Pular para o conteúdo principal

Prazer em cozinhar pra você

Como eu havia dito antes, nao sou uma boa dona de casa, mas me esforco, apesar de que, cozinhar nao é pra  mim um problema, na verdade eu adoro cozinhar. Antigamente, pra entrar na onda da cozinha e sentir melhor o clima, eu tinha um ritual, gostava de tomar um copo de cerveja, ouvir música e sempre estava de sapato alto enquanto cozinhava, na verdade um tamanco em especial, velho e confortável, só usado pra esse fim. Coisa bem estranha, eu sei! Mas é claro, que só tinha a cerveja nos fins de semana, porque senao eu seria uma bela duma pinguca: "Só cozinho, ic, com uma, ic, cervejinha ic, pra acompanhar ic!"
O mais legal de cozinhar é quando você vê as reacoes das pessoas na mesa. Muito bacana! Na minha fase difícil, quando eu nao cozinhava nada que prestasse, pelo menos aos olhos do meu ex marido exigente, os meus maiores e únicos fas e admiradores eram meus dois filhos: "hmm mae, isso tá tao gostoso!!", "mae, porque você nao abre um restaurante??" Já cheguei a ouvir isso, dá pra acreditar??!! Mas que bom que nunca levei a sério esses elogios dos filhotes, senao, claro que o tal restaurante iria à falência, afinal, o que cozinho é muito simples, sem complicacoes. 
Apesar de nao seguir receita, 
 uso  meus livros sempre!
Nao costumo seguir receita alguma! Talvez por isso muita coisa possa sair errada (hhmm por isso... mas pensando bem, nao é errado, é diferente), mas receita pra mim é coisa que serve pra te orientar, nao preciso segui-la à risca. Nao consigo mesmo fazer  do início ao fim exatamente como manda a receita, to sempre inventando ou substituindo ingredientes. Acho que fica mais a minha cara.


É muito legal cozinhar! Se você ainda nao tentou ou pensa que nao pode, comece simplesmente. Tente ter prazer na coisa. Comece devagar, use receitas legais, e nao desista, porque um dia dá certo e você nao vai mais querer parar. É muito, muito bacana reunir pessoas à mesa pra provar o que você mesma cozinhou. Compre ingredientes bacanas e diferentes do que você costuma usar quando sobrar uma graninha, incremente uns temperos, tenha um livro de receita na sua cozinha ao seu alcance, coloque música na cozinha, compre um belo avental, tenha uma pequena hortinha em casa e se nao tiver espaco, faca como eu, coloque vasinhos de salsinha, manjericao, cebolinha ou o que for de seu interesse perto da janela (temperos frescos sao muito mais saborosos!) tenha um bom motivo pra cozinhar, quer seja pra emagrecer, pra ganhar um gato pela boca, pra reunir uns amigos, pras criancas, ou mesmo pra você mesma, como um presentinho especial depois de um dia exaustivo, estressante. Mas tente! Você vai ver que sempre tem alguma coisa gostosa que você pode fazer que vai virar a sua marca registrada.  E nao tenha receio de ter pouco,  a gente sempre pode  criar pratos gostosos mesmo com pouco. Quer um exemplo? Ainda na minha fase difícil, muito difícil mesmo, quando a família me ajudava porque a grana do marido era muito curta, e marido só me recriminava na cozinha, e se dizia muito melhor cozinheiro do que eu, um dia minha tia me deu uma carne que meu ex marido disse que eu deveria jogar no lixo, porque era carne de terceira. Eu magoada como estava, peguei a carne e  mesmo com pouco talento e  artifícios fiz um belo dum ensopadinho e ele comeu e repetiu e disse que o aluno havia superado o mestre. Acho que ele aprendeu também um pouco sobre desdenho e falta de respeito, mas enfim... o que quero dizer é que quando voce tem pouco também é possível se virar bem com o pouco que se tem. Afinal receitinhas simples sao sempre as mais saborosas.

Comentários