Pular para o conteúdo principal

Brincadeira com a família na hora do jantar

Já tem algumas semanas que ando fazendo umas "brincadeirinhas" na hora do jantar. É nessa hora que estamos todos juntos e só por isso faco nesse horário. No início todo mundo ficou meio desconfiado e achava meio bobo, mas logo depois da primeira, ficaram todos sorrindo e querendo mais. Mas só acontece uma vez e escolho outro dia aleatoriamente pra fazer outra rodada. A brincadeira consiste em algo rápido, que nao custa o tempo de ninguém e que resulta sempre em algo muito bom pra harmonia em casa. Pode parecer bobo, mas tem causado efeitos bem legais aqui.

Cada um por vez conta em poucas palavras o que gosta no outro. Só isso e nada mais que isso. Sem porques ou explicacoes. Sem críticas, sem conclusoes, sem razoes, sem nada,  sem "ses", sem "sempres" ou "nuncas". 

Por exemplo. Eu comeco. Eu gosto no meu marido isso. Na minha filha isso. No meu filho aquilo.
Meu filho continua: eu gosto na mamae isso, na minha irma aquilo e no meu padrasto aquilo outro. E assim por diante. A gente sempre cai na gargalhada...
Cada vez que rola a brincadeira, é claro que o que gostamos pode mudar e pode variar bastante. Outro dia fiz um assim: o que eu gosto no meu corpo, outro dia, o que eu gosto no corpo do outro, no outro dia, o que eu nao gosto em mim fisicamente e logo em seguida, cada um dava uma dica de como mudar isso, todo  mundo assinou e se comprometeu com a tentativa de mudar. Ou seja, uma autocrítica seguida de uma ajuda exterior, no outro dia, o que o outro faz que me deixa feliz....

A brincadeira sempre termina com sorrisos de satisfacao e abracos. Engracado é que nesse horário o bebê já está dormindo, e quando a brincadeira comeca ele sempre acorda, parece querer fazer parte e faz! Porque todo mundo diz o que gosta nele e o abraca. Entao ele vai dormir também feliz :-)

Ilustracao linda dessa mocinha aqui


O importante nisso é nao  fazer críticas. Acho que nunca vai ter o dia do o que eu nao gosto no outro, porque isso a gente ouve sempre, nao é mesmo? De críticas estamos já cheios, de mamae  e papai brigando por esse ou por aquele motivo...

Sabe o que é? É bem legal saber que há coisas na gente que o outro admira e que às vezes a gente nem desconfia. Vejo os olhos de satisfacao e admiracao estampados na carinha de cada um e sei que isso faz bem a cada um deles.



É muito divertido. Tenta você aí também e pode me dar dicas pra outros dias ou quem sabe outras brincadeiras em família que eu aceito de muito bom grado :-)


Comentários

  1. Muito legal, Nina!!! A gente é tao rápido em criticar, mas elogiar nem sempre vem naturalmente, né?
    Beijocas, e bom final de semana!
    Angie

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!

    Legal essa ideia, pois como a "Joaninha Bacana" disse, somos rápidos em criticar, quanto a elogios nem sempre são comuns...
    Quem é que não gosta de receber um elogio, hein?!? e todos nós temos coisas boas, mas nem sempre sabemos que temos tais virtudes, pois geralmente ouvimos críticas e não elogios...
    O bom nisso tudo é procurar melhorar as coisas ruins e externalizar as coisas boas...
    Um beijo, fiquem com Deus e tenham um ótimo final de semana,cheio de elogios...

    ResponderExcluir
  3. Que idéia ótima Nina!! Adorei!! Minha mãe sempre tentava fazer algumas coisas parecidas com a gente, mas nunca deu muito certo,o povo láde casa sempre foi muito fechado e acho que ela não teve muita força de vontade pra lutar contra a corrente... Mas quem sabe um dia que estejam todos juntos de novo a gente não possa tentar né?!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica. Acho que vu adotar em casa!

    ResponderExcluir
  5. Nina, muito legal essa interação entre família. Acho que a convivência é muito importante para fortalecer os laços familiares. bjo

    ResponderExcluir
  6. Adorei. A vida tem que ser assim: vivida de maneira simples e feliz!!!

    Beijos!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Já fizemos este exercício num amigo secreto. Ao invés de revelar o nome, tivemos que falar do que gostávamos na pessoa, principalmente as características pessoais. A pessoa que me tirou disse assim: eu gosto dela porque ela viaja muito e tem a cabeça aberta. Pronto, todo mundo descobriu que era eu :)
    Estes exercícios são muito valiosos Nina! Que delícia fazê-los num jantar! Vou tentar implementar aqui com a família reunida e conto pra você!
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma brincadeira bacanerrima, e pra vc que tem uma familia que curte leitura(digo isso por que vc curte, acho que vc passa isso pra galerinha ai, deducao minha).
    Vao gostar dessa brincadeira que rende boas risadas e a e enriquece o vocabulario, quando eu morava no Br fazia com amigas, hoje faco com o maridao.
    Tem que ter mais de 2 pessoas, fica mais engracado mas aqui só fazemos nós dois mesmo.
    Bem é assim, um dicionario, papel e caneta pra cada pessoa, um pessoa escolhe um palavra aleatoria no dicionario, mas procure sempre aqueles bem estranhas que quase nao usam rss diga a palavra em voz alta sem dizer o que ela significa, quem ouve escreve no papel o que acha que significa aquela palavra dita, vale pedir 3 pistas, tipo, é uam comida, é uma parte do corpo humano, é um verbo, mas quem disse a palavra deve dificultar ao maximo nas pistas, e só pode ser 3 pistas, quem nao está com o dicionario decide o momento que quer as pistas, ha e nao pode mostra sua resposta para os outros, ok, depois de resposta escritas eis que quem está com o dicionario diz o que a palavra dita realmente se significa e depois cada um ler o que achou que era, sai muitas coisas engracada, muitas mesmo a mente humana vai longe nos significados, ai passa o dicionario pra proxima pessoa e faz outra rodada e assim por diante, cada um tem a oportunidade de escolher uma palavra, e depois ri com as resposta, algumas chega bem perto outra passam leguas de distancia do signifcado real.
    Um exemplo, eu pego o dicionario abro e digo, a palavra eh....OSCULOS..... O que vcs acham que é ósculos? RESPOTAS micolandia......ha é o plural de oculos, é como se chamava ovo na pré historia, eh como o nome de uma grande escritor grego, e assim vai...quem responde tem que parecer bem convincente pors outros na tentativa de enganar mesmo kkkk no FIM OSCULOS EH BEIJO, kkkkkkkk num dá pra ri um bocado???
    Hoje eu faco essa brincadeira com meu marido, mas mudei algo, usamos 2 dicionarios um português e um norueguês, ai eu tento saber o que significa a palavra no meu idioma e ele no dele, foi melhor por que assim apredemos a lingua um do outro, ja que nao temos um dicionario em comum.
    Espero que vcs ai tenha entendido a brincadeira e que se poder facam em suas casas, com seu familiares é um delicia!!! bjs Nina adorei a sua tb, faco ela direto e nem sabia, kkkkk bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Wi eu tbm gostei da tua :-) parece mesmo bem engracada, vou fazer sim com a turminha aqui, mas pra essa precisa mais tempo ne?? e vai ser com os dicionarios em alemao e portugues, vao ser divertido.
    Obrigada por me contar essa.

    Valeu Wi

    Valeu tbm os comments de vcs meninas, acho uma coisa bem bacana esses momentos com a familia, estreita os lacos, nao é? Sabe que desde que passei a fazer isso o clima melhorou mt com meu
    filho?

    E dá pra fazer com duas pessoas tbm, ai podem ser mais que uma caracteristica, ne? Fica bem legal tbm- Tente em casa gente vc vai se supreender com as coisas que eles vem em vc.

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu adorei esta tua idéia, Nina.

    Vou já já comecar aqui em casa hoje a noite mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a idéia da Wi.

    Wi, nessa de ósculo eu ia acertar em cheio, pois é um termo da Bíblia, onde os díscipulos usavam antigamente na Grécia, rs.

    Meninas fiquei super empolgada por aqui.

    valeu!!!

    ResponderExcluir
  12. noossa Nina!
    Bacanerrimo e simples, o problema que aqui em casa estamos todos em horarios malucos, eu sou a primeira a sair de casa e em alguns dias a última a chegar, tenho um tempinho de intervalo em casa +-das 3 as 6 com os meninos, mas maridones tá fora. Nosso dia e ritual fica pra sábado e domingo pela manhã, num café de "novela" sabe? Mas adorei também a idéia Wilqui achei mega bacana! Vou tentar fazer aqui!

    bjins

    ResponderExcluir
  13. Nina muito bom. Brincadeiras positivas. Fazer desenho conjunto também é interessante, cada um usando uma cor.
    bjs
    Ful lá conhecer a moça da ilustração, achei lindo.
    Gostei dda familia, vc pediu a ela?

    ResponderExcluir
  14. Nina, há 2 noites após o jantar estamos fazendo a brincadeira. Já selecioneu um monte de perguntas, talvez poderíamos trocar as perguntas para que a nossa lista possa ficar maior, rs. O que vc acha?

    Aderi tb a idéia da Wi. primeiro a tua brincadeira e depois a dela. Ontem o Daniel passou a tarde escolhendo a palavra dele e à noite foi o maior sucesso.

    Bjao

    ResponderExcluir
  15. Ah que legal Ge que tu fez mesmo e ainda veio aqui contar. Vamos trocar sim, fiquei agora pensando que poderia virar um post.. ou nao.
    Vamos ver.
    Posso te mandar na próxima semana?? nao vou ter tempo esses dias :-(

    ResponderExcluir
  16. Claro, sem problemas.

    Eu tb vou fazer a minha lista e te envio depois por email.

    Bjao

    ResponderExcluir
  17. Adoreiii! Familia que brinca unida, permanece unida. Esses momentos sao preciosos e unicos.

    Bjo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário