Pular para o conteúdo principal

Da saudade de casa e ... "O Rio de Janeiro continua lindo!"...

... e  bota lindo nisso!
Sou suspeitíssima pra falar do Rio, porque eu sou apaixonada demais por essa cidade incrível! Pra mim (e pro meu marido) ela é mesmo, a cidade mais linda do mundo (pelo menos do pouco do mundo que conhecemos). O Rio é e sempre será encantador. Falem o que quiserem falar. Mas O Rio é o  Rio, e acabou.

Eu gosto da leveza das pessoas ali, da simpatia, de como elas falam com a gente como se nos conhecessem há tempos, da alegria apesar das dificuldades. O carioca exerce essa atracao na gente, eu os acho um povo lindo, arriscaria até a dizer que o Rio é a Paris brasileira. Claro que você pode duvidar de mim, vai dizer que o carioca nao se veste bem, que os paulistas sao mais chiques... mas eu nem to falando de ser chique ou nao, mas da leveza no vestir que o parisiense tem. Eu vejo isso no carioca... além disso, eles sao um povo divertido, engracado, brincalhao, e nem é aquele titpo de brincalhao que nao gosto, é um brincalhao que tira sarro também de si próprio, e esse é o tipo de humor que eu mais curto.
No dia em que fomos ao Cristo Redentor, o  motorista da van, enquanto nos esperava entrar, ouvia essa música aqui embaixo, no seu rádio. Um dos sambinhas que eu mais gosto, aliás que amo.

Dá pra arrepiar, nao dá???!! Tao linda... escuta aí.


O motorista saiu do carro e ficou brincando de dancar com outro colega. Os dois senhores, uns 60 anos, no mínimo, rindo, brincando, fazendo a gente rir escondidinho. Eles sao leves...





Eu que estava fora, longe do carro, me senti levitando igual naqueles desenhos animados, onde os personagens sao atraídos pelo cheiro de alguma coisa, mas comigo era a música que me atraia. Entrei só pra ouvir mais de perto, fiquei cantando a música o tempo todo e  mexia a parte de cima do corpo com Pedrinho no colo. E me deu uma vontade de ir pro samba à noite, mas, sendo mae responsável de um bebezinho nao posso simplesmente dizer pro marido: toma que o filho é teu que eu vou ali dar uma sambadinha e volto já. Mas que deu vontade, deu. Porque se tem uma coisa que me liga muito, muito, demais mesmo ao Brasil, é a nossa musicalidade (por favor, a música boa!!nada de brega, ou pior ainda, tecnobrega ou pior ainda,  funk, argh!!!). Mas ao mesmo tempo também que me deu vontade de sambar, me deu vontade de ficar ali. Ali, no Rio!

Sabe, esse lance de morar fora do teu país.. cara, é muito doido. Tu tem o pé aqui e o coracao lá. Tu quer ficar e  tu quer voltar. Tu é dividido e fica muito louco isso tudo na cabeca da gente. Sim, eu sei, eu sei que nos posts anteriores, já meti o pau no Brasil, mas é como eu disse agora, é muito doido viver fora, isso eu acho que só serve  pra gente forte, corajosa, sabe?! Porque nao é fácil tu ter que ficar explicando o tempo todo porque tu deixou o teu país, entende? E algumas vezes, neguinho fala, fala até mais pra si mesmo, pra  se certificar,  de que tomou a decisao certa.  A gente se pega sempre, tendo que explicar pra Deus e o mundo o porquê de ter deserdado nosso país. Porque é mais ou menos assim, tu passa 364 dias do ano certo da  decisao de continar morando fora, mas um dia basta pra colocar toda essa certeza pra trás... e aí, amiguinho, a gente chora :-(



Se tem uma coisa que me pega pelo coracao é a música. E quando ela toca, eu que to me fazendo de dura, me derreto. Sabe que eu choro? É, eu choro ouvindo música boa. Minha irma que é religiosa diz que o louvor liberta, ou seja, a música liberta você dos males que você carrega e te aproxima mais de Deus e eu acho isso sensacional.  Entao cantar e dancar liberta ainda mais.





Mas , voltando ao Rio... dessa vez fizemos quase tudo o que queríamos por lá, mas o engracado é que mesmo que você faca muito, tem a impressao de que falta ainda muita coisa por fazer na cidade maravilhosa. Uma das coisas que fizemos com grande prazer foi andar pelo centro do Rio. 
Amei cada pedacinho de chao que vi. Os prédios antigos, as bibliotecas, as igrejas, os restaurantes, os teatros... tudo, tudo muito lindo. 
E muita coisa, História pura!!





Já falei isso uma vez e vou falar de novo: se você ainda nao foi ao Rio,VÁ! Você vai amar.

Comentários

  1. Ah, que delícia de post. Eu sou suspeitíssima pq amo isso aqui de coração apesar das mazelas, esse lugar é lindo!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro também o Rio e que lindo ficou teu amor por ele declarado aqui! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Ai, Nina, você é uma fofa!
    Amanauense com alma e jeito de carioca, sabia?
    Do que você gosta é o que todo carioca de verdade gosta, o samba de raiz como este, os passeios ao ar livre, a intensa vida cultural que temos e as prais, sem contar as montanhas em volta nos chamando pros finais de semana.
    Pronto, já sei onde vocês vão morar um dia quando retornar ao Brasil - no nosso Rio querido.
    Te espero, hein!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  4. Ah,vai sim, e como vai...

    O Rio é sem exagero nenhum uma cidade maravilhosa! Amo o Rio!!!

    Bjs amiga, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Nina,
    Você explicou este lance de morar fora do seu país de uma forma simples, mas extremamente verdadeira. Uma visitinha que seja mexe tanto com a cabeça da gente... Confunde, sensibiliza, chacoalha... Quando tem musica, a visita mexe com os quadris também, o samba que o diga!
    Lindissimas as fotos, vcs estão "profissas" com a máquina fotografica!
    E o Rio de Janeiro continua lindo...
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Nina querida!
    Estou aqui escrevendo o comentario, escutando o sambinha, e viajaaaando...rs...deu uma saudaaaade!!! Adorei teu post!!
    Depois de 18 anos sem morar no Rio, nao sei se me acostumaria, porque adoooro os EUA, mas tenho taaanta paixao pelo Rio tambem, tantas recordacoes. Esse seu exemplo do motorista da van mostra bem a parte bela do povo brasileiro.
    Metade do meu coração é brasileiro e isso nunca se apagara!!
    Adorei as fotos!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Oh Nina e assim mesmo! Incrivel, sem tirar nem por. Comigo e a mesma coisa nesses sentimentos, sensacoes... ate na coisa de ter que se explicar. Eu me pego "desbalancada" em algumas situacoes, que nao tem como, *a gente chora*. E engracado que antes de vir para ca eu sempre fui "forte", hoje em dia eu sou tao sensivel, choro em propagada, em trailer, em musica...mas a musica e realmente o que mais desencadeia memorias, sensacoes. E como sua irma disse. Eu tbm quando escuto um sambinha ja da vontade de ter uma cervejinha gelada num botequinho.
    E o Rio? ahhh tambem sou apaixonada! E sem duvida o lugar mais lindo! So para constar, quando eu estava ainda na Belgica eu fiz umas amizades bem legais... em um jantarzinho na casa do casal de amigos o rapaz (que ja viajou para mais de 60 ! paises) disse que na opiniao dele o melhor lugar de todos foi o RJ! Ele falou que e tudo envolvente, a atmosfera, a beleza. Nessas horas o coracao ate bate mais forte. E da orgulho. E por isso e mais um monte de razoes que o RJ e lindo!
    ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina!!

    Você tem toda razão:Rio é lindo!Povo alegre!Povo bonito!
    Fui ao Rio de Janeiro 2 vezes: Primeira vez fui aos 14 anos para realizar o snho de conhecer lá e este ano no Carnaval,voltei ais encontada e falo para todo mundo que devem ir ao Rio de Janeiro no Carnavall!
    O Carnaval do Rio não é como em São Paulo( onde vivo).No Rio é contagiando,todos saem paar o Carnaval de rua fantasiado ...e a criatividade das fantasias?Espetaculo a parte!!!

    Beijinhos!!

    Thaís
    t.thaismarques@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Nina........vc falou do Rio e me deu uma baita saudades de quando morei lá.Jacarepagua,por 4 anos.Parecia que estava de férias.Aprendi, com o carioca,a viver a vida da melhor maneira possivel.Ao levar as crianças para a escola,costumava voltar para casa e fazer faxina.Daí,com as amizades da escolinha(mães),fui convidada para ao deixarmos as crianças,irmos tomar um sorvete no shooping Barra.Foi a primeira vez das inumeras que se seguiram.Nunca mais voltei para a faxina.Era um tal de irmos a praia a ficarmos papeando,passeios,tomar café uma na casa das outras,sairmos com a criançada e ficarmos perdidas na praia até o sol deseparecer.Era comum aproveitar a vida,coisa que eu fazia somente nos finais de semana.Aprendi a levar a vida mais na alegria do que na obrigação.Fora as paisagens das montanhas que cercava a praia onde eu ia....O Rio, é o lugar mais lindo que eu já estive e se não tivesse tanta malandragem hoje,seria o local que dividiria minha São Pedro....ainda tenho amigos querido por lá e a saudade que uma ou outra vez bate forte como bateu agora lendo seu post.O BRASIL é lindo....em o samba também....rsrsrsr...beijokas Nina

    ResponderExcluir
  10. Ah! Apesar da violência o Rio é deslumbrante! E tenho parentes lá e sei bem do que tu fala...
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário