Pular para o conteúdo principal

Desconfio que isso nao funcionaria no Brasil, e você?

Logo que a primavera comeca, as primeiras flores que surgem nos jardins sao as tulipas. 
Por toda a Alemanha, acredito que também em outros países da europa, essa imagem se repete pelas estradas:

Sao campos e mais campos de flores que podem ser escolhidas e colhidas por você mesmo, sendo que no fim do processo, você se dirige a um caixa e ali deposita o valor das flores. 
Observacao importantíssima: nao há caixa, propriamente dito! Nao há supervisao alguma! Nao há câmaras filmando. Funciona tudo na confianca de que a pessoas vao de fato, depositar o dinheiro de forma correta.


Tá vendo essa setinha amarela embaixo da placa onde se lê os valores de cada flor? Pois é, ali é onde se deve inserir o dinheiro.

E nao é só flor que você pode comprar dessa maneira, quando as frutas comecam a ser produzidas no país, as pessoas que tem plantacoes costumam colocar em embalagens na frente de suas casas ou lojas, no mesmo processo das flores.
Alguns dizem ter câmaras filmando, mas a grande maioria nao.

Às vezes se vê também vinhos, livros, muitas lojinhas pequenas expoem seus produtos fora da loja, e eles permancem lá até o fim do dia quando a loja feche e os coloque pra dentro.

Nao é incrível?

Eu sempre lembro do que a Chris certa vez comentou aqui. A minha "maninha" querida mora na Bélgica e ela disse que logo que chegou, sempre que via uma florzinha bonita no jardim de alguém, tinha vontade de ir lá e colher, entao o marido dizia que se ela quisesse uma igual eles deveriam ir comprar na floricultura, porque levar a do vizinho, nao era correto.

Aqui é assim.
Bonito nao?
E você, como acha que isso funcionaria (nao funcionaria) no Brasil?

Comentários

  1. Em epquenos lugares talves, eu moro em uma cidade pequena de origem alemã, que tudo fica aberto, os pátios não tem cerca,acho que seria possível..Muitas vezes chego em casa, tem frutas e evrduras que os vizinhos vão deixandi na porta, e é gratuitas...Mas nos grandes centros não acredito, como a Márcia falou..falência.
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. que sentimento de perda eu tenho ao ler isso, porque é tão belo que fico pensando como seria bom termos isso no Brasil.Aqui o povo gosta de levar vantagem ,se vangloria de cada uma.Quando morei nos EUA,era assim com a gasolina.Eu colocava e depois entrava na loja e pagava o que tinha consumido,ninguém nunca foi verificar se estava correto.isto me dava mais medo de errar, poruqe não queria decepcionar de forma alguma.Sinto falta da honestidade,das verdades e do respeito pelo outro.Acho que nunca mais viverei sob essa benção, o mundo muda muito, e aqui no Brasil,a tendência é piorar.Que pena...que pena!
    Abraços para vc NINA.....

    ResponderExcluir
  3. Nina, com sabe, sou pessoa de pouca fé. Definitivamente, isto não funcionaria no Brasil.

    Bom fim de semana, sua... sua... bunitinha!!

    Beijos pra família toda!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina!

    Fantástico!


    Adoro flores!Adoro Tulipas!

    Beijinhos!

    Thaís

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Nina...
    Que lindo, adoro flores... e andar e ver nas estrada um "mar" de flores então, maravilha...
    Amiga, quanto a sua pergunta, hummm, duvido muito que aqui no Brasil desse certo, infelizmente a verdade é que o brasileiro sempre quer levar vantagem em tudo, mesmo que as vezes não seja de forma honesta, desculpem-me pela sinceridade, pois sei que existem pessoas honestes neste país, mas no geral não isso que vemos...

    Um grande bjo, fiquem com Deus!

    Juli

    ResponderExcluir
  6. hehehe Isso foi verdade mesmo! =X Que vergonha, LOL! Ainda bem que eu sempre compartilho minhas coisas com o Ruben e a gente troca ideia.

    Dai a gente vai mudando que nem percebe... vai pesando as coisas na balanca e vendo o que e melhor para voce e para o outro, pq no final o que voce faz de bom para o outro e bom para vc tbm.

    Honestidade e respeito a gente ve por aqui.

    Aqui na Belgica tambem tem esse sistema para certas coisas, em que o vendedor deposita confianca na honestidade do outro, inclusive para banheiro em certos lugares, mas nunca vi essa do campo de flores, de poder dolher e depois pagar. Adorei! E e divertido ne? Poder ir num campo lindo e ter o gostinho de escolher.

    Mudando de assunto, mas nem tanto...

    Algumas pessoas dizem que a vida aqui tem um custo muito alto, nao acho, pois olha, tirando aluguel (pq este sim, e caro) as outras coisas sao bem mais em conta: compras em supermercado e mais barato, roupas mais barato, livros super mais barato e flores tbm e mais barato, ate para enfeitar sua casa e mais barato! E TUDO com qualidade. A gente faz muita compra no Aldi (vc deve conhecer) e nao tenho do que reclamar das coisas que costumo comprar. Aqui tem a opcao do muito caro (de boa qualidade) e do barato (de boa qualidade tbm).

    Acho que tudo tem uma certa ligacao. Acho que a questao da pobreza no pais,(alem de questoes historicas) influencia na cultura de pensar, na filosofia de vida das pessoas e no depender do outro. Acho que eu vim para ca com muitas dessas ervas daninhas, mas vou arrancando-as. =)

    Beijo no coracao, maninha.^^

    Ainda bem que salvei o texto, tinha dado erro. heheh

    ResponderExcluir
  7. Ahh em capitais esse sistema tem uma proporcao menor (tbm ha muita mistura de culturas), mas ainda assim se ve coisas do tipo.

    ResponderExcluir
  8. Nina, aqui as pessoas levariam as flores e a proporção das flores levadas seria muito maior em relação ao dinheiro contado ao fim do dia. Aqui as pessoas experimentam uvas no mercado, pegam mudas de flores dos outros, e a coisa vai por aí. É cultural, eu acho. Veja bem, nem é crítica, mas eu não faço. Me dá agonia ver gente comendo uva no mercado rsrsrs já pensou se todo mundo resolver fazer?
    Sim, sou caxias pra certas coisas.
    Mas acho que isso não deve ser só no Brasil. Será?
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  9. Aqui? Nunca!
    Depois que voltei pro Brasil tenho que pensar que estou fazendo aqui.

    Odeio a sensação de estar sempre sendo enganada!

    ResponderExcluir
  10. A diferenca de primeiro e terceiro mundo, esta nas pessoas

    ResponderExcluir
  11. Que diferença né? Aqui no Brasil o povo destruiria tudo. Aliás nem chegaria a brotar alguma coisa... ahahah

    Queria tanto morar num país civilizado!

    Não sou um damo... ahahaha

    E pode deixar que quando chegar eu te aviso. Fiquei esperando essa semana mas ainda não chegou. Para variar os Correios era algo que funcionava bem e agora não funciona mais. Ô país infeliz esse... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Olá Nina querida!!! Quanta saudade!!!

    Adorei seu comentário no meu blog de emagrecimento. Não é sempre que eu escrevo,mas apareça por lá sempre que puder!

    Menina do céu, logo que vi do que se tratava seu post, pensei: "Isso JAMAIS funcionaria no Brasil!"

    Uma pena né? Tulipas tão maravilhosas...Ai ai...Deu um frescor na alma!

    ResponderExcluir
  13. Olá querida Nina, definitivamente, nada funciona no Brasil.
    Aqui há plantaçoes enormes para a venda de flores. Eu adoro!!! Minha casa vive florida!! Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina,boa tarde !!!
    Maravilhosa esta plantação de tulipas...e lindas !!
    Nina,não é por nada não,mas acho q a tua pergunta foi uma grande piada...!!!
    Aqui no Brasil acho que levariam(roubariam) até a terra q está sendo preparada p/ o plantio,isto sim !!!
    Imagino este sistema de autoservice...nem pensar...ainda pessoas seriam capazes de reclamar q a mercadoria estava uma porcaria,de péssima qualidade e assim por diante...!!
    Lamentável,porque isto é questão de educação,que começa em casa e se leva pela vida afora...!!
    Bom domingo para vc e família.
    beijo.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente não funcionaria Nina. No dia seguinte chegaria alguém com um caminhão, cortaria TUDO de uma vez e levaria para vender a preços absurdos. Essa é a nossa realidade. É até meio estranho pensar que existe lugares em que as pessoas tem esta conduta. Educação é tudo né?
    A cultura do 'se dar bem acima de qq coisa' se alastra neste pais que amo tanto mas tanto nos envergonha.

    Lembrei de uma coisa: em frente a casa que moro (do outro lado da rua que tem um trecho de mata), meus sogros plantas flores diversas, entre elas orquideas, rosas, hortensias, além de plantas como boldo, manjericao, capim cidreira. Por ser uma estradinha de terra em que passam muitos carros 'cortando pedágio' muitas e muitas vezes as pessoas param os carros e vao lá 'roubar as flores' ou pegar as mudas de planta.
    Certa vez minha sogra viu e questionou a pessoa. Ela justificou se desculpando, imaginou que aquilo ali fosse 'do mato', sem dono. Pode???
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. No Brasil??? Never...
    Uma das coisas que estou achando legal de ir viver aí, é justamente essa "educação" diferenciada, onde as pessoas respeitam as coisas e fazem por conciência e não por que tem uma camera filmando.
    Agora a parte das tulipas, deve ser bárbaro...
    beijinhos amorê

    ResponderExcluir

Postar um comentário