Pular para o conteúdo principal

Cuidar de quem se ama

Entao, eu tinha esse namorado. Tinha um olhao azul escuro, como quando a noite tá chegando. Cor de céu logo depois quando o sol se pôs no finzinho do dia. Que romântico. Às vezes ficava olhando pra ele. Só pra viajar na cor do olho. Quando eu era menina, ficava imaginando voar pelo céu. Ali, com ele,  eu voava. Porque ele me dava uma liberdade que eu precisava na época. Um dia, pegamos o ônibus pra ir a Ponta Negra, uma área nobre de Manaus e de onde temos uma bela vista do rio Negro, aquele que se junta ao Solimoes e vira o Amazonas. Conhece? Na ida, o ônibus passa pela Vila Militar, onde morei quando menina. Agarrei no braco dele, "olha, eu morei ali! morei ali!! morei ali!!" segurando as lágrimas, porque eu sou uma bestona quando o assunto é infância, e ele perguntou porque nao parávamos ou iamos mais vezes naquela direcao. Senti o carinho dele pela pessoa que eu era. E nao somente pelo que eu podia lhe dar (leia-se: meu corpitcho).

E esse namorado de olho azul escuro como a noite chegando, me marcou, porque ele me tratava bem. Nao como uma princesa, mas como alguém que merece respeito e cuidado.
Tive muitos romances. Muitos me deixaram marcas desagradáveis na memória. Se você me perguntar de quem eu mais gostei, vou ser obrigada a lembrar inicialmente dos que mais me machucaram, pela forca da paixao, mas se eu pensar mais um bocadinho, vou lembrar daqueles que me trataram com cuidado... e ficarao esses como os preferidos.

Me irrita muito o mito de que as mulheres gostam mais dos canalhas. Isso nao é verdade! Isso quem passa de boca em boca, é o preconceito contra nós, mulheres. Que mulher gosta de apanhar... ahhh fala sério, coisa mais antiquada e sem nexo. Coisa mais machista. É por causa desses exageros passados de pai pra filho, que muitos bons relacionamentos nao florescem mais. Porque tem gente cansada de tentar... tem gente cansada de ser bonzinho... e ai pensa que pra conquistar tem que agredir.. e aí, a gente já sabe em tudo o que isso pode resultar.

A gente tem que cuidar de quem a gente ama!

Outro dia me vi pensando nisso. Nesse caso, com meus filhos. Faz tempo que eu só estou cozinhando à noite. Sempre tento fazer pratos novos e isso agrada muito a eles. Minha filha escreveu na cartinha que me deu no dia das maes várias coisas lindas e uma das frases dizia: obrigada por cozinhar pra gente coisas tao bacanas, e obrigada por dar um tempo a eterna carne moída com purê de batatas... eles adoram esse prato, mas eu fazia porque é algo taaao prático e nao estava, de fato,  tao preocupada se iria agradar ou nao. Tenho feito coisas novas, mas  sinto falta de coisas novas que eu faca por eles também durante o dia. Um sanduiche bacana, uma salada de frutas, um bolo inesperado no fim de tarde, algo a mais que pao com queijo ou nutella, entende?? É. Será que você me entende??

Os filhos esperam mais da gente que só encher a panca no jantar. 
Se você faz um pouquinho a mais por seu amor (pode ser filho, marido, namorado, amigo, cachorro, vó, mae...), independente do que seja, já é um carinho dado, um afago, um cafuné. E quem é que nao gosta de carinho?
To cansada de ouvir gente falando que o tempo tá curto, que vive cheio de atividade...ahhh nao dá. Gente o tempo nao dá pra nada, quem dá é a gente, quem resolve as coisas é a gente, para de colocar a culpa no pobre do tempo... e tem gente que me escreve falando Niiiina que saudade... ohh gente, para de mentir, se você tem meus emails, meu telefone, meu blog, meu facebook, porque nao me procurou antes quando deu saudade?? Nao vá me dizer que é falta de tempo, vai... diz nao! Porque isso já virou desculpa esfarrapada,cara!

Igualzinho como eu percebi esses dias com meus filhos. Eu quis me defender em pensamento (porque a melhor defesa dos idiotas é o ataque) falando que tava sem tempo ou que eles nao estavam sendo muito gentis pra merecer tais cuidados... tudo mentira! Tempo eu arranjo pra tudo, o que me falta, é boa  vontade. Ora bolas, nao vivo de cara com o computador sempre que me sobra "um tempinho?"??

Porque nao uso meu tempo pra cuidar melhor de quem amo? A licao hoje é pra mim mesma... liga nao, viu?! Nao foi com você. Nao é nada pessoal... pode continuar dizendo que está com saudade, mesmo nao estando :-)

*** 
pensei nesse namorado hoje porque o dia esquentou muito à tarde e passeando com Pedrinho, passamos em frente a uma padaria. De lá vinha um cheiro forte de pao sendo assado, e um calor muito típico na minha terra. É que com esse tal namoradinho, eu vivia em padarias. A gente adorava ir tomar café na padaria mais próxima. Era booooom.

Comentários

  1. Nina, o vilão não é o tempo(ou a falta dele) , é tudo uma questão de prioridade...

    ResponderExcluir
  2. Que texto bom, Nina. Uma conversa entre amigas. Gostei muito e concordo, em parte, de que podemos melhorar nosso tempo, mas ele não passa rápido, está é voando!
    Muitas vezes da´saudade de ir a um blog, de ler um determinado blogueiro, mas vamos priorizando outras coisas e o tempo vai...
    Enfatizo tanto, em quase tudo que escreveo, ou desejo aos outros, a importância da saúde e agora estou com um sério problema com uma irmã e hoje tive tempo, pois não é meu dia de ficar com ela, ms tem sido difícil lidar com a situação.
    Meu marido tem os olhos azuis, as mais claros que o azul da tarde. rsrs
    Concordo que temos que paparicar os que amamos, esta falta foi um gatilho pra doença da minha irmã.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina!!!
    É verdade amiga, deveríamos cuidar melhor de quem a gente ama, parece que às vezes esquecemos disso...
    Quanto ao tempo, o fato é que quando queremos damos um jeito e arrumamos o tal tempo escasso. Agora quando não nos interessamos, acabamos nos deixando levar pela "falta de tempo"...
    Um grande beijo, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. É o que eu sempre digo Katita, tudo é na verdade, uma questao de prioridade.

    Um dia Lucia, eu vi uma reportagem fazendo uns testes pra mostrar como as pessoas sentem o tempo passar. Eles diziam que o tempo está exatamente como sempre esteve, o que muda é nossa percepcao desse passar do tempo. A pesquisa mostra p ex., que os jovens acham que o tempo passa devagar e o velho, bem mais rapido... dependendo é claro de vários outros fatores pessoais. Mas saber que o tempo passa igual, é tranquilizante. Acho que a gente tem que aprender a dividir melhor o nosso durante o dia.
    Desejo melhoras a sua irma!

    E nao é que é Ju?? a gente sempre consegue sim, é só ter vontade de fazer.

    Eu gosto da verdade, sabe? prefiro que alguém me diga que esqueceu de me ligar ou responder um email do que ficar jogando culpa no tempo. Sei lá, prefiro, a verdade sempre, mesmo que ela doa, ela é necessária e vc vai sempre saber com quem está lidando, né nao? Joguinhos me cansam :-/

    Mas enfim, o importante aqui é doar um pouco mais o que a gente tem de melhor, ou seja, a gente :-)
    Bjs meninas

    ResponderExcluir
  5. Nina eu aprecio muito como vc consegue e sabe trazer a sua memoria lembrancas tao boas mesmo de coisas nao tao boas assim, ja li sobre seu passado aqui varias vezes e em alguns texto eu sempre sinto, como foi dificil em algumas fases de sua vida, acho que todo mundo tem uma fase dificil na vida, mas gosto tanto como vc busca algo de bom pra lhe dar essa sensacao gostosa de lembrancas boas, cheiro de pao, cor de olhos de um namorado, lugares onde vc esteve isso é unico e poucos guardam isso com carinho, eu tenho esse sentimento quando lembro da minha infancia, foi uma epoca muiiito linda na minha vida, pura inocente e muito alegre, minha fase de namorados, nao me trazem boas lembracas nao, eu sofro se lembro dos amores platonicos que tive, das cartas que mandei e nunca recebi respostas, do amores que amei sozinha sem que a outra pessoa nem ao menos notasse minha existencia, do sentimento de inferioridade que essa fase (adolescencia) me deu e que eu levei anos pra superar.
    Eu costumo de dizer pro meu marido que ele me salvou....ele nunca entende porque....
    Me salvou do medo de amar e confiar no outro, me fez entender isso que vc escreveu que quem ama cuida, e que é bom ser cuidado ainda mais por quem nos ama.
    Que carne moida com purê de batata é bom mas que é otimo uma comidinha diferente, feita com amor.
    Fico feliz por seus filhos entenderem isso e te valorizarem como a mae que vc é, de verdade.
    bjs minha linda, vc é muito querida viu! Muito mesmo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário