesso, sempre que estou muito cansada, jogo lá o macarrão na panela com um molho de tomate e já está! E com boi ralado (carne moída) então nem se fala! Adoro!
    Lindo o cuidado que você tem com seu filhote e macarrão é um comida legal pra criança, minha sobrinha de 8 meses adora pegar com a mão e levar pra boca rsrsrs
    Beijos e uma ótima semana!
    Ana
    www.anapaulaner@wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Ué, Ninoca, o Pedrinho está magrinho?
    Ele ele bem fofo no ano passado quando estiveram aqui né?
    Mas, criança vai espichando e emagrecendo mesmo, fora isso se movimenta mais também.
    Pedrinho sabe o que é coisa boa, tá certo, exigente no paladar. Que nem eu, não sei fazer muito bem, mas sei reconhecer o que está bem feito. kkk
    Aqui em casa também, sempre dei atenção à comida do filhote, por isso ele come de quase tudo hoje em dia, adora legumes e come muito bem por sinal.
    beijinhos pra ti e Pedrinho




    ResponderExcluir
  19. Nina eu e meu marido somos os loucos do macarrão, amamos macarrão e toda semana testamos sabores diferentes, tanto é que no blog já fiz até um festival só de massas. Lembra que vc me perguntou as dez coisas essenciais de uma cozinha? As minhas são: 1 - torradeira de pão 2 - leiteiro (para tomar chá com leite) 3 - temperinhos diversos e ervas 4 - Molhos e vinagres diferentes 5 - Azeite de oliva 6 - Facas afiadas 7 - sabonete dove na pia para lavar as mãos após cozinhar 8 toalhinha para enxugar a mão 9 - uma travessa para cortar coisas 10 - Produtos para limpar as superfícies da cozinha. Acho que os meus são esses, e os seus? Beijos

    ResponderExcluir
  20. Pronto! Me deu uma vontade de comer macarrão...às 5 da tarde! Viiiiixe!

    ResponderExcluir
  21. Pimenta e Bacon? Pra criança???

    ResponderExcluir
  22. Isso mesmo!
    Pimenta, bacon, cebola, alho, molho de soja, queijo, paprika (vulgo pimentao),peixe, tudo!(claro que em medidas reduzidas). Aqui crianca come de tudo anonimo... acho otimo! vc nao?? o que sua crianca come?? papinha de nenen?? feijao com arroz todo dia? o meu recusou papinha fabricada desde os 8 meses... só assim querida (o) eles podem ter um paladar mais apurado, sou super a favor. Na Franca o lance é ainda mais interessante. Já leu algo a respeito?

    Gente, obrigada pelos comments legais e ate as dicas de receita, vou fazer viu? Aqui somos mt fas de pasta :-)

    Beijao

    ResponderExcluir
  23. Pedro sabe o que e bom!! Eu concordo com voce em introduzir os alimentos na forma original para a crianca, fortalece a musculatura bucal e da face tambem... algumas maes dao por muito tempo alimentos batidos e depois a crianca fica com "preguica" de mastigar, mas o problema que nem sempre e preguica (as maes interpretam assim) pode ser que a crianca fique com a musculatura hipotonica, mais flacidazinha (por nao usar todos os musculos com o alimento batido), dai qualquer esforco e como se tivesse ido na academia. Nao e o caso do Pedrinho, o dele e o paladar mesmo! rsrs
    Delicia de macarrao, hein! Vou ate fazer para mim :)
    bjks

    ResponderExcluir
  24. viva o macarrão!!!!!!também sou grande amiga dele...nas horas mais apertadas,é ele que vem cobrir a mesa com aquela cor linda que só abre o apetite.....bom apetite para o Pedrinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário