Pular para o conteúdo principal

Andando pelas ruas de um sonho

Eu tinha 13 anos quando me apaixonei por ela. Foi através da minha professora Marilene, que na minha 6 série me ensinava a sonhar com suas ruas, caminhos, palácios, seus museus, jardins, por sua música. Através dos olhos da minha professora, ensinando a língua que até aquele ano era obrigatória, Marilene, uma brasileira baixinha, branquinha, de cabelos pretos em corte chanel, que usava óculos e tinha um sorriso simpático no rosto, me fazia passear pelas ruas de Paris ao nos ensinar os verbos muito parecidos com o português e nos fazer ouvir músicas francesas. Eu esperava ansiosamente por suas aulas.

Eu era uma menina sonhadora e Paris cabia nos meus sonhos com perfeição. Era o ano de 1983, um ano de muitas mudanças na minha vida. Ida da minha prima Nilce, apenas com 16 anos para o céu, que era o seu lugar, afinal onde mais poderia viver um anjo? seguida dois meses depois pela minha avozinha querida. Ano que fiz minha primeira comunhão, a pedido insistente da vozinha Laura. Ano de minhas alegrias na sexta série, ano de novas amizades na escola nova, ano de começo de um sonho. O mais antigo deles. Sonho que demorou 25 anos pra se realizar!!

Entre o começo e o realizar do sonho, muitas coisas aconteceram. Me adaptei a ausência da minha avó, namorei muito, casei, descasei, casei de novo, fiz uma faculdade bonita com muita dificuldade, aprendi, sofri, chorei, ganhei, perdi, sorri, vieram dois filhos que me abraçavam quando as coisas estavam difíceis e diziam: "mãe enxuga as lágrimas, pensa no seu sonho". E foi com esses dois filhos lindos que pus os meus pés no meu sonho.

Paris foi uma surpresa do meu marido antes da nossa ida à praia, nosso objetivo óbvio nas férias de verão. Passamos dois dias e meio lá, que claro, não foram suficientes pra descobrir os cantinhos daquela cidade linda.

Cheguei lá totalmente preparada, pois já sabia que não havia perfeição nela, e não há de fato. No verão ela é invadida por turistas afoitos, é suja, levemente desorganizada, com pessoas não diria antipáticas, mas não muito preocupadas em agradar, com um trânsito louco e meio caótico, com milhoes de semáforos pelos caminhos, cara, caríssima demais, mas mesmo assim, ainda guarda seus pequenos e grandiosos encantos.

Beleza indescritível presente em seus prédios enormemente e ricamente recheados de lindos detalhes.
Paris é mesmo uma festa! tanto de dia quanto de noite, é uma cidade que não pára.
Enorme, bonita, vibrante demais.

A primeira vista nada era muito encantador. Andamos sem nada muito interessante pelo caminho. Mas uma música tocou nos meus ouvidos e tenho certeza, os anjos disseram amém quando vi a Torre Eiffel. E claro que chorei. Discretamente, pra aquele povo todo ao seu redor não ver minha alegria boba, de menina. Mas chorei mesmo. Podia até mesmo ter me beliscado pra ver se era mesmo verdade.

Lembrei de muitas coisas ao olhar aquilo tudo à minha volta. Das músicas que amo tanto, da minha mãe que ouvia Dalida num disco velho, de uma visão que tive certa vez em Manaus, me vendo num lugar que não era Manaus, mas um jardim francês, lembrei dos estudos do francês que tentava fazer sozinha em casa, ouvindo fitas cassetes, e sonhando com Paris, lembrei dos amigos que viajavam a minha cidade dos sonhos e diziam ter lembrado de mim. Lembrei da cara de incredulidade das pessoas quando eu falava com absoluta convicção que um dia iria conhecer Paris. Lembrei dos meus amigos mais íntimos. Lembrei do meu sonho.

Mas também lembrei da fazer fotos. Aqui algumas:



Seus prédios interessantes


Tudo à volta da Torre é cheio de vida...


Todos os caminhos podem te deslumbrar


Uma beleza é ver a história pertinho da gente, aqui o Invalide Dôme


O famoso Café de Flore



A deslumbrante Notre Dame, que só fazia os meninos lembrarem do Corcunda






No caminho pelo rio Sena, quente demais, no verão europeu, refresco





Da pra acreditar que esse prédio é o Louvre?? que estamos em frente ao Louvre???



Nos caminhos, parada pra frutas frescas, água, sucos



Como adoro conhecer cemitérios (sei, isso soa meio mórbido, eu sei, mas adoro a paz que eles proporcionam). Aqui, Jim Morrison, do The Doors e seus fãs malucos que lançam suas homenagens


Aqui, sentei pertinho pra pensar e orar. Minha querida Edith Piaf



Meu marido gosta muito! Oscar Wilde. Que túmulo interessante! assim como ele foi.


Um pouco da cidade vista do alto do prédio Centre du Monde Arabe


Certa vez, uma mulher metida à rica e à besta perguntou qual era o meu sonho. Eu falei: sentar num café francês, olhar o rio Sena, a Torre Eiffel, tomar um café, ler um jornal. Ela olhou pra mim desacreditada e com um riso de deboche falou: "credo, mulher, que sonho mais pobre! em Paris tu vai querer ler um jornal num café de rua??? eu iria direto pras lojas comprar tudo!! ai Nina, como tu é pobre de sonhos."

Lembrei dela quando sentei pra tomar um cafezinho olhando os transeunts á beira do Sena...


Que prefeitura linda



Centre Pompidou, onde tá todo mundo, inclusive nós...



Paris é um sonho...

é sim!

Pode ter todos os defeitos de uma cidade grande. Pode ser poluída, suja, desorganizada, mas ainda é e continuará sendo a cidade dos meus sonhos.

Comentários

  1. Pra eu chorar com as fotos só faltou a Sacré-Cœur...
    Mentira faltou nada, chorei mesmo. Nem sabia que tinha saudades de lá, só achava que queria ir pra levar os meninos pra conhecerem, pra terem essa experiência, pra amar Paris.
    Ai Nina, faz tanto tempo que eu fui, fui no inverno(amo inverno), andei por tudo, passiei de barco no Sena, sentei pra comer sanduiche no Jardin du Luxembourg... aiai
    Linda sua viagem.
    Que surpresa deliciosa.

    Você chegou a entrar na Biblioteca???
    Coitado do meu maridones(na época namorado), ficamos um dia todo lá dentro nem fome senti, e ele lá firme, sonhando com um pãozinho.

    Nina, feliz retorno:)

    Beijins

    ResponderExcluir
  2. Como é reconfortante ter um sonho realizado, ainda mais um ha tanto tempo acalentado! Tb tive o mesmo sonho e o realizei, mas me decepcionei muito.

    Fico feliz que você tenha aproveitado tanto! Fazer tudo isso em menos de 3 dias é incrìvel!

    Beijos e boa semana p/ vc!

    ResponderExcluir
  3. Nina, as fotos estão lindas!!
    Que bom q vc realizou seu sonho!!!
    Espero q realize muitos mais...
    Beijins

    ResponderExcluir
  4. Olá Nina!!!
    Quanto prazer em te receber lá no meu cantinho...
    Imagina, não tem o que agradecer, pois sempre que tenho um tempinho venho xeretar um pouco teu cantinho tmb!
    Pois é sou sim a boadastra da Amanda, desde os 4 aninhos ela mora conosco, tmb tenho uma filha moça como vc!!! Mesmo que não a tenha carregado na barriga, mas a considero como filha do coração, e tenho tmb 2 meninos lindos o Leo (6 anos) e o Thi (1 1/2 ano).
    AMO o biscuit, na verdade eles são minha terapia. Obrigada pelo elogio, como sempre digo, tudo que é feito com carinho fica lindo!
    Amei sua visita, volte sempre.
    Beijinhos no coração!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que realizou esse sonho antigo.
    Paris é lindo, mas não é a minha cidade preferida.
    Quanto aquela que lhe chamou de pobre, é porque ela nem sequer sonha!

    ResponderExcluir
  6. Ahh Silvinha, li o porquê de vc ter se decepcionado. Mas entendo, mt gente já havia me preparado o espírito, por isso não me decepcionei. mas é claro, passei lá apenas três dias, vc viveu lá um tempo, pelo que pude ver, né?

    Soninha, não fui a nenhuma biblioteca, apesar de adorar, realmente o tempo era curto. mas livrarias, uau! vi mts.

    Tânia, sério que vc gostou das fotos? achei que nao estavam mt boas, definifivamente nao sou boa fotógrafa.

    Ana, (biscuit) vc é uma gracinha como "boadrasta" da Amanda e de outra turma grandinha, né?

    Patti, ela tbm não é minha preferida, ainda continuo com o Rio e Dresden. E nossa, vc falou tudo! aquela bruxa é uma pobre de sonhos mesmo..

    ai que saudade desse meu cantinho.
    bjs meninas e um ótimo comeco de semana pra todas

    ResponderExcluir
  7. EEEEEEEEEEEEE! Que bom que está de volta! Estava cheia de saudades!
    Eu tive uma professora chamada MArilene que me apresentou quase tudo sobre Paris e fazia aulas de francês com ela. Ela era minha professora de Português na escola e nas horas extras dava francês! Eu me encantei pela França e tenho vontade de retomar minhas aulas e de um dia ler um jornal como você leu no café!
    Pelo visto às férias foram boas mesmo,hein? Eu to aqui com invejinha branca ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Espero que esse seja apenas o primeiro dos seus sonhos a serem realizados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nina,

    Antes de falar do seu post eu preciso falar do quanto vc é linda.
    Você é uma boneca, uma menininha...
    Me dá a receita?

    Agora, realizar um sonho deve ser a melhor sensação do mundo. Que bom mesmo que vc consegui... E que sonho lindo, heim?!

    Que você tenha muitos e muitos outros sonhos realizados porque vc merece.

    Ai, que saudade q eu tava de vc, menina!

    Bjux, bjux, bjux menina!

    ResponderExcluir
  10. Primeiro muito obrigada pelos elogios,você não tem noção do quanto me fez bem!
    Sobre o post tenho que te dizer que a partir de hoje vou carrega-la como exemplo pra vida toda,também tenho um sonho muito parecido com o seu, já tentaram me desacreditar,mas eu sei que ele vai se realizar, e lendo o seu blog ganhei mais certeza ainda de que meu sonho vai se realizar!
    Sobre Paris, eu tenho muita vontade de conhecer,já estive próxima a isso algumas vezes mais não rlou,meu padrinho é Francês,de Estrasburgo,conhece?Perto de Paris,acho.Aprendi o frances no primário (na minha escola o frances era a segunda lingua,ao inves do ingles como de costume,a escola é da minha tia esposa do meu padrinho,por isso essa lingua foi escolhida),hoje sei pouco dessa lingua que acho muito bonita,sei o suficiente pra me comunicar com muita dificuldade com os parentes de meu padrinho que vem ao Brasil.Acho que a França é um país muito "elegante",uso esse adjtivo porque a França tem um ar mais nobre,não sei direito.Sobre os povo,os poucos que conheci foram sempre muito carinhosos comigo,por isso não vou nessa história de que o povo é frio,etc. É Europa neh,nem todos os lugares são como o Brasil.rs!
    Adorei o seu blog,adorei mesmo!!!
    Lindas fotos,linda familia,lindo sonho!!!!

    Ah,gostei muito também do Blog Crônicas de uma menina Feliz,que blog mais fofo!!!

    Obrigada pela visita!!Volte sempre!!
    Vou te linkar,tah?
    Bjusss

    ResponderExcluir
  11. Que bom que você realizou seu sonho Nina...
    E que a partir daí mais sonhos sejam realizados =]

    Beijos*

    ResponderExcluir
  12. Querida, que coisa linda seu comentário no meu blog. Vamos nos falar mais? Vc tem orkut? Um beijo: Bianca

    ResponderExcluir
  13. Nina querida, ontem escrevi dando as boas vindas, mas não sabia q vc tinha conseguido realizar o seu sonho, q maravilha, vc merece.Olha eu tb sempre quis conhecer Paris pq meu avô materno era francês. Tive a oportunidade de ficar por lá 17 dias e conhecer o q pude, mas tb chorei na Torre q é um lugar único (só senti isso em Washington perto do rio Potomac vendo o por do sol), mas tb me emocionei mto em Versailles, pois fiz história e não esperava um lugar tão magestoso. Porém, o q mas gostei, foi conhecer Montmartre e ver aqueles pintores nas calçadas e aquela igreja SacreCoeur lá no alto magestosa. Nossa, foi demais. Sei q vc vai de novo,pode ter certeza, mas acho q a questão de limpeza etc, é pq como te mandei e-mail dizendo, vi onde vc mora e a qualidade do lugar. Meu genro q morou perto me disse q é um lindo e limpo lugar. Mas, fala sério, Paris é imbatível em monumentos, igrejas e prédios centenários. Tudo é tão belo por lá, mas eu fui no frio e acho q a cidade fica mais vazia. Bem, falei demais, p dizer o qto fiquei feliz por vc , ainda mais qdo realizamos o sonho junto dos q amamos. Vc merece mesmo!!!!
    Aliás vc é do orkut?? Tenho achado várias amigas dos blogs por lá. Eu sou e Tânia tb. Apareça . Bjks

    ResponderExcluir
  14. Carlinha, que coincidência! legal, duas Marilenes.

    Obrigada Flavinha e Amanda, desejo o mesmo pra todos que vem aqui. em dobro!!!!!!!!

    Márcia, puxa, que elogio gostoso de receber, mas olha, confesso que escolhi as fotos que eu tava melhorzinha, hehehe, agora qt ao boneca, hmm, talvez seja porque to perto do marido que é muuuuuuiito grande, rsrs

    Monique, BEM VINDA! super bem vinda, adorei sua visita. E sim, francês é maravilhoso, eu amo, mas não sei falar nadinha, snif snif, e claro, confie nos seus sonhos, SEMPRE!

    Flor, admiro admiro admiro mt o que vc escreve.
    E Marisa e Flor, orkut eu nunca quis ter. minha irmã criou um pra mim que nem consigo usar porque meu computador não aceita aqui. mas vou ver o que posso fazer.

    um beijão em todas.

    ResponderExcluir
  15. Nina... de novo me levando para passear... tem razão muito linda essa tal de Paris.
    Forte abraço sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário