Pular para o conteúdo principal

A páscoa era mais bonita quando éramos meninos?

Ontem, sexta-feira santa, comemos carne, tomei um copo de cerveja, meu marido colocou música pra tocar, recebemos amigos.

Fiquei me sentindo meio mal depois, já na hora de dormir. 
De manha tinha visto um desenho animado com a história de Jesus e  lembrei como eram tristes nossas sextas-feiras santas na casa da minha mae.

Acordávamos de manha e nao tínhamos que ir pra aula. Lá em casa sempre estudamos de manha e era sempre um sacrifício acordar tao cedo. Ao vermos a mamae ela falava toda séria na hora de pedirmos a bencao da manha: pra pedir a bencao da mamae hoje tem que ficar de joelhos! Era tao estranho aquilo! E tinha que repetir a pedicao de bencao de joelhos pra todas as tias que surgiam lá em casa e pra vovó também, claro, principalemente pra vovó! Mamae levava muito a sério esse dia santo e triste. Nao podíamos ver tv, nem colocar música. Se fôssemos brincar na rua tinha que ser com o máximo de silêncio! E a coisa muito, muito boa das sextas-feiras santas era que esse era o único dia no ano que mamae nao podia bater nos filhos (uma questao de princípios! e uma maravilha pra nós, molecada levada que éramos). Além disso todos juntos éramos obrigados a assistir o filme com a história de Jesus no meio da tarde. 

Na verdade, essa parte nem era tao ruim, o filme era uma sensacao e toda a rua ficava em total silêncio pra assistir e era devagar que depois do filme, as pessoas saiam de suas casas em silêncio, indo calmamente sentar nas suas cadeiras de balanco, as criancas iam brincar com cara de choro por terem visto Jesus tao dodói e as mulheres iam falar da vida. Mas num silêncio mais bonito, num respeito mais presente, coisa que nao se via muito comumente no nosso bairro.
O filme se repetia no domingo, mas domingo já era um dia muito alegre, bem diferente da sexta feira. O domingo já amanhecia bonito, feliz. Parecia que o dia já sabia que aquele era um bendito dia! Afinal, Jesus havia ressuscitado!! Era um dia que nunca chovia. Lembro dos domingos de páscoa sempre com dias resplandescentes, ensolarados na minha infância. A casa da mamae já acordava animada, bem típico dela. Já havia música na vitrola e a mamae tinha sorriso no rosto como sempre e a vovó vinha pra ajudar a fazer o almoco de páscoa junto com todas as outras tias. E depois do filme da vida de Jesus, todo mundo tomava mingau de mungunzá.

Me irrito um pouco com essa coisa de ovo de chocolate, sabe?
Nem sei quando comecou essa bobajada de ovo de chocolate... pra nós, isso nunca existiu.
Todos parecemos só pensar nos chocolates e esquecemos as belezas, as tristezas e as alegrias do significado da páscoa... eu vivi tudo isso por muitos anos e agradeco a minha família por todo o ritual sagrado que fazíamos lá em casa.

Ontem meu filho pediu a bencao, assim do nada, antes de ir dormir. Eles fazem isso bem raramente e eu até me emocionei. Coisas de menina que viveu lindos dias de páscoa com a família...

Comentários

  1. Vou te falar que antigamente eu também sentia a sexta-feira santa como um dia mais pesado. Meu sempre me fez pensar como se fosse um dia para guardar luto por aquele que é nosso salvador.
    Enfim, o tempo passou, entrei na faculdade, estou mais velho, tenho minhas crenças e teorias. Hoje esses três dias me soam bem porque remetem a um feriado, que é quando eu posso colocar algumas coisas em dia e descansar.
    Chocolate? Quando eu tenho vontade, compro uma barra que é bem melhor que ovo de Kaninchen.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. É minha amiga, acho triste como as pessoas "tratam" esse dia hj, a "Sexta Feira da Paixão"... lembro-me da minha querida mãezinha nos contando (p/ os filhos) como era a Semana Santa na época que ela era menina, ela nos contava que nesse dia (Sexta Feira Santa), não se ligava rádio, TV,ñ se falava alto, nem sequer varriam as casas, era um dia de silêncio e orações. Hj, me entristeço vendo que as pessoas não respeitam mais... não quero julgar ninguém, mas concordo com a Nina, me parece que antigamente era melhor, havia mais respeito, compaixão...
    Qto ao ovo da páscoa,incrível como tornaram a Páscoa um verdadeiro comercio, é como se Páscoa fosse igual a Ovo de Chocolate. Em protesto, não comprei nenhum chocolate nessa semana aqui pra casa...
    Fiquem tod@s com Deus!!!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Lá em casa nunca teve um ritual muito rígido com a sexta feira santa. O que ficou da minha memória e que até hoje sigo, é não comer carne vermelha nesse dia. E o que realmente me emociona é a fé que me acompanha. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Agora você me fez lembrar de quando era criança e todos nós da rua onde morava nos reuniamos para ir ao cinema, que sempre passava o mesmo filme da paixão de cristo todos os anos. Foi assim durante anos da minha infância até adolescência.

    Engraçado como eu quase não olho para o passado. Acho que tenho algum problema inconsciente com ele... rs. Volta e meia algo me lembra um acontecimento totalmente esquecido.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Na minha infância, todos iam ao cinema ver o filme da vida de Cristo.
    Não podia varrer a casa nem fazer serviços fora do normal, não comíamos carne vermelha na sexta-feira, mas tinha muita canjica branca (ou mugunzá com alguns chamam). No sábado, malhavam o Judas, que fazíamos com roupas velhas e cheio de papel por dentro. E era pendurado no poste e as crianças batiam nele com cabo de vassoura. No domingo, almoço gostoso e chocolates, por que não?
    Era tudo vivido sem neuras, sem caras feias, mas com muito respeito .......
    Tempo bom que não volta mais .....
    Bom domingo, aproveite como achar melhor, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida! Essas tradições de antigamente são Tai lindas! Até hoje peço benção ao meu pai e avos! E meu pai na sexta não usa carros... Pra ele e um tipo de
    desrespeito a morte de Jesus!

    ResponderExcluir
  7. é, pra muitos é só mais um feriado...

    ResponderExcluir
  8. Nina, minha sexta-feira santa também era triste e não comiamos carne . Era assustadora por causa da procissão do encontro de Maria com seu filho machucado, com a cruz nas costas.
    E tinha uma musica que dizia assim:"Povo meu que te fiz eu ? Em que foi que te faltei ? Eu te fiz sair do Egito, com mana te alimentei..."

    Aqui em casa comemos carne, não frequentamos igreja e assistimos as procissões pela janela . Mas o domingo de pascoa é alegre , os meninos amam procurar ovos no jardim do prédio.
    Mas devo admitir que o verdadeiro sentido foi perdido e sinto uma angustia quando penso nisso.

    Feliz Pascoa para vocês !

    ResponderExcluir
  9. Nina
    Voce nos toca tão profundamente que nos faz contar sobre nossa Páscoa infantil
    Nós quase sempre iamos para Araxá. para a casa de meus avós maternos.
    Na sexta feira nao comiamos carne, mas tinha ovos para as crianças que nao gostavam de bacalhau.
    no domingo íamos a missa cedinho. porque papi voltava conosco para Varginha pois na segunda tinhamos aula.
    Eu adorava os cantos da missa de domingo de Páscoa
    tambem nao tinhamos o costume de ovos de páscoa.
    hoje é que a gente costuma dar para os afilhados.
    Era um tempo gostoso...
    com amizade e carinho Monica feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  10. Era diferente, havia mais reverência, mais respeito e seriedade. Nossos pais nos ensinavam diferente do que se passa hoje. As coisas mudam, até as festas.

    ResponderExcluir
  11. Lendo os comentários fui pensando no que você escreveu, o silêncio...quão difícil é o silêncio respeitoso hoje em dia. Como é difícil encarar o crucificado, encarar nossa humanidade, fragilidade e depois encontrar forças no Ressucitado. Jesus não precisa de defesa mas me impressiona sempre a humanidae dele...e como ele olhava para o outro...cada dia é um desafio seguí-lo porque simplesmente amar é o mais difícil....
    bjs no coração e sem ovo ;))

    ResponderExcluir
  12. Os rituais da sexta-feira santa tbem eram bem rigorosos lá em casa (digo, na casa da minha mãe). Lembro que ele nos obrigava a ir na vigília na igreja e não sair de lá em menos de uma hora, hehehe. Na época eu não gostava, mas hoje dá até uma saudade daquilo tudo.
    Amiga, o Google cancelou a janelinha de seguidores dos blogs que não estão na plataforma do blogger e eu tô nessa! É por isso que talvez vc não venha recebendo minhas atualizações. Então, acrescentei alguns itens de interatividade caso vc tenha interesse em continuar recebendo as novidades do blog. Quando puder, dá uma passadinha lá para dar uma olhada! bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi minha florzinha do Amazonas, cá estou eu de vorrrrta. vim lhe dar um grande abraco de saudades, como vc está?
    Sobre a pascoa,
    esse ano eu tive a melhor pascoa da minha vida, sem ovos de chocolate, sem lojas lotadas, sem muita coisa que envolve a pascoa e nem é pascoa mesmo rss
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário