Pular para o conteúdo principal

Dia a dia

Quando a inspiração pra escrever nos falta, o melhor a fazer é dar uma olhada naquelas fotinhas (querendo visualizar melhor, basta clicar nas fotos) e compatilhar um pouco da vidinha. E nada melhor do que num momento de fome, já que estou aqui na hora do almoço, lembrar do churrasquinho preparado pelo filhão. Enquanto João suava a camisa, a nossa escritora pensava em seus textos confortavelmente na sala. Mas o João não perdia tempo e entre um churrasco e outro, treinava com o ioiô do tempo que ainda eram crianças pequenas.
Foi no jardim da casa dos pais do meu marido que ele começou a aprender um pouco sobre o prazer de fazer uns churrasquinhos pra família.
a mamãe só agradece...

Aliás, jardim aqui é uma coisa que o povo gosta de cultivar. Nós não temos jardim em casa, mas tento ter uma varandinha agradável, bem verdinha. Quando começa a primavera, é pra varanda que as plantas vão, já que no inverno se elas permanecem ali, morrem por causa do frio. Dentro de casa no inverno, pra varanda na primavera e verão.
As pessoas gostam tanto de cultivar jardins que aqueles que não têm espaço em casa, alugam pequenas áreas, ao longo das cidades, e ali constroem casinhas e preparam o jardim como querem. É um espaço de lazer, onde são cultivadas as plantas e as relaçoes entre a família e amigos.



A primeira vez que João viu essas casinhas,da foto à direita, perguntou se era „invasão“, como as que acontecem no Brasil, pelo MST ou algo assim. Seu comentário inocente me fez rir com a comparação, ao mesmo tempo que me entristeceu ao pensar que um pequeno jardim alugado com uma casinha de madeira, pode ser maior e mais bonito que uma casinha de alguém que não tem direito a uma moradia digna no nosso país.
Esse jardins estão por todo o caminho da Alemanha. E também por outros paises que já passamos.
Nesse dia, estes jardins fotografados estavam pertinho da gente, mas já na França. Moramos há poucos quilômetros de uma peqena cidade francesa, e podemos chegar lá de bicicleta. Essa ponte na foto está sobre o rio Reno, tendo de um lado a Alemanha e de outro a vizinha França.
No caminho entre uma cidade e outra, a surpresa meio comum de encontrar ninhos de cegonhas no alto das casas ou igrejas (dizem que quando encontramos cegonhas pelo caminho, é sinal de bebê também a caminho, será?).



Mas tendo jardim ou não, é na frente de nossa casa que temos a companhia sempre presente dos vizinhos mais inesperados e espertos da vizinhança. Os esquilos.
Esse aí na árvore, é o espertinho mais presente. Tem um outro danadinho,de pêlo marrom mais escuro, mas esse eu não consegui fotografar, pois ele atravessou a rua mais rápido que um foguetinho. Engracado era ver o carro parando devagar pra ele passar pro outro lado onde há um jardim e ele pode colher seus frutinhos sem ser interrompido...

E pra terminar a sessão de foto do dia, uma tarde na festa de 125 anos da escola das criancas, no último sábado. João apresentou orgulhoso coisas sobre seus país, a professora o elogiou dizendo que ele se esforçou muito e que foi o aluno mais orgulhoso ao falar do seu país. As meninas da sua classe fizeram apresentação de circo, enquanto a Laura e os amigos só curtiam o dia, já que eles trabalharam durante toda a semana na organização e prepativos da festa.


Depois só mesmo uma boa partida de futebol. João foi com a blusa da Suiça. Nos dias de jogo da Copa Europa, a camiseta da Alemanha é presença constante. Na janela do quarto dele, que dá pra rua de casa, a mesma rua que vê os esquilinhos, tem uma bandeira gigante, que a meninada que passam pela rua grita:Deutschland, Deutschland (Alemanha!). Mas a Suiça é nossa outra paixão, a França também,e Portugal também!


Mas e agora? Depois de amanhã tem jogo entre Portugal e Alemanha... e o coração tem que se dividir.
Caramba e agora?! Quem vai vencer??!

Comentários

  1. Sortudo o seu João, com um jardim desses para brincar e explorar.

    Era das coisas que eu mais gostava de ter, por enquanto fico-me pela minha varanda enorme com vista para a serra e para o mar.

    Pois, Portugal-Alemanha......

    Portugal olé, Portugal oléééééééééé


    Oh Nina e concerte de uma vez a sua net!!!!!!!!!! Você faz tanta falta mais o seu sotaque de português com açúcar!

    ResponderExcluir
  2. FOTOS,FOTOS,FOTOS!!!!!!ADORO QUANDO VOCÊ COLOCA FOTOOOOS!!!ALEMANHAAA!!!!
    =)
    Adorei cada lugar,cada comentário,cada história!Sempre que vejo as fotos daí,sinto que o mundo pode ser melhor,que há muuuitas coisas boas por aí!
    Os jardins...passei toda a minha infância querendo ter um jardim!Deve ser influência dos filmes,mas eu achava a melhor coisa do mundo!Tão VERDES,sabe?O verde que eu sempre amei tanto,mas ninguém nunca se importou.^^
    Amei tudo,tudo mesmo!
    Ai,que saudades de comer churrasco...é que o que eu mais gostava era lingüiça,mas descobri a alergia à carne de porco e tudo perdeu a graça ¬¬"
    Nossa,você falou de uma coisa que eu tinha me esquecido!Na época da Copa de 2006,eu era desesperadamente apaixonada pela Seleção Alemã!Era uma coisa meio doida,nem sei de onde veio isso.Acho que era por causa do Podolski...quando ele aparecia,eu quase morria(eu também gostava do jogo!)!Foi nessa época em que me apaixonei pelo Ballack e mais tarde,pelo Chelsea...ai,que saudades daqueles tempos divertidos!
    Sobre o jogo,não há dúvidas...TORÇA PELA ALEMANHA!!!!COM CERTEZA!!!!!
    Muitos beijoooos!!!
    Ps:eu também tinha mania de ficar gritando Deutschland(aliás,1ª e única palavra em alemão que aprendi! xDD)!!!!!!!!!!
    Ps2:estou falando tanto de mim hoje!!=)

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de falar!
    A mãe de Klô enjoou de postar no blog(¬¬") e Klô está com preguiça de postar(¬¬" outra vez).
    GRANDES motivações,não é?
    =DDD

    ResponderExcluir
  4. Aiii! Eu querooooo ir pra ííííííí'!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina... que saudade...
    As fotos são lindas... e está história de cegonha já conheço hein rsrsrsr
    E eu também torço pra Suiça... ; )
    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  6. Sabe Nina, os alemães adoram cuidar do jardim mesmo, eu sou de origem Alemã e na minha cidade, onde quase todos são de mesma origem, os jardins são lindos e superbem cuidados!!! A minha avó, quando era viva, adorava cuidar do seu jardim. Já estive na Alemanha, há 13 anos atrás, exatamente nessa época e fiquei impressionada com os jardins e com as casinhas que pareciam de bonecas!
    Adorei as fotos!!
    Agora vc deve estar dormindo, então que vc tenha bons sonhos!!
    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do se Dia a Dia, tá melhor que o meu...rs

    Queria jardins lindos assim...

    Bjux querida!

    ResponderExcluir
  8. Que viagem deliciosa fiz com vocês!

    Amo de loucura a Europa, conheço pouca coisa, mas sou alucinada.

    Tenho planos pra fazer um tour quando o Pedro já tiver completado 5 anos, pra que a viagem não seja tão cansativa.

    Lindo o seu dia a dia.

    Beijins

    ResponderExcluir
  9. Nina,

    os suecos adoram flores em tudo quanto é beiral dejanela independente de viverem em casa ou apartamento.Quando vivem em casa é uma maravilha conviver com o verde e plantas e flores ao redor.
    Quanto às fotos, eu sou apaixonada por fotos e concordo que podemos contar história atravésdelas.,
    Breve , eu vou colocar noar um site de fotosde viagens pelo mundo e tbm do dia a dia.
    beijos e dias felizes

    ResponderExcluir
  10. Nina, belíssimas fotos.Nem chego a sonhar com jardim, um pedaço de céu sobre a cabeça já seria suficiente.Muito bom também conhecer um pedacinho de onde vive.
    Conheco Heildeberg (é assim que escreve?) e Frankfurt.Deu pra perceber que é um lugar maravilhoso e morar aí é um privilégio.

    ResponderExcluir
  11. Patti, isso sim é privilégio, montanha e mar, fala sério, delícia de varanda essa sua...

    ahahaha Carol, só vc mesmo, vc era fã do Podolski, depois do Ballack e gritava Deutschland,ahahaha, adoro vc menininha. Pois é, eu adoro o Ballack, ele é mt fofo mesmo, agora vc ja reparou no Friederich? nem sei se é assim que escreve, mas ele é mt gatinho... oohhh. até a LAura está se rendendo aos encantos do futebol, por causa dos meninos, é claro. e hj tem, contra Portugal, mas eu nao sei, a Alemanha tá meio fraca nesse campeonato, vamos ver, ne? tamos na torcida!!

    Carlinha, vem!

    Ro, pois é menina, a cegonha... rsrsrs

    Sabrina, seu nome,Jung, significa jovem em alemao. eu conheco um pouquinho do sul, e aqueles jardins e varandas sao mesmo como os daqui. amei qd estive por aí uma época. o sul é mt bonito.

    melhor que seu dia a dia marcinha? impossível!!

    curtir viagem com filho é bom demais, vem mesmo soninha, é tao bom pra eles.

    nossa gente, vcs já estiveram no blog da grace? é lindo, ela escreve sobre coisas incríveis, tem uma história de vida incrível é uma mulher forte pra caramba e tem uma vida de luta pelas pessoas na África que eu admiro mt!!
    grace,nao to conseguindo abrir seu blog, vc falou site, agora é um site?

    Katita,querida. e vc vem de novo nao é?? que legal, a gente vai se encontrar viu?? assim espero.


    bjs pra vc todas, nossa net continua ruim, mas semana que vem, normaliza... bjssssss

    ResponderExcluir
  12. Nina, eu sei que vc está certa no que diz,mas é que eu fico revoltada com a maldade das pessoas,sabe? Mas ao mesmo tempo Não me afeta. Na verdade eu tenho dó das pessoas que sentem inveja das outras por motivo nenhum,ainda mais de mim.
    Foi só um recadinho e nada mais. Foi a última vez que fiz isso, prometo pra vc, tá?rs
    Fiquei rosa com a história da fofoqueira,heon? Que mulher ruim! Mas aconteceu justamente que eu acho que acontece com as pessoas que fazem isso: Deus mostrou pra ela o quanto era ruim o que ela fazia pra vc e sei que é isso que vai acontecer com as pessoas que me odeiam tanto!
    Ah! Eu vou aí mesmo, hein!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nina a da foto, sou eu sou! Hahahahaha

    Foi tirada no Algarve, em Lagos, onde costumo passar as férias de Verão. Fica no Sul de Portugal, ora vá lá ver no mapa e encontra logo. Cá bem no fim, no canto inferior esquerdo, ahahahah.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Ai Nina~Fiquei emocionada agora! Vc ligou daí só para ouvir a minha voz??? Como vc é linda!!!
    Minha voz é exatamente como vc imagina,mas é que eu imposto um pouco ela e fica daquele jeito lá...É tudo no truque!hahaha!
    To tão feliz agora ^^
    Queria taaanto poder estar mais perto de vc,te ver pelo menos uma vez:(

    ResponderExcluir
  15. Que Lindas imagens...A gente fica um poquinho mais pertinho de voce assim heim??
    Lindos Jardins...aliás tudo é lindo ai, né??
    Que vontade de ir visitar...hehe!!
    Vai ter que abrir um hotel por ai...tá repleta de fãs do seu lugarzinho já...=)
    Que bom...né???
    Espero que esteja tudo muito bem por ai...com essa linda família!!
    Um Lindo final de semana...
    Bjinhus!!
    FUI***

    ResponderExcluir
  16. Aqui no Brasil não valorizam o que tem. Uma pena! Só vejo esquilos quando vou para Campos do Jordão.
    Esse piso verde é grama sintética?
    Beijus, Luma

    ResponderExcluir
  17. Ai Nina, como gosto deste jeito europeu de viver! Tudo vira jardim. Eu também tinha um na minha varanda e também foi assim. Na primavera pra fora, no Inverno pra dentro de casa. É tudo tão ordeiro. Adoro isso!

    beijos doces

    ResponderExcluir
  18. Cadê vcs????? Dá um jeito logo nessa net>>>>>>>>>>>.Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Então Nina? A net continua bloqueada?

    ResponderExcluir

Postar um comentário