Pular para o conteúdo principal

Pedindo perdao

Ontem no fim de um dos cursos na academia, o treinador acendeu uma vela e distribuiu chocolates desejando feliz natal, simples e bonito assim. Eu acho isso tao fofo nos alemaes, eles tem essa tranquilidade que invejo, essa calmaria nos atos, nos passos e nas palavras que eu admiro muito. E daí foi que eu parei pra pensar no natal. Como mudamos de casa, e ainda tá tudo meio revirado por aqui, nao há um enfeite natalino sequer. Nao dá, nao rola, com a casa bagunca nao posso pensar em decorar nada ainda. Vou deixar essa tarefa pro início do ano. Mas isso nao significa que nao temos algo de espírito natalino por aqui. Meus meninos ganharam seus presentinhos no dia 06, dia de Sao Nicolau, escondidinho em seus sapatos e ganharam seu calendário de natal com chocolates pra abrir todo dia e achar um novo, e eu todo dia acordo com algum tipo diferente de chocolate colocado na minha cabeceira, pelo marido-noel. Outro dia tinha uma plantinha em forma de coracao e num outro, uma garrafinha de cachaca (oops, cachaceira), tirando esse, todo os dias acordo curiosa pra saber qual o chocolatinho do dia.

Mas to aqui hoje querendo fazer algo que sinto necessidade de vez em quando. Tava ouvindo a Eliana Printes num cd amazonense que minha amiga Juli me mandou há algum tempo (amo, Juli!!) e ela me fez lembrar de tanta coisa. 



Pensei nos momentos que tive com meu ex marido, e me senti mal por ter vivido com ele de forma tao desgastante. Meu Deus, fiquei pensando na quantidade de tempo que a gente perde vivendo em brigas, discussoes inconsequentes, e nos colocando em situacoes desnecessárias. De cara feia acordamos e de cara feia vamos dormir. Me lembrei das vezes que fomos aos shows em Manaus, do quanto curtíamos a presenca um do outro. Eu sabia da paixao dele por mim, sabia da sua grande admiracao, sabia do seu amor e mesmo assim, vi tudo isso desmoronar sem fazer muita coisa pra mudar a situacao.  Eu o admirava, ele era muito inteligente, meio hippie, meio doido, meio do contra, mas foi a minha  escolha numa época em que eu precisava. Daí, nos perdemos. E nao conseguimos mais voltar um pro outro. Tivemos dois filhos no meio desse turbilhao, dessa confusao, dessa perdas e desses ganhos. Foram 10 anos que poderiam ter sido melhores se nao fosse nossa cabeca dura. E hoje eu queria pedir perdao a ele por nao tê-lo compreendido. Por ele nao ter sido o que eu esperava e por eu nao ter sido quem ou o que  ele esperava. Só isso, perdao, por termos de alguma maneira, fracassado na vida a dois.

Peco perdao também a minha mae, pela minha eterna carência e crenca de falta de amor, ao meu pai no céu, pelo  meu medo de nao agradar ter me distanciado tanto dele em vida, peco perdao ao meu padrasto, por sentir muito em nao ter uma lembranca totalmente boa com ele, peco perdao a minha irma por tê-la julgado, perdao à minha amiga que voltou, por nao poder ajudá-la melhor do que eu já faco, peco perdao ao meu filho por nao me esforcar em lembrar que já fui adolescente, peco perdao ao meu marido por nao ser tao carinhosa quanto ele merece, perdao às minhas amigas por tê-las deixado sem minha  presenca amiga e companheira (ainda é convencida) ao vir morar aqui, peco perdao a minha avó no céu, por aquele dia que ela me pediu pra ficar com ela em sua casa e nao ir passear num banho de rio (ahhh vó, mas foi tao legal e eu tinha só  9 anos!), peco perdao a Deus, pela minha ingratidao e distância, peco perdao aos brasileiros pelo país ser tao injusto, peco perdao a mim mesma por ainda nao ter me perdoado...
...
...

Você nao quer fazer comigo esse treino do bem? A quem você gostaria de pedir perdao nesse natal?

Comentários

  1. Legal seu ato de se desculpar. Acho isso importante num relacionamento. Resolver as pendências, não deixar coisas que não foram ditas, ou as que foram ditas de forma errada, sem um esclarecimento.

    Que Deus conserve a relação de vocês.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Nina,
    Os enfeites de Natal podem até não estar na sua casa, mas estão na sua alma e de alguma forma, te impelem a fazer aquele balanço bonito e difícil da vida.
    Pedir perdão é um ato de muita humildade. No perdão reconhecemos nossas falhas, nossas limitações e nos desculpamos primeiro conosco e depois com os outros... Tenho certeza de que você está perdoada por todas as pessoas que mencionou. Por um breve instante me vi no seu texto como "a amiga que voltou", se for o caso, te perdoo sem mesmo ter o que perdoar.
    Só fica a saudade... E eu sinto muito não termos nos visto mais vezes, eram sempre tão felizes os nossos encontros!
    Mas quem sabe o futuro não perdoe meus apegos e me leve de volta...
    Um abraço bem apertado minha amiga, você é muito especial e te quero sempre na minha vida!
    Liebe Grüsse,
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Nina,
    Este é um bom tempo de pedir perdão ou perdoar. O Natal pra mim é isso e algumas outras coisas que quase ninguém percebe, ou seja, um tempo de reflexão e de atos que venham lá de dentro, do fundo da alma.
    A poesia de Cora Coralina que deixei lá no meu pedaço fala justamente desse tipo de natal que tem brilho dentro da gente.
    Fora isso, é tão bonito a gente ver como o sr humano cresce, evolui e você a cada dia percebe-se isso.
    Um lindo e luminoso natal com sua família amada!
    beijos grandes, cariocas

    ResponderExcluir
  4. Lindo Nina!
    Vou entrar no treino do bem, quando postar lá no blog te aviso.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina... muito lindo o seu gesto! Pedir perdão é a melhor forma de chegar mais perto de Deus. Há muitas coisas que eu me arrependo e tbem quero pedir perdão e essa época do ano é ideal para fazer isso.
    Um grande beijo e feliz natal. bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  6. De novo.
    Outro texto extraordinario!
    Obrigada Nina.

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida, aqui estou mais uma vez com os olhos de vermelhos, cheios de lagrimas, tem alguns sentimentos que soh vc é capaz de despertar... Ah Nina quanta falta vc me faz, mas não precisa me pedir perdão por ter me deixado aqui orfã de amiga, sei que tu te encontrou ai na Alemanha e que és bem mais feliz. Ontem eu estava ouvindo o cd da Eliana Printes e lembrei muito da gente e de coisas que eu vivi, ontem eu fui ao SESI fazer a matricula do meu filhote e pela primeira vez não encontrei a Josy, saí de lá com um nó na garganta, mas estou muito feliz por nós, hoje somos bem melhores que ontem. Lindo post amiga. Saudades de ti.

    ResponderExcluir
  8. Oi minha querida, aqui estou mais uma vez com os olhos de vermelhos, cheios de lagrimas, tem alguns sentimentos que soh vc é capaz de despertar... Ah Nina quanta falta vc me faz, mas não precisa me pedir perdão por ter me deixado aqui orfã de amiga, sei que tu te encontrou ai na Alemanha e que és bem mais feliz. Ontem eu estava ouvindo o cd da Eliana Printes e lembrei muito da gente e de coisas que eu vivi, ontem eu fui ao SESI fazer a matricula do meu filhote e pela primeira vez não encontrei a Josy, saí de lá com um nó na garganta, mas estou muito feliz por nós, hoje somos bem melhores que ontem. Lindo post amiga. Saudades de ti.

    ResponderExcluir
  9. Que sentimento cnstrutivo é o perdão....quem pede e quem dá.Faz bem ao coração ,liberta a alma e nos ajuda a prosseguir.Um projeto de ano que começa assim,dá certo.
    Já pedi perdão por atos passados e me libertei,não voltam a me pertubar mais,quanto aos novos,é uma luta constante rsrsrsrs.....pedir perdão e não repetir os erros ´....tenho muito que melhorar......O natal finalmente chegou Nina....mesmo com a casa bagunçada,que seu natal seja doce e cheio de amor.......beijokas Nina para vc e toda meninada

    ResponderExcluir
  10. ô Nina, que post lindo. Muitas outras pessoas deveriam ler também.

    Perdoar faz tão bem.
    Eu estou neste treino a algum tempo. Já pedi perdão a Deus, a algumas pessoas, me perdoei por algumas coisas que fiz e outras que deixei de fazer.
    Deveriamos fazer isso com mais frequencia, sabe?
    Tenho percebido que as coisas estão melhorando depois que aprendi a fazer isso.
    Aproveito para desejar a você e sua familia Boas Festas, um lindo Ano Novo. E não se apoquente: o espirito natalino vai além da decoração externa (e eu ganhei uma guirlanda linda que ficou guardadinha para o proximo ano, ja que a casa esta em fase de conclusao e nao daria para colocar)...

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Então desejo a voce, neste natal, que sejas perdoada!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Lindo pensamento, Nina. Temos mesmo que refletir na necessidade de perdoar e na perda de tempo com brigas. Tão bom que pudessemos amar como se não houvesse amanhã...Feliz Natal! Bjo grande

    ResponderExcluir
  13. Um Natal muito iluminado! Um 2012 abençoado! Bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Você sempre me surpreende.

    Gostei desse ato que pedir perdão. Vou pedir também, aqui dentro do meu coração.

    Feliz Natal NinA

    ResponderExcluir
  15. Ahh Nina...Pediria perdão a muita Gente,mas também acho que não podemos nos punir tanto!

    Feliz 2012!

    Beijinhos e abraço apertado!!

    Thaís
    t.thaismarques@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Nina, meu texto tá lá no Luna, aparece por lá. Beijocas

    ResponderExcluir
  17. O ato de perdão cura a alma e nos dá liberdade. Sabe às vezes não nos damos conta que a vida travou por carregarmos mágoas. Assim, penso que precisamos pedir pedão a nós mesmos por não termo a percepção do tanto que precisamos perdoar na vida.
    Boas festas.
    bjs,

    ResponderExcluir
  18. Não tenho ninguém para pedir perdão, Nina! Mas gostaria de aprender a perdoar. Ainda não tenho essa humildade.
    O natal se foi e venho somar um pouquinho do meu espírito natalino com o seu, desejando que o próximo ano, seja mais pleno de alegrias e realizações! Feliz 2012!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  19. Pedir perdao e um grande exercicio e saber perdoar, tao quanto. Acho que estou nos dois lados, por isso e bom fazer essa reflexao e praticar. Espero que os seus te perdoem...
    E que Deus nos de sabedoria sempre, para discernir os nossos atos, palavras... afinal e melhor evitar machucar, ne? Mas eu falo demais, peco por isso. Por isso peco perdao se um dia eu tenha feito algum comentario chato por aqui. Gosto demais de voce viu? :)
    Entao um 2012 cheio de felicidades, saude e realizacoes...uma realizacao ja veio ne? A casinha...:D Que voces sejam muito felizes no novo lar e no novo ano.
    bjooos

    ResponderExcluir
  20. Querida Nina, seu Post serve como uma reflexão para todos nós. Obrigada por compartilhar algo tão seu com a gente. Sem dúvida que razões não me faltam para pedir perdão...
    Um grande beijo, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  21. Querida Nina, seu Post serve como uma reflexão para todos nós. Obrigada por compartilhar algo tão seu com a gente. Sem dúvida que razões não me faltam para pedir perdão...
    Um grande beijo, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  22. Oie..
    Feliz ano novo para vc e sua família.
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  23. Sartre estava errado, o inferno não são os outros, somos nós mesmos. Aqueles fantasmas que misteriosamente chamamos de “outros” são representações de nós mesmos; todos os seres, os que apreciamos e os que desprezamos formamos, no espaço infinito, um só corpo cósmico. E vai tentar dormir com um barulho desses na alma na hora em que uma manobra estúpida do motorista na estrada faça você correr perigo com toda a sua família! Sim, o inferno somos nós mesmos, que estamos sempre ocupados demais para ir consertando meticulosamente todos os abusos que vão sendo cometidos ao nosso redor e por nós mesmos também. A civilização é uma entidade abstrata que nós inventamos, é o somatório de nossa negligência cotidiana em relação à injustiça, produto da nossa preguiça de fazer o que deve ser feito a todo momento.

    ResponderExcluir
  24. Nina
    que maravilha! Eu acho muito custoso pedir perdaõ, mas faço isto todos os dias antes de dormir. Mas no outro dia torno a fazer as besteiras.

    com carinho e amizade um feliz ano novo de sua amiga Monica
    No Natal lembramos de voce pois mame colocou o meio jantar que comprou em Manaus com papai.
    Hoje estamos com ela no hospital aqui em BH
    .mas não é nada de muito grave é asma

    ResponderExcluir
  25. Nina, queridaaaaaaaa!
    Eu vim aqui pra te dizer que o novo ano já chegou e com ele muita fé e esperança num mundo melhor, portanto, meu desejo pra ti e os teus é de muita saúde e amor.
    Um feliz 2012!
    beijos, muitos, cariocas

    ResponderExcluir
  26. Nina linda te achei no ultimo minuto do segundo tempo, fnalzinho de ano, mas saiba que estarei aqui durante todo o ano de 2012, vim lhe dar meu primeiro xeru do ano, desejar milhares de coisas boas, e dizer que curto muito seu blog, bjs FELIZ 2012

    ResponderExcluir

Postar um comentário