Pular para o conteúdo principal

Despedida de solteira em Barcelona

Gosto de viver aqui sabe?! Mas já decidi pra onde vou se algum dia cansar de viver na Alemanha: Espanha! Ainda nao tinha encontrado um país que gostasse tanto. Adoro a Franca e a Itália, estao pertinho aqui da gente, mas é tudo tao parecido com a Alemanha em algumas coisas. Quero nao :-/

Já pensei em morar quando tiver velhinha num vilarejo no sul da Franca, numa casa velhinha com janelas lilases e coracoes vazados na madeira, com um jardim ensolarado onde meus netos poderao brincar e procurar fadinhas, com um lugar pra uma rede e um guarda sol, perto do mercado da cidade onde posso comprar coisas frescas e cozinhar enquanto escrevo meus livros que ninguém vai ler. Mas depois de conhecer um pouco da Espanha, ai meu Deus, acho que já tenho um lugarzinho no mundo. E decidirei ser uma velhinha mais ousada, que vai dancar salsa de sapato alto e vestido de franjinha toda sexta feira, junto com uma meia arrastao brilhosa e cabelo vermelho espetado pra cima com um leque florido e perfume exuberante, cheia de charmosos velhinhos ao redor.


Ohh paisinho gostoso viu?! Confesso que nunca havia pensado na Espanha. Nem mesmo espanhol (o idioma, O IDIOMA!!) acho bonito. Nunca gostei muito. Mas a Espanha me conquistou de vez. Primeiro foi Madri. Agora Barcelona.
Menina, ainda nao foi? Vá! Na próxima viagem vá a Barcelona. 
Ohh cidade linda e alta astral!

Uma amiga brasileira aqui vai casar. Ela ri de si mesma porque vai casar de branco, tem dois filhos quase adultos, já vive com o noivo na casa recém comprada por eles, com jardim, e até um atelie pra ela que descobriu a pintura aquarela e tem 44 anos. Tá toda serelepe com os preparativos. Tao serelepe que resolveu fazer uma despedida de solteira... E eu acho tudo isso muito lindo!!

E entao, lá fomos nós, cinco mulheres, sem maridos e sem filhos, pra curtir a Espanha. 
Oléé! 
Mas só eu nao fui sem marido e nem sem filho. 
Explico.

Ela me disse que estava combinando com outras amigas quem levariam junto, pensaram alguns nomes, surgiu o meu, mas ela pensou que eu com bebezinho pequeno nao toparia. Dias depois me falou dos planos, que tinham até comprado as passagens e que sentia que eu nao fosse. Falei que nao iria mesmo  já que nao teria coragem de deixar meu bebê tantos dias sem mim, mas que adoraria... comentei com marido a ideia genial da minha amiga e ele fez que nem ouviu. Dias depois, ela me disse que ele havia conversado com ela e que sabia que eu adoraria participar da viagem, perguntou a ela se poderia ir junto, prometendo que elas nao veriam nem ele nem o bebê, afinal, só assim pra eu ter coragem de ir, levando Pedrinho junto. Minha amiga perguntou pras outras maravilhosas amigas se tava tudo bem pra elas e elas, claro, acharam linda a iniciativa amorosa do meu maridinho. Entao, fomos passar 4 dias em Barcelona!


E que delícia foi aquilo!!

ADOREI TUDO. 
Uma coisa que notei muito em Barcelona foi a limpeza das ruas (isso nao é muito comum na Espanha), e a dedicacao que os cataloes tem com a decoracao de lojas e restaurantes. É lindo ver como os espanhóis investem nesses itens. Os restaurantes, os bares, os cefés sao sempre incríveis (todos que vi!) e as lojinhas tem cara de tudo feito a mao. Tudo tem um quê de reaproveitamento, meio vintage, meio hippie, parecem atelies lindos de grandes artistas. É encantador. 
Pena nao ter fotos. Eu estava interessada em outras coisas...

Dancamos muito! Muita salsa!!! Comemos muito e tomei muita cerveja Estrela. Conversei horrores num portunhol terrível e fui até numa sex shop! Acredita??? Primeira vez na vida. Mas nao, nao, nao esquenta, nao vi nada muito interessante ou grotesco, fui só à procura de ideias pra um presente de aniversário pro marido, sai de lá com uma vela aromática pra massagem e um cuecao de touro. 


Olé!

Olha a velhinha aí, ja comecando a dar suas primeiras touradas! Imagina isso velha mesmo... morando em Barcelona? Ai ai que ninguém segura...

ps. gostei da Sagrada Família de Gaudi nao...

Heresia!! pode me xingar... é que eu achei a catedral aterrorizantemente feia, me deu foi medo e achei que parecia um castelinho daqueles de areia, ou seria um monte de cocozinho, sei lá, talvez tenha sido essa a intencao de quem idealizou... aaahhh também nao gostei muito da seriedade no rosto do povo catalao. Mas dizem que isso é típico deles.
De resto: quando pensar em ir a Espanha nao deixe de ir a Barcelona. É uma cidade bem agradável, com uma linha de metrôs muito boa. Cidade nem muito grande nem muito pequena. Com um mar lindo, comida maravilhosa e precos muito bons.

Agradável e linda Espanha. Achei meu terceiro lugarzinho no mundo.

Comentários

  1. Sabe que eu também nunca me interessei pela Espanha? Mas, se um dia tiver oportunidade, quem sabe eu vá conhecer sim.

    Que querido esse teu marido! E que ideia bacana essa da tua amiga!

    Ahh, faz tempo que não passo aqui, mas respondendo a tua última passagem lá no blog: Fernando Sabino não é gaúcho não, é mineiríssimo. Gaúcho é Erico Veríssimo, Mario Quintana...

    Hey, cá entre nós, também não gostei dessa catedral não...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia, Nina.
    Uma das coisas boas de se morar na Europa é essa facilidade de viajar entre s paises que a compõem, né não?
    Sabe que eu tbm sempre falo que quando ficar velhinha, pretendo morar numa cidade pequena com todo esse calor humano que elas nos proporcionam!

    Amei a Espanha da sua velhice narrada por vc hihihi
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de lugar Nina!! E esse seu marido companheiro hein... muito boa a idéia dele de ir junto com o bebê pra que você pudesse aproveitar com suas amigas!! Muito fofo!!

    Também já tenho muitas idéias de onde e como quero passar minha velhice, sonhar nao custa nada nao é verdade?!!

    beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga, você e seus textos super bem humorados, amo! claro que todos irão querer ler seus livros...você vai ver...
    Quanto a Espanha, já está na minha listinha (que não é tão pequena assim) de lugares que pretendo conhecer... quero ir em breve!
    Um beijo querida, fique com Deus!

    p.s: "me encanta" o idioma espanhol...rs, ainda vou hablar mui bien! Hasta luego, chica!

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    ah, eu também penso que em alguns anos ir para um lugar um pouquinho mais quente seja uma boa alternativa...
    Agente comeca a enjoar do frio...

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Minha irmã mora em Barcelona. Amooo essa cidade. Vivaz, solar e muiito espanhola.
    beijo
    saudades

    ResponderExcluir
  7. oi Nina!
    já gostei de Barcelona só pelo seu entusiasmo... e sua narração!!!
    parece ser encantador...
    O meu cunhado já ficou em Barcelona três meses e também adorou a cidade...
    Viva Barcelona!!!
    e eta Nina velhinha "serelepe"...rs
    beijosssss

    ResponderExcluir
  8. Ninoca,
    Tu é das minhas garotinha.
    Bem, eu amei a Espanha, também adoraria morar lá, apesar de não ter ido dessa vez à Barcelona, mas é que quem mora no Rio procura sempre lugares diferentes daqui e Barcelona, dizem, tem algo semelhante ao Rio, talvez o mar por perto, jeito mais descontraído.
    Agora, eu que nem dava bola pra Espanha, principalmente pra espanhol, língua que nem acho bonita, fiquei apaixonada por aquilo lá. Tem algo magnetizante em Madri, as praças, os monumentos, prédios bordados como este que mostra aqui e as lojas e casas todas enfeitadas com flores nas janelas e uma luz dourada à noite que ilumina estas cidades. Eu também fiquei pensando num futuro morar numa cidadezinha por lá e achei uma linda, chamada Jerez de La Frontera, parece um bibelô e toda arrumadinha.
    Mas, pra mim a mais linda foi Sevilha, simplesmente, deslubrante.
    Então, tá combinado. Vamos envelhecer na Espanha. Garanto que nossos maridex topam, eles são legais conosco. hehe
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  9. Ola meninas desculpe estou anonima ;porque nao consseguir me identificar na escolha dos itens abaixo: Eu sou a Marcia moro a doze aninhos em Paris tenho uma familia nombrosa ou numerosa e um marido formidavel !!!Mas tambem ,como disse a Anna comecei enjoar do frio ,por encrivel que pareca tambem tomei a decisao de procurar um clima que seja mais parecido com o nosso estou indecisa entre Algarve Portugal e Sevilla Espanha os dois sao lindos maravilhosos ,bem animado entao o que vcs achammm ?Alguem conhece o charmoso Algarve em Albufeira Portuga bom demais praias lindas !Bem turistico !!!Bjos!

    ResponderExcluir
  10. A!!Sou eu ainda ,esqueci de acrescentar meu contato e dizer que estou aberta as boas amizades caso alguem pensse como eu e queira me contactar vou deixar meu imail: abbes.abbes@hotmail.fr
    Abracos a todos meus conterraneos!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário