Pular para o conteúdo principal

Tá com saudade do Brasil? Vai pra Suica!


Pois é, matei um pouquinho da saudade num lugarzinho chamado Kerzers, perto de Berna. Existem várias dessas, digamos, estufas, mas ainda nao havia estado em nenhuma.
O lugar chama-se Papiliorama. É na verdade uma construcao mais ou menos parecida com um zoológico, mas em menor escala. Aquecida de forma a representar a temperatura e umidade de uma floresta tropical úmida, como a nossa no Amazonas, por exemplo. Achei fantástico!
Há diversas expécies da fauna e flora por lá, de borboletas, a pacas, tatus, tucanos,  macacos, até surucucu. E plantas que me surpreendi em ver por ali, como abacateiros, mamoeiro e até bananeira!

Sao uns 4 ambientes diferentes, divididos por espécies.
Tem o cantinho das borboletas, que parece até mágico.
O fim de semana aqui foi delicioso, uma temperatura amena de 11 graus com um sol maravilhoso no meio do inverno, que só faz bem. Mesmo assim, tem sempre um pouco de vento, entao, todo mundo se veste com seus casacos de inverno. Ao entrar nesse ambiente, é um barato ficar olhando a expressao no rosto das pessoas. Elas vao entrando e já vao tirando seus casacos e abrindo o maior sorriso ao se deparar com aquele calorzinho úmido, cheiro adocicado, coloridos das plantas e suas flores,  e com a claridade que a estufa oferece, passam alguns segundos e já sao rodeados pelas borboletas que ficam voando sobre suas cabecas, fazendo um passeio livre e tranquilamente por todo o lugar, pousando nas nossas maos. Me lembrou tanto o tempo em que eu, quando menina, tinha uma amiga borboleta...

E tem os outros ambientes, a Jungle Trek, por exemplo, onde você pode subir numa árvore alta e olhar a pequena "floresta" de cima, ou ainda o ambiente dos animais que precisam da escuridao, entre eles vários peixes, cobras, tamanduás, tatus, outros tantos e até os morcegos, que ficam fazendo voos rasantes sobre nós, numa escuridao tao bem representada... é fascinante.

Muito interessante mesmo. Super vale à pena se você mora por aqui.
Mas por favor, leve água com você, pra nao passar mal, porque o impacto é um pouco forte, a temperatura e a umidade sao exatamente como numa floresta úmida.

Eu matei a saudade de andar pela floresta :-) mas vi que nao estou mais tao adaptada... a véia tava pedindo arrego, dá pra acreditar? Mas nada que um sorvetinho entre os ambientes nao pudesse me recompor. Se você tem criancas, é mais legal ainda. Elas adoram, ficam fascinadas com as riquezas de uma floresta inventada... aí eu ficava só pensando na riqueza que as nossas florestas reais (por enquanto)  guardam. Toda essa luxúria que nós temos todo dia ao nosso alcance, sabe?!

Gente, acredite, o fato de você ter sol todo dia é algo tao maravilhoso (!!!!!!!!!) que só entende quem mora num país frio e com poucos dias ensolarados ao ano. Você nota, ao morar fora,  o quao imprescindível é o sol. Mesmo que você tenha uma temperatura negativa lá fora, se tem sol, o humor das pessoas já é outro. Você se alegra e se sente entuasiasmado. Esse fim de semana mesmo, o rosto das pessoas  nas ruas, num dia com sol e temperatura amena, era outro totalmente diferente. O fato de você ter tanta diversidade aí, mas tanta, tanta, é tao incrível, é na verdade, inexplicável. Os rios, as plantas, os animais, grandes ou pequenos que nós temos no nosso país, olha, sinceramente, nao tem como explicar a riqueza disso. Nao tem como explicar... e eu fico sem palavras...

Entao, aproveite a natureza ao seu redor! Saia mais de casa, passeie ao ar livre. Curta a riqueza que você ainda possui lá fora de casa.  E nao reclame do sol... nao reclame!

Comentários

  1. Eu to numa epoca realmente de saudades do sol =) Mas essa semana pelo que vi aqui tbm vai rolar um ceu azul e solzinho... e impressionante como o humor muda mesmo, o sorriso brota e a energia surge.

    bjim

    ResponderExcluir
  2. Ai Nina, mas o sol de Belém no "verão"(Tu bem sabes que por aqui é verão o ano todo) é de rachar e eu fico desejando estar no polo sul, dentro de um iglu. hahahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nina,
    Se a floresta não vai até você, você vai até a floresta, e na Suíça! Achei um barato ver aquela bananeira majestosa num cantinho, como é boa a proposta de levar os trópicos a um país temperado!
    Amiga, eu que vivo entre os 2 continentes, não reclamo do Sol de jeito nenhum... Sei a falta que ela faz. Mas aqui no meu Estado, top das reclamações é:
    1. tá quente demais!
    Dá vontade de mandar todo mundo pro inverno :)
    Tenha uma ótima semana querida! Super beijo!
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Nina, querida!
    O sol é mesmo profilático, parece que a tudo cura, até as tristezas da alma.
    Mas, realmente por aqui o sol, a partir das 10 da manhã é tão forte que se ficar uns 30 minutos debaixo dele, sente-se falta de ar, junta-se a isso a grande umidade que temos, então a gente parece que está o tempo todo melado.
    Tô indo agora para a minha ginástica, mas além do protetor solar na cara (rsss) um chapéu de aba, óculos escuros e chego lá pingando.
    Mas, esta recriação que os suíços fizeram é fantástica e eu gostaria muito de ver a cara das pessoas que entram aí com aquele semblante encolhido do frio e a sensação gostosa que um ambiente assim propicia.
    Na semana passada, um amigo DJ canadense do meu filho esteve aqui em casa. Fazia um calor de 40 graus e o branquinho dizia estar adorando, caminhava pelas ruas como se nada tivesse acontecendo de tão feliz por estar aqui debaixo deste sol.
    O ser humano é asism mesmo, reclama de tudo e só dá valor quando não tem. Eu sou uma dessas. kkkkkkkkk
    uma linda semaninha procê.
    smacks cariocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina!!!
    Que incrível este lugar!!! Eu viajei contigo neste post, um paraíso ecológico, isso que é um luxo, poder estar em contato com o ar puro, pássaros, borboletas, enfim com essa magnífica fauna e flora. Dá até vontade de estar aí também!!! Mais uma coisa em comum, eu também amo a natureza!!! Parabéns pelo excelente post!!! Achei realmente perfeito!!! Tanto é que li duas vezes de tanto que gostei!!! Ah!!! Adorei as fotos, principalmente a da ave colorida, que coisa mais linda!!!
    Boa semana!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  6. Nina,
    É verdade, o calor muda tudo e todos.Eu vivo em Barcelona, mas ao norte onde é bem frio. Imagino a sensação de ver o pé de banana, na casa do meu pai em Sao Paulo tem vários pés de banana...é demais de bom. Não nos conhecemos, mas atraves da Diacuy é que conheci seu Blog. Parabéns mesmo, pois traz bastante informações legais e interessantes. Bjus

    ResponderExcluir
  7. Lugar lindo! Valeu pela dica. Saudades do Pantanal Sul. Ô terra linda e escandalosamente quente.Quem sabe um dia eu volto pra Europa, pra minha Espanha. Entao, sobre o lance do sol: depois de viver 4 anos lá eu to num tratamento a base de dose cavalar de vitamina D pela falta do sol. No País Vasco(Espanha) ele é tao fraquinho que nem vale de nada pra gente. Super importante esso. A dorei o post!.
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Nina, sabe qual é uma das vontades recentes do meu Pedro? Viajar para a Amazônia ainda criança...
    Estamos todos numa época de prazeres simples, andando no meio do mato e sorrindo para capivaras heheheheheh

    Mas ver floresta tropical na Suiça é muito chic hein?

    Beijins meu para você e os seus

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina, acredito que quem mora nesse países muito frios deve mesmo adorar esse tipo de passeio...mas eu ando tão revoltada com esse tipo de "zoo" onde levam animais para serem exibidos para o deleite humano...acho isso uma sacanagem com os pobres dos bichos tirados de seus habitats. Hj em dia sou contra Zoos, aquários, etc, etc...Acho que bicho nasceu pra viver onde é seu lugar, mas de qq forma, foi interessante saber que na Suíça existe uma floresta tropical, espero que me perdoe a franqueza, mas é assim que me sinto quando vejo e sei dessas coisas...Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Pode deixar, menininha, depois deste relato, não reclamo mais. rs.

    Mas que o sol aqui tá de matar, ah tá...

    beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nina!!

    Este ligar parece ser super gostoso!

    Adoro Borboletas!Ainda visitarei um Borboletário!

    Beijinhos!!

    Thaís

    ResponderExcluir

Postar um comentário