Pular para o conteúdo principal

A gentileza nossa de cada dia

Eu ando meio chateada com certas indelicadezas sabe?! Não comigo, não aqui, pelo contrário, neste blog só temos pessoas agradáveis, e que já fazem parte da nossa vida, que já fazem parte dos nossos pensamentos do dia a dia. Eu me pego pensando em alguém querido nas minhas andanças, um (uns) alguém ("alguéns") que vem aqui, que lê esses textos gigantes que fazemos, e ainda tem paciência pra comentar, sempre pronto pra escrever uma palavra bonita, pra completar, pra edificar algo.

Mas me refiro a outros blogs que visito, onde as pessoas atacam os outros sem a menor piedade, querendo machucar não somente os donos dos blogs, mas também as pessoas que ali vão se distrair. É um enxurrada de indelicadeza e de mal (ou má?) educação, que dói. E o pior é verificar que sempre vai ter alguém incitando tal confusão, querendo ver sangue, adorando um "barraco".

Num mundo de absurdos acontecendo, onde não bastando tanta miséria, fome, confusão, maldade, guerras, ainda existe a tal da indelicadeza no trato.

Achei no Wikipédia escritos sobre um certo senhor José Datrino, conhecido como o Profeta Gentileza.
Ele teve uma vida tão interessante.


O Profeta Gentileza era paulista, mas foi no Rio de Janeiro que ficou conhecido. Ele escrevia textos pela cidade toda, usando sempre uma túnica e tendo uma barba branca. Morreu em 1996.

Quando ainda era menino, teve premoniçoes sobre sua missão na terra, mas continuou a vida normal,tanto que até casou e teve filhos.
Porém algo aconteceria que o faria despertar pra sua vida espiritual, isso foi em 1961, quando em Niterói, houve um incêndio num circo, onde mais de 500 pessoas morreram, sendo a maioria crianças. Poucos dias após essa tragédia, o Profeta Gentileza disse ter ouvido vozes que o impeliam a começar sua missão. Isso levou o profeta a ir até o local do incêndio, e plantar no local onde só havia cinzas, um jardim. Ele morou ali por 4 anos. Ali ele foi um consolador voluntário, confortando os familiares daqueles que morreram no incêndio. As pessoas o chamavam de José Agradecido ou Profeta Gentileza. Depois disso, passou a ser um andarilho, e por onde andava fazia pregaçoes e levava palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo.

Ele deixou seus escritos em algumas partes da cidade do Rio, que sofreram vandalismo, mas boa parte, segundo o texto que li, já foram recuperadas pela prefeitura.
Uma gracinha não é?
Interessante conhecer um pouco vida de pessoas "santas".


E isso que o profeta pregava é algo que devemos parar pra pensar, o uso da gentileza, sempre. Ele estava certo, apesar de ser chamado de louco, tinha a sabedoria que falta a muitos normais da vida...

Comentários

  1. Nina, mais uma vez um post gentil.
    Os blogs são o reflexo da nossa sociedade, porque por trás deles estão pessoas, não máquinas programadas.
    No meu blog também nada se passa daquilo que você com tristeza relata.
    Somos umas privilegiadas até agora.

    Mas também estou farta de ver provocações, insultos, maldade, ordinarices em muitos blogs.
    Muitas das vezes os donos alimentam tais práticas, outras não conseguem fazer nada a nãos ser moderar os comenta´rios e não publicar os comentários desagradáveis.
    Mas o insulto fica lá sempre!

    Concordo consigo, é uma tristeza.
    Não há muitos santos, não.

    ResponderExcluir
  2. Difícil né Nina?
    Concordo com você em número, gênero e grau.
    Vou copiar o seu GENTILEZA e por lá no meu bloguinho tá?
    Comigo isso não acontece, sou pouco visitada e as pessoas que me visitam são portadoras de uma educação maravilhosa, mas tem um blog que visito com freqüência que passa por isso, me doô, não gosto de ouvir(ver, ler) insultos, mesmo que não sejam pra mim.

    Beijins

    ResponderExcluir
  3. Gentileza... Nossa, vc sabe amiga o quanto me irrito na falta disso (gentileza, educação, etc...), algo que faz tão bem as pessoas, porém, nem todas sabem dar, não eh mesmo? normalmente nos deparamos com a "falta de boa vontade e educação" e isso me deixa muitas vezes triste e idignada... Eu adoro a história do Profeta Gentileza, alguém que sem dúvida deixou uma linda mensagem a todos nós...Fazer gentileza não custa nada e com certeza proporciona alegrias, contentamentos e bem estar... Bjs e obrigada pelo "seja bem vinda" ... rs

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que sei de quem você esta falando, Nina.
    Eu não entendo porque eles fazem certos tipos de comentários por lá.
    Eu conheço ela pessoalmente, uma gracinha de pessoa, super educada, atenciosa e tal.Só pode ser inveja. Acho que este é o preço pelo excesso de exposição, sei lá. Mas isso não é motivo pra tamanha grosseria, não é mesmo? Não entendo. É tão bom ser gentil com as pessoas e receber gentileza (e carinho) em troca...Não entendo.

    Bjux querida!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em São Paulo tem umas escritas dele em viadutos, é bem legal. A Marisa Monte tem uma música sobre ele também.
    Eu sei bem como é esse tipo de agressão, principalmente no meu blog,mas fazer o que né? Infelizmente algumas pessoas não sabem ser gentis e é um erro gravíssimo!
    No ônibus sempre tem um velhinho que fica em pé e o jovem que finge que está dormindo para não dar o lugar. Só quem tem velhinho em casa sabe que os ossos são realmente mais fracos e podem cair. Tem vários outros casos que acontecem todos os dias em nossas caras e muitas vezes ninguém percebe porque já se acostumaram com isso!
    fALEI DEMAIS SOBRE ISSO PORQUE EU FICO INDGINADA com qualquer tipo de falta de gentileza!

    ResponderExcluir
  6. Olha que delícia essa homenagem a ele, cantada pela Marisa Monte:

    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    A palavra no muro
    Ficou coberta de tinta

    Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    Só ficou no muro
    Tristeza e tinta fresca

    Nós que passamos apressados
    Pelas ruas da cidade
    Merecemos ler as letras
    E as palavras de Gentileza

    Por isso eu pergunto
    À você no mundo
    Se é mais inteligente
    O livro ou a sabedoria

    O mundo é uma escola
    A vida é o circo
    Amor palavra que liberta
    Já dizia o Profeta

    ResponderExcluir
  7. "Mãe e Filha" (kkk), eu passo todo dia pelos escritos do Gentileza aqui no Rio qdo vou trabalhar, além de amar a música da Marisa Monte sobre ele. Vou colocar esta imagem nos meus blogs tb, ok?
    Afinal gentileza contagia sempre...
    Quando quiserem, visitem meus blogs:
    http://blogandoarte.blogspot.com
    http://mevendoasavessas.blogspot.com
    Beijins

    ResponderExcluir
  8. Nina,sempre ouvi falar da história do Gentileza.As frases deles estão preservadas,sim!Sempre que vou ao Rio,vejo-as!As mensagens são até bonitas,mas o local é horrendo,odeio o centro do Rio!
    Também vejo muitas pessoas negativas em blogs,acho um absurdo.Deve ser porque estou acostumada a esse nosso mundo,onde todos são tão gentis nos blogs alheios.No Orkut,a situação é muito parecida,na verdade,até pior!A internet tem muitas coisas boas,mas as ruins não ficam tão atrás.Nem sei para quê tanta bobagem,sabe?Ontem mesmo,eu estava em uma comunidade sobre Agnosticismo.Eles são tão educados!Não há insultos à religiões e quando há,as pessoas já repreendem quem insulta.Adoro isso no Orkut-podemos conhecer muito sobre tudo,lendo diferentes opiniões.E adoro aprender!;D
    É,gentileza gera gentileza.Amor gera amor ^^
    Beijão,Nina!
    Ps:só faltam 3 dias!!!

    ResponderExcluir
  9. Vai dizer que não sabe que o ser humana não vale nada, o mundo é cruel, as pessoas são mesquinhas e interesseiras, adorão babar ovo e puxa saco uns dos outros, torcem para tudo dar errado , enfim o ser umano e palha certos animais são superiores apesar de irracionais, como as baratas e ratinhos urbanos e minusculos, viva as baratinhas depravadas, e os ratinhos consumistas, vai morar na roça sem o conforto que é muto melhor UGAUGA

    ResponderExcluir
  10. Pois é Nina,até quando a Cris vai aguentar?Porque machucam, magoam,atiram pedras e principalmente julgam.
    Eu já te contei de uma bolsa que ando querendo comprar ? Nela está escrito:Je suis alérgique à la realité.
    Eu estou cansada também.E sem esperança.

    Dois exemplos de falta de gentileza ontem.Saímos para entregar os convites para a pequena festa de aniversário do Marc.Somente as pessoas mais queridas por ele.A vizinha ,que estava em casa, não atendeu a porta.Atravessamos a rua até o apto
    de um senhor gay que meu filho adora.Esse senhor simplesmente gritou ao interfone que não poderia nos atender porque estava muito ocupado.Mas ele fez isso de uma forma ríspida e grosseira e meu filho de 5 anos só queria convidá-lo pra sua festinha.

    Não dá pra perder a fé?

    ResponderExcluir
  11. Que gracinha a música, eu não conhecia, obrigada por comentarem meninas. Eu tava meio triste mesmo com essas coisas, na verdade, ainda estou. O blog que eu comentei é tao bacaninha, mas ando meio desmotivada com a falta de carinho de alguns mesmo. Gente invejosa, mal educada me dá arrepios.

    Ruy (UgaUga) de uma vez por todas, escreve teu nome criatura, não é legal assinar como anônimo! e pára de mandar comentários tão gigantes e nada a ver (quem quer saber de afrodisíaco??), sei lá, talvez mt gente, mas aqui não foi o post adequeado né?)
    Xiii, agora fui eu a indelicada ne?? mas o meu ex maridinho à vezes (???) me tira do sério.

    meninas, um abração e obrigada pelos comentários. ADOREI saber que os escritos ainda estão em pé, apesar de estarem num lugar meio barra pesada, né Carol e Tânia? aliás, Tânia, bem vinda querida.

    Márcia, vc ta´certa, é exposição demais, e sucesso mesmo, apesar de que isso não é desculpa, como vc dissse, pra grosserias, nao é?

    Juli, to feliz em te ver por aqui minha querida amiga, ainda faço um post sobre ti, posso???? ;)

    ResponderExcluir
  12. Carlinha amor, te amo! nao liga pra aquele povo invejoso nao!

    ResponderExcluir
  13. Ixi! Quem é esse panaca que fica falando essas merdas para você,hein???
    Tem gente que não sabe viver em paz mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nina menina,
    Achei a idéia da gentileza muuuuito boa, ontem enchi as caixas de mail dos meus amigos passando a idéia que é muito melhor do que aquelas correntes que a gente recebe o tempo todo né?
    Quem quizer aderir, adere, quem não, tudo bem não corre o risco de umas das 7 pragas cair sobre o pobre heheheheh
    Já que não podemos mudar o outro façamos a mudança dentro da gente.

    Beijins

    ResponderExcluir
  17. Os dois comentários excluidos foram os meus, o mouse travou e saiu 3 cópias da mesma coisa.
    hehehe
    Beijins de novo

    ResponderExcluir
  18. Nina, muito obrigada pelo "bem-vinda" e vc tb é mais do q bem-vinda nos meus blogs. Sempre! Aliás, veja o q é o "inconsciente coletivo"!!! Hj minha mãe me mostrou uma notícia na Revista de Domingo do Jornal do Brasil que fala sobre um novo site q entrou no ar esta semana. Tema: Movimento Gentileza gera gentileza!!!! O endereço é www.gentileza.net Já passei lá e peguei um banner para meus blogs... Faz uma visita lá! Beijins

    ResponderExcluir
  19. OI Nina, tive q mandar um e-mail pq não aparecia esta parte p comentar. Adorei seu blog. Sou mãe da Tânia e escrevi p dizer do prazer de ver o Gentileza sendo lembrado. Tive o privilégio de conhecê-lo aqui em Niterói sua terra. Ficava sempre em frente as barcas c seu camisolão branco e uma flor nas mãos e dizia sempre palavras bonitas p quem passava. Lindo lembrar. Bjks Visite meus blogs acessoriosdamarisa.blogspot.com e vivendo de historias.blogspot.com Bjks e prazer

    ResponderExcluir
  20. ahh Carlinha, tudo bem (sem maiores comentários tbm, rsrs)

    Sônia, vc é um doce. Achei a idéia ótima mesmo, super valeu!!

    Tânia, vc é mt gentil, obrigada por repassar, eu já troquei a imagem, tá bem limpinha e com cara de participação coletiva mesmo, né?

    Marisa, um prazer ver vc aqui, já inclui o "vivendo de histórias" nos nossos links, há mt tempo procurava algo que falasse sobre livros infantis, e achei vc graças a sua doce filha. Agora imaginar que vc conheceu essa figura,é mt legal, a cena que vc fala,com ele segurando uma flor e falando coisas bonitas, poxa,precisamos de mais pessoas assim, não é mesmo?!
    Aliás, conheço um pouco de Niterói, e amo!!

    Obrigada a todas e um abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário